spot_img
HomeESTUDOSBOA VISTA, BELÉM E CAXIAS DO SUL SÃO SELECIONADAS PARA A SEGUNDA...

BOA VISTA, BELÉM E CAXIAS DO SUL SÃO SELECIONADAS PARA A SEGUNDA ETAPA DE PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DE CIDADES BRASILEIRAS

 A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a CAF e o Consórcio Latina América Smart Cities, com consultoria da plataforma Connected Smart Cities.

A próxima etapa do programa envolve prestação de consultoria e auxílio na elaboração de projetos para a elucidação de desafios dos municípios selecionados.

Investimentos em soluções de conectividade e inovação são fundamentais para  a construção de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Para fomentar esta tendência no Brasil, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Consórcio Latina América Smart Cities idealizaram um programa de cooperação técnica de transformação digital de cidades brasileiras, que contou também com a consultoria estratégica da Plataforma Connected Smart Cities (CSC).

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de municípios, a partir da expansão de redes de infraestrutura tecnológica, foi estruturado um trabalho de investigação e levantamento de dados de cidades de diversas regiões do Brasil. Além do CSC, o consórcio contou com a prestação de consultoria de outras empresas especializadas no assunto cidades inteligentes: SPIn Soluções Públicas e Bright Cities.

Como funciona o programa

O programa é dividido em duas partes e foi iniciado no mês de março. Primeiramente, houve  um trabalho de diagnóstico de cenários e análise de cidades brasileiras, por meio de dados e indicadores do consórcio. Na segunda fase,  houve participação ativa de 8 municípios, que integraram um estudo sobre cidades inteligentes, enviando informações e planos, além de auxiliarem no aprofundamento dos diagnósticos: Belém (PA), Boa Vista (RR), Rondonópolis (MT), Palmas (TO), Vitória da Conquista (BA), Foz do Iguaçu (PR), Guarapuava (PR), Caxias do Sul (RS)

Para fechar o primeiro ciclo, foram eleitos três municípios, que se destacam na promoção de iniciativas em transformação digital e smart cities, para continuidade na segunda etapa do programa: Boa Vista (PR), Belém (PA) e Caxias do Sul (RS). “Atendendo às premissas fundamentais para o incremento de smart cities, esses municípios foram reconhecidos como propulsores na promoção de ações relevantes e comprometidas com o desenvolvimento da governança digital e em prol de melhorias na prestação de serviços à comunidade”, destaca Paula Faria, CEO e idealizadora da Plataforma Connected Smart Cities. 

Nesta nova fase do programa, será realizado um trabalho de consultoria dirigido a cada um desses municípios para planejamento e elaboração de projetos adequados à dadas realidades, considerando as demandas atuais e os principais desafios identificados durante a etapa de diagnóstico.

Em breve, o programa também divulgará um cronograma com as próximas ações estratégicas que serão realizadas, de acordo com estudos dos principais indicadores de cidades inteligentes. Dentre elas, destaca-se a realização de um bootcamp durante a 9ª edição do Connected Smart Cities, o maior evento de conexões e negócios de cidades inteligentes e de mobilidade urbana do Brasil, promovido pela plataforma CSC, que será realizado entre os dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Saiba mais informações aqui.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos