spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesCONNECTED SMART CITIES APRESENTA PLANO DE CIDADES INTELIGENTES PARA SALVADOR E INDICADORES 

CONNECTED SMART CITIES APRESENTA PLANO DE CIDADES INTELIGENTES PARA SALVADOR E INDICADORES 

Eliane Bueno
Eliane Bueno
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

O Encontro Regional Salvador acontece em formato virtual e marca o início de uma série de eventos que serão realizados em todas as capitais do país nos próximos meses 

No dia 23/02, a partir das 09h, o Connected Smart Cities e Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Salvador para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital baiana. A edição conta com parceria da SPIn Soluções Públicas Inteligentes e marca a agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do país,  contemplando 26 ações entre fevereiro e agosto. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/ 

O encontro em Salvador, Bahia, acontece ao vivo, em formato virtual, e reunirá especialistas em smart cities. A programação abordará indicadores de desenvolvimento da cidade, no contexto do Ranking Connected Smart Cities, e a apresentação do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) de Salvador, lançado no início de 2020, que transforma a cidade na primeira capital brasileira com um plano diretor de tecnologia. 

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como em Salvador, teremos uma agenda importante nas demais capitais e o envolvimento de vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Vitor Amuri, sócio e diretor de projetos da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, representante do Consórcio Salvador Smart City, enfatiza que o desenvolvimento das cidades precisa refletir os anseios da população e, por meio das tecnologias, servem de meio para melhorar a qualidade de vida.

“Buscamos, em Salvador, interpretar esses anseios da população, organizá-los de um modo racional, levando em consideração todos os potenciais e limitações da cidade, definindo objetivos e metas para um horizonte de 30 anos, de modo a maximizar continuamente seis ‘propósitos de sustentabilidade’, intimamente ligados aos objetivos do desenvolvimento sustentável: atratividade, bem-estar, coesão social, preservação do meio ambiente, resiliência e uso responsável dos recursos da cidade.  Nos próximos anos, todos os investimentos da gestão pública da cidade em tecnologia serão massivos, devendo, necessariamente, se inspirar nesses propósitos”, disse.

DESTAQUES DE SALVADOR NO RANKING CONNECTED SMART CITIES

Durante o Encontro Regional Salvador serão apresentados os destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 11 eixos analisados e 70 indicadores.

“A capital baiana melhorou 12 posições no Ranking, na comparação 2019/2020, com destaque para Mobilidade, Urbanismo, Governança, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação. Como toda cidade brasileira, Salvador possui pontos a evoluir, e o desenvolvimento do seu ‘Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente‘ é um dos seus principais aliados em seu desenvolvimento para uma cidade mais inteligente, sustentável e humana”, enfatiza Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, responsável pelo Ranking.

PARTICIPANTES CONFIRMADOS NO ENCONTRO REGIONAL SALVADOR

Estão confirmados: o secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de Salvador, Samuel Pereira Araújo; o diretor de Resiliência da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Secis) da Prefeitura de Salvador, Ivan Euler Pereira de Paiva; o diretor Técnico da  Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Cláudio Maltez; o presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet; o executivo Principal em Cidades Inteligentes e Municípios Digitais – CAF – Banco de Desarrollo de América Latina, Marcelo Facchina. 

Além do consultor Sênior de Parcerias e Comunicações Rede de Cidades Resilientes, América Latina e Caribe, Luis Bonilla Ortiz-Arrieta; o chief Business Officer –  Modulus One, Rafael Guedes; a analista de Sistema da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Magda Maria Guimarães de Andrade; a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria; o diretor comercial e marketing e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, Willian Rigon; o sócio e diretor de projetos da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, Vitor Amuri; entre outros especialistas. 

A programação completa está disponível aqui 

AGENDA

A Agenda proposta para os eventos regionais pós-eleição municipal 2020 acontece entre 23 de fevereiro e 17 de agosto de 2021 e contempla os estados/regiões:

Estados Região Nordeste/Cidades: Maceió (AL); Salvador (BA); Fortaleza (CE); São Luís (MA); João Pessoa (PB); Recife (PE); Teresina (PI); Natal (RN); Aracaju (SE);

Estados Região Sul/Cidades: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS);

Estados Região Norte/Cidades: Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM);  Belém (PA); Palmas (TO); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR);

Estados Região Sudeste/Cidades: Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP);

Estados Região Centro-Oeste/Cidades: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO).


O Encontro Regional Salvador faz parte das ações da 7ª edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021 e conta com várias iniciativas pré-evento.

CLIQUE AQUI E ACESSE A MATÉRIA SOBRE O EVENTO NO ESTADÃO MOBILIDADE 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos