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CARNAVAL ‘INTELIGENTE’ MUDOU RUMO DA FESTA NAS PRINCIPAIS CIDADES DO PAÍS

Douglas Tokuno
Douglas Tokuno
Douglas Tokuno é Head de Parcerias para América Latina e EMEA do Waze. O executivo entrou para o time do Waze em 2017 para liderar a chegada desse serviço ao país. Antes disso, Douglas fazia parte da equipe de Produtos e Estratégia do YouTube no Google. Em paralelo à sua atuação na empresa, o executivo foi mentor de negócios na Startup Farm e no Google Campus por dois anos. O executivo é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Administração pela FEA-USP.

Tecnologia se torna grande aliada dos foliões e dos governantes

O Carnaval é a festa mais popular do Brasil. Todo ano, as ruas e hospedagens recebem milhões de foliões, incluindo um alto número de estrangeiros, o que faz do período um dos mais importantes para a movimentação do turismo e da economia do país. O fluxo intenso de pessoas, blocos, shows e comemorações requer planejamentos eficazes das prefeituras, e na mobilidade, essa demanda por um olhar mais inteligente e estratégico não é diferente.

Para oferecer uma ideia da dimensão do Carnaval, a festa bateu recorde de público em diversas regiões em 2020, na última edição pré-pandemia. Cerca de 15 milhões de pessoas aproveitaram o Carnaval em São Paulo, segundo a prefeitura, enquanto em Salvador, um dos principais polos carnavalescos do país, aproximadamente 16 milhões de foliões circularam pelas ruas da cidade. 

O período sem folia oficial fez com que a sede de Carnaval aumentasse neste ano. Os blocos anteciparam a festa semanas antes, e mesmo muito tempo após o término ainda é possível encontrar resquícios dos que não querem se despedir da folia de Momo. 

Mas apesar dos efeitos positivos nas finanças e no turismo, o que foi feito para amenizar o impacto das mudanças no trânsito ao longo desse período?

Uma festa de todos

A movimentação pelo país não é exclusiva dos que desejam curtir o Carnaval, e mesmo aqueles que preferem fugir da festa aproveitam o feriado para viajar e sair da rotina. Festivos ou não, todos os grupos contam com a organização das prefeituras para que os transtornos no trânsito não impactem negativamente suas experiências durante esses dias. 

A tecnologia é a maior aliada durante o Carnaval – enquanto as prefeituras contam com ela na estruturação do tráfego, os foliões dispõem de aplicativos até para localizar blocos de rua, saber expectativas de público e conferir a programação completa nas cidades. Ações conectadas como essas ajudam a tornar a festa mais “inteligente” e de melhor acesso para a população. 

Por meio do programa Waze for Cities, o Waze contribuiu com diversas cidades fornecendo informações em tempo real aos usuários sobre fechamento de ruas, desvios em áreas de saída dos blocos e congestionamentos. Em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, equipes de editores de mapa voluntários do Waze foram alocadas dentro dos centros de gerenciamento de trânsito para garantir que todas as alterações fossem incluídas no app com agilidade. Prefeituras de outros municípios, como Belo Horizonte, também recomendaram que os foliões utilizassem o aplicativo para obter informações sobre as mudanças no trânsito durante o período. 

Entrosamento com o usuário

Como o Carnaval é a festa do povo, foi importante alinhar a estratégia com ações que  impactam o consumidor final. Por isso, convidamos a rainha do Carnaval, Ivete Sangalo, para ser a voz do Waze durante o período da festa, contribuindo para o engajamento do usuário com a marca. Os foliões puderam ser guiados pela voz da cantora e ainda encontraram informações atualizadas sobre o tráfego. Assim,  mais uma vez, construímos o Carnaval “inteligente”, com pessoas, cidades e tecnologia conectados, passando pela cultura do país.

Muitas empresas aproveitam a popularidade do Carnaval para se promover, tanto que diversos blocos e trios elétricos contaram com grandes patrocínios. No entanto, além do investimento financeiro, as marcas devem pensar no que podem contribuir para o bem-estar e a comodidade da população durante as festas. Com a tecnologia que temos disponível atualmente, é fundamental criar estratégias para fazer com que, cada vez mais, as grandes celebrações e cidades se tornem mais inteligentes. Dessa forma, o benefício final é de todos – e as razões para festejar também.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

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