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ENERGIA SOLAR: CONFIRA QUATRO VANTAGENS PARA PRODUZIR EM CASA

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Em 2021, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 8 gigawatts de capacidade instalada
da fonte de energia, que alia a sustentabilidade à economia na conta de luz.

Cada vez mais consumidores têm aproveitado a incidência dos raios solares para produzir energia elétrica em busca de economia e sustentabilidade. Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Brasil ultrapassou em 2021 a marca histórica de 8 gigawatts de capacidade instalada, sendo 5 gigawatts só na geração distribuída, aquela em que a energia é produzida pelo próprio consumidor.

Nesta modalidade, o telhado capta a luz solar e gera energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. A eletricidade é direcionada ao inversor solar, responsável pela conversão do tipo de corrente, de contínua para alternada, e então a energia é distribuída ao imóvel. Quatro vantagens de produzir energia solar em casa foram elencadas pelo especialista Leonardo Retto, fundador da Telite, fabricante de telhas que possuem cápsulas fotovoltaicas compostas de grafeno acopladas para a captação da energia solar. Confira:



1 – Gera economia na conta de energia elétrica

Com o sistema fotovoltaico, é possível cobrir até 100% do consumo de energia e reduzir em até 95% o valor da conta convencional de luz, segundo a estimativa da Absolar. “Mesmo durante a noite, o consumidor pode usufruir da própria energia, uma vez que a produção excedente segue para a rede elétrica e retorna em créditos, que podem ser utilizados no imóvel ou distribuídos em até 10 imóveis, desde que pertençam ao mesmo CPF ou CNPJ”, explica.

Vale frisar que a economia não alcança 100% porque é preciso pagar à concessionária local duas tarifas, uma taxa mínima de conexão com a rede e o ICMS da TUSD (Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição) sobre a energia que retorna como crédito.

2 – Reduz o impacto dos reajustes tarifários

Hoje a energia elétrica é produzida, basicamente, em hidrelétricas, que utilizam a água como recurso. Em face dos níveis dos reservatórios, há reajustes nas tarifas para os consumidores; especialistas estimam que a conta de luz do brasileiro seguirá na bandeira vermelha 2 (a mais alta do sistema) até o fim de 2021, com as térmicas em funcionamento para poupar água até a chegada da estação chuvosa. “Com o uso do sistema fotovoltaico, o consumo da energia fornecida pela concessionária reduz de forma significativa e o impacto dos reajustes tarifários diminui na mesma proporção”, afirma o especialista.

3 – Ajuda a preservar o meio ambiente

Enquanto algumas fontes de energia tradicionais são dependentes de combustíveis fósseis e emitem gases que provocam o aquecimento global, o sol é uma matriz de energia limpa e renovável. “Reduzir a dependência de recursos finitos e tirar proveito de uma matriz energética sustentável ajuda a preservar o meio ambiente”, afirma o fundador da Telite, que destaca o impacto positivo do uso da energia solar para o meio ambiente. “Uma vez instalado, o sistema fotovoltaico é capaz de produzir energia sem emitir CO2”, argumenta.

4 – Proporciona a valorização do imóvel para venda

Na avaliação de Retto, o sistema fotovoltaico ainda pode ser considerado um investimento com retorno financeiro em função da valorização do imóvel para venda, por oferecer uma redução significativa da despesa com energia elétrica, na comparação com outros imóveis. “Essa economia é refletida no valor do imóvel. O comprador tende a reconhecer o sistema de energia solar como valor agregado e estar disposto a pagar mais por esse imóvel”, avalia.

Com a tecnologia desenvolvida pela Telite, o consumidor não precisa ter estrutura de telhado para instalar o sistema fotovoltaico porque a própria telha, que pesa cinco quilos e meio e mede 1,90m por 1,10m, já conta com cápsulas de grafeno acopladas e faz a geração da energia solar. “A nossa telha tem vários padrões de geração porque o que produz a energia é a cápsula de grafeno, então posso espalhar cápsulas em 2,07m² de telha e atingir de 30 a 105 quilowatts hora/mês por telha, conforme a necessidade de cada cliente”, conta Retto.

Sobre a Telite

Com sede em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro, a Telite atua na indústria plástica, na produção de telhas com 100% de material reciclado. A fabricante oferece às empresas um programa de logística reversa; por meio de sua plataforma blockchain, possui um sistema completo de rastreabilidade e confiabilidade aos resíduos coletados. A companhia também investe na geração de energia limpa com a produção de telhas acopladas com grafeno, material composto de átomos de carbono que gera energia elétrica produzida a partir de luz solar. Mais informações no site: telite.com.br

Com informações da Assessoria de Imprensa

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SECRETARIA DA FAZENDA AVANÇA NA DESBUROCRATIZAÇÃO DE PROCESSOS

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Trabalho contínuo das equipes para oferecer processos mais simples e automatizados ao cidadão.

 

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz) trabalha continuamente para desburocratizar seus processos, desenvolvendo procedimentos cada vez mais simples, automatizados e que exijam menos providências por parte dos contribuintes.

Para que as modernizações sejam implementadas, vários setores da Sefaz se integraram, como o que aconteceu com as equipes das diretorias de Arrecadação, Cobrança e Recuperação da Dívida (Dicar); a de Atendimento, Gestão e Conformidade (Diges); e a de Inteligência de Dados (Dintel).

“O aperfeiçoamento contínuo dos sistemas permite oferecer mais facilidade ao cidadão, em alguns casos reduzir custos e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos serviços e das informações”, comenta Janaína Amaral Rizzi, assistente Fiscal Chefe, da Dicar.

Entre os procedimentos criados recentemente com esses objetivos, é possível citar a inclusão de novos serviços no Sistema de Peticionamento Eletrônico, a ampliação de casos de retificação de ofício, a liberação de pendências relativas ao Programa de Parcelamento Incentivado, e o cancelamento automático de Certidão de Dívida Ativa.

Todos os serviços virtuais ao cidadão estão disponíveis no portal.fazenda.sp.gov.br. Confira os detalhes dos principais avanços.

Sistema de Peticionamento Eletrônico (SIPET)

+Inclusão de novos serviços
Por meio do SIPET, o contribuinte agora tem a possibilidade de cadastrar algumas solicitações via internet, que antes só eram possíveis comparecendo pessoalmente a um dos Postos Fiscais para a entrega dos documentos. Remotamente – mas de modo análogo ao atendimento de balcão – o contribuinte preenche as informações referentes a sua solicitação, anexa eventual documentação comprobatória e submete sua demanda a uma triagem do Posto Fiscal. Em caso de aprovação, será direcionada para análise – cujo trâmite pode ser acompanhado pela plataforma “SP Sem Papel”.Entre os atuais 50 serviços disponíveis, foram incluídos recentemente o pedido de parcelamento e reparcelamento de débitos não inscritos em Dívida Ativa, os pedidos de retificação e restituição de guias de arrecadação (do tipo GAREs, DAREs e GNREs) e os pedidos de confissão de débitos de Autos de Infração e Imposição de Multa (em casos de indisponibilidade via sistema).Além de contribuintes, os servidores de outros órgãos também podem fazer uso do SIPET para requisitar serviços à Sefaz. Aos servidores de Prefeituras, foram disponibilizados no SIPET os serviços de impugnação ao índice de participação dos municípios (IPM) e requerimento de acesso ao sistema e-DIPAM.

Retificação de Ofício

+Ampliação de casos
Contribuintes que realizavam pagamento com algum erro na guia de arrecadação, os sistemas não reconheciam esse pagamento, e isso trazia uma série de implicações. O erro só poderia ser corrigido após a solicitação do próprio contribuinte, que tinha de apresentar documentos e pagar taxas de retificação. Atualmente, a Secretaria da Fazenda vem modernizando seus sistemas a fim de, cada vez mais, detectar e corrigir esses erros automaticamente. Assim, pagamentos no valor exato do débito declarado, mas com o código de receita diverso do determinado na legislação, a correção para o código de receita correto agora é feita pelo sistema, evitando, inclusive, oneração do serviço.

Programa de Parcelamento Incentivado (PPI)

+Liberação de pendências
Alguns PPIs antigos que ainda constavam como pendência para alguns contribuintes, que consequentemente não conseguiam emitir eletronicamente sua Certidão Negativa de Débitos, o que gerava a necessidade de comparecimento ao Posto Fiscal e pagamento de taxas para emissão de certidão manual. A Sefaz atualizou os sistemas para que as pendências de PPIs deixassem de constar como um obstáculo à liberação de certidões eletrônicas, que agora podem ser emitidas por meio da internet, evitando assim transtornos e poupando tempo e trabalho dos contribuintes.

Certidão de Dívida Ativa (CDA)

+Cancelamento automático
Para os casos em que havia a inscrição indevida de um débito em dívida ativa, o contribuinte tinha que fazer a solicitação de cancelamento da CDA, a Secretaria da Fazenda analisava o pedido e posteriormente encaminhava para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que também fizesse uma análise, até concluírem pelo cancelamento da Certidão. Os sistemas da Sefaz foram modernizados para que façam a detecção e análise automática de diversos casos de cancelamento de CDAs, com envio e retorno automático de informações para a PGE, poupando trabalho e tempo, tanto do contribuinte como dos órgãos envolvidos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ANP ORGANIZA WORKSHOP SOBRE FINANCIAMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO REGIONAL

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A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais (DPLAN) da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (SNTT), realizará o workshop Financiamento do Transporte Ferroviário Regional, nos dias 29/06 e 01/07, das 9h às 12h. O evento é gratuito e será realizado no formato on-line.

O workshop tem a finalidade de fomentar uma política nacional para o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, sendo o financiamento um dos aspectos mais importantes desta política.



O evento é destinado aos representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal; profissionais de transporte e mobilidade urbana; instituições setoriais; instituições de ensino; estudantes.

Programação

29 DE JUNHO DE 2021 – 3ª FEIRA

9h – Abertura e Lançamento do Relatório das Consultas Estruturadas e BI
Joubert Flores, Presidente da ANPTrilhos
Marcelo Sampaio, Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura
Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos
Conrado Grava de Souza, ANPTrilhos

09h30 – O projeto do TIC – Eixo Norte e sua modelagem financeira
José Augusto Rodrigues Bissacot, Chefe da Assessoria de Concessões e Parcerias da CPTM
Sessão de perguntas e respostas: Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, Assessor Executivo Concessões e Parcerias da CPTM

10h10 –Experiências mundiais de financiamento de transportes ferroviários
Flávio Chevis, Vice-Chairman do Transport Economic Comission da UITP

10h50 –Mecanismos internacionais de financiamento da infraestrutura
Bianca Bianchi Alves, Senior Urban Transport Specialist do Banco Mundial

01 DE JULHO DE 2021 – 5ª FEIRA

09h00 – Leasing de frotas e sua importância para a viabilidade de projetos
Marcos Camelo, Gerente Regional de Ferrovias para a América Latina da TÜV Rheinland Group
Sessão de perguntas e respostas: Lars Walther, Gerente Global da TÜV para Ferrovias & Christian Trescher e Especialista do Escritório Global da TÜV para Ferrovias.

09h40 – Receitas acessórias: naming rights, shoppings, lojas, publicidade e telecomunicações
Claudio Ferreira, Diretor Comercial do Metrô de São Paulo

10h20 –O papel do BNDES como estruturador de parcerias e concessões
Anie Gracie Noda Amicci, Gerente do Departamento de Estruturação de Empresas do BNDES

11h00 –Receitas acessórias para trens regionais
Peter Mirow, Diretor Executivo da DB Engineering & Consulting do Brasil

INSCRIÇÕES ATÉ 6ª FEIRA (25/06)

Informações e Inscrição
www.anptrilhos.org.br/workshop-financiamento

 

Serviço
Workshop Financiamento do Transporte Ferroviário Regional
29/06 e 01/07
9h às 12h
Evento On-line e gratuito
www.anptrilhos.org.br/workshop-financiamento

Com informações da Assessoria de Imprensa

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SEXTA-FEIRA (25): PREFEITO DE SÃO PAULO E PRESIDENTE DA ANATEL PARTICIPAM DE WEBINAR DA FENINFRA SOBRE 5G

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Evento contará também com participação de parlamentares e representantes das empresas que farão parte do leilão da nova tecnologia

A Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra) promoverá, dia 25 de junho, das 9 às 16h45, o seminário digital “5G: tecnologia para gerar investimento, emprego e renda”. Evento terá a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Leonardo Euler de Morais, parlamentares ligados ao tema, representantes de empresas do setor e especialistas.A presidente da Feninfra, engenheira Vivien Mello Suruagy, salienta que o 5G deverá gerar negócios de US$ 11 trilhões em 2025, conforme estimativas da consultoria Mckinsey & Company. “Cidades e eletrodomésticos inteligentes, entregas de encomendas por drones, carros autônomos, identificação facial de criminosos por meio de sensores em postes, cirurgias a distância, automatização do agronegócio e vídeos-chamadas em 3D são alguns dos avanços proporcionados pela nova tecnologia, além de a navegação na Web ser até 100 vezes mais rápida do que atualmente”, ressalta.



Programação

Abertura do seminário, às 9 horas, contará com a participação de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e ex-ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), e Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra. Na sequência, serão realizados quatro painéis:

9h30 – 10h45 – “Oportunidades para Geração de Negócios e Investimentos”

– Deputado Luís Miranda (DEM/DF)
– Vivien M. Suruagy
– Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)

11h – 12:30 – “Geração de Empregos, Segurança da Rede, Qualificação de Empresas e de Mão de Obra”

– Deputado Fernando Coelho (PL/AM)
– Vivien M. Suruagy
– Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei do Brasil
– Gilberto Dourado, presidente da FENATTEL

14h – 15h15 – “Leilão de 5G e ampliação das redes de telecomunicações”

– Deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC)
– Carlos Baigorri, conselheiro da ANATEL
– Vivien M. Suruagy
– João de Moura Neto, presidente da FITRATELP
– Jacqueline Lopes, diretora de Relações Institucionais da Ericsson Latin America South

15h30 – 16h45 – “Lei de Antenas e a ampliação da infraestrutura urbana”

– Vivien M. Suruagy
– Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital
– Luciano Stutz, presidente da Abrintel
– Wilson Cardoso, CTO da Nokia para América Latina
– Luís Antonio Souza da Silva, presidente da LIVRE

Com informações da Assessoria de Imprensa

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SONNER E CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY FAZEM PARCERIA EM SÉRIE TEMÁTICA

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Evento online compartilha experiências para sua prefeitura se tornar uma cidade digital, conectada e inteligente  

A partir do próximo dia 30, começa uma nova série temática, parceria da Sonner – Sistemas Integrados / Governos Inteligentes com a plataforma Connected Smart Cities & Mobility. Os 3 blocos da Série Prefeitura Digital: Tudo O Que Seu Governo Precisa Para uma Cidade Conectada e Inteligente vai contextualizar o avanço digital no Brasil, e as diversas alternativas de simplificar o processo de desburocratização dos serviços públicos.

O evento será no formato digital, transmitido ao vivo. A participação é gratuita, e os interessados devem fazer inscrição prévia no endereço eletrônico https://evento.connectedsmartcities.com.br para receber o link de acesso por e-mail.



A Sonner possui mais de 25 anos de atuação no mercado de softwares para gestão pública e possui mais de 30 módulos integrados, abrangendo todas as áreas do governo. A missão é fornecer soluções inovadoras, para cidades realmente conectadas e inteligentes. A plataforma contempla análises estratégicas relevantes para facilitar a gestão e tomada de decisão através de um banco de dados único e é customizável para atender as particularidades de cada cidade, com pacotes de soluções de acordo com a demanda de cada governo. 

Plataforma Integrada

Na vertical de Documentos, o SonnerDocs permite a geração automática de documentos eletrônicos bem como a tramitação e gestão, possibilitando anexar e movimentar documentos e pastas 100% digitais, contribuindo com a otimização de recursos e mais agilidade. No Atendimento ao cidadão, as ferramentas evitam o deslocamento desnecessário, com agendamentos e mapeamento de trâmites, fomentando o desenvolvimento econômico a partir de medidas de desburocratização.

A Plataforma Educacional da Sonner contempla um sistema web integrado online, com aplicativos para o professor e aluno. Já na Arrecadação é apresentado o núcleo de sistemas tributários integrados na web. Na Gestão Estratégica, dados são transformados em informação estratégica para o gestor, apresentando análises em forma de gráficos e comparativos variados, no sistema web ou no aplicativo.

Com Transparência, processos digitais garantem que a entrega dos dados seja validada, automaticamente, de forma segura. E com os Aplicativos Mobile, o gestor público acessa as informações que precisa na palma da mão no GRP MOBILE, enquanto o cidadão se aproxima da gestão com uma comunicação eficaz através do Cidadão Online. São diversas soluções para propiciar uma gestão digital, eficaz e sustentável!

Webinars

Os temas que serão discutidos nos três encontros da série temática abordam a Digitalização para o Poder Público; O que Considerar nos Processos de Digitalização das Cidades, e um workshop prático deve trazer Os Desafios para a Digitalização com Resultados de Cases nas cidades de Várzea Paulista, São Roque, Divinópolis e Araguari.

“A transformação digital está entre as megatendências que impactarão as cidades nas próximas décadas e acreditamos que o debate sobre a digitalização é fundamental para fomentar a inovação, e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas com seus cidadãos, sejam elas pequenas ou megacidades”, comenta Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

 Mais informações no Portal do evento.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities & Mobility

Patrícia Esteves (Mtb 49995)

+55 13 98808-8470

imprensa@nectainova.com.br    

PLATAFORMA NACIONAL DE MOBILIDADE ELÉTRICA PUBLICA A 3ª EDIÇÃO DA ‘REVISTA ELETRÔNICA PNME’

 Ilan Cuperstein aborda a importância do transporte público por meio de ônibus na América Latina, as vantagens na troca da matriz energética dos ônibus por energia  e a necessidade em atender as demandas globais por inovação e sustentabilidade.

 

A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) lança a 3ª edição da ‘Revista Eletrônica PNME’, vídeo mensal publicado no canal da organização no YouTube. Nesta edição, o vice-diretor regional para a América Latina da Rede C40 Cities Climate Leadership Group, Ilan Cuperstein, debate a importância da eletrificação de ônibus.

 A ‘Revista Eletrônica PNME’ é uma das iniciativas da PNME, junto a publicação do Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica, com o objetivo de aumentar o alcance dos temas relacionados à eletrificação da mobilidade e fomentar o avanço dessa pauta junto aos diversos públicos.



 Cuperstein exalta a discussão da eletromobilidade, “A eletrificação, é um tema discutido no mundo inteiro e é a tecnologia mais madura para um transporte de baixo carbono e também não poluidor. No entanto, quando falamos de ônibus as vantagens são ainda maiores”.

Destaques da 3ª edição da ‘‘Revista Eletrônica PNME’.

 1.Ilan Cuperstein fala como a maior parte dos deslocamentos por meio de transporte público, na América Latina, são feitos em ônibus. Chile, Colômbia e México são exemplos de transição energética onde o custo tem caído, o que reflete na economia para empresas, municípios e inclusive para o usuário.

  1. Também foi destaque: Muitas cidades brasileiras têm compromissos em diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Sabendo que o transporte público está sob coordenação das prefeituras, elas têm autonomia para mudar a matriz energética dos veículos.
  2. E para concluir: O Brasil é um polo industrial de ônibus para o mercado nacional e internacional. É importante que nossa indústria acompanhe as mudanças tecnologias, e compromissos de diminuir a poluição global, a fim de permanecer competitiva, manter sua produção e investir em futuras inovações.

 

A 3ª edição da ‘Revista Eletrônica PNME’ está em paralelo com os eventos digitais realizados pela PNME. Começou ontem, (24/06), a série temática ‘Como a Iniciativa privada pode acelerar a transição para a mobilidade elétrica’. Com duração de sete blocos, a série temática busca contribuir para a implementação de práticas para o desenvolvimento sustentável da mobilidade elétrica no Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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NO RIO GRANDE DO NORTE, GOVERNO FEDERAL EXPANDE INFRAESTRUTURA DE CONECTIVIDADE E AMPLIA A SEGURANÇA HÍDRICA

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Conexão via satélite de alta velocidade e extensão de obra para levar água ao Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba serão anunciadas pelos ministros Fábio Faria e Rogério Marinho.

O Governo Federal, representado pelos ministérios das Comunicações (MCom) e do Desenvolvimento Regional (MDR), anunciará entregas e execução de serviços durante cerimônia em Pau dos Ferros (RN), realizou nesta quinta-feira (24/6), às 14h30. A solenidade contará com a participação dos ministros Fábio Faria (MCom) e Rogério Marinho (MDR), que acompanham o presidente da República, Jair Bolsonaro.

O MCom anuncia a entrega de três pontos de acesso à internet via satélite, pelo programa Wi-Fi Brasil, a instalação da infraestrutura para conexão em duas escolas e uma unidade básica de saúde e a doação de 30 computadores recondicionados em Pau dos Ferros. A ativação de ponto do Wi-Fi Brasil em Barra de Santana, na cidade de Jucurutu (RN), também será anunciada.



Faria também anunciará a implementação do projeto Infovia Potiguar, para oferecer conexão de alta velocidade à universidades, hospitais e escolas no interior do Rio Grande do Norte. O projeto foi estruturado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Conta com investimento federal de R$ 6 milhões e a expectativa é concluir o projeto até o outubro deste ano.

Segurança hídrica

Em outra frente, na mesma atividade, o MDR assinará a Ordem de Serviço (OS) para a construção do Ramal do Apodi. A obra vai levar águas do Projeto São Francisco a 54 municípios nos estados do RN (32), PB (13) e CE (9), beneficiando 750 mil pessoas. O investimento federal é de R$ 938,5 milhões. Marinho assinará também a OS para revisão do projeto executivo da Barragem Poço de Varas, localizada em Coronel João Pessoa (RN). O investimento na 1ª etapa será de R$ 1,07 milhão. Quando concluída, a obra deve garantir abastecimento a 42,4 mil pessoas, além de contribuir com pequena irrigação, piscicultura e lazer.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ÔNIBUS SOB DEMANDA: A ROTA DA OTIMIZAÇÃO

A Moovit, responsável pelo aplicativo de mesmo nome que oferece informações atualizadas sobre transporte público e mobilidade urbana, realizou uma pesquisa sobre o uso do transporte urbano e suas tendências no último ano

O transporte público ainda é a principal opção de mobilidade urbana dos brasileiros. Essa escolha tem bastante relação com o custo do deslocamento, que é o menor dentre as opções possíveis. Entretanto, essa preferência, no cenário da epidemia do novo coronavírus, sofreu variações. 

A Moovit, responsável pelo aplicativo de mesmo nome que oferece informações atualizadas sobre transporte público e mobilidade urbana, realizou uma pesquisa sobre o uso do transporte urbano e suas tendências no último ano. Menos pessoas usaram ônibus, trens e metrô nesse período.



Dentre as principais reivindicações para voltar a usar esses serviços, os usuários apontam a necessidade de aumentar a frota, para evitar que fiquem lotados – algo tão importante para o cotidiano, e que ganha mais relevância no contexto atual. Outra reivindicação importante é a de que sejam prestadas informações precisas de onde os veículos estão e quais linhas estão operando.

É pensando nessa necessidade que a implementação de serviços de transporte coletivo sob demanda pode ser a alternativa necessária. 

Serviço reconhecido e com mais facilidade 

Um bom serviço é aquele que você consegue acessar quando e onde precisa. É isso que, sem dúvida, levou dezenas de consumidores a optarem por usar aplicativos de transporte como Uber ou 99Pop. Ou a aumentar o consumo de comida via delivery por causa do iFood ou Uber Eats. 

Com alguns cliques na tela do celular, você consegue o que precisar, por um preço igual ou menor ao que pagaria normalmente. Tudo isso apenas mediante a necessidade de esperar por alguns minutos. Essa estrutura de ganha-ganha atrai investidores e consumidores. Pretendemos seguir este mesmo caminho com a implementação dos ônibus sob demanda. 

A lógica é a mesma dos aplicativos de carona: com muitos pontos definidos para parada, a ideia é que o passageiro possa indicar o local de embarque e destino – que precisam estar dentro da área de cobertura do serviço. O motorista é avisado por meio de um tablet no painel do veículo e receberá a rota que deverá seguir. 

Como o objetivo é simplificar, o funcionamento dos ônibus sob demanda seguirá a lógica que já conhecemos no transporte coletivo. Ou seja, será possível pagar pela viagem com o cartão de ônibus ou entregando o dinheiro ao condutor. A única mudança será a necessidade de baixar um aplicativo específico para solicitar o serviço. 

Novidade na vanguarda dos serviços de transporte 

O modelo tem sido chamado de “Mobility as a service”, na tradução, mobilidade como serviço, ou MaaS. Esse termo é inspirado no modelo SaaS, que oferece o software como serviço (software as a service), tal como em grandes empresas como o Spotify ou Netflix.

Essa inovação representa uma inversão da lógica dos serviços de mobilidade, otimizando a oferta e a demanda do transporte coletivo. Com mais flexibilidade, e alta tecnologia agregada, o objetivo é entregar melhores rotas, que serão realizadas em menos tempo, consequentemente, gerando menos trânsito e garantindo maior satisfação para todos os envolvidos.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Abertura e Contextualização – Os Desafios da Eletrificação do Transporte no Brasil

A série online ‘Como a iniciativa privada pode acelerar a transição para a mobilidade elétrica’ debate a indução e o crescimento da inserção da mobilidade elétrica em atividades produtivas.

A iniciativa conta com as participações de Marcus Regis, Coordenador Executivo – PNME, Valério Marochi, Coordenador Técnico do Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente – Sistema Fiep, Janayna Bhering, Gestora de Negócios e Parcerias – Fundep, Marcelo Godoi, Diretor – Mobilidade Estadão, Marcus Regis, Coordenador Executivo – PNME, Paula Faria, Idealizadora Plataforma Connected Smart Cities & Mobility, Robson Cruz, CEO e Fundador – Barassa & Cruz Consulting apresentarão o que já foi realizado no setor nos últimos anos e números do primeiro Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica.

Série | Bloco #06 – Desigualdade no acesso às oportunidades

A série online sobre o transporte coletivo de passageiros de Minas Gerais debaterá os desafios que ainda impedem que o pleno potencial do setor se concretize e, especificamente, os desafios para o desenvolvimento de modelagens que viabilizem a incorporação de serviços e receitas complementares a partir desses projetos.

A iniciativa conta com as participações de Fernando Marcato, Secretário – SEINFRA – Sec. de Infra. e Mob. – Governo do Estado de Minas Gerais, Isadora Cohen – InfraWoman Brazil, Kelly Fernandes – Giz no Brasil, Elias de Souza – Deloitte, Gabriel Fajardo – SEINFRA – Sec. de Infra. e Mob. – Governo do Estado de Minas Gerais e Paula Faria – Connected Smart Cities & Mobility.