spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesCONNECTED SMART CITIES PROMOVE ENCONTRO NO PR E APRESENTA PLANO DE CIDADES...

CONNECTED SMART CITIES PROMOVE ENCONTRO NO PR E APRESENTA PLANO DE CIDADES INTELIGENTES PARA CURITIBA

Eliane Bueno
Eliane Bueno
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

O Encontro Regional Curitiba acontece em formato virtual e reunirá especialistas em smart cities, com destaque para a apresentação do Plano de Cidades Inteligentes para a capital paranaense e indicadores de desenvolvimento

Nesta terça (23/03), a partir das 09h, o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Curitiba para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital paranaense. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do país,  contemplando 27 ações entre fevereiro e agosto.  O primeiro encontro foi realizado em Salvador, em 23/02; seguido por Vitória, em 02/03; Belém, em 09/03; e Campo Grande, em 16/03. Inscrições gratuitas AQUI

O encontro acontece ao vivo, em formato virtual, e reunirá especialistas em smart cities. A programação abordará indicadores de desenvolvimento de Curitiba, uma das três cidades mais inteligentes e conectadas do País, conforme o Ranking Connected Smart Cities, além da apresentação do Plano de Cidades Inteligentes para a capital, que conta com dois parques tecnológicos e oito incubadoras de empresas.



“O Encontro Regional em todas as capitais promove um grande intercâmbio de conhecimento e um mapeamento de ações de cidade inteligente em todo o Brasil. Curitiba tem diversos exemplos para serem compartilhados, a partir deste grande movimento do ecossistema de inovação que é o Vale do Pinhão”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

A iniciativa de Curitiba faz parte das ações da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021 e conta com várias iniciativas pré-evento. 

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais capitais, teremos uma agenda importante em Curitiba, com o envolvimento de vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Destaques de Curitiba Ranking Connected Smart Cities

Durante o Encontro Regional Curitiba serão apresentados os destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 11 eixos analisados e 70 indicadores, como: o destaque entre as três cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil e a primeira colocação em Urbanismo, onde as despesas nessa área é de R$ 655,00 por habitante (em comparação, a cidade de São Paulo investe R$ 329 per capita em urbanismo).

O município conta, também, com 48,6% das conexões de banda larga com velocidade superior a 34 megabyte por segundo; 35,1% dos empregos formais são ocupados por profissionais com ensino superior; 98,2 pontos de acesso a internet por 100 habitantes; Nota Escala Brasil Transparente de 9,6; e Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de 0,8514, considerado muito alto.

“A cidade apresenta crescimento de 4,4% das empresas de tecnologia, no Ranking 2020, enquanto muitas cidades no período apresentam redução do setor, e ainda crescimento de 1,7% entre as empresas de economia criativa e 26,9% do segmento de MEI, o que justifica o  destaque no cenário nacional e internacional nessas áreas. No conceito de Cidades inteligentes, a capital paranaense destaca-se, ainda, por ter 5,0% dos empregos formais alocados no setor de educação, pesquisa e desenvolvimento; e outros 4,4% dos empregos no setor de tecnologia, inovação e comunicação”, destaca Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, responsável pelo Ranking.

Participantes Encontro Regional Curitiba

Estão confirmados:  a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Fernando de Souza Jamur; a especialista em mobilidade sustentável e diretora da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Silvia Barcik; o sales district management da Bosch, Evandro Roveran; a diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard, Fernanda Caraballo. 

Além: o gerente de Aplicação Digital Smart Infrastructure da Siemens Brasil, Paulo Antunes Souza; a assessora técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Leny Toniolo; a secretária Municipal de Comunicação Social de Curitiba, Cinthia Amador Genguini; a representante do Smart City Expo, Juliana Palácios; a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria; o diretor comercial e marketing e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, Willian Rigon; entre outros especialistas.  

A programação completa está disponível AQUI 

AGENDA

A Agenda proposta para os eventos regionais pós-eleição municipal 2020 acontece entre 23 de fevereiro e 24 de agosto de 2021 e contempla os estados/regiões:

Estados Região Nordeste/Cidades: Maceió (AL); Salvador (BA); Fortaleza (CE); São Luís (MA); João Pessoa (PB); Recife (PE); Teresina (PI); Natal (RN); Aracaju (SE);
Estados Região Sul/Cidades: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS);
Estados Região Norte/Cidades: Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM);  Belém (PA); Palmas (TO); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR);
Estados Região Sudeste/Cidades: Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP);
Estados Região Centro-Oeste/Cidades: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO).

Patrocinadores Eventos Regionais: Bosch, Enel X, Signify e Sonner 

Sobre o Connected Smart Cities 

O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que permitem aos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes acesso aos conteúdos: analítico e relevante, por meio do: Ranking, evento, Prêmio, Learn e o portal, além do Connected Smart Mobility, que conta com site e conteúdo dedicado às discussões relacionadas a mobilidade urbana no Brasil.  

O Connected Smart Cities & Mobility conta com um alcance de mais de 15 mil pessoas mensalmente, 19 mil participantes, 1.200 reuniões nas Rodadas de Conexões e Negócios, 550 marcas participantes, 300 painéis de discussão, 1.100 palestrantes, além de mais de 250 apoiadores. O evento se destaca, ainda, pela ampla participação de prefeituras que, apenas em 2019 (formato presencial), contou com a presença de aproximadamente 300 municípios.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIA SOBRE OS ENCONTROS REGIONAIS E CURITIBA:
#CONECTATALKS COM CRIS ALESSI | PLANO DE SMART CITIES PARA CURITIBA
SMARTCITY – POR ONDE COMEÇAMOS?
CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY CONFIRMA AGENDA 2021 E TRAZ AÇÃO INÉDITA DE EVENTOS REGIONAIS

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos