spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeTECNOLOGIA IMPULSIONA CONEXÃO DE PEQUENAS CIDADES E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NO BRASIL

TECNOLOGIA IMPULSIONA CONEXÃO DE PEQUENAS CIDADES E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Ainda há muito espaço para a difusão de soluções de mobilidade baseadas na tecnologia, principalmente longe dos centros urbanos brasileiros

mobilidade sustentável nunca esteve tão em voga, em um momento em que a comunidade global discute maneiras de reduzir os impactos ambientais das mais diversas atividades, inclusive em viagens entre cidades, seja para turismo ou trabalho. A otimização desses deslocamentos passa, necessariamente, pela tecnologia, desde a análise dos dados até a aplicação dos insights obtidos. Identificar, por exemplo, trechos com pouca ou nenhuma oferta de viagem entre o ponto A e o ponto B é um dos elementos que compõem o necessário avanço para o aumento da conexão entre as cidades e a máxima ocupação de carros e ônibus nas estradas.

Dados de 2021 da Agência Internacional de Energia mostram que 76% da poluição atmosférica global relacionada ao transporte veio da malha rodoviária, com os carros particulares como principal fonte das emissões de poluentes. Ocupar um veículo sozinho contribui significativamente não só para um maior impacto negativo sobre o meio ambiente, mas também para o crescimento dos congestionamentos, sobretudo em áreas urbanas. Preencher esses  assentos vazios já é possível graças a soluções tecnológicas, que garantem a quem viaja a opção de escolha entre veículos compartilhados, como carona e ônibus, por exemplo.

Mais do que isso, uma mobilidade mais integrada tem uma relação direta com a inclusão. Ela é uma peça-chave para construir uma sociedade mais justa, onde todos possam participar plenamente da vida em comunidade. O Brasil é um país muito grande, com várias diferenças físicas e marcado por contrastes econômicos e sociais significativos e, para atender às necessidades sociais e econômicas da população, é essencial que haja um sistema de transporte que seja eficiente, acessível, conveniente e bem conectado. Isso envolve diferentes modais como ônibus, carona, trens, metrôs, bicicletas, entre outros, trabalhando em conjunto de forma coordenada.

Ainda há muito espaço para a difusão de soluções de mobilidade baseadas na tecnologia, principalmente longe dos centros urbanos brasileiros, onde os gargalos estruturais estão mais presentes, tanto em relação às condições das estradas quanto no que diz respeito à disponibilidade de linhas regulares de transporte público. Por exemplo, somente no último ano, 90% dos municípios brasileiros foram conectados através de carona e muitos deles não são atendidos por outros modais de transporte. Nesse sentido, plataformas que possibilitam o compartilhamento de viagens e a complementaridade entre diferentes modais deverão ser cada vez mais protagonistas em discussões, planos e políticas públicas sobre a forma como nos deslocamos.

Quando falamos de mobilidade sustentável, também é preciso considerar as vantagens econômicas proporcionadas pelo compartilhamento dos meios de transporte. No caso de uma viagem por carona entre cidades, a economia pode chegar em até 75% para condutores e passageiros que já fariam aquela viagem, considerando a divisão de custos com pedágio e combustível.

Apesar de ter avançado a passos largos nos últimos anos, outro ponto importante é a digitalização cada vez maior da mobilidade no Brasil, que pode beneficiar ainda mais gente, a partir, por exemplo, da presença crescente de companhias de ônibus nas plataformas digitais e multimodais. Um desafio que ajuda a aumentar a conexão das cidades e transportar mais pessoas em menos veículos é encontrar o ponto ideal entre oferta e demanda, cuja equação deve levar em conta fatores como a adequação da precificação. A tecnologia exerce papel fundamental nesse processo, a partir, por exemplo, de soluções que permitem aos condutores encontrar passageiros adicionais ao longo da sua rota, e não apenas do local de partida ao de chegada.

Sob a perspectiva do desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à interconectividade em diversas regiões do território brasileiro, o foco das empresas de tecnologia nos próximos anos deverá ser a otimização da inteligência dos algoritmos, imprescindível para facilitar a conexão entre as pessoas e estabelecer redes de transporte cada vez mais abrangentes, sustentáveis e inclusivas. Com soluções inteligentes e inovadoras, é possível superar desafios de mobilidade, criar um ambiente mais acessível e inclusivo, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Fonte: It Forum

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos