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TERESINA: TECNOLOGIA FACILITA ATENDIMENTO DE PACIENTES COM COVID-19 NO HOSPITAL DO MONTE CASTELO

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Postos da unidade de saúde foram aparelhados com o sistema de comunicação, permitindo que os profissionais se sintam mais seguros na prática diária com os pacientes infectados

A tecnologia na área da comunicação tem sido uma aliada para melhorar o atendimento aos pacientes com Covid-19 no Hospital do Monte Castelo. Na unidade, foi implantado sistema que permite o contato, por vídeo, entre equipes da ala Covid e de outras da unidade de saúde, evitando possível contaminação. O recurso também é disponibilizado para que pacientes tenham contato com seus familiares. No dia 24 de julho, o prefeito Firmino Filho esteve no hospital para acompanhar de perto a utilização desse sistema e também a rotina dos profissionais de saúde.

Postos da unidade de saúde foram aparelhados com o sistema de comunicação, permitindo que os profissionais se sintam mais seguros na prática diária com os pacientes infectados. “Essas adequações que foram feitas para melhorar a comunicação, com o uso da tecnologia, têm sido bastante positivas, segundo me relataram os profissionais”, ressaltou o prefeito.

Ele destacou também o papel importante que o Hospital do Monte Castelo tem dentro da rede de assistência à Covid-19. “Aqui os pacientes de média gravidade são acolhidos. Tem uma equipe de trabalho completamente comprometida, são guerreiros da saúde, que tratam os pacientes com respeito e carinho. E o comprometimento da equipe, sem dúvidas, tem feito todo o diferencial nessa batalha contra o Coronavírus. Nada é mais importante que a vida e somos eternamente gratos pelo serviço prestado pelos profissionais de saúde da capital”, destacou Firmino.

O Hospital Dr. Miguel Couto, no bairro Monte Castelo, zona sul de Teresina, atende somente os casos de internação clínica de pacientes com suspeita da Covid-19. A Unidade dispõe de 50 leitos, sendo 43 clínicos e sete de UTI. De acordo com a diretora clínica, Ana Tecla, o hospital oferta um apoio multiprofissional aos seus pacientes.

“Aqui nós oferecemos todo o apoio necessário às pessoas que sofrem com essa doença. Por meio do nosso sistema de comunicação nós fazemos o acolhimento social, com visitas virtuais do paciente com os seus familiares, informando diariamente à família o boletim com o estado de saúde do paciente. Também estamos sempre interligados com todos os setores, o que nos permite nos atualizar sobre as informações de cada pessoa que está internada, tanto quando estamos no hospital, como em casa. É uma dedicação diária para que todos possamos superar esse momento de uma forma não muito traumática”, afirmou a diretora.

No momento da visita do prefeito Firmino, o jovem Pedro Ricardo de Oliveira, de 32 anos, recebeu alta. Ele informou que teve febre, dor de garganta e que foi muito bem acolhido ao receber o resultado positivo e ser encaminhado para internação na rede pública de saúde. “Apesar do sofrimento da doença, por ficar isolado, longe da família, desconectado do mundo, o atendimento e a atenção recebidos pela equipe médica nos fazem mais forte para superar a doença. É uma bênção agora voltar para casa. Só posso agradecer o cuidado recebido aqui no Hospital Monte Castelo”, comemorou.

Fonte: Prefeitura de Teresina

#CONECTATALKS COM O PREFEITO DE LAJEADO | MARCELO CAUMO FALA DA PARTICIPAÇÃO NO CSCM 20

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O Prefeito de Lajeado Marcelo Caumo abordou o case  Pro_Move Lajeado, tema da sua palestra no Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020, destacando os impactos no desenvolvimento do município

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, é especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, PPPs e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar as iniciativas voltadas para o desenvolvimento das cidades e conduz o Conecta Talks.

Recentemente a executiva entrevistou o Prefeito de Lajeado Marcelo Caumo, oportunidade em que foi destacada as políticas públicas para tornar a cidade, com aproximadamente 85 mil habitantes, mais inteligente. O município está localizado há 112 km da capital gaúcha e foi considerado o 6º com maior desenvolvimento municipal, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgado em 2018.

O prefeito Marcelo Caumo é um dos palestrantes do Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020 e irá abordar o case Pro_Move Lajeado
ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

DESTAQUES DA ENTREVISTA

1. O Prefeito detalhou como o movimento Pro_Move Lajeado, organizado por representantes do poder público, setor empresarial, universidade e entidades da sociedade civil tem contribuído para promover a inovação, o empreendedorismo, a geração de emprego e renda e a qualidade de vida no município.

2. Marcelo Caumo destacou a sua participação no painel CSCM DX 20: Como desenvolver uma cidade que possibilite habitabilidade para os cidadãos, empregabilidade para as empresas e sustentabilidade para a cidade, que destacará a competitividade.

3. Posição privilegiada em relação à capital gaúcha, pouco mais de 100 km, e proximidade com o Aeroporto Internacional Porto Alegre Salgado Filho também foi tema da entrevista com o Prefeito, que enfatizou, ainda, como tem buscado aplicar o conceito de cidades inteligentes e impulsionado o desenvolvimento econômico, de inovação e tecnologia do município.

4. O Prefeito Marcelo Caumo também falou sobre as ações no contexto da pandemia da Covid-19 e do Pacto Lajeado pela Paz, lançado há um ano.

5. E para concluir, o Prefeito destacou como deve ser pensada a cidade dos sonhos, entre outros pontos.


SETOR IMOBILIÁRIO DEVE SER UM DOS RESPONSÁVEIS PELA RETOMADA ECONÔMICA DURANTE A PANDEMIA

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Os mercados imobiliário e da construção civil iniciam a retomada das atividades e traçam novas expectativas para o segundo semestre

Chegamos na metade de 2020 e, durante esses seis meses, o mercado imobiliário passou por fortes emoções. Desde o otimismo do início do ano com investimentos em alta, juros e inflação em baixa, até a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), a corrida na busca de soluções para administrar o prejuízo causado pela crise e agora, com a flexibilização da quarentena, o início da retomada, que acontece em um mundo completamente diferente.

Cerca de quatro meses após o início da adoção de medidas de isolamento e restrições de circulação e de funcionamento do comércio adotadas pelos estados brasileiros e pelo Distrito Federal, de acordo com levantamento feito pela Agência Brasil*, começam a afrouxar as regras ou a pelo menos definir planos para a retomada gradual das atividades econômicas, mantendo medidas de isolamento social. Pelo menos 17 estados e o Distrito Federal publicaram medidas que permitem a flexibilização das normas que foram adotadas inicialmente, discutindo com prefeituras uma retomada gradual, dependendo da situação de cada região.

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, no último dia 26 de junho, afirmou em coletiva de imprensa, que a cidade de São Paulo foi promovida da fase laranja para a fase amarela da flexibilização da quarentena no Estado.  Nessa nova fase, os serviços de atividade imobiliária na capital paulista poderão ampliar o horário de atendimento de 4 para 6 horas/dia e aumentar a ocupação de estandes e imobiliárias de 20% para 40% da capacidade.

O prefeito Bruno Covas confirmou, no último dia 03 de julho, que a cidade de São Paulo continua na fase amarela e começa a ampliar o funcionamento de diversos estabelecimentos.

MERCADO IMOBILIÁRIO

Especialistas acreditam que, a partir de agora, o futuro deverá ser promissor, impulsionado pela queda de preços, juros baixos além da demanda reprimida durante os meses do isolamento. O foco da retomada continua com o respaldo da tecnologia. Para se manter durante a pandemia a digitalização das atividades imobiliárias foi acelerada. Por meio de softwares e aplicativos, todos os serviços que compõem o funil de vendas de imóveis puderam ser feitos de maneira virtual.

Segundo a Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação)*, a venda de imóveis já começa a crescer em São Paulo, A pesquisa mostra que em maio foram vendidas 2.405 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo. O resultado foi 25,1% superior ao mês anterior (1.923 unidades), mas ficou 26,7% abaixo das vendas de maio de 2019 (3.282 unidades).

No acumulado de 12 meses (junho de 2019 a maio de 2020), as 50.285 unidades comercializadas representaram um aumento de 52,1% em relação ao período anterior (junho de 2018 a maio 2019), quando foram negociadas 33.068 unidades.

Já os lançamentos apresentaram queda durante esse período. Segundo a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio)*, os lançamentos na cidade de São Paulo totalizaram em maio 1.570 unidades residenciais, volume 17,5% inferior ao apurado em abril de 2020 (1.902 unidades) e 44,0% abaixo do total de maio de 2019 (2.806 unidades). Segundo Paulo Takito, sócio diretor da Urban Systems “as empresas que já vinham investindo em tecnologia nos seus processos aceleraram e estão na frente com vendas concretizadas de forma digital, esta mudança veio para ficar no pós-pandemia e as empresas ‘old style’ que ficaram sem vender tem que correr para o digital senão irão continuar a perder vendas”.

No período de junho de 2019 a maio de 2020 (12 meses), os lançamentos na capital paulista somaram 62.727 unidades, 50,4% acima das 41.702 unidades lançadas no mesmo período do ano anterior (junho de 2018 a maio de 2019).

Para o economista-chefe do Secovi-SP*, Celso Petrucci, a tecnologia influenciou positivamente o comportamento do mercado em função das transações on-line, meio virtual que supriu a necessidade de negociação com o cliente diante das restrições impostas pela quarentena. O Secovi-SP destaca ainda que a tendência de queda nos lançamentos preocupa, apesar de que que o segundo semestre historicamente concentre maior volume acumulado de lançamentos e vendas. “No entanto, fica difícil prever o comportamento do mercado para o período neste ano totalmente atípico”, analisa Petrucci.

“Não sabemos o que vai acontecer e como será o comportamento do consumidor, mas temos bons fundamentos para acreditar que haverá demanda, pois o Brasil apresenta crescimento populacional em curso, o mercado imobiliário no primeiro trimestre estava saindo de uma longa crise com baixos estoques e as taxas de juros baixas induzem os investidores para este segmento”, comenta Paulo Takito da Urban Systems.

CONSTRUÇÃO CIVIL

Um dos setores mais importantes para a economia brasileira, a Construção Civil, também passou por adaptações durante os últimos meses e está otimista em relação à retomada. No último dia 14 de maio, a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínios (Afeal) promoveu a live ‘Virando o jogo: A retomada da construção pós-Covid-19’, com a presença de representantes da cadeia produtiva do setor, entre eles José Carlos Martins, Presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção)*. Ele falou sobre como o setor da construção civil tem reagido à COVID-19 e quais são as possibilidades para o futuro.

O presidente da CBIC destacou a construção civil como locomotiva para o novo momento do País, já que o setor impacta diretamente 97 outros segmentos, sendo 62 comerciais e industriais, e 35 serviços. “Precisamos tomar a frente, sem arrogância e pretensão, mas com responsabilidade, para pautar o novo momento de crescimento do País”, disse Martins, reforçando, para isso, a importância da cadeia produtiva do setor estar preparada e unida, com demandas sintonizadas com os anseios da sociedade brasileira, para intensificar a atividade e ajudar o país a capilarizar o desenvolvimento e gerar emprego formal.

Martins destacou também que o fato de que no Estado de São Paulo não ter paralisação de obras durante esses meses, diminuiu muito as demissões no setor. A CBIC * divulgou no último dia 26 de junho, o resultado do ‘Levantamento e Atualização das Informações de Obras em Andamento x Obras Paradas’. O estudo indica as obras que estão em andamento e paradas no setor da construção civil em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) na semana de 22 a 26 de junho.

De acordo com a sondagem semanal, todas as obras do Estado de Sergipe e Piauí estão paralisadas. O Rio Grande do Sul predomina apenas com obras públicas em andamento. Em algumas cidades do interior todas as obras estão em andamento e em Porto Alegre as obras estão paradas. Os demais estados correspondentes estão com as obras normalizadas. Sete estados não responderam à pesquisa da semana: Acre, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Norte, Bahia, Tocantins e Distrito Federal.

Fonte: Urban Systems

Bloco #1 | Contextualização dos Idealizadores

Apresentadores: Paula Faria, Idealizadora e CEO – Connected Smart Cities / Carlos Eduardo Cardoso Souza, Responsável e-city – Enel X / Marcelo Rangel Lennertz, Sócio – Portugal Ribeiro Advogados05

Este bloco é parte da SÉRIE ONLINE – Investimentos no Setor de Iluminação Pública da plataforma Connected Smart Cities.

Conheça a plataforma: https://www.connectedsmartcities.com.br/
Conheça nossas séries e eventos: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR

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Como Políticas Públicas Municipais podem auxiliar para o desenvolvimento do Ecossistema de Empreendedorismo e inovação nos Municípios

Em um Ecossistema Empreendedor, a inovação e o empreendedorismo são vistos como um processo dinâmico, no qual a difusão de ideias, experiências e informações são essenciais. O Connected Smart Cities Digital Xperience irá contar com um painel dedicado à abordar o tema, contando com a presença de Íria Almeida, Secretária do Gabinete de Governança da Prefeitura de Maceió; de Rogério Marcus Alessi, Presidente Conselho da Fundação Inova Prudente de Educação, Pesquisa e Inovação; de Messias Mercadante de Castro, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Jundiaí; e de Igor Oliveira, Secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Madre de Deus. 

O painel tem como objetivo abordar como a Governança pode ser orientada à Inovação, utilizando exemplos como Jundiaí e políticas públicas estratégicas de Ciência, Tecnologia e Inovação na cidade. De acordo com Messias Mercadante de Castro, a Prefeitura e a Sociedade Civil de Jundiaí construíram um Plano Estratégico Municipal de Ciência e Tecnologia a fim de estabelecerem um projeto de C,T&I a longo prazo para a cidade: “A política local de C,T&I materializa-se em 03 (três) tipos de projetos: educação empreendedora, tecnologias de cidade inteligente e promoção do empreendedorismo inovador por meio do fomento a startups”.

Além disso, o painel do Connected Smart Cities Digital Xperience tem como um dos temas o MCZlab- laboratório para desenvolver e testar soluções inovadoras na gestão municipal. Segundo Íria Almeida, o foco do projeto MCZlab é promover soluções inovadoras em uma cidade inteligente reconhecendo que a tecnologia deve ser um meio e não a finalidade: “soluções inovadoras numa cidade inteligente são tanto sobre cultura, liderança, finanças, governança e pessoas, quanto sobre tecnologia e dados. A primeira edição desta iniciativa objetivou aproximar e conhecer as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas pelo ecossistema de inovação local e que contribuam para aumentar a eficiência na gestão pública, gerando impactos positivos na sociedade, estimulando o potencial criativo e empreendedor e realizando conexões entre os atores para fortalecer e ampliar as relações socioeconômicas”. 

O Ecossistema Empreendedor possui uma governança multinível por princípio, já que atores estatais, empresariais e instituições de ensino devem cooperar e competir de maneira independente, sem que exista uma hierarquização dos papéis. A Governança, quando orientada para à inovação, cria um ambiente de integração entre os setores e possibilita o diálogo para soluções que aproximem as cidades de smart cities. 

Para mais informações sobre o evento, clique aqui. 

ABES SELA PARCERIA COM MEU FUTURO DIGITAL

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Apoio tem objetivo de fortalecer iniciativas e contribuir para o ingresso de jovens no mercado de trabalho no setor de TI

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, diante do propósito de contribuir com a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, fechou uma parceria com o movimento Meu Futuro Digital, ecossistema que visa acelerar iniciativas da sociedade que conectem jovens, instituições de ensino e empresas do setor de Tecnologia da Informação. O acordo entre as instituições tem o objetivo de ampliar o uso de recursos tecnológicos nos negócios e promover a educação aos profissionais do setor.

A ABES acredita que um dos caminhos para cumprir seu propósito é apoiar iniciativas que estimule o empreendedorismo no país e oportunidade aos talentos do segmento de tecnologia. “Este setor cresce mais de 9% ao ano no Brasil. Esse dado revela como precisamos preparar e qualificar profissionais para atender as expectativas do mercado. Acreditamos que a parceria com o Meu Futuro Digital fortalecerá ainda mais o empreendedorismo na área de tecnologia, atraindo e capacitando jovens profissionais e contribuindo para o crescimento digital do Brasil”, explica o presidente da ABES, Rodolfo Fücher.

A mais nova parceira da ABES tem o objetivo de evidenciar novos talentos e contribuir para o fortalecimento do setor. “O nosso foco é conscientizar a sociedade sobre a importância de acelerar exponencialmente a educação e a empregabilidade em TI. Dessa forma, fortaleceremos o setor, traremos oportunidades aos jovens e contribuiremos para o crescimento econômico sustentável do país”, complementa Rubem Duek, CEO e Co-Fundador do Meu Futuro Digital.

Com a parceria, a ABES colocará à disposição serviços e apoio nas iniciativas da ONG, com objetivo de fortalecer e ampliar a qualificação e contratação de mão de obra de jovens e adultos no setor de tecnologia no Brasil.

Sobre o Meu Futuro Digital: MeuFuturo.Digital é um movimento com o propósito de transformar o Brasil para o futuro do Trabalho e da Educação por meio da Tecnologia da Informação. Um ecossistema de empresas e entidades que tem a intenção estratégica de acelerar a inclusão de jovens e profissionais nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), de modo a promover inclusão, formação, mentoria e emprego de alta renda na área de TI no Brasil.

Fonte: ABES

FRONTEIRATECH: SISTEMA COMPLETO PARA CONTROLE EM FOZ DO IGUAÇU

O projeto FronteiraTech, implantado na Ponte da Amizade, pode servir também para ações de inteligência e segurança

Mais nove câmeras de reconhecimento de placas, 11 sensores de tiro, 35 câmeras de reconhecimento facial e um software de inteligência artificial foram instalados no controle aduaneiro da Receita Federal na Ponte Internacional da Amizade, Foz do Iguaçu (PR), na fronteira entre Brasil e Paraguai.

FronteiraTech, inaugurado há sete meses, é uma parceria entre Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a Receita Federal. O sistema, que funciona de forma integrada com o banco de dados da Receita Federal, reforça o controle aduaneiro na Ponte. Temporariamente fechada em função da pandemia, a ponte, quando em funcionamento, tem tráfego diário de centenas de carros e caminhões, em dias normais. Por mês, a ligação entre o Brasil e o Paraguai tem movimento aproximado de 4 milhões de pessoas.

O sistema inteligente foi projetado para modernizar o controle aduaneiro de fronteira. Agora a ABDI avalia que o potencial da solução pode ser impulsionado e utilizado em outras frentes de inteligência e segurança. “Entendemos que o potencial do projeto se mostrou maior do que a questão de controle aduaneiro. Buscamos agora aprimorar e potencializar o uso das tecnologias testadas na Ponte de Amizade envolvendo novas instituições e demandas”, explica o presidente da ABDI, Igor Calvet.

No dia 27/07, Calvet apresentou o FronteiraTech ao Diretor-Geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem. Os dois foram à Ponte da Amizade para que Ramagem conhecesse o funcionamento de todo o sistema, que é coordenado pelo Centro de Controle Operacional, instalado no controle aduaneiro da Ponte. 

FRONTEIRATECH

Na entrada e saída da Aduana e ao longo da Ponte da Amizade, o sistema possui 35 luminárias inteligentes, com duas câmeras em cada uma delas, totalizando 70 equipamentos com capacidade de fazer reconhecimento facial e identificar placas de automóveis. Outras quatro câmeras fixas com as mesmas tecnologias estão instaladas em pontos estratégicos. Além disso, são 15 luminárias de LED com telegestão e GPS e 11 sensores de tiro integrando o sistema.

O uso das câmeras de alta definição para monitoramento da fronteira, geram informações em tempo real e são controladas por um centro de operações.

Nos equipamentos instalados na fronteira há software de Inteligência Artificial que identifica padrões e gera dados que ajudam no combate a crimes como tráfico de drogas e armas, contrabando e descaminho. Se um carro for roubado e passar pelo local, o sistema é capaz de identificar rapidamente a placa do veículo e emitir um alerta. O mesmo ocorre com a identificação facial para procurados da justiça, por exemplo.

Fonte: ABDI

INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO ANA 2020 SÃO PRORROGADAS ATÉ 15 DE AGOSTO

A premiação contempla oito categorias: Governo; Empresas de Micro ou de Pequeno Porte; Empresas de Médio ou de Grande Porte; Educação; Pesquisa e Inovação Tecnológica; Organizações Civis; Comunicação; e Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH)

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) prorrogou o prazo de inscrições para o Prêmio ANA 2020. Agora as boas práticas no uso da água e na divulgação sobre o tema podem ser inscritas gratuitamente pelo hotsite www.ana.gov.br/premio até 15 de agosto, conforme publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31 de julho. Os vencedores das oito categorias ganharão o exclusivo Troféu Prêmio ANA. Nessa edição histórica – que também celebra os 20 anos de atuação da Agência em prol do desenvolvimento do Brasil – uma novidade é que os três finalistas de cada categoria poderão utilizar em seus materiais de divulgação o “Selo Prêmio ANA: Finalista” ou o “Selo Prêmio ANA: Vencedor”, conforme o resultado do concurso.

A premiação é realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico para reconhecer trabalhos que contribuem para a segurança hídrica, gestão e uso sustentável das águas para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Segundo o regulamento do Prêmio ANA 2020,  as oito categorias em disputa são: Governo; Empresas de Micro ou de Pequeno Porte; Empresas de Médio ou de Grande Porte; Educação; Pesquisa e Inovação Tecnológica; Organizações Civis; Comunicação; e Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

Dentre as categorias, o Prêmio ANA 2020 teve algumas mudanças em relação à última edição, realizada em 2017. As três categorias segmentadas de imprensa (Impressos e Sites, Rádio e TV) foram agrupadas em Comunicação, que tem um formulário de inscrição específico. Além disso, os conteúdos e materiais jornalísticos precisam ter sido veiculados a partir de 1º de julho de 2017.

Já a categoria Ensino foi substituída por Educação, que agora aceita projetos e iniciativas de entidades de ensino não formal, como museus, centros culturais, de ciências, de educação ambiental, bibliotecas, jardins botânicos, zoológicos e planetários. Continuam podendo participar estudantes e profissionais de instituições de ensino médio e fundamental.

Outra novidade foi a inclusão da categoria Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, adicionada para valorizar as ações de órgãos gestores de recursos hídricos, conselhos de recursos hídricos, comitês de bacias hidrográficas, agências de água e entidades delegatárias das funções de agências de água.

O Prêmio ANA 2020 tem uma Comissão Julgadora presidida pelo diretor da Agência Oscar Cordeiro Netto, mas sem direito a voto. Os demais integrantes são de outras instituições e foram selecionados com base em seu notório saber e reputação ilibada. São eles(as): a secretária executiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal, Marília Marreco; o ouvidor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Sérgio Carazza; a gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Anícia Pio; o coordenador geral do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), Jefferson de Oliveira; o gerente executivo da Agência UFLA de Inovação em Geotecnologia e Sistemas Inteligentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Samuel Campos; o assessor especial da Diretoria de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil (FBB), Rogério Miziara; a diretora de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Sirlei Batista; e o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), Lupércio Ziroldo. 

A Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das oito categorias com base nos seguintes critérios de avaliação: efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade e adesão social. Para a categoria Comunicação, o critério de sustentabilidade não será aplicável.

Os vencedores serão conhecidos em data e local a serem definidos. Para recebimento do Prêmio ANA 2020, o participante deverá comprovar estar regularizado junto ao poder concedente, quando couber, no caso de regiões que tenham o sistema de regulação dos usos de recursos hídricos esteja implantado.

As inscrições devem ser realizadas totalmente pelo hotsite do Prêmio ANA e não serão aceitos materiais em meio físico, já que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico adota uma política de papel zero. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.

O PRÊMIO ANA

Criado há 14 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico para reconhecer as melhores práticas e iniciativas voltadas ao cuidado das águas do Brasil, o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou mais de 2,2 mil trabalhos inscritos, tendo premiado 40 projetos de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do País. Conheça todos os vencedores e finalistas da premiação no Banco de Projetos.

CRONOGRAMA

  • Inscrições: até 15 de agosto de 2020;
  • Divulgação dos finalistas: 10 de novembro de 2020; e
  • Anúncio dos vencedores: previsto para o início de dezembro de 2020. 

Fonte: ANA

OPERADORAS: LIBERADO CREDENCIAMENTO NA REDE PÚBLICA DO DF

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Estudantes e professores vão acessar a plataforma Google Sala de Aula e a Secretaria de Educação pagará pelo benefício

A Secretaria de Educação vai custear o consumo individual de utilização da plataforma Google Sala de Aula para estudantes e profissionais da educação, em todas as etapas de ensino. O valor máximo mensal estimado para as contratações é de R$ 3 milhões. Essa cobrança será reversa, ou seja, os usuários navegam por meio do aplicativo Escola em Casa DF e a Secretaria de Educação paga a conta.

As operadoras de internet móvel já podem se credenciar para a oferta de dados móveis para as aulas on-line na rede pública de ensino do Distrito Federal. O Edital de Chamamento Público nº 02/2020 foi publicado no Diário Oficial do DF desta segunda-feira, 3/8, e ficará aberto permanentemente. A partir do credenciamento, o serviço poderá ser ofertado.

ACESSO AO PAIS

No caso da Educação Infantil e dos anos iniciais, são os responsáveis por cada criança que poderão acessar a plataforma e baixar os materiais das aulas preparadas para os filhos ou estudantes pelos quais são responsáveis. Eles também já estão cadastrados na plataforma Google Sala de Aula.

APLICATIVO

Todos os estudantes e professores cadastrados na plataforma que tiverem um chip ativo (telefone ou tablete, por exemplo) e baixado o aplicativo Escola em Casa DF, vão poder acessar com os respectivos logins e senhas gratuitamente.

O aplicativo Escola em Casa DF está disponível para sistemas Android, na PlayStore, desde 13 de julho, data do retorno oficial do ano letivo on-line. Em breve, também estará habilitado para o sistema IOS.

ENSINO HÍBRIDO

A oferta de internet pela Secretaria de Educação facilita o acesso dos estudantes e professores e permite uma participação ainda maior na plataforma, tendo em vista que a retomada das aulas presenciais será por meio do sistema híbrido.

Isso quer dizer que as aulas pela internet vão continuar. Em uma semana, metade da turma vai à escola enquanto a outra metade vai acompanhar as aulas pelo Google Sala de Aula, em casa. Na semana seguinte, a turma inverte.

Mais de 470 mil estudantes e 72 mil profissionais da educação já estão cadastrados na plataforma. Desde o primeiro dia do retorno do ano letivo, valendo frequência, de 13 de julho até o dia 29 de julho, a plataforma teve 2.279.909 acessos de alunos e 406.700 de professores.

Fonte: Agência Brasília

#CONECTATALKS COM CARLOS EDUARDO CARDOSO | ENEL X PARTICIPA DE SÉRIE DO CSC SOBRE IP

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No dia 05 de agosto acontece o lançamento da Série Especial Investimentos no Setor de Iluminação Pública – A nova geração de PPPs para Smart Cities, uma parceria da Enel X, Portugal Ribeiro Advogados e Connected Smart Cities

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, é especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, PPPs e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar as iniciativas voltadas para o desenvolvimento das cidades e conduz o Conecta Talks.

Para detalhar a Série Especial Investimentos no Setor de Iluminação Pública – A nova geração de PPPs para Smart Cities, que será lançada no dia 05 de agosto, uma parceria da Enel X, Portugal Ribeiro Advogados e Connected Smart Cities, a empreendedora entrevistou com exclusividade o responsável por Soluções e-city da Enel X Brasil, Carlos Eduardo Cardoso.

A série  faz parte da programação do Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020 e acontece de 05 de agosto a 01 de setembro. No total, serão cinco blocos, além da Agenda Estratégica durante o evento nacional- que ocorre de 08 a 10 de setembro, ocasião que  será realizada a Apresentação do estudo e dos principais highlights dos desafios do setor levantados durante a série. 

A série online conta com a participação de vários especialistas do setor público e privado. CLIQUE AQUI E ACESSE A PROGRAMAÇÃO!

DESTAQUES DA ENTREVISTA

1. Detalhamento da motivação da Série Especial Investimentos no Setor de Iluminação Pública – A nova geração de PPPs para Smart Cities.

2. Carlos Eduardo Cardoso falou sobre o desafios que ainda impedem o pleno potencial do mercado de Parcerias Público-Privadas (PPP’s) de Iluminação Pública (IP) e porque a Enel X irá discutir melhores projetos.

3. O executivo também destacou outros temas que serão abordados na série online, como: de que forma as PPPs de IP como plataforma para as cidades inteligentes, no contexto de como um projeto bem estruturado pode gerar benefícios para os municípios, além dos desafios para a viabilização.

4. Outro ponto abordado pelo responsável por Soluções e-city da Enel X Brasil foi sobre os desafios econômicos para a viabilização de projetos de PPP de IP em municípios menores, além de como a companhia vem trabalhando os desafios de estruturação de projetos junto à Administração Pública e o aperfeiçoamento dos Editais e Contratos de PPPs de IP.

5. E importância para a Enel X dos debates e envolvimento com os vários atores, como os promovidos pelo Connected Smart Cities e Mobility, entre outras abordagens relacionadas ao setor e à atuação da empresa.