spot_img
HomeSÉRIESIluminação PúblicaCONNECTED SMART CITIES DEBATE DESAFIOS DO MERCADO DE PPPS E ILUMINAÇÃO PÚBLICA...

CONNECTED SMART CITIES DEBATE DESAFIOS DO MERCADO DE PPPS E ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

A agenda  integra a  programação de eventos online da Plataforma Connected Smart Cities 2023, organizada em parceria com a Enel X.

Na manhã desta terça-feira, 22/08, a Plataforma Connected Smart Cities realizou um encontro com protagonistas dos ecossistemas de iluminação pública, inovações e tecnologias para o debate de cenários e propostas de soluções para melhorias na gestão de cidades, tornando-as mais inteligentes, conectadas e sustentáveis. 

Para condução e mediação do debate, esteve presente Carlos Eduardo Souza, Responsável e-city da Enel X, empresa especializada no desenvolvimento de serviços e soluções voltadas ao setor de energia para empresas, cidades e pessoas. Também participaram do evento:  Leonardo Luiz dos Santos, Fundador do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC); Luciano Burti, Sócio da Nouvenn e Marcello Serafini, Executivo Especialista em vendas de IOT da TIM Brasil.

Durante o bate papo, Carlos Eduardo destacou os avanços na implementação de projetos de iluminação pública no Brasil oriundos de parcerias público-privadas. “Já lançamos oito contratos recentemente, com destaque no município de Cataguases (MG). Há mais de 100 projetos de iluminação pública em curso. Cada vez mais têm sido idealizados bons projetos, de credibilidade, e boa parte está atrelada ao mercado de licitações”, destaca ele.

Em sua apresentação, Leonardo Luiz dos Santos, Fundador do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), frisou a importância da transformação da infraestrutura das cidades brasileiras, sob os âmbitos da iluminação pública e das cidades inteligentes, a partir da exploração do nicho de PPPs, através de um trabalho de cooperação técnica. 

Em sua fala, o executivo destacou também a relevância do programa de Educação Permanente e da atuação de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) para qualificação profissional e fomento de pesquisas e projetos que auxiliem a modernização e estruturação de iniciativas de concessão e PPPs em prol do desenvolvimento de uma iluminação urbana sustentável.

Dentro de uma concepção de modelo de cidade inteligente, Luciano Burti, Sócio da Nouvenn, defendeu políticas de incentivo à democratização e ao desenvolvimento de tecnologias de conectividade IOT para tornar este nicho do mercado mais eficiente e competitivo.

“O importante é conseguir agregar valor, consiga reduzir custos e fortalecer a segurança pública para o cidadão”, destaca Marcello Serafini, Executivo Especialista em vendas de IOT da TIM Brasil.

Assista o programa na íntegra aqui.

Anota na agenda

O próximo Evento CSC Online discutirá o tema Eletromobilidade no dia 29 de agosto, a partir das 10 horas, no canal do YouTube CSC. Não perca!

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos