LEONARDO TESTA DRONE PARA TRANSPORTE DE MERCADORIAS PESADAS
DIGITALIZAÇÃO NAS PREFEITURAS DE SÃO PAULO FAZEM LICENÇAS SEREM APROVADAS 5X MAIS RÁPIDO E GERAM ECONOMIA AOS COFRES PÚBLICOS
Presente em sete cidades, sistema do Aprova Digital conta com mais de 3 mil processos resolvidos digitalmente
Por conta das questões geradas pela pandemia e em busca de reduzir o tempo de aprovação de processos nas prefeituras, municípios brasileiros buscam, por meio de soluções digitais, se reinventar. Em São Paulo, sete cidades – São Paulo, Barretos, Bauru, Jaboticabal, Mogi das Cruzes, Santa Bárbara d’Oeste e Santana de Parnaíba – implementaram o sistema do AprovaDigital, GovTech que busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil.
Ao todo, somando os números dos municípios, o estado apresenta um total de aproximadamente 11 mil processos já abertos pelo sistema. Apenas na cidade de Barretos, na qual o Aprova está presente desde fevereiro do ano passado, foram mais de 3 mil solicitações realizadas de maneira 100% digital.
Na cidade de Jaboticabal, que implementou o sistema em maio de 2020, pode-se observar uma redução de 40 para 15 dias no tempo de aprovação de licenciamentos de obras.
Ao observarmos os resultados em municípios que possuem o AprovaDigital há mais tempo, a queda no período de aprovação é ainda maior. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, o software atua desde fevereiro de 2019 e já foi observado que o tempo de aprovação de licenças ambientais caiu de 120 para apenas 20 dias nos quase 4 mil processos abertos na cidade. Na Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Mogi, a história não é diferente, e mostra resultados que só melhoram ao longo do tempo: documentos que antes levavam 30 dias para serem liberados agora levam apenas seis.
A secretaria defere quase o dobro de processos do que deferia antes, e mais de R$300 mil foram economizados somente com a impressão de documentos.
“A chegada de um sistema como o nosso em um número maior de cidades gera oportunidades muito além do que se possa imaginar. Melhora a vida do munícipe requerente e do servidor, que tem seu trabalho facilitado. Além disso, com um cenário nacional mais desburocratizado, o país se torna mais atrativo para investidores. Ganha a sociedade como um todo”, explica Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.
Para Zanatta, os resultados que estão sendo apresentados no estado de São Paulo são muito animadores e comprovam a eficácia do sistema e o benefício que ele traz para a sociedade.
Com informações da Assessoria de Imprensa do AprovaDigital
PANDEMIA PODE REDUZIR DEFINITIVAMENTE O USO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
O estudo Covid-19-induced low power demand and market forces starkly reduce CO2 emissions sugere que a pandemia pode contribuir para uma redução definitiva da geração de energia por queima de combustíveis fósseis, petróleo e carvão, principalmente
*Vivaldo José Breternitz é doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie
SOLUÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA PIXEON VENCE EDITAL DO PROGRAMA IDEIAGOV
A solução de inteligência artificial Pixeon Lumia, que automatiza os processos de agendamentos, será testada e validada em projeto piloto no Hospital das Clínicas de São Paulo
Com informações da Assessoria de Imprensa da Pixeon
BUSUP RECEBE INVESTIMENTO DE Є5 MILHÕES PARA EXPANSÃO DE NEGÓCIOS
Com DNA brasileiro, empresa tecnológica líder de mercado de gestão de fretamento na Europa reforça modelo de negócio no Brasil
A rodada para o aporte de Є5 milhões – liderada pela Proeza Ventures, o maior fundo de investimento em mobilidade da América Latina, apoiada pela americana Autotech Ventures, fundo de investimento líder em mobilidade nos Estados Unidos, que investiu na Lyft , além da escola de negócios IESE, entre outros – destinará grande parte do valor na expansão do negócio no Brasil, o maior mercado hoje em dia da empresa e o país de um dos seus fundadores, Danilo Tamelini, Presidente LATAM da BusUp.
A BusUp, empresa espanhola com DNA brasileiro, faz parte do Grupo BusUp Technologies, que possui sede em Barcelona e está presente no Brasil, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Peru, sendo o Brasil o seu maior mercado e com maior potencial de crescimento. Fundada em 2016 na Espanha, iniciou sua operação no País há quase três anos e, atualmente, tem em seu portfólio empresas como Grupo BIG, DHL, Dupont, Ober e LUFT, em estados como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba.
O grande sucesso da solução de gestão otimizada de fretamento da startup no Brasil se reflete na credibilidade conquistada, em pouco tempo, de grandes empresas como o Grupo BIG, DHL, Dupont, Ober e LUFT, que estão confiando a terceirização da gestão de suas operações na BusUp, conseguindo não só uma redução de custos de até um 40%, como uma maior flexibilidade e controle das operações graças à sua avançada tecnologia,
Desde quando a empresa foi fundada,registra média de crescimento em cinco vezes ao ano, e passa por sua quarta captação de investimento. Até o momento, a marca já recebeu em média 8,5 milhões de euros em investimentos e o objetivo para 2021 é aumentar ainda mais o faturamento e portfólio de clientes. No Brasil, a ideia é também chegar a novos estados.
A BusUp não possui ônibus próprios, mas trabalha com mais de 150 operadores de mobilidade ao redor do mundo, com as quais estabelece parcerias de longa duração onde o operador consegue fidelizar seus melhores clientes, com melhor tecnologia e serviço, transformando assim digitalmente o setor do fretamento no Brasil que tem sido fortemente impactado pela pandemia.
“Não estamos no mercado para concorrer com as empresas de fretamento e sim para criar parcerias, trazendo vantagens e modernização para as operadoras e fidelização do cliente final. É algo que todos têm benefício”, conta Tamelini. Desde sua criação em 2016, a empresa já trabalhou com mais de 100 empresas e atendeu mais de 500 mil passageiros em seus países de operação.
Enrique Zambrano, Diretor da Proeza Ventures, destaca que o compartilhamento de rotas e veículos é uma solução para desafogar o trânsito em grandes cidades e reitera sobre a preocupação com a poluição gerada pelo tráfego intenso nessas regiões: “Estamos convencidos de que o modelo de transporte compartilhado da BusUp oferece uma das soluções mais sustentáveis e que ajudará a mudar o mundo que conhecemos para as gerações futuras”.
Segundo os investidores, esse era o momento ideal para a rodada.”Não ter que dirigir para o trabalho é uma proposta de valor muito atraente. O transporte compartilhado traduz-se em benefícios claros e relevantes em termos de eficiência e flexibilidade para os utilizadores, bem como para as empresas que souberam ver que esta proposta aumenta a produtividade e satisfação dos seus colaboradores e contribui para a retenção de talentos, conta Dan Hoffer, CEO da Autotech Ventures. “Nesse sentido, acreditamos que a solução compartilhada da BusUp mudará as regras do jogo do transporte corporativo, pois se enquadra perfeitamente na ‘nova normalidade’ do trabalho híbrido, proporcionando uma solução segura e flexível para as empresas, independente do seu porte”, finaliza.
Com informações da Assessoria de Imprensa da BusUp
MISSÃO 5G CHEGA AO FIM APÓS INTENSA AGENDA DE VISITA A FABRICANTES DA TECNOLOGIA NA EUROPA E ÁSIA
Comitiva brasileira chefiada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, assistiu a demonstrações de uso do 5G e até da tecnologia 6G, ainda em desenvolvimento
LEILÃO 5G
Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério das Comunicações
COVID-19: UBER ANUNCIA MEDIDAS PARA APOIAR VACINAÇÃO NO BRASIL
Iniciativas em parceria com governos e ONG visam promover informações sobre a vacinação e o deslocamento até postos de atendimento
A Uber está atuando em três frentes para promover a vacinação no Brasil: com doação de códigos promocionais para pessoas nos grupos prioritários poderem se deslocar aos locais de vacinação; apoio às autoridades de saúde para promover informações corretas e úteis sobre as vacinas e os programas de vacinação; e parceria com o terceiro setor para custear o deslocamento de quem mais precisa até os centros de vacinação.
Para materializar esse apoio, a Uber já fechou acordos para doar viagens à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e ao Governo do Estado de Pernambuco e segue em conversas com outras capitais, como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador, entre outras, a fim de apoiar a vacinação de profissionais de saúde e outros grupos prioritários contra a Covid-19.
A empresa vai fornecer códigos promocionais para apoiar o deslocamento dos grupos prioritários, de acordo com o cronograma estabelecido por cada governo. Cada código promocional dará viagens gratuitas de ida e volta aos locais de vacinação, no valor máximo de R$ 30. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens (instruções no final do texto).
“Queremos garantir que a mobilidade não seja mais um obstáculo para quem quer se vacinar”, diz a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods. “Por isso, além de apoiar os governos, estamos também apoiando a Central Única das Favelas (Cufa) para permitir que as pessoas mais vulneráveis tenham uma opção de mobilidade para chegar aos locais de vacinação. Neste momento, nossa parceria com eles é para identificar idosos que estejam nos grupos prioritários para que possamos oferecer as viagens”.
Para Celso Athayde, fundador e coordenador geral da Cufa, “as favelas são um espaço que foi negligenciado, onde as pessoas estão por ali por falta de alternativa, e onde tudo já é mais difícil mesmo em tempos normais – que dirá em uma época desafiadora como a que vivemos. Por isso, são fundamentais iniciativas como essa da Uber, que buscam facilitar o acesso à vacina do morador da favela que está nos grupos de risco”.
A Uber também apoiará o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para promover informação de qualidade sobre as vacinas e os programas de vacinação para toda a comunidade de mais de 22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros do aplicativo. Todos receberão, por meio do app da Uber, pílulas de informação e dicas produzidas pelo Conass sobre as vacinas.
“Esta é uma iniciativa socialmente relevante porque teremos a oportunidade de colocar em poucas palavras informações precisas sobre a segurança e eficácia das vacinas, bem como a importância da vacinação para interromper o contágio da Covid-19”, avaliou o presidente do Conass, Carlos Lula. Ele afirmou ainda que, as mensagens produzidas pelo Conselho estarão alinhadas à orientação e informação do Programa Nacional de Imunização (PNI). “O PNI é um patrimônio do povo brasileiro e um dos mais sólidos e sérios do mundo, sendo assim. entendemos que a nossa população deve ser contemplada com informações seguras e técnicas, tanto quanto o combate às fake news”, concluiu.
Esse pacote de medidas faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens gratuitas ou com descontos para ajudar a assegurar que a mobilidade não seja uma barreira para se tomar a vacina.
Resposta à pandemia – A medida vem somar a uma série de anúncios que a Uber tem feito para enfrentamento à pandemia desde o ano passado, como:
• Uso obrigatório de máscaras;
• UberMedics: na cidade de São Paulo, em parceria com o Itaú Unibanco, com a oferta de 200 mil viagens para profissionais de saúde do município que estão atuando na linha de frente do combate à COVID-19. No Rio de Janeiro, foram oferecidas 12 mil viagens em parceria com o Movimento União Rio;
• Doação de sangue: custeio de viagens de doadores que queiram se deslocar para bancos de sangue, iniciativa que já atendeu mais de 20 municípios de todas as regiões do país.
• Cestas básicas: em parceria com a CUFA – Central Única das Favelas, a empresa lançou uma campanha para doação de cestas básicas e kits de higiene a comunidades vulneráveis afetadas pelo coronavírus usando o aplicativo Uber Eats.
• Pesquisa de plasma: no Rio de Janeiro, a parceria com o Hemorio, o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro oferece viagens a pessoas curadas de coronavírus que queiram doar o plasma do sangue para pesquisa de combate ao vírus;
• Assistência financeira: o motorista ou entregador parceiro Uber diagnosticado com Covid-19 ou que fizer parte do grupo de risco pode solicitar assistência por até 14 dias mediante apresentação de atestado médico solicitando seu isolamento;
• Centro de Higienização: a companhia inaugurou Centros de Higienização da Uber voltado a motoristas e entregadores parceiros em dez capitais;
Suprimentos de limpeza: parceiros podem solicitar reembolso para itens como álcool em gel e máscaras.
• Vale Saúde: uma parceria com o Vale Saúde Sempre oferece para todos os parceiros da empresa descontos em consultas médicas em rede de atendimento privada e mais de 3.000 tipos de exames laboratoriais e de imagens;
• Telemedicina: os mais de 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros da Uber no Brasil têm a opção de utilizar o serviço de orientação médica online do Hospital Israelita Albert Einstein. Chamado de Einstein Conecta, o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com orientações por videoconferência, permitindo conforto e agilidade no atendimento com acesso à excelência médica proporcionada por um dos principais hospitais do País – uma conveniência que ganha ainda mais relevância em tempos de coronavírus.
• Suporte a restaurantes: apoio ao setor de restaurantes, oferecendo gratuidade na taxa de entrega para pedidos feitos a milhares de pequenos e médios restaurantes parceiros independentes do Brasil.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Uber
ABES E CCBC PROMOVEM SÉRIE DE ENCONTROS VIRTUAIS PARA DESENVOLVER OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS ENTRE BRASIL E CANADÁ
Primeiro encontro acontece no próximo dia 24, às 17h, e cobrirá políticas de incentivos do Canadá e cases de sucesso
A ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), organização independente mantida pelo setor privado e sem fins lucrativos, prepararam o primeiro encontro virtual da série Café com Canadá, que vai apresentar e analisar as iniciativas que visam aproximar empresas e startups brasileiras e canadenses. O evento acontece dia 24 de fevereiro, às 17h, e contará com a participação de Paulo Perrotti, Presidente da CCBC, advogado da LGPDSolution e Professor de Cybersecurity na pós-graduação da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS); Evandro Barros, Fundador e CEO do DATA H Artificial Intelligence e co-fundador do Institute of Applied Intelligence, e Rodolfo Fücher, presidente da associação. As inscrições devem ser feitas aqui e a participação é gratuita.
“Estamos desenvolvendo encontros virtuais com diversos países. No caso específico do Canadá, existem inúmeras oportunidades de negócios que podem ser desenvolvidas, entre empresas brasileiras e canadenses. Em alguns casos, com o apoio e incentivo do próprio governo canadense. Nessa série Café com o Canadá, o objetivo é mostrar as oportunidades, mas principalmente como melhor explorá-las, unindo a experiência da CCBC e da ABES. “, expõe Rodolfo Fücher.
O encontro virtual Café com Canadá está alinhado com o propósito de contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades, visando melhor qualidade de vida para todos, de forma inclusiva e igualitária.

