COLUNISTAS

Adalberto Maluf

Presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e conselheiro da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída). Bacharel e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (IRI/USP) e diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD (Build Your Dream). Trabalhou na Prefeitura de São Paulo, na Clinton Climate Initiative e na C40 Cities (Clmate Leadership Group).

Atilio Rulli

Diretor sênior de Relações Governamentais na Huawei do Brasil, com contribuição significativa na construção de parcerias que alavancam a transformação digital no país. O executivo já atuou como gestor de Rede e Data Center da Prodam – SP, passando por multinacionais como Cabletron, Enterasys e CISCO, onde foi responsável pela área de Diretorias Regionais de Vendas.

Aurélie dos Santos

Gerente de Smart Cities na green4T. Graduada em estratégias territoriais e urbanas pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, a executiva possui experiência organizacional na gestão de projetos de mobilidade adquirida no Brasil, França, Argentina e México. Atuou na implantação de 24 sistemas de bicicletas públicas e carros elétricos compartilhados e publicou o “Projetar e Construir Bairros Sustentáveis”, estudo comparativo sobre operações urbanas consorciadas, em São Paulo e Paris.

Bruno Rondani

CEO da 100 Open Startups e chairman da Open Innovation Week. Como empreendedor e investidor participou em mais de 20 startups e obteve três saídas por aquisição corporativa e um IPO. É engenheiro e mestre pela Unicamp, PhD em inovação e estratégia pela FGV, Eisenhower Fellow, pesquisador do Bridge, palestrante e professor de MBAs em universidades no Brasil e no exterior. 

Caio Vassão

Head de inovação na Kyvo e fundador da Bootstrap. Arquiteto e urbanista, há mais de 25 anos pesquisa as complexas relações entre urbanidade, tecnologia, comunidades e inovação. Professor e pesquisador coordenador do grupo Cenários Urbanos Futuros (RITe-FAUUSP), além de consultor em projetos de inovação e transformação organizacional, com abordagem do Metadesign para processos de transformação cultural e urbana.

Cláudio Nascimento

Diretor de Transformação Digital na Secretaria de Ciência, Tecnologia e inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE), cofundador da Lab Griô Consultoria, diretor de articulação institucional e projetos especiais da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anboitec) e ex-conselheiro do Porto Digital, em Recife.   Especialista em políticas públicas, o gestor tem atuado em prol do desenvolvimento econômico com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em Olinda, Recife, e na Amazônia, além de cursar Liderança Criativa, no setor público e sem fins lucrativos, na THNK School of Creative Leadership. 

Cris Alessi

Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, responsável pelos projetos de inovação de Curitiba com o Programa Vale do Pinhão, presidente do Conselho Municipal de Inovação e presidente do Fórum Nacional InovaCidades. Publicitária especialista em Marketing Digital e em Comunicação Digital na gestão pública.

Elias de Souza

Sócio da Deloitte no Brasil, onde atua na área de Infraestrutura & Projetos de Capital e líder da área de Governo e Serviços Públicos. Advogado com mestrado em Políticas Públicas (FGV-EAESP) e certificado profissional de PPP (CP3P). Atualmente, é doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Mackenzie, com a tese sobre cidades inteligentes e resilientes. O executivo é membro do Advisory Board do GRI Club de Infraestrutura no Brasil, além de professor convidado de cidades inteligentes, no MBA Internet das Coisas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e monitor convidado da Singularity University.

Gabriel Ribeiro Fajardo

Subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra – Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Governo do Estado de Minas Gerais. Com mestrado em direito da administração pública (UFMG), também atua como pesquisador do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – PPP Américas 2021, professor de cursos de pós-graduação em direito da infraestrutura e coordenador-executivo do Infracast.

Guila Calheiros

Superintendente Executivo da ANPROTEC, professor de pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e membro do Conselho de Administração da ABDI e do SOFTEX. Atuou, ainda, como Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife e Diretor de Inovação do Porto Digital.

Guilherme Cavalcante

CEO da UCorp.app, a primeira startup de tecnologia e soluções de mobilidade corporativa e elétrica do Brasil, e cofundador da Bewater Venture Builder. Desenvolvedor de negócios digitais e inovação, formado em Tecnologia e Mídias Digitais na PUC-SP, pós graduado em Design de Projetos Digitais pela BAU-Barcelona e Inteligência de mercado pela USP.

Igor Calvet

Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Atuou como Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia, e Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do extinto Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Também foi Chefe da Assessoria de Assuntos Regulatórios e Internacionais do Ministério da Saúde e analista de Negócios e Projetos da Apex-Brasil.

Ilan Cuperstein

Vice-diretor regional da C40 para a América Latina. Profissional com mais de 10 anos de experiência internacional em mudanças climáticas, energia e políticas urbanas, no Brasil, China e América Latina. Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-RJ e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela London School of Economics.

Isadora Chansky Cohen

Cofundadora e entrevistadora do Infracast, presidente do Infrawomen e sócia da ICO consultoria. Também atua como co-coordenadora do Grupo de Estudos em PPPs, Concessões e Privatizações, na Escola de Direito da FGV/SP e do MBA, em infraestrutura, do CEDIN-MG. Desempenhou funções na Subsecretaria de Parcerias e Inovação do Governo de São Paulo e no Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização e, na Prefeitura de São Paulo, atuou como diretora da Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos.

Jamile Sabatini Marques

Atua na área de Cidades Mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, por meio da Fecomércio/SC, como presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação, além de diretora de Inovação e Fomento da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, no contexto nacional. Pesquisadora no tema de cidades, com pós-doutorado na UFSC e pesquisadora na USP, no Programa cidades globais.

Júlio Ribeiro

CEO da Hubse Tecnologia da Informação, responsável pelo Instituto GEOeduc e execução dos treinamentos da Academia GIS Imagem (Esri BR). Professor na FGV, PUC, FACENS e IBEC.
Coordenou o premiado projeto de SmartCity #CIHE2030, em Monteiro Lobato/SP. Atuação nos campos da licenciatura, bacharelado e empreendedorismo e consultor em gestão do conhecimento e geotecnologias.

João Rampini

Diretor do Programa de Cidades Inteligentes da Embaixada Britânica no Brasil, onde desde 2019 gerencia a implementação de projetos em Recife, São Paulo e Belo Horizonte, no âmbito do Prosperity Fund. Especialista em políticas públicas e desenvolvimento urbano e com diversas experiências no campo da cooperação internacional e gestão de projetos, além da atuação na implementação das agendas globais da ONU e desenvolvimento de estudos urbanos no Brasil, França e Líbano.

Kelly Fernandes

Arquiteta e urbanista, especialista em economia urbana e gestão pública e especialista em mobilidade urbana do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Desenvolve análises e constrói narrativas para evidenciar os efeitos das facilidades e dificuldades de mobilidade no desenvolvimento urbano e na distribuição das atividades e dos grupos sociais no território.
Publicidade

Larissa Paredes Muse

Líder do Comitê de Marketing da IEEE Smart Cities Community (Região 3 – Sudeste dos EUA),  vice-chair do Grupo de Trabalho do Projeto de Norma P2784 da IEEE e co-chair da IEEE Smart Cities Conference e colaboradora do Grupo de Trabalho da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes (Ministério de Desenvolvimento Regional – Brasil).  Arquiteta e urbanista | MSc. em Engenharia Urbana, pesquisadora e consultora do setor de iluminação pública e cidades inteligentes e associada à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (Brasil-Atlanta).

Leandro Aliseda

Country Manager Latam & Portugal da Via, onde lidera as parcerias de mobilidade sob demanda. Mais de 25 anos de experiência profissional em cargos de liderança em consultorias e tecnologia (Accenture, Deloitte e Novabase) e Mobilidade (Localiza e Hertz), com MBA pela University of Texas e mestrado em Filosofia pela UNICAMP.

Luciana Lopes

Geógrafa, Mestre em Gestão dos Resíduos Sólidos pela Universidade de São Paulo, atua há 20 anos na organização de sistemas de coleta seletiva. Autora na publicação “Do Lixo à Cidadania: guia para formação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis”. Diretora da Visões da Terra, consultoria de projetos socioambientais que apoia na organização da gestão dos resíduos sólidos em 23 municípios no Brasil.

Luiz Eduardo Viotti

Sócio e Managing Director no Brasil da Kido Dynamics, investidor anjo em diversas startups, sócio e membro do comitê de investimentos da GR8 Ventures e da You Mind, plataforma de negócios e inovação. Também atuou como sócio das consultorias PwC e KPMG, onde liderou as práticas de Telecomunicações, Midia e Tecnologia, e foi CEO da EAQ, entidade aferidora da qualidade da Banda Larga no Brasil.

Marcel Martin

Coordenador do portfólio de Transportes do Instituto Clima e Sociedade (iCS), além de coordenador-geral da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). Arquiteto e urbanista pela USP, também possui mestrado em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC. Atuou ainda com a coordenação de grandes projetos na área de planejamento urbano, transporte e mobilidade, incluindo o desenvolvimento de estudos para planos diretores e de mobilidade, além da implementação de programas voltados à mobilidade urbana de baixo carbono.

Marcus Regis

Coordenador do Projeto PROMOB-e e da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que conta com coordenação do Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento. O executivo é especialista em gestão de projetos de cooperação internacional e economia do desenvolvimento.

Maurício Villar

Sócio-fundador e COO da Tembici, empresa líder em micromobilidade na América Latina. Especialista em mobilidade urbana e precursor da entrada da tecnologia de bicicletas compartilhadas com estações no Brasil, tendo criado e implementado o projeto PedalUSP, o primeiro sistema de compartilhamento de bikes da Universidade de São Paulo.

Patricia Pessoa Valente

Doutora e mestre em Direito do Estado pela FD-USP. LLM pela LSE. Pesquisadora do Centro de Regulação e Democracia do INSPER. Sócia do Pessoa Valente Advogados Associados, escritório especializado em Direito Público e Regulação.

Paula Faria

CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility. Especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, Parcerias Público-privadas (PPPs) e inovação social.
A executiva se destaca, principalmente, por fomentar iniciativas voltadas ao desenvolvimento das
cidades brasileiras.

Pedro Lira

Sócio-fundador da Natureza Urbana. Arquiteto e urbanista com mais de 15 anos de experiência no Brasil e exterior, com ampla experiência no planejamento e projetos de grande escala nos âmbitos público e privado.

Pedro Palhares

Gerente geral do Brasil no Moovit. Atuou por 12 anos no mercado financeiro e, em 2013, a convite do então secretário de transportes do Rio de Janeiro, migrou para a área pública, onde foi o responsável pela abertura dos dados do transporte público. Formação: Administração de Empresas (IBMEC-Rio) e Finanças (FGV).

Pedro Somma

CEO da Quicko, startup de mobilidade urbana. Liderou a área de Operações e Public Affairs da 99 e atuou com com gestão pública e políticas públicas voltadas para apoiar o desenvolvimento econômico, empreendedorismo e geração de trabalho, emprego e renda.

Petras Amaral Santos

Head de Inovação da Marcopolo. Há 19 anos na companhia, é responsável pela estruturação dos novos vetores de crescimento da organização, os quais incluem novos sistemas de mobilidade, modelos de negócio digitais e serviços. Também atua na gestão da estratégia de inovação e seus desdobramentos em cultura organizacional, métodos ágeis e conexão do atual negócio com o futuro. As ações da Marcopolo NEXT incluem a estruturação do portfólio de projetos, estruturas físicas e metodologias ágeis.

Rodrigo Quites Reis

Diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e professor titular de Engenharia de Software da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Ciência da Computação pela UFRGS e consultor em Arquitetura de Software, Melhoria de Processos de TIC, e Gestão da Inovação.

Regiane Relva Romano

Professora e chefe de Pesquisa do Smart Campus FACENS – programa que recebeu diversos prêmios no Brasil e no mundo na área de Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis. Atua como Conselheira em diversas empresas e como professora na área de inovação e de tecnologias emergentes nas universidades mais renomadas do Brasil. É palestrante e pesquisadora internacional na área. Atuou como Assessora Especial do Ministro, no MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Rogério Markiewicz

Presidente da ABRAVEi – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores; Conselheiro do CAU/BR – Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo do Brasil; sócio da MKZ Arquitetura; diretor Técnico ADEMI/DF – Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do DF; e diretor da AEarq – Associação dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo de Brasília.

Sarah Habersack

Coordenadora da Transformação Urbana e assessora do projeto de cooperação técnica Brasil-Alemanha “Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ANDUS)” da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, onde coordenou, junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional, a formulação da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. Especialista em mudança organizacional, desenvolvimento urbano e transformação digital, com atuação na Índia, Europa e no Brasil.

Sergio Jacobsen

CEO da Operating Company Smart Infrastructure da Siemens Brasil, abrangendo as áreas de soluções e produtos de média e baixa tensão, produtos de controle para automação industrial, automação predial, geração e armazenamento de energia distribuída e soluções para eletro mobilidade.

Sérgio Rodrigues

CEO da Lemobs, GovTech focada no processo de transformação digital das cidades brasileiras, e sócio-fundador da HealthTech ProntLife. Doutor pela COPPE/UFRJ, com mais de 20 anos de experiência em projetos de inovação envolvendo softwares e aplicativos.

Sergio Sgobbi

Diretor de relações institucionais e governamentais na Brasscom, atuou como  consultor em gestão empresarial para micro e pequenas empresas para o  SEBRAE/SP e facilitador de cursos nas áreas de RH e Gestão estratégica de  negócios. Desempenhou também a função de Secretário de Desenvolvimento Econômico  do Município de Araraquara/SP. Graduado em Ciências Sociais (Unesp) e Administração (Uniara) e doutorando em desenvolvimento territorial e meio ambiente.

Tatiana Tucunduva P. Cortese

Pesquisadora do USP Cidades Globais – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Autora dos livros “Cidades Inteligentes e Sustentáveis” e “Mudanças Climáticas: do global ao local.

Thaís Zschieschang

Cientista política, cofundadora e coordenadora do Coletivo Delibera Brasil, pesquisadora em gênero e política pela PUC/SP. Fomentadora de redes e articuladora de parcerias estratégicas. Mentora de negócios e organizações de impacto socioambiental. Especialista em responsabilidade social empresarial, relações institucionais e governamentais.

Thomas Strasser

Diretor de mercado civil e parcerias da Fundação Ezute, tem formação em Engenharia Elétrica e Automação pela USP. Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP e certificação internacional CP3P – Certified Public-Private Partnership Professional – Foundation.

Vitor Amuri

Sócio da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, autor e coordenador do primeiro Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) do Brasil, em Juazeiro do Norte (CE), e membro do Conselho Técnico da Frente Parlamentar Mista (Câmara e Senado) em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas. Atuou como  coordenador do mais relevante projeto federal na temática das Cidades Inteligentes, conduzido pelo Inmetro e pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e autor de “Parcerias Público-Privadas para Smart Cities”, obra adotada na etapa de estruturação do Plano Nacional de Internet das Coisas (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Vitor Magnani

Presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) e do Conselho de Comércio Eletrônico da Fecomercio/SP. Professor da FIA e especialista em Relações Institucionais e Governamentais para ecossistemas inovadores.

Colab

O Colab é uma plataforma que conecta a população ao governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir que o governo pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente. Fundado em 2013 e eleito o melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation, a empresa já recebeu prêmios nacionais e internacionais pela inovação na gestão pública e, em 2021, foi escolhida como a GOVtech mais promissora do Brasil, de acordo com a StateUp.

Embaixada dos Estados Unidos

Os Estados Unidos têm uma estreita relação com o Brasil em diversas áreas, mas o comércio e os investimentos representam, definitivamente, uns dos pilares mais importantes. Como a nona maior economia do mundo e um dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos, o país continua sendo um mercado vital para as empresas norte-americanas. E o Departamento Comercial dos Estados Unidos promove e facilita o investimento empresarial, produção de novas tecnologias, soluções inteligentes e inovações que integram e incluem o ambiente de cidades inteligentes.

Urban Systems

Com 21 anos de atuação, a Urban Systems é uma consultoria de inteligência de mercado e planejamento urbano, com visão sistêmica e integrada, que auxilia na elaboração de diagnóstico de cidades, no desenvolvimento de planos estratégicos econômicos e urbanos e projetos de base imobiliária.