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EQUIDADE DE GÊNERO E DIVERSIDADE

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Perspectivadas da cidade e a importância da diversidade no contexto do novo urbanismo

A cidade é o local onde se edifica a vida urbana, em que processos de deslocamentos encontram a diversidade cultural de diferentes grupos que transitam pelos espaços urbanos. Falar de cidades inteligentes é, portanto, entender as diferentes realidades, adaptando a gestão urbana às diferentes faces e vozes que constituem a cidade.

Nesse sentido, o espaço urbano é o local de encontro entre a tradição e a inovação, a interatividade e conectividade: a gestão de uma cidade deve levar em conta os processos de desigualdade- de concentração de riquezas e exclusão sócio-territorial- frutos de um intenso processo de urbanização do país.

A ausência de um planejamento urbano sensível à diversidade resulta em um acesso limitado à serviços, moradias e mobilidade a parte significativa da população. A desigualdade social limita o acesso a recursos e oportunidades econômicas, restringindo parte da população de vivenciar o espaço urbano plenamente.

Com a crescente urbanização e concentração de espaços urbanos, é preciso pensar em políticas públicas para tornar as cidades mais inclusivas. O Connected Smart Cities Digital Xperience irá discutir o assunto em um painel, no dia 09 de Setembro às 14 horas, que tem como objetivo promover a diversidade para tornar as cidades mais equitativas.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.  

SANTOS, SP, É CONSIDERADA A CIDADE COM O MELHOR SANEAMENTO BÁSICO DO PAÍS

Esta é a primeira vez que o município chega ao topo do ranking do Instituto Trata Brasil

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, ganhou destaque por ter o melhor saneamento básico do Brasil, segundo estudo feito pelo Instituto Trata Brasil. Esta é a primeira vez que o município chega ao topo do ranking. O levantamento considera as 100 maiores cidades do país. Os dados, referentes a 2018, foram retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Os dados mostram a evolução do saneamento básico em Santos, que ocupava o 12º lugar do ranking em 2018. Na época, a cidade já estava com quase todos os serviços universalizados, mas, neste ano, os números subiram ainda mais, reconhecendo o trabalho feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Os dados divulgados pelo Trata Brasil mostram que 100% da população do município já é atendida com água potável. Já o tratamento de esgoto chega a 99,93% das residências. Os números apontam que Santos alcançou a universalização nos serviços.

Outro destaque está no indicador de perda de água potável, que serve para medir os volumes ou recursos financeiros perdidos com vazamentos, fraudes, roubos e erros de medição, e também para verificar os níveis de eficiência dos serviços de saneamento. Santos teve a melhor colocação no ranking, com apenas 14,32% de perdas. O maior chegou a 77,11%.

As demais cidades da Baixada Santista que aparecem no ranking são Praia Grande, no 30º lugar, São Vicente, ocupando a 51ª posição, e Guarujá, no 60º lugar do ranking. Todas as cidades da região são atendidas pela Sabesp. Os outros municípios não aparecem na lista, pois são considerados apenas os 100 maiores do Brasil.

RECONHECIMENTO

O superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Raul Christiano, explica que Santos é um modelo de saneamento básico desde o início do século passado, por conta do projeto elaborado por Saturnino de Brito, que alavancou a saúde pública na cidade, mostrando a importância desse serviço. Além disso, garante que é um município planejado, organizado e com todos os sistemas em pleno funcionamento.

“Tivemos um incremento de investimentos a partir dos anos 2000, com o programa ‘Onda Limpa’, que tem como objetivo melhorar a balneabilidade das praias. Santos vem recebendo ações que modernizam o saneamento básico. Foi o primeiro município da Baixada a assinar contrato com a Sabesp. O investimento, previsto até 2045, período do contrato, é de R$ 450 milhões. Esses recursos serão aplicados em serviços de água e esgoto, desde uso geral até renovação de ativos”.

O superintendente garante que a Sabesp se sente muito reconhecida com essa posição de Santos no ranking. De acordo com ele, a companhia quer implementar o modelo de Santos em todas as cidades da região. Mas, para isso, também é necessário que as prefeituras trabalhem para realizar as regularizações fundiárias. “Essa é a nossa meta, de universalizar o saneamento em toda a região”.

Ele ainda explica que a Sabesp tem um plano de investimento que, somando os nove municípios da Baixada Santista, chega à ordem de R$ 5,8 bilhões nos períodos de contrato, que duram 30 anos. “Estamos sempre procurando o aperfeiçoamento. As ações de Santos estão muito focadas na modernização dos sistemas atuais. É importante sabermos que o saneamento, além de proporcionar saúde, proporciona o desenvolvimento econômico da região”, finaliza Raul Christiano.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), comemorou a boa notícia. De acordo com ele, o resultado se deve ao trabalho e investimentos da Sabesp que a prefeitura cobra e fiscaliza constantemente. Ele disse, ainda, que a nossa maior preocupação é garantir moradia para quem ainda vive em áreas irregulares, locais com difícil acesso à rede de água e esgoto.

“Para isso, estamos construindo 1.120 unidades habitacionais no Tancredo Neves, já entregamos 680 no Caneleira, e outras 205 no São Manoel. Essas unidades mudaram a vida de 885 famílias que antes viviam em palafitas, além de melhorar ainda mais os índices de saneamento da cidade, que é referência no país em qualidade de vida”, diz o prefeito.

Ele reforça que esta condição também tem alavancado outros setores, com destaque para o turismo, citando que Santos foi a sexta cidade mais desejada e buscada por turistas brasileiros para viagens em janeiro, segundo a pesquisa do Google Hotéis, que identificou os dez destinos mais populares do mundo.

Fonte: G1

 

FLORIANÓPOLIS: PMF ORIENTA PASSAGEIROS A REALIZAREM O CHECK-IN A CADA VIAGEM DE ÔNIBUS

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Com o decorrer do tempo e conforme aumentam o número de registros, capacidade de rastreio também é ampliada

O transporte coletivo voltou a circular na Capital catarinense em 10 de agosto e os passageiros devem ficar atentos às medidas de prevenção contra o contágio pelo Coronavírus. Além da máscara de proteção facial e lotação de 40% do veículo, a administração municipal pede que seja feito o check-in na plataforma de rastreio por QR Code, a cada viagem que o usuário fizer. O cadastro inicial deve ser feito www.covidometrofloripa.com.br, pela na aba “RASTREAMENTO QR CODE”. Feito isso, basta apontar a câmera no cartaz com QR Code sempre que utilizar ônibus ou entrar em algum estabelecimento. 

Até o momento a plataforma já recebeu 1.449.845 milhão de registros. Conforme o número de check-ins crescem no banco de dados, aumenta também, a capacidade de rastreabilidade em massa de possíveis contaminações. A lógica é simples: caso os identificados positivos tenham feito o check-in toda vez que utilizaram o transporte coletivo ou nos estabelecimentos comerciais em que estiveram presente, quando ainda estavam assintomáticos, todas as pessoas que estiveram nesses mesmos locais e que também tenham feito o registro na plataforma durante os durante os 15 dias anteriores aos sintomas dos contaminados, por exemplo, poderão ser alertadas sobre o possível contágio e mais informações das autoridades de saúde.

A plataforma foi desenvolvida pela Smart Tour, startup brasileira sediada em Florianópolis. Todos os procedimentos estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. Isso significa que a plataforma não invade a privacidade do usuário e nem expõe seus dados ou dos estabelecimentos cadastrados. Todas as informações são criptografadas e mantidas em completo anonimato durante todo o processo, chegando sob forma de IDs (números) até as autoridades de saúde, tornando praticamente impossível identificar o usuário.

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

CONEXÃO ABESE, EVENTO ONLINE E GRATUITO SOBRE SEGURANÇA ELETRÔNICA CONTA COM APOIO DO CSC

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O evento reunirá grandes speakers para debater o futuro do mercado

Com o tema “Conecte-se com o futuro da segurança eletrônica”, o evento online realizado pela Abese – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança aconte entre os dias 1 e 3 de setembro e reunirá mais de 25 convidados.

Nos três dias de debates e networking, a iniciativa, que conta com o Apoio Institucional do Connected Smart Cities, será realizada virtualmente e, pela primeira vez, poderá reunir convidados do Brasil inteiro para acompanhar os painéis sobre Gestão, Tecnologia, Tendências, Inovação, Indústria 4.0 e Marketing, Estratégias de Sucesso. As inscrições estão abertas por meio do link: https://abese.org.br/conexao-online/

“Desde o início da pandemia, temos realizado em nossos canais discussões de alto nível para o mercado. O engajamento dos participantes nos mostrou que há uma demanda por informação de qualidade para estruturar os negócios na reabertura das atividades econômicas, por isso o nosso evento trará profissionais e debates de extrema relevância”, afirma a presidente da Abese, Selma Migliori.

O Conexão Abese tem o intuito de promover e consolidar novas parcerias de negócios com empresas e patrocinadores. A programação do evento abrirá espaço para o networking entre os participantes através das Rodadas de Negócio.

Ao todo serão 9 painéis e mais de 25 convidados do setor público e privado. Entre os temas abordados estarão: modelos estratégicos para o pós-pandemia, gestão de negócios e tecnologias para o poder público, regulamentação da segurança eletrônica, como simplificar a saúde e a segurança condominial, planejamento financeiro para empresas, LGPD, entre muitos outros vitais para o crescimento sustentável do setor.

De acordo com o recente estudo realizado pela Abese, 65,2% das empresas de segurança eletrônica não demitiram nenhum funcionário devido à pandemia e cerca de 20% efetivaram a contratação de novos colaboradores durante o período. O mercado está continuamente em busca por informação e novas estratégias, 40% do setor notou crescimento na procura por soluções que atendem às novas demandas.

SOBRE A ABESE

Fundada em 1995 a ABESE é uma associação empresarial de âmbito nacional e sem fins lucrativos, representante das empresas de sistemas eletrônicos de segurança, que lidam com diversos tipos de tecnologias disruptivas como leitores faciais, rastreadores, videomonitoramento, controles de acesso, o que envolve portarias remotas, dentre outros recursos voltados para a otimização da segurança, promovendo segurança inteligente.

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da Abese

Bloco #4: Desafios de estruturação de projetos de PPP de IP

Entrevistados: André Oliveira de Araújo, Gerente Nacional – Caixa Econômica Federal / Camillo Fraga, Sócio diretor – Grupo Houer / Martha Seillier, Progr. de Parcerias de Investimentos – Ministerio da Economia / Rodrigo Margini Figueiredo Sá, Sócio – Radar PPP
Entrevistadores: Carlos Eduardo Cardoso, Responsável por Soluções e-city – Enel x / Marcelo Rangel Lennertz, Sócio – Portugal Ribeiro Advogados

Este bloco é parte da SÉRIE ONLINE – Investimentos no Setor de Iluminação Pública da plataforma Connected Smart Cities.

Conheça a plataforma: https://www.connectedsmartcities.com.br/
Conheça nossas séries e eventos: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

#CONECTATALKS COM ATÍLIO RULLI | O DIRETOR DESTACA AS SOLUÇÕES DA HUAWEI PARA SMART CITIES

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O diretor sênior de Relações Públicas e Governamentais da Huawei Brasil, Atílio Rulli, em entrevista exclusiva ao Conecta Talks, falou sobre como as soluções da companhia têm contribuído para tornar as cidades mais seguras e inteligentes

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, é especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, PPPs e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar as iniciativas voltadas para o desenvolvimento das cidades e conduz o Conecta Talks.

Paula entrevistou recentemente Atílio Rulli, diretor sênior de Relações Públicas e Governamentais da Huawei Brasil. Na oportunidade, Rulli enfatizou a experiência global da empresa em 100 cidades e 40 países, que inclui o Brasil, com destaque para o Projeto de Vídeo Cloud, que está sendo implementado na Bahia e que prevê a integração de todas as plataformas do Centro de Comando Integrado do Estado.

As soluções da companhia em áreas como: segurança; educação; saúde; e infraestrutura, têm contribuído para tornar as cidades, no Brasil e em todo o mundo, mais seguras e inteligentes, por meio de redes de banda larga, computação em nuvem, big data e IoT, por exemplo.

O executivo abordou, ainda, como será a participação da Huawei no Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020.

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO.

DESTAQUES DA ENTREVISTA

1. O diretor sênior de Relações Públicas e Governamentais da Huawei Brasil, Atílio Rulli, enfatizou importantes iniciativas sobre a atuação da companhia no Brasil e no mercado mundial, no sentido de construir cidades mais inteligentes e conectadas. 

2. O executivo também pontuou como entende que a experiência da China, no contexto de atuação da Huawei, pode ser replicado no Brasil.

4. Já sobre as soluções com foco em cidades mais seguras e inteligentes, Rulli apresentou como a empresa combina redes de banda larga, com e sem fio, para permitir conectividade integral em uma cidade e as áreas que se beneficiam.

5. As tecnologias usadas pela empresa e suas funcionalidades, como a rede de Comunicação Crítica (eLTE)- quando se trata da segurança, também foram abordadas durante o bate-papo.

6. O diretor sênior de Relações Públicas e Governamentais da Huawei Brasil também aportou como o país se beneficiará da tecnologia 5G e qual o potencial desse mercado.

7. Atílio Rulli concluiu enfatizando como os diversos atores podem construir cidades mais conectadas, principalmente depois da pandemia da Covid-19, além da participação da Huawei no Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020, entre outros pontos.

CIDADES INCLUSIVAS

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Quais são as medidas que buscam diminuir as disparidades da sociedade urbana e a segregação e exclusão social nas cidades:

Historicamente, o planejamento urbano de uma cidade se dá a partir de uma ótica de neutralidade, ou seja, não se diferenciam os cidadãos por gênero, etnia e condição social, sendo apenas levada em conta as necessidades urbanas de uma cidade. A responsabilidade de governar significa conceber os problemas que afligem a sociedade, considerando as diversas maneiras de se administrar e solucionar essas questões.

Enquanto o Estado se sustenta em autoridades formais e implementação de políticas já constituídas, a governança atua dentro do que se refere aos objetivos comuns, não dependendo de responsabilidades legais e/ou formais para se reivindicar, podendo partir tanto de lideranças populares, quanto do poder que as grandes empresas e a grande mídia exerce na governabilidade de um país. 

Para o exercício da democracia é essencial o diálogo entre os governantes e a sociedade civil. Sem o equilíbrio entre as duas esferas não existe legitimação nas ações estatais, ou pelo menos não deveria existir. Nesse sentido, nunca foi tão essencial criar mecanismos para aproximar a população de seus governantes e restabelecer a ideia de que ser cidadão é ser parte essencial para o funcionamento e manutenção das cidades. 

Cada vez mais, as redes sociais ocupam um espaço importante na vida dos cidadãos: através dessas é possível acompanhar notícias em tempo real, se posicionar, organizar manifestações e tudo com uma facilidade inconcebível à 20 anos atrás. Diferentes atores passaram a trabalhar soluções inteligentes e tecnológicas para incorporar a necessidade cada vez maior de participação política da população.

As redes sociais permitem que os problemas de uma cidade sejam cada vez mais evidenciados, permitindo com que esses agentes passem também a pensar em soluções e consigam colocar medidas em práticas. O Connected Smart Cities Digital Xperience irá realizar um painel no dia 10 de Setembro, às 16 horas, para discutir quais soluções inovadoras buscam diminuir essa exclusão social, tornando as cidades brasileiras mais inteligentes e inclusivas: para mais informações sobre o evento, clique aqui.  

CURITIBA: SOLUÇÕES DA CELEPAR AJUDAM AÇÕES DA SAÚDE, SEGURANÇA, TRÂNSITO E AGRICULTURA

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A Celepar desenvolveu diversas soluções para contribuir com o combate e prevenção à Covid-19. São soluções na área da saúde e também para oferta de serviços digitais da Segurança Pública, Detran-PR, Fazenda, agricultura e para ações de solidariedade.  

“Temos um papel fundamental neste momento, em que disponibilizamos a tecnologia para auxiliar tanto os gestores públicos quanto a população, uma vez que, ao deixar de comparecer presencialmente para obter serviços do Estado, estamos também preservando a saúde das pessoas, o que vem ao encontro do propósito de salvar vidas”, disse o presidente da Celepar, Leandro Moura. Ele lembrou, ainda, que a empresa e os colaboradores tiveram que se reinventar e se adaptar para a atuação de forma remota.

SAÚDE – Na área da saúde, a empresa desenvolveu e participou de diversas iniciativas, com foco na prevenção e no combate ao novo coronavírus, colocando a tecnologia como aliada aos profissionais.

Entre elas, o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS), uma ferramenta multidisciplinar que atende o paciente desde a entrada até a saída em uma unidade de saúde. O GSUS foi implantado, de forma inédita, remotamente em três hospitais paranaenses: o da Zona Norte de Londrina, de Dermatologia Sanitária do Paraná e de módulos no Hospital Regional do Litoral de Paranaguá.

Já o sistema de regulação GSUS/CARE está sendo a base operacional para a Secretaria da Saúde no enfrentamento da epidemia, ao possibilitar o gerenciamento da disponibilidade e ocupação dos mais de mil leitos de UTI criados especificamente para atender os casos de Covid-19, sem falar nos leitos de atendimento clínico, pediátrico e de retaguarda.

Ela está integrada com o sistema Notifica Covid, da Secretaria da Saúde, utilizado para a notificar e também gerenciar os casos suspeitos, confirmados e descartados de coronavírus. Este controle proporciona ao corpo clínico dos hospitais a tomada de ações adequadas de prevenção, cuidados e condutas no tratamento dos pacientes.

Em conjunto, ainda teve a disponibilização de relatórios através do Business Intelligence (BI), permitindo consultar os dados e acompanhar a evolução da doença e das condições da assistência hospitalar em tempo mais real. Estas ações favorecem o gerenciamento e o embasamento para a tomada de decisões.

A solução de assistência farmacêutica Sismedex desenvolvida pela empresa, foi adaptada, tanto para evitar aglomerações de pessoas, quanto para se adequar à nova regulamentação da renovação do Laudo de Solicitação de Medicamentos (LME), que passou a vigência de 3 para 6 meses. É um documento necessário aos pacientes para retirar seus medicamentos. Entre outras atualizações importantes neste processo, esteve a dispensação de medicamentos de forma antecipada, bem como a ampliação da entrega em casa dos medicamentos aos cidadãos.

TELEMEDICINA – A empresa, em parceria com a Superintendência da Ciência e Ensino Superior, desenvolveu o aplicativo Telemedicina Paraná. Este serviço gratuito já atendeu mais de 11 mil pacientes, dentre consultas médicas e acolhimentos psicológicos.

TRÂNSITO – O portal do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) foi reformulado para ampliar serviços digitais e facilitar o acesso aos cidadãos. Outra iniciativa que contou com a colaboração da Celepar, foi na disponibilização do novo serviço de liberação anual do laudo de Gás Natural Veicular (GNV), que dispensa a exigência do atendimento presencial.

SEGURANÇA PÚBLICA – O aplicativo 190 recebeu uma atualização, um botão chamado Covid-19, que possibilita ao cidadão realizar denúncias de locais com aglomerações de pessoas, com a opção de enviar fotos e vídeos. Assim, as forças policiais atendem as ocorrências, com o intuito de combater a proliferação do novo coronavírus.

O Sistema de Gestão da Execução Penal (Sigep) foi implantando no Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) ao final de julho. Esta solução possui mais de 200 funcionalidades, o que demonstra sua complexidade em meio à gama de serviços, possibilitando agilidade, eficiência e dinamismo aos gestores da segurança pública no Estado.

Em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), a empresa desenvolveu uma solução que possibilita o registro pela internet de Boletins de Ocorrência (BO) referentes a crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei Maria da Penha) e estelionato. Os registros podem ser feitos pelo portal www.policiacivil.pr.gov.br/BO .

FAZENDA – Lançado em parceria com a Receita Estadual e a Secretaria da Fazenda, o aplicativo Melhor Hora, ajuda o cidadão na escolha do melhor momento para realizar compras em mercados e farmácias, evitando aglomerações e preservando a sua saúde. Com base na emissão de notas fiscais, é possível pesquisar por bairro e cidade, um indicativo do fluxo de pessoas realizando compras naqueles estabelecimentos.

“É uma solução simples e que une a tecnologia com a preservação da saúde. Vale lembrar a importância da emissão da nota fiscal. Portanto, ao solicitar a inclusão de seu CPF em compras no comércio, o cidadão pode receber créditos no Nota Paraná, além de ajudar outros cidadãos em consultas das melhores ofertas no aplicativo Menor Preço. Está tudo conectado”, explicou o presidente Leandro Moura.

AGRICULTURA – A empresa participou do evento Pense Agro, quando foram apresentadas algumas soluções voltadas para a agricultura. O evento contou também com um workshop gratuito da Celepar, para ensinar como utilizar alguns aplicativos do Governo do Estado, como o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), Melhor Hora, Menor Preço e o Paraná Solidário.

Além disso, alguns sistemas ajudaram ao Estado a conseguir uma certificação nacional de território livre da febre aftosa, emitido pelo Ministério da Agricultura, o que amplia a possibilidade de exportação de suínos, peixe, frango, leite e pecuária bovina de corte.

CARTÃO COMIDA BOA – A Celepar realizou a impressão do cartão, além de ser responsável pela criação e administração do site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, com as informações voltadas ao cidadão, unidades de atendimento e o cadastramento dos comerciantes que participaram do programa. Também foi responsável pelo desenho e implementação da solução tecnológica que geriu as informações desta iniciativa, ajudando mais de 750 mil famílias, com a movimentação de R$ 113 milhões no comércio paranaense.

“Mobilizamos mais de 50 colaboradores que, inclusive, auxiliaram no treinamento dos atendentes do programa. Esta iniciativa foi fundamental para assistência à população em um momento extremamente delicado”, disse Moura.

Ele afirma que o desafio da Celepar foi grande, pois foi identificado que nem todos os beneficiários possuíam acesso à internet ou celular. A solução foi mudar o fluxo, colocando essa necessidade e responsabilidade ao comerciante, por isso a criação de um cartão com QR-Code atrelados a um CPF e com senha simples, garantindo a segurança e acessibilidade ao cidadão para obter o benefício.

SOLIDARIEDADE – O presidente da Celepar destaca que, em momentos como esse da pandemia, os colaboradores demonstraram que a tecnologia também é humana. “Uma de nossas soluções ilustra isso, o aplicativo Paraná Solidário, que conecta a solidariedade do doador com a necessidade de algum produto por parte de uma instituição”, explicou Leandro Moura.

A Celepar participou de algumas campanhas, como a Cesta Solidária, oportunidade em que foram doados pelos colaboradores cerca de 2,5 toneladas de alimentos, e do Aquece Paraná, com 500 itens entre vestuário e cobertores. Além disso, máscaras foram doadas à Central Única de Favela, para voluntários que estão atuando na linha de frente no enfrentamento da pandemia.

TECH AJUDA –  A empresa identificou que muitas pessoas possuem dificuldade no uso da tecnologia, como no manuseio de aplicativos. Pensando nisso, foi lançado durante a pandemia o serviço Tech Ajuda. Já foram feitos mais de 2.700 atendimentos via WhatsApp. Os colaboradores voluntários auxiliam cidadãos que precisam de ajuda tecnológica, principalmente no uso de smartphones.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

EM SÃO PAULO, 32% APOSTAM NA MOBILIDADE A PÉ PARA SE PROTEGER DA COVID-19, DIZ PESQUISA

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Levantamento da Rede Nossa São Paulo indicou ainda que 30% dos paulistanos pretendem usar menos o transporte público; já 32% deixaram o isolamento com a flexibilização da quarentena

Três em cada dez pessoas andam mais a pé na cidade de São Paulo para se proteger da Covid-19, de acordo com uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo divulgada nesta quinta-feira (6). O levantamento “Viver em São Paulo: Especial Pandemia” mostrou que o paulistano está especialmente preocupado com os meios de transporte.

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas online, entre os dias 20 e 28 de julho, com entrevistados maiores de 16 anos, das classe A, B e C, todos moradores da capital. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Quando questionados sobre as medidas implementadas para se proteger na pandemia, além do uso de máscara e álcool gel, 32% responderam que a aposta é no deslocamento a pé. Além disso, 25% disseram usar mais o transporte individual, como carro ou moto, e 25% se preocupam em fugir dos horários de pico.

Para o futuro, 41% pretendem se deslocar mais à pé, outros 19% querem usar mais o carro, 17%, a bicicleta, e 14% o táxi ou carro de aplicativo. Além disso, 30% dos paulistanos responderam que pretendem usar menos os ônibus mesmo depois da pandemia, e 27% querem diminuir o uso de trem e metrô.

A prefeitura garante que os paulistanos podem confiar no transporte público, cuja frota em circulação está em 85%, com higienização reforçada e obrigatoriedade do uso de máscaras, mas muita gente duvida.

“É o maior desconforto, né. Você paga caro e vive em uma lata de sardinha”, disse a passageira Fernanda Nascimento.

Raphaela Lourenço, que trabalha como auxiliar de vendas, contou que passou a usar carro de aplicativo na saída do trabalho como medida de proteção, apesar de pesar no orçamento. “Se eu botar na ponta do lápis, faz falta essa grana? Faz”, reconheceu.

Na pesquisa da Rede Nossa São Paulo, quando perguntados sobre quais medidas a prefeitura está tomando ou poderia tomar para aumentar a segurança no transporte público, quase metade respondeu, justamente, “aumentar a frota”.

“No momento adequado, na retomada, vai ser fundamental saber que tipo de mobilidade foi entregue. O problema pode ser solucionado com uma combinação de questões: novas modalidades e redução de lotação, já que dois terços da população da cidade de São Paulo se deslocam através do transporte coletivo”, disse Jorge Abrahão, coordenador da Rede Nossa São Paulo.

32% DEIXARAM A QUARENTENA

A retomada das atividades em shoppings, no comércio, em bares, restaurantes e academias tirou muita gente da quarentena – 32% dos entrevistados pela Rede Nossa São Paulo disseram que deixaram de fazer o isolamento social nas últimas semanas.

Entre os 68% que garante ainda sair apenas para atividades essenciais, 42% explicaram que não confiam nos dados oficiais e têm medo, 32% justificaram que são do grupo de risco, e 20% falaram que já estão adaptados ao trabalho em casa.

Entre os entrevistados, 36% revelaram a preocupação com uma segunda onda do vírus na cidade e, consequentemente, ser obrigado a ficar isolado de novo.

Fonte: G1

CÂMARA APROVA TEXTO QUE JOGA A VIGÊNCIA DA LGPD PARA DEZEMBRO

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Medida Provisória que trata da entrada em vigência da lei de proteção de dados tem de ser votada pelos senadores nesta quarta-feira sob pena de perder a validade

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje, 25, emenda do governo à Medida Provisória 959/2020 que antecipa de maio para 31 de dezembro deste ano o início da vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Foi derrotada proposta para a vigência imediata da legislação. Seguiu a matéria para o Senado, onde tem que ser votada até esta quarta-feira, sob pena de perder a validade.

Com o resultado, o governo do presidente Jair Bolsonaro comemorou uma vitória, pois havia procurado fechar acordo com o objetivo de adiar a entrada em vigor da legislação. E espera placar semelhante com os senadores.

Parte da oposição também apoiou a emenda do governo. Daí porque o líder da oposição, deputado André Figueiredo (CE), liberou a votação. Um dos motivos para o acerto, informou a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), seria um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fim de evitar a vigência imediata da lei, às vésperas da eleição municipal, quando poderão haver questionamentos jurídicos acerca da preservação de dados pessoais dos eleitores. Isso seria evitado com  o adiamento até dezembro.

O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), comentou ter fechado o acordo hoje à tarde para derrotar o parecer do relatório da matéria, deputado Damião Feliciano (PDT/PB), que previa o início imediato da vigência para agosto. Para isso, foi alterado o trecho da MP, que adia o prazo para maio de 2021.

Uma parte da base do governo defendia um período ainda maior de transição, previsto na versão original da MP: que as regras de proteção de dados só sejam exigidas das empresas, entidades e órgãos públicos a partir de maio de 2021. O Republicanos apresentou emenda nesse sentido, mas não prosperou

Líderes oposicionistas criticaram a emenda alertando que em janeiro o governo irá usar mais uma vez a pandemia para adiar novamente a vigência da legislação, com a edição de nova MP.

“Há três meses tomamos a decisão de adiar as sanções previstas na LGPD para que a legislação entrasse em vigência, por circunstâncias na economia”, reclamou o deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), que foi relator dessa lei aprovada em  2018.

Para Damião  Feliciano, não se pode usar a pandemia como justificativa para prorrogar a LGPD se a lei foi aprovada em 2018 com prazo de adaptação de dois anos para que entrasse em vigor. Ele propôs a mudança com o apoio de 30 congressistas que apresentaram 56 emendas nesse sentido.

Fonte: Tele Síntese