spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSUrbanismoCOMO NOVA IORQUE ESTÁ SE TORNANDO UMA CIDADE INTELIGENTE

COMO NOVA IORQUE ESTÁ SE TORNANDO UMA CIDADE INTELIGENTE

Referência como uma das principais metrópoles do mundo, Nova Iorque investe em urbanismo sustentável:

As cidades, como organismos complexos, devem desenvolver na sua gestão urbana princípios que se aliem a sustentabilidade, que promovam o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e acessíveis. Se a estimativa é que até 2050 80% da população mundial viva em centros urbanos, nunca foi tão necessário discutir soluções para absorver esse crescimento populacional que permitam o bem-estar para todos os cidadãos, além de incentivar o investimento, desenvolvimento econômico e a sustentabilidade.

A cidade de Nova Iorque é referencia no mundo inteiro quando o assunto é planejamento de grandes centros urbanos. O NYC Mayor’s Office of Technology and Innovation (MOTI) vem desenvolvendo políticas com o objetivo de tornar a cidade em uma smart city, sendo que essas buscam conservar recursos como energia e água, reduzindo o impacto ambiental de Nova Iorque, ao mesmo tempo que aumentando a qualidade de vida da população.



Em 2013 a cidade lançou o programa Accelerated Conservation and Effiency (ACE) com o intuito de promover um sistema de luz inteligente. O programa garantiu a instalação de luzes mais ecológicas em 650 prédios de 16 agências do governo, salvando milhões de dólares por ano, além de prevenir a emissão de mais de 900 toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa.

Com uma população que ultrapassa 8 milhões de habitantes, a cidade de Nova Iorque desenvolveu o sistema Automated Meter Reading (AMR) que garante um consumo de água mais consciente, além de permitir com que os cidadãos possam acompanhar seu consumo diário de água. O sistema, que já foi instalado em quase 1 milhão de propriedades, é integrado com um aplicativo de smartphone que, além de notificar o usuário de seu consumo diário, avisa sobre potenciais vazamentos caso exista uma anormalidade no volume de água consumido- a aplicação do programa já resultou na economia de $73 milhões de dólares.

Outro aspecto importante para a cidade é garantir o monitoramento do ar: o Departamento de Saúde e Higiene Mental de Nova Iorque realiza pesquisas de qualidade do ar desde 2008. O monitoramento é realizado com 75 estações de monitoramento temporárias instaladas por um período de duas semanas e 8 monitores de ar permanentes que relatam dados em intervalos de 15 minutos. Com o programa, foi possível determinar que o óleo para aquecimento de baixo custo, usado em apenas 1% dos edifícios de Nova York, estava causando mais poluição do ar do que todos os veículos da cidade juntos.

A aplicação desses recursos em cidades facilitam o planejamento urbano e resultam em uma diminuição de custos e aumento na eficiência dos serviços. Nesse sentido, a população passa a ser mais ativa também nos processos de mapeamento e gestão: fica cada vez mais evidente também que os cidadãos possuem e desejam auxiliar na identificação de problemas que permeiam seu entorno.

A governança proativa para a criação de cidades participativas tem como principal objetivo a criação de cidades que buscam cada vez mais promover o acesso aos bens e serviços públicos de maneira democrática, sempre buscando combater as desigualdades sociais e produzindo maior qualidade de vida para todos. O que leva Nova Iorque a ser pioneira em urbanismo está justamente no aspecto de adaptar às mudanças sociais e tecnológicas, sempre buscando estratégias que permitam melhorar o seu entorno.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos