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AÇÕES DE FINANCIAMENTO QUE PROMOVAM A DIVERSIDADE SÃO DESTAQUE NA 8ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ABDE-BID

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Iniciativa estimula a reflexão sobre o desenvolvimento e o papel do Sistema Nacional de Fomento na economia brasileira

Realizado anualmente pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), o Prêmio ABDE-BID deste ano tem como principal destaque a categoria “Diversidade: aspectos gerais e desafios para o desenvolvimento”. O prêmio tem o objetivo de impulsionar a produção de projetos que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável.

Os artigos que disputarão a premiação da categoria deverão abordar propostas, cases e avaliações de políticas públicas ou instrumentos financeiros que promovam a diversidade, a inclusão e a redução das desigualdades. O enfoque dos trabalhos será em ações e políticas de financiamento ao desenvolvimento e de inclusão financeira.



Os bancos de desenvolvimento e agências de fomento associadas à ABDE têm como uma de suas ações estimular a diversidade como, por exemplo, por meio de linhas de crédito destinadas exclusivamente para mulheres empreendedoras. A taxa de inadimplência inclusive costuma ser menor entre o público feminino do que na população em geral.

A edição 2021 do Prêmio ABDE-BID conta com outras duas categorias: “Desenvolvimento em Debate” e “Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito”. Na primeira, o tema está relacionado a estratégias e teorias sobre medidas para estimular o desenvolvimento. Já os participantes da segunda categoria deverão abordar a relação entre o cooperativismo de crédito e o desenvolvimento econômico sustentável.

“O Prêmio ABDE-BID é uma das iniciativas mais longevas dessa cooperação. Em seus sete anos de existência, mobilizou em torno de 300 trabalhos sobre diversas temáticas importantes. Nessa oitava edição contamos com três categorias temáticas, incluindo a categoria que aborda os desafios para ações de promoção à diversidade”, afirmou o presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski.

As inscrições dos trabalhos acadêmicos vão até o dia 4 de julho e os vencedores serão conhecidos em dezembro. Os artigos submetidos serão avaliados por Comissão Julgadora independente. O vencedor em cada uma das categorias receberá R$ 8 mil e o segundo colocado, R$ 4 mil.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa 

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Bloco #03 – Tecnologias para a Melhoria da Fiscalização e Controle do Transporte Coletivo

A série online sobre o transporte coletivo de passageiros de Minas Gerais debaterá os desafios que ainda impedem que o pleno potencial do setor se concretize e, especificamente, os desafios para o desenvolvimento de modelagens que viabilizem a incorporação de serviços e receitas complementares a partir desses projetos.

A iniciativa conta com as participações de Fernando Marcato, Secretário – SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade – Governo do Estado de Minas Gerais, Pedro Palhares, Gerente Geral – Moovit no Brasil, Pedro Somma, CEO – Quicko, Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior, Diretor de Consultoria – Systra – Empresa de Engenharia e Consultoria Ltda., Roberto Speicys Cardoso, Fundador – Scipopulis e Silvia Machado Lage, Superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano – SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade – Governo do Estado de Minas Gerais.

SATÉLITES ESTÃO IMPULSIONANDO A CONECTIVIDADE DA REDE INTELIGENTE NA AMÉRICA LATINA

As inovadoras redes inteligentes utilizam automação e tecnologia IoT para supervisionar e controlar redes elétricas em tempo real

Na última década, companhias de eletricidade de toda a América Latina passaram a implementar redes inteligentes (smart grid) para gerenciar com mais eficiência seu fornecimento de eletricidade. Em toda a região, onde muitos fornecedores operam em áreas rurais distantes e pouco povoadas, para garantir que as indústrias e comunidades recebam eletricidade confiável, o emprego de sistemas de rede inteligente tornou-se crítico, já que muitas partes do continente ainda não têm acesso a conexões elétricas consistentes.

As inovadoras redes inteligentes utilizam automação e tecnologia IoT para supervisionar e controlar redes elétricas em tempo real. As soluções baseadas em satélite monitoram, gerenciam, automatizam e melhoram significativamente a qualidade e a confiabilidade da energia fornecida aos consumidores por meio da rede elétrica inteligente, especialmente em áreas remotas, fornecendo uma das soluções mais eficientes para apagões rurais. Os esforços para expandir o alcance de satélites na América Latina, portanto, impulsionarão a conectividade da rede inteligente em toda a região e fornecerão a mais pessoas acesso a conexões consistentes.



Opções de conectividade de Rede Inteligente

As tecnologias de conectividade têm sustentado os aplicativos de expansão da rede inteligente por décadas por meio de diversas redes – como rádio e celular, por exemplo – que não são ideais por certos motivos:

• O rádio fornece cobertura dedicada em rede, mas os custos de instalação são altos e isso limita onde e como o equipamento pode ser conectado.

• As tecnologias de celulares são projetadas para consumidores que usam smartphones com grandes quantidades de dados e que não podem fornecer um serviço confiável se houver outros usuários na área. E isso apenas ocorre se houver cobertura de celular na área, o que muitas vezes não é o caso em regiões remotas.

Em contraste com o rádio e o celular, o satélite oferece uma opção altamente confiável para garantir uma distribuição elétrica eficaz. Ele elimina pontos de sombra na cobertura de maneira econômica, ao mesmo tempo em que funciona como um sistema de comunicação de backup seguro quando as redes de conectividade terrestre falham.

Religadores Automáticos Centralizados

Religadores automáticos centralizados são indiscutivelmente a aplicação da Rede Inteligente mais importante, pois permitem que as concessionárias de serviços públicos detectem e interrompam as correntes quando ocorre uma falha, dando-lhes as ferramentas para reconfigurar automaticamente as redes para restaurar o suprimento. Isso mantém a continuidade máxima do serviço e minimiza as interrupções, ambas críticas para melhorar consistentemente a qualidade do serviço para os usuários finais.

Os fornecedores de eletricidade estão sob pressão para melhorar consistentemente a qualidade do serviço e minimizar as interrupções. Com sua capacidade de detectar e interromper correntes no caso de um defeito, os religadores são considerados essenciais para manter a continuidade máxima de serviço. Os religadores descentralizados operam de forma isolada e são programados para desligar e reiniciar sem redes de conectividade, enquanto os religadores centralizados, com tecnologia de satélite, são conectados a uma sala de controle central e permitem maior visibilidade e controle da rede.

A Cemig, maior empresa integrada de energia elétrica do Brasil, possui 83 usinas em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. Um de seus problemas mais difíceis envolvia aprimorar o desempenho da conectividade celular em áreas afastadas de Minas Gerais. Os terminais de satélite da Inmarsat permitiram que a empresa conectasse 98% de seus religadores (acima de 90%) a uma rede de satélite de Banda L altamente confiável, garantindo aos clientes um serviço mais seguro.

Infraestrutura de Medição Avançada (AMI)

O Chile e a Colômbia estão finalizando regulamentações de medidores inteligentes em grande escala, enquanto as maiores concessionárias de serviços públicos do Brasil estão se preparando para amplas implantações no início desta nova década – isso porque as redes de energia inteligentes exigem esta tecnologia para ajudar os consumidores e empresas a gerenciar seu consumo de energia.

Os medidores inteligentes oferecem acesso aos padrões de consumo para as concessionárias, permitindo-lhes implementar tarifas com base no tempo de uso e na demanda local em tempo real. Eles também fornecem acesso a qualquer hora aos dados do medidor e reduzem o custo da coleta manual em áreas anteriormente não conectadas.

O sifão de eletricidade e a dissipação prematura estão desenfreados na América Latina. No entanto, medidores inteligentes conectados por satélite fornecem às empresas de serviços públicos avisos antecipados sobre flutuações de energia e atividades fraudulentas, uma vez que estão localizados nos pontos extremos da rede. Além disso, a rede segura do satélite não atravessa a Internet aberta ou outras redes públicas, e a compactação do terminal os torna alvos menos visíveis para roubo.

Automação de Subestação

As subestações são componentes essenciais para manter o fornecimento elétrico e o controle de carga nas redes de distribuição elétrica. Muitos estão localizados em áreas alpinas, florestais, desertas ou outras áreas da América Latina onde as redes públicas de celular não existem. O satélite suporta o monitoramento da câmera de segurança da subestação usando streaming acionado por movimento para monitorar possíveis ataques incendiários ou eventos climáticos. Para períodos ocasionais de alta demanda, os satélites podem otimizar a disponibilidade de largura de banda realocando dinamicamente o espectro para o feixe pontual do satélite que atende ao local. Ele também pode fornecer comunicações de backup em qualquer subestação, que assumiria automaticamente quando o link primário falhasse. Esses fatores levaram a Cemig a instalar 760 terminais satélites em toda a sua rede de distribuição e subestação em algumas das regiões mais remotas do Brasil, melhorando o acesso da região à rede elétrica.

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Os fornecedores de serviços públicos da américa latina não podem mais negligenciar os recursos de rede inteligente de áreas remotas. Os avanços nas comunicações por satélite permitem que eles superem os desafios de conectividade enquanto aproveitam os benefícios de confiabilidade, segurança, facilidade de implantação e alcance de rede. Seja fornecendo automação de religador centralizado, Infraestrutura de Medição Avançada, as soluções baseadas em satélite são as opção de comunicação mais econômica e confiável para redes inteligentes da América Latina.

Com informações da Inmarsat

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REFLORESTAMENTO NÃO É CAPAZ DE REDUZIR SOZINHO TEMPERATURA DO PLANETA

Pesquisadores de Oxford examinam papel da natureza em planos de emissão zero de empresas e países e alertam para a necessidade de ações de curto prazo

O papel da natureza no enfrentamento às mudanças climáticas é quase sempre visto da perspectiva de remover o carbono da atmosfera, mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford resolveu fazer uma pergunta diferente: qual seu impacto para resfriar a temperatura global?

Eles descobriram que qualquer habilidade que as soluções baseadas na natureza tenham para baixar as temperaturas globais não ameniza em nada a necessidade de que o mundo atinja o mais rapidamente possível o pico de emissões. Segundo afirmam, há um intervalo bastante amplo entre a proteção e a restauração dos ecossistemas agora e o efeito disso na redução da temperatura global. Isso porque o carbono permanece na atmosfera por décadas – ainda não é possível sentir o impacto do aquecimento das emissões liberadas este ano, por exemplo.



Essa conclusão é preocupante porque muitos planos nacionais e empresariais de emissões zero dão importância central às soluções baseadas na natureza. Proteger e restaurar ecossistemas são medidas vitais para todos os compromissos climáticos, além de tornar as sociedades mais resistentes aos impactos da mudança do clima, mas o que os estudiosos apontam é que o papel da natureza é muitas vezes exagerado e mal comunicado.

Por exemplo, o plano de emissão zero da Shell exigiria a plantação de uma floresta do tamanho do Brasil para compensar suas emissões. Claramente não há terra disponível suficiente no planeta para atender as necessidades de compensação da empresa, sem contar todos os outros produtores de combustíveis fósseis.

“Nossa análise mostra que Soluções Baseadas na Natureza – proteger e restaurar ecossistemas e gerir melhor as terras em uso – têm um impacto real, mas limitado, na redução de nosso pico de aquecimento até meados do século”, afirma Cécile Girardin, autora principal da pesquisa e diretora técnica da Oxford’s Nature Based Solutions Initiative.

Segundo a pesquisadora, essas soluções podem ter um papel importante no resfriamento das temperaturas globais até o final do século, mas isso significa que seus efeitos são de longo prazo e não podem substituir medidas urgentes. “O mundo deve investir agora em soluções baseadas na natureza que sejam ecologicamente corretas, socialmente justas e concebidas para proporcionar múltiplos benefícios à sociedade ao longo de um século ou mais.”

“Metas climáticas ambiciosas nas empresas com planos de médio prazo que dependem de soluções baseadas na natureza como uma alternativa para reduzir as emissões de combustíveis fósseis simplesmente não fazem sentido”, afirma Myles Allen, co-autor da pesquisa e professor do Departamento de Física Atmosférica, Oceânica e Planetária da Universidade de Oxford.

“Quanto mais ambiciosa for a meta climática, menor será o prazo para que tais soluções tenham um efeito sobre o pico de aquecimento”, resume o co-autor da pesquisa, Yadvinder Malhi, professor de Ciência de Ecossistemas de Oxford.

Com informações da Clima Info

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MA REÚNE ESPECIALISTAS PARA DEBATER PLANO DE CIDADES INTELIGENTES PARA SÃO LUÍS

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O Encontro Regional São Luís apresentará um recorte regional do Ranking Connected Smart Cities, que aponta a capital em 15º lugar em Mobilidade entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, além de 8ª em Tecnologia e Inovação

Na próxima terça-feira (25 de maio), às 09h (horário de Brasília), o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional São Luís para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital maranhense. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do País,  contemplando 27 ações, entre fevereiro e agosto. 

O Encontro Regional São Luís é o 5º da Região Nordeste e o 14º da agenda da plataforma e faz parte das iniciativas da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021, e conta com programação pré-evento. O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; Curitiba; Maceió; Manaus; Recife; Rio de Janeiro; Rio Branco; Fortaleza; Porto Alegre; e Palmas. Inscrições gratuitas aqui (clique no link)



A iniciativa reunirá especialistas em smart cities e acontece ao vivo, em formato virtual, com destaque para a programação, com a apresentação do Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para São Luís e dos indicadores de desenvolvimento, no contexto do Ranking Connected Smart Cities 2020. Conforme o estudo, no recorte regional, a capital está em 15º lugar em Mobilidade, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, além da 8ª posição em Tecnologia e Inovação entre as cidades da Região Nordeste.

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e a mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais regiões, teremos uma agenda importante na capital maranhense. Para tanto, contamos com o envolvimento dos vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

São Luís no Ranking Connected Smart Cities

A programação do Encontro Regional São Luís conta com a apresentação dos destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 70 indicadores segmentados em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, energia, empreendedorismo, tecnologia e inovação, governança e economia e adapta os principais estudos internacionais e a ISO 37.122, referente à indicadores para cidades inteligentes.

Além dos resultados gerais, o Ranking CSC traz análises segmentadas pelos eixos temáticos, permitindo uma visão Regional do Brasil, considerando o porte de municípios. A cidade está inserida no recorte dos municípios com mais de 500 mil habitantes.

Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, que também coordena o estudo, pontua que nas últimas edições do Ranking, que inclui 2020, São Luís não está entre as 100ª colocadas, porém, no recorte Região Nordeste, a capital ocupa a 21ª posição e a 37ª entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

“Em Tecnologia e Inovação, eixo que é normalmente atrelado às smart cities, a cidade ocupa a 65ª posição no Ranking Geral, 8ª na Região Nordeste e a 32ª colocação em cidades com mais de 500 mil habitantes. É importante enfatizar a infraestrutura tecnológica do município, onde a velocidade de quase 50% das conexões de banda larga é superior a 34 megabytes, contra 28,8% no estudo anterior. E seis empresas de telefonia móvel presentes na cidade oferecem serviços com 4.5G e de banda larga fixa, proporcionando boa cobertura”.

O executivo também ressalta o aumento considerável em relação à qualificação dos empregos formais: “No levantamento de 2019, os postos de trabalho ocupados com profissionais com ensino superior somavam 22% e, em 2020, aumentou para 28,4%. E o setor de Educação e pesquisa e desenvolvimento (P&D) responde por 4,9% de todos os empregos formais da cidade maranhense”, disse.

Rigon também chama a atenção para a Mobilidade, eixo em que a São Luís ocupa a 55ª colocação no Ranking Geral, sendo a 15ª melhor colocada entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.

“A capital se destaca neste quesito em função dos indicadores de conexão, que permitem acesso e conexão com outros municípios. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a cidade conta com 151 conexões interestaduais rodoviárias, além de aeroviária para mais de 15 destinos, por meio do Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado. Outra referência é a infraestrutura cicloviária de 4,47 km para cada 100 mil habitantes, um número superior ao ofertado por Goiânia, por exemplo, cidade do nosso próximo evento regional”, concluiu Willian Rigon.

Palestrantes Encontro Regional São Luís

Estão confirmados: Patrícia Trinta, assessora de Cidades Inteligentes da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) da Prefeitura de São Luís; Francisco José da Silva e Silva, coordenador de Laboratório de Sistemas Distribuídos Inteligentes  da Universidade Federal do Maranhão (LSDi-UFMA); André Lobão, assessor de Desenvolvimento Sustentável e Economia Criativa da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) da Prefeitura de São Luís; Renato Vaz, coordenador Geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Além de: Vandete Mendonça, analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Vitor Raydan Diab, área Manager (Central) da Rain Bird; Paulo Takito, diretor e sócio-fundador da Urban Systems; Raphael Miranda, gerente Comercial do Moovit; Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility; e Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities.

A programação completa está disponível em: https://bit.ly/3gPXN9E

AGENDA

A Agenda proposta para os eventos acontece entre 23 de fevereiro e 24 de agosto de 2021 e contempla os estados/regiões:
Estados Região Nordeste/Cidades: Maceió (AL); Salvador (BA); Fortaleza (CE); São Luís (MA); João Pessoa (PB); Recife (PE); Teresina (PI); Natal (RN); Aracaju (SE);
Estados Região Sul/Cidades: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS);
Estados Região Norte/Cidades: Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM);  Belém (PA); Palmas (TO); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR);
Estados Região Sudeste/Cidades: Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP);
Estados Região Centro-Oeste/Cidades: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO).

Patrocinadores Eventos Regionais: Bosch, Enel X, Signify e Sonner

Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que permitem aos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes acesso aos conteúdos: crível, analítico e relevante, por meio do: Ranking, evento, Prêmio, Learn e o portal, além do Connected Smart Mobility, que conta com site e conteúdo dedicado às discussões relacionadas a mobilidade urbana no Brasil.  

O Connected Smart Cities & Mobility conta com um alcance de mais de 15 mil pessoas mensalmente, 19 mil participantes, 1.200 reuniões nas Rodadas de Negócios, 550 marcas participantes, 300 painéis de discussão, 1.100 palestrantes, além de mais de 250 apoiadores. O evento se destaca, ainda, pela ampla participação de prefeituras que, apenas em 2019 (formato presencial), contou com a presença de aproximadamente 300 municípios.

O credenciamento para os profissionais de imprensa está disponível em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/credenciamento-imprensa/ 

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CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY CONFIRMA AGENDA 2021 E TRAZ AÇÃO INÉDITA DE EVENTOS REGIONAIS

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ENCONTRO DE SMART CITIES EM ALAGOAS APRESENTA PLANO DE CIDADES INTELIGENTES PARA MACEIÓ E REÚNE ESPECIALISTAS

MAIO AMARELO: ZEISS ALERTA PARA A SAÚDE OCULAR NAS ESTRADAS

O movimento busca chamar a atenção das pessoas para o alto índice de acidentes no trânsito de todo o mundo. Saúde ocular é fundamental para uma direção segura

Você já parou para pensar que a a saúde ocular é tão importante quanto a manutenção do veículo na hora de dirigir? A campanha ‘ Maio Amarelo’ foi criada com o intuito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e ferimentos no trânsito em todo o mundo. Três mil vidas são perdidas diariamente nas estradas e ruas, posicionando os acidentes no trânsito como a nona maior causa de mortes no mundo. Atualmente, tais acidentes representam um custo de US$518 bilhões, equivalente a um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Em maio de 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas apresentou uma resolução que define a última década (2011 a 2020) como um ‘período dedicado às ações para a segurança no trânsito‘. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países, além de aproximadamente 50 milhões de pessoas que sobreviveram com algum tipo de sequela. A meta estabelecida pela ONU era de reduzir em 50% os acidentes fatais em todo o mundo.



Dirigir pode ser desafiador para qualquer pessoa, independentemente da distância e condições do percurso, mas pode ser um desafio ainda maior para quem usa óculos de grau. Por isso, a saúde ocular em dia é tão importante quanto a manutenção do veículo e o cumprimento às leis de trânsito, como alerta a Dra. Alessia Braz, oftalmologista parceira da ZEISS, referência mundial em cuidados com os olhos.

“A pupila reage à intensidade da luz ambiente, especificamente àquela que atinge diretamente os olhos. Seu diâmetro varia, ficando pequeno quando há muito exposição à luz, e grande quando o ambiente está mais escuro. Para completar, em condições de baixa luminosidade, como ao anoitecer, durante chuvas ou em dias nublados, o diâmetro da pupila fica entre o pequeno e o grande, tornando a percepção espacial difícil para os motoristas e afetando seu desempenho visual”, explica a oftalmologista, que atuou como orientadora do setor de cirurgia refrativa da Unifesp, e hoje é diretora clínica da Univi – centro oftalmológico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças oculares.

Outro grande desconforto relatado por motoristas é a sensação de ofuscamento, normalmente associada às luzes de alta intensidade nos faróis dos automóveis em sentido oposto, do reflexo do sol no asfalto e em demais veículos, ou até mesmo da iluminação da rua no período da noite. “É preciso ficar atento também ao efeito ‘lusco-fusco’, mudança na iluminação causada pela transição entre dia e noite, que pode causar perda de noção de distância e profundidade, ou até cegueira momentânea devido ao ajuste dos olhos à luz do nascer ou pôr-do-sol que atravessa diretamente o para-brisa”, ressalta a Dra. Alessia.

Dirigir exige ainda que a atenção seja dividida entre diferentes pontos focais, em distâncias variadas – o olhar transita entre os acontecimentos na estrada, os veículos próximos e os comandos internos no painel do carro e espelhos, tornando imprescindível uma visão dinâmica, que garanta a segurança própria e a de terceiros.

Confira abaixo algumas dicas essenciais para uma viagem tranquila e segura

Descanso: o sono está diretamente relacionado ao alto índice de acidentes nas estradas, competindo praticamente de igual para igual com o consumo de bebidas alcoólicas. Segundo estudo realizado em 2019 pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), estima-se que aproximadamente 30% dos acidentes rodoviários noturnos são causados por motoristas que dormem na direção, o que corresponde a 20% das mortes nas estradas brasileiras. Portanto, é imprescindível que o motorista tenha uma boa noite de sono e esteja descansado antes de pegar a estrada. Além do risco de cair no sono ao volante, colocando em perigo sua própria vida e a de terceiros, a atenção e os reflexos rápidos podem ser fator determinante na hora de evitar acidentes. É importante perceber os sinais que o corpo dá e respeitar seus limites, optando até por postergar a viagem caso não se sinta apto e descansado o suficiente.

Alimentação: uma boa alimentação pode colaborar muito com uma viagem tranquila. Dê preferência às comidas leves e de fácil digestão, que não causarão sonolência e tampouco desconforto digestivo durante o percurso. Se a viagem for matutina, tome um café da manhã reforçado e rico em frutas e fibras. Caso a viagem seja depois do almoço, evite comidas gordurosas ou pesadas. Para reduzir as paradas na estrada, opte por levar lanches leves e práticos no veículo, como por exemplo barrinhas de cereal, biscoito integral e água. Considere também o tipo do percurso – se a estrada tiver muitas curvas, pode causar enjoo, portanto é indicado não comer de forma exagerada. Importante lembrar que a falta de alimentação adequada pode causar tontura e dores de cabeça, que comprometem a acuracidade visual, tornando o ato de dirigir muito perigoso.

Voante X Celular: quando o veículo está em movimento, o foco do motorista deve ser 100% no ato de dirigir e em todos os aspectos envolvidos nele, como trânsito na via, velocidade e temperatura do veículo, obstáculos e semáforos no percurso, entre outros. Distrações, como o uso de celular ao volante, podem causar acidentes fatais em fração de segundos. Caso seja extremamente necessário usar o telefone, o correto é parar o veículo no acostamento ou em local apropriado e só retornar à pista quando o aparelho estiver desligado.

Uso dos óculos: previsto na legislação brasileira e passível de multa, o uso dos óculos de grau é obrigatório para quem necessita. Investir em produtos de qualidade é essencial para preservar a saúde ocular e permitir alto desempenho da visão em um momento tão crucial. As lentes DriveSafe da ZEISS, por exemplo, são projetadas para garantir maior conforto e segurança aos motoristas. As lentes se adaptam ao tamanho da pupila em condições de baixa luminosidade e, aliadas ao tratamento DuraVision® DriveSafe, reduzem a sensação de ofuscamento em até 64%, proporcionando visão de alta performance para todos os momentos e condições. Ainda, o design das lentes DriveSafe incorporam uma distância média até 43% maior, facilitando a mudança de foco entre o painel e os espelhos do automóvel, e de até 14% a mais em zona de visão muito distante, o que permite uma visão mais ampla da estrada, proporcionando mais conforto e segurança ao motorista.

Cinto de Segurança: apesar de ser obrigatório por lei em todo o território nacional, muitas pessoas dirigem sem usar o cinto de segurança, colocando sua vida e a de terceiros em risco no caso de acidentes. As estatísticas mostram que uma pessoa ejetada para fora do veículo durante um acidente tem cinco vezes mais chances de morrer do que as demais. Ao entrar no veículo, é essencial que o motorista e todos os passageiros coloquem o cinto corretamente e o mantenham afivelado durante todo o percurso.

Velocidade: o limite de velocidade das vias é definido a partir de vários fatores como fluxo de veículos, espaço físico para desviar, presença de pedestres, condições da via, resistência do asfalto, entre outros, por isso, respeitá-los é muito mais do que uma questão de obrigatoriedade, pode ser a diferença entre uma viagem segura e um acidente. Ao dirigir, é fundamental estar atento à sinalização indicativa de velocidade da via e respeitar os limites estabelecidos.

Com informações da Zeiss

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UNBOXING ANTECIPA O PRIMEIRO MINI ELÉTRICO NO BRASIL

Ação criada pela Ogilvy Brasil apresenta o primeiro MINI elétrico com a participação de Felipe Titto, Paloma Bernardi, Tainá Muller e Gerson Campos

Para lançar o MINI Cooper SE, primeiro carro 100% elétrico da MINI e que tem a ambição de se tornar a melhor opção em mobilidade urbana no segmento de compactos premium do Brasil, a marca inglesa promove uma experiência inédita de unboxing. A fabricante encontrou uma maneira mais lúdica para mostrar, em primeira mão, os detalhes do novo modelo, que antecipa a mudança da MINI, marca que já anunciou globalmente que será 100% elétrica a partir de 2030, e primeira do BMW Group a completar esta transição.

A ação de unboxing foi desenvolvida pela Ogilvy Brasil e contará com a participação das personalidades Felipe Titto, Paloma Bernardi, Tainá Muller e Gerson Campos. Em uma transmissão por streaming no YouTube da marca na próxima quinta-feira, dia 20 de maio, às 19h, as personalidades apresentam a novidade em primeira mão, explorando as características do carro e tirando as dúvidas do público sobre o lançamento.



Além da transmissão, uma ativação pelas ruas de São Paulo marca a chegada do novo MINI elétrico ao mercado brasileiro. A grande caixa com a surpresa desfilou por pontos importantes da cidade em uma plataforma, chamando a atenção do público.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Content Studio da Ogilvy, que liderou toda a estratégia de disseminação da novidade nas plataformas digitais da marca, ao lado dos times de criação e planejamento.

“MINI é sinônimo de inovação, personalidade, tecnologia, estilo e sofisticação. A ação visa mostrar de uma forma diferente o nosso novo modelo, e traz apresentadores que representam desde o cliente apaixonado por dirigibilidade até aqueles que buscam uma condução urbana sustentável e com tecnologia, de modo a refletir nosso público”, afirma Rodrigo Novello, Diretor de Vendas e Marketing da MINI no Brasil.

Essa é a primeira versão 100% elétrica da MINI e que agora chega ao Brasil para reforçar o pioneirismo do BMW Group na modalidade. Produzido na Inglaterra, o MINI Cooper SE apresenta design moderno e bom aproveitamento de espaço, além de entregar 184cv de potência, fazendo jus ao seu DNA esportivo. O sistema tem aproximadamente 234 km de autonomia (ciclo WLTP), ideal para condução urbana e pode ser carregado em uma tomada doméstica comum na casa do proprietário, e em supermercados, shoppings, entre outros locais, mudando padrões de recarga e otimizando o uso do tempo, uma vez que, enquanto seu carro é carregado, o proprietário pode dedicar tempo a outras atividades, como lazer e descanso. Na cidade de São Paulo, uma recarga completa realizada na residência do próprio cliente tem custo estimado inferior a R$ 30,00, que pode variar de acordo com a tarifa/bandeira no período da recarga.

O MINI Cooper SE leva eletrificação para a marca inglesa com atitude. Além de ser desenvolvido para centros urbanos, projetado de modo a manter dirigibilidade, espaço de pernas e porta-malas mesmo com a adição das baterias de alta voltagem, o modelo é extremamente silencioso, mesmo quando ligado. O modelo reúne o melhor de dois mundos: dirigibilidade com o “Go-Kart-Feeling” típico da MINI e silêncio absoluto ao rodar.

Para Ricardo Sciammarella, Diretor de Criação da Ogilvy Brasil, o MINI Electric Review transforma propaganda em conteúdo. “O formato desse car review é resultado de um trabalho intenso do time de marketing de MINI com as áreas mídia, content studio, atendimento e criação da Ogilvy”, explica. “É uma chance incrível de aprender sobre essa nova era da mobilidade, porque é o primeiro MINI 100% elétrico, e sobre novas maneiras de usar as plataformas digitais”, conclui o criativo.

Os interessados no novo modelo já podem adquirir o carro na pré-venda que acontece nas concessionárias MINI e no site da marca. Além da ação de unboxing, uma série de conteúdos nas redes sociais de MINI fazem parte do projeto.

Serviço
MINI Electric Review
Data: 20 de maio de 2021
Horário: 19h
Local de transmissão: http://www.youtube.com/user/minibrasil

 

Com informações da Assessoria de Imprensa

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MAIO AMARELO: VELOE, ARTESP E OBSERVATÓRIO SE UNEM PARA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO

Iniciativa marca ação do Maio Amarelo sob o tema: Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito, que estará estampada nas cancelas de pedágios das rodovias paulistas

Uma parceria entre a iniciativa privada, o poder público e a sociedade civil organizada está inovando nesse Maio Amarelo: quem transitar por qualquer rodovia do Estado de São Paulo durante esse mês, verá a mensagem da campanha de 2021 do Movimento, Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito, estampada nas cancelas das praças de pedágios das rodovias paulistas concedidas à iniciativa privada.

A Veloe em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, juntamente com a Artesp, está usando o espaço das cancelas dos pedágios para divulgar a importância de um comportamento seguro no trânsito, durante o mês de maio.



Segundo a Artesp, “as ações programadas para o movimento Maio Amarelo reforçam a importância de um comportamento consciente nas rodovias, seja conduzindo um veículo ou como pedestre”, afirma Milton Persoli, diretor geral da Artesp. “Acreditamos que campanhas educativas são ferramentas mobilizadoras que contribuem diretamente na redução dos índices de acidentes e fatalidades, por isso, cada informação e assistência prestada, envolvendo todos os atores neste processo, é importante”.

Foram instaladas mil cancelas em todas as rodovias concedidas numa ação inédita. “Há alguns anos, viemos tentando usar esse importante espaço para nos comunicar com os motoristas das rodovias. Esse ano, a Veloe aceitou o nosso convite para participar dessa parceria e conseguimos realizar essa ação de conscientização que, com certeza, chegará a milhares de condutores que passam mensalmente pelas rodovias paulistas”, afirma José Aurelio Ramalho, diretor presidente do OBSERVATÓRIO.

“Como uma empresa que atua diretamente com soluções de mobilidade urbana, é fundamental para nós participar e apoiar iniciativas que tenham o objetivo de trazer melhorias para o dia-a-dia dos motoristas e que, mais do que isso, promovam a conscientização do quanto é primordial preservar o bem maior: a vida. Portanto, esperamos que por meio desta mensagem possamos ajudar neste objetivo de bem comum a todos”, afirma Alexandre Fontes, Superintendente de Operações da Veloe.

A publicidade ficará estampada ao longo de todo mês de maio.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ABSTARTUPS E GOV ES ANUNCIAM 15 STARTUPS VENCEDORAS DO PITCH GOV ES

Programa recebeu 445 inscrições de startups de todo o Brasil, com propostas inovadoras para resolver os problemas do estado

No último dia 14/05, foi anunciado na página oficial do Governo do Espírito Santo o resultado do Pitch Gov ES, um programa em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), que tem o objetivo de resolver problemas do estado usando a tecnologia das startups como aliada.

O Pitch Gov ES teve início a partir de realização de oficinas colaborativas que resultaram em 16 desafios de 7 áreas da administração pública: Saúde, Segurança Pública, Gestão Pública, Educação, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico e Sustentável e outros poderes.

O programa recebeu 445 inscrições de startups do Brasil todo com propostas inovadoras para resolver os problemas do estado e cada uma das propostas foi analisada pela Abstartups, utilizando os critérios descritos no edital. 45 empresas chegaram a fase final em que deveriam apresentar um pitch para uma banca avaliadora.

As empresas vencedoras são do país todo e receberão até R﹩ 30 mil para a realização de testes pelo período de 6 meses, podendo renovar por mais 6 meses. Dependendo do resultado, as startups podem ser oficialmente contratadas pelo governo estadual. José Muritiba, Diretor Executivo da Abstartups, afirma que está muito feliz com o resultado dessa parceria e vê benefícios para todos os envolvidos. “O maior beneficiado do Pitch Gov ES é, sem dúvida alguma, a população, que terá melhorias em seu estado. Para as startups é uma oportunidade única de trabalhar com o poder público e mostrar para a sociedade o poder da tecnologia e inovação de um dos setores que mais crescem no país”, finaliza.

A lista completa dos vencedores:

• MedBolso (PA) – Gestão de plantões e escalas dos profissionais de saúde nos hospitais;

• EGSA Tecnologia e Inovação LTDA (RJ) – Acompanhamento da jornada do paciente da entrada até a alta;

• Botnicks (SP) – Gestão eficiente dos recursos humanos do estado, da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos;

• UMANNI Inovação em Tecnologia de Sistemas (SP) – Rede de compartilhamento de competências para melhor gestão dos recursos humanos do estado;

• Prisma IS.COOl (ES) – Redução do abandono e evasão escolar com métodos mais atrativos;

• 7Waves (SP) – Conectar o projeto de vida dos jovens e perspectivas de futuro na educação;

• Alva (ES) – Melhor gestão do reingresso de presos e individualização do tratamento penal nos presídios;

• Violin (RJ) – Melhoria da gestão da contagem do cumprimento da pena no sistema prisional e melhoria da interface com o Poder judiciário no agendamento das audiências;

• JMM Tech (MG) – Registros e consultas de ocorrências no ambiente das unidades policiais civis, da Polícia Civil do Espírito Santo;

• Connectdata Technologies (SP) – Controle de circulação nas centrais de abastecimento da CEASA, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca;

• Milênio Bus (SP) – Melhoria na gestão de fluxo de passageiros e de oferta de transporte no sistema Transcol;

• Digitalk Tecnologia Digital (SP) – Oferta de atendimento remoto aos agricultores familiares em todo o território capixaba;

• TAQE (SP) – Otimização da seleção de candidatos no SINE em todo o Estado, da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social;

• Ideia No Ar (PR) – Dinamizar a conexão entre empreendedores da economia criativa;

• Atlas.IA (SC) – Facilitar o acesso gratuito do cidadão à justiça, desafio em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo;

Com informações da Assessoria de Imprensa

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O CASO DO NAVIO EVER GIVEN ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DOS CORPORATE VENTURES NO FOMENTO ÀS STARTUPS

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Startups têm apoiado montadoras e locadoras tradicionais com foco no processo de desencalhar seus negócios, por meio de uma tecnologia acessível e pensada localmente

O incidente ocorrido em abril, envolvendo o navio porta-contêineres Ever Given, operado pela empresa taiwanesa Evergreen Marine, que encalhou no Canal de Suez, no Egito, provocou a interrupção do tráfego marítimo e teve ampla repercussão na imprensa internacional. Este episódio demonstra que um modelo de transporte tradicional, já consolidado também pode sofrer impactos inesperados, comprometendo globalmente toda uma cadeia com prejuízos incalculáveis. 

Com a interrupção da passagem entre Ásia e Europa, especialistas estimam perdas diárias na ordem de US$ 9,6 bilhões. O engarrafamento marítimo de cerca de 425 navios que se movem ao longo da rota impactou 12% do comércio mundial, segundo a consultoria Lloyd’s List Intelligence. O Egito calcula prejuízos de aproximadamente US$ 15 milhões em taxas por dia.



O meganavio foi desencalhado e embora o processo tenha contado com a empresa responsável e a ajuda das autoridades locais, o fator maré e o apoio de um rebocador local,  foram decisivos para o navio cargueiro retomar seu curso. 

O caso evidencia a complexidade de tomar decisões, efetuar manobras e tarefas nada fáceis. Esses acontecimentos também são percebidos em grandes instituições, como no caso da gigante farmacêutica norte-americana Pfizer, que somou forças e contou com o conhecimento específico em biotecnologia da startup alemã Biontech para a realização dos testes da vacina contra a Covid-19.

De acordo com Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil já soma cerca de 12,7 mil startups. Destas, 11 são unicórnios com um valor de mercado acima de  R$ 1 bilhão. Com base na inovação tecnológica e experiência do usuário, as startups têm como premissa resolver uma questão ou um problema local, mas com escala global. 

Indústrias tradicionais, como o setor automotivo, buscam no conhecimento de problemas locais das startups uma forma de inovar, por meio de alternativas para mobilidade urbana e na aposta em frotas veiculares eletrificadas com menos emissão de poluentes, como os veículos 100% elétricos, que permitem uma redução na emissão de gases do efeito estufa, reduzindo custos de manutenção e o impacto no meio ambiente.

Com tecnologia acessível, startups apoiam montadoras e locadoras tradicionais com foco no processo de evolução dos negócios locais, prezando sempre pela eficiência nos deslocamentos. A mobilidade é tema de relevância para instituições financeiras, prova disso, é o projeto VEC Itaú, serviço de carros elétricos compartilhados via app, criado em parceria com a Ucorp.app, startup local focada em soluções de mobilidade corporativa e veículos elétricos.

As fintechs, são outro exemplo de como a atuação destas empresas vêm contribuindo para transformar o mercado financeiro, bem como democratizar o acesso a todos os serviços monetários. No Brasil, nos primeiros meses de 2021, foram investidos mais de US$ 500 milhões nas fintechs brasileiras.

No caso Evergreen, uma pequena empresa local, utilizando conhecimento e um pouco de ousadia, rebocou, em uma manobra arriscada e sem precedentes, o gigantesco navio com um barco 30 vezes menor do que o Ever Given. Sem o apoio e conhecimento local, as chances de os processos de expansão de um negócio encalhar, são grandes.

Das startups criadas dentro das grandes corporações, 70% acabam sendo descontinuadas. ”Quem vê de fora, enxerga muito melhor”, diz o ditado popular. A imagem da pequena embarcação egípcia rebocando um cargueiro, amplamente divulgada pelos meios de comunicação, é exatamente o que uma startup local pode fazer por uma grande empresa que planeja investimentos via CVC (corporate venture capital) nos próximos anos.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities