ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR

Como Políticas Públicas Municipais podem auxiliar para o desenvolvimento do Ecossistema de Empreendedorismo e inovação nos Municípios

Em um Ecossistema Empreendedor, a inovação e o empreendedorismo são vistos como um processo dinâmico, no qual a difusão de ideias, experiências e informações são essenciais. O Connected Smart Cities Digital Xperience irá contar com um painel dedicado à abordar o tema, contando com a presença de Íria Almeida, Secretária do Gabinete de Governança da Prefeitura de Maceió; de Rogério Marcus Alessi, Presidente Conselho da Fundação Inova Prudente de Educação, Pesquisa e Inovação; de Messias Mercadante de Castro, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Jundiaí; e de Igor Oliveira, Secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Madre de Deus. 

O painel tem como objetivo abordar como a Governança pode ser orientada à Inovação, utilizando exemplos como Jundiaí e políticas públicas estratégicas de Ciência, Tecnologia e Inovação na cidade. De acordo com Messias Mercadante de Castro, a Prefeitura e a Sociedade Civil de Jundiaí construíram um Plano Estratégico Municipal de Ciência e Tecnologia a fim de estabelecerem um projeto de C,T&I a longo prazo para a cidade: “A política local de C,T&I materializa-se em 03 (três) tipos de projetos: educação empreendedora, tecnologias de cidade inteligente e promoção do empreendedorismo inovador por meio do fomento a startups”.

Além disso, o painel do Connected Smart Cities Digital Xperience tem como um dos temas o MCZlab- laboratório para desenvolver e testar soluções inovadoras na gestão municipal. Segundo Íria Almeida, o foco do projeto MCZlab é promover soluções inovadoras em uma cidade inteligente reconhecendo que a tecnologia deve ser um meio e não a finalidade: “soluções inovadoras numa cidade inteligente são tanto sobre cultura, liderança, finanças, governança e pessoas, quanto sobre tecnologia e dados. A primeira edição desta iniciativa objetivou aproximar e conhecer as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas pelo ecossistema de inovação local e que contribuam para aumentar a eficiência na gestão pública, gerando impactos positivos na sociedade, estimulando o potencial criativo e empreendedor e realizando conexões entre os atores para fortalecer e ampliar as relações socioeconômicas”. 

O Ecossistema Empreendedor possui uma governança multinível por princípio, já que atores estatais, empresariais e instituições de ensino devem cooperar e competir de maneira independente, sem que exista uma hierarquização dos papéis. A Governança, quando orientada para à inovação, cria um ambiente de integração entre os setores e possibilita o diálogo para soluções que aproximem as cidades de smart cities. 

Para mais informações sobre o evento, clique aqui. 

Beatriz Faria
Especialista em Conteúdo da Necta - Conexões com Propósito
Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias