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MAIS VERDE E INOVADORA: 5 TENDÊNCIAS PARA A MOBILIDADE EM 2023

Necessidade de descarbonização deve acelerar a circularidade da indústria e impulsionar investimentos em tecnologias verdes

Dificilmente seria possível prever um cenário tão desafiador para o setor de mobilidade como foram os últimos anos. Bloqueios causados pela pandemia de covid-19 levaram à escassez de materiais na cadeia produtiva, principalmente de chips semicondutores, enquanto a guerra na Ucrânia testou a resiliência do abastecimento energético em parte do mundo.

Entre os movimentos positivos que o último ano trouxe, no entanto, estiveram um foco ainda mais intenso no desenvolvimento da mobilidade verde e os avanços na eletrificação – dois dos tópicos que devem ganhar espaço – e evoluir – em 2023.

Mas é possível esperar muito mais da mobilidade no próximo ano. Entre as novidades, estão a chegada dos primeiros veículos elétricos solares, o investimento em design circular e inovação com foco em materiais e processos com menor impacto ambiental. Confira algumas das tendências para a mobilidade neste ano, segundo o The Next Web.

1. Veículos elétricos solares (sEVs) chegarão às ruas

Carro elétrico solar da Sono Motors — Foto: Divulgação
Carro elétrico solar da Sono Motors — Foto: Divulgação

A disponibilidade de veículos solares avançados – em oposição aos elétricos simples, que consomem energia – representa um grande avanço na indústria de veículos. No próximo ano, algumas empresas apostam na chegada de seus primeiros modelos movidos a energia solar. A companhia Sono Motors, por exemplo, deve dar início no segundo semestre à produção de seu modelo. A startup holandesa Lightyear também pretende lançar um automóvel desse tipo, chamado “0”, enquanto a empresa californiana Aptera avança para trazer ao mercado, em 2023, o seu veículo elétrico solar de dois lugares.

2. A ascensão do design circular

O design circular reimagina completamente a criação do produto, desde os projetos originais até os vários estágios do ciclo de vida, e o que acontece com cada elemento depois de cumprir seu propósito original. O ano de 2023 deve trazer ainda mais regulamentações para baterias e materiais críticos, como cobalto e lítio, aposta o TNW.

Com isso, as empresas terão que pensar o design circular de forma ainda mais estratégica. Os fabricantes de baterias devem passar a considerar o ciclo de vida do equipamento, da mineração das matérias primas e da reciclagem de materiais. Na prática, em 2023, veremos os fabricantes de automóveis e bicicletas elétricos mais focados na circularidade, além de maiores investimentos em baterias reutilizáveis e reparáveis.

3. O transporte público mais subsidiado na Europa

Em 2022, países como a Espanha e a Alemanha aumentaram os subsídios do transporte público como forma de incentivar seu uso pela população, enquanto mais países europeus investiram em transporte público para reduzir a dependência de gás – um combustível que foi impactado pelo conflito da Ucrânia. A aposta é que essas iniciativas se ampliem em 2023 – e para além do continente europeu.

4. Mais investimento em materiais sustentáveis

Em 2023, a inovação continuará a crescer com foco nos materiais utilizados na fabricação dos veículos.

Veículo da Volvo usa aço carbono verde — Foto: Divulgação
Veículo da Volvo usa aço carbono verde — Foto: Divulgação

Em 2022, a sueca Volvo se tornou a primeira fabricante de caminhões do mundo a começar a usar aço livre de combustíveis fósseis em seus caminhões elétricos. O aço é feito com uma tecnologia completamente nova que usa eletricidade verde e hidrogênio em sua produção, o que reduz o impacto climático na cadeia produtiva dos veículos da marca.

A inovação em materiais também deve chegar nas bicicletas. Algumas startups, como a holandesa MTRL e a alemã igus, têm trabalhado na fabricação de bikes com materiais recicláveis – dos freios aos rolamentos. Outra tendência é a venda de bicicletas modulares, feitas com peças intercambiáveis, o que facilita o reparo e aumenta o ciclo de vida dos equipamentos.

5. Mercado de Ebikes pode crescer

O 2022 foi um ótimo ano para as e-bikes. Em alguns mercados, como nos EUA, o hardware superou as vendas dos carros, com presença que cresceu também em países da Europa. Ao TNW, Tanguy Goretti, co-fundador e CTO da Cowboy, prevê uma adoção mais ampla das bicicletas elétricas diante do aumento dos custos de combustível ao redor do mundo e do movimento crescente de pessoas deixando de usar os carros. “É uma opção de transporte prática e mais acessível”, diz.

Fonte: Época Negócios 

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