spot_img
HomeSÉRIESPré-Eventos P3CCONFIRA OS HIGHLIGHTS DO SEGUNDO DIA DOS PRÉ EVENTOS DA PLATAFORMA P3C

CONFIRA OS HIGHLIGHTS DO SEGUNDO DIA DOS PRÉ EVENTOS DA PLATAFORMA P3C

Mylena Kosimenko
Mylena Kosimenko
Jornalista da Necta - Conexões com Propósito

2ª edição da Plataforma P3C promove encontros onlines e gratuitos com o objetivo de criar uma comunidade de especialistas para incentivar o debate construtivo e de alto nível sobre os principais temas do ecossistema de PPPs e Concessões

Ontem, 27/10, foi realizado o segundo bloco dos pré-eventos da Plataforma P3C, com foco na discussão sobre a educação e a comunicação no setor de infraestrutura, abordando os desafios, o que precisa ser aperfeiçoado e quais são os próximos passos. Confira a seguir os principais highlights apresentados.

Dimmi Amora, sócio-diretor da Agência Infra e moderador da rodada, iniciou o evento abordando o tema dos desafios da capacitação. Na visão do jornalista, há um longo caminho a ser percorrido no sentido de dar mais fluência e eficácia às interações no cenário da infraestrutura. Entretanto, admitiu ele, é preciso reconhecer que houve progresso em algumas frentes nos últimos anos. 

Carlos Nascimento, coordenador geral de MBA PPP e Concessões, concordou com o moderador do evento, afirmando que é necessário aprimoramento técnico. “Quando falamos com players que estão na fase de planejamento dos projetos, estruturação ou até mesmo auditando e monitorando resultados, há muita reclamação quanto às dificuldades em avançar por conta da falta de capacidade técnica das equipes e da ausência de instituições para promover uma estrutura adequada de trabalho, pontos que são pressupostos básicos para a implementação de projetos no setor”, avaliou.

Nascimento citou outra questão que precisa ser enfrentada: “A maioria dos entes públicos proíbe que se invista em capacitação de longo prazo quando se trata de servidores comissionados. É essencial planejar e criar carreiras mais perenes”.

PPPs ganham relevância  

“Estados que antes não tinham tanta tradição em apostar nos modelos de PPPs conseguiram ter iniciativas para estruturar parcerias e concessões. O modelo PPPs tem chamado a atenção e ganhando relevância”. A observação foi feita por Isadora Chansky Cohen, Secretária executiva da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo e fundadora do Infracast, ressaltou a importância de termos mais especialistas para o desenvolvimento da área e de organizar equipes de trabalho com a intervenção de profissionais em cargos comissionados e cargos de carreira, para que seja possível a continuidade dos projetos.

Já Mauricio Portugal Ribeiro, sócio do Portugal Ribeiro Advogados acrescentou que “ao olharmos para o passado vemos como avançamos muito, criamos uma comunidade de especialistas. Precisamos celebrar essas conquistas e perceber que a trajetória até aqui nos dá esperança para que possamos fazer muito mais e melhorar para o nosso país”.

Portugal finalizou sua participação mencionando a dificuldade para a capacitação de agentes públicos, o que, na sua visão, impede as agências reguladoras federais de terem um bom funcionamento. 

Os participantes também discutiram como a comunicação ganhou relevância estratégica para divulgação de informações do setor, especialmente durante a pandemia de Covid-19, período de intensa demanda por novas formas de comunicar em larga escala informações corretas e relevantes. 

Para Isadora, “uma boa comunicação faz parte do processo como um todo. Não basta cumprir o contrato, precisamos buscar as licenças sociais para que esse contrato seja resiliente e resistente com o passar do tempo. Sendo assim, precisamos de todos os mecanismos à disposição do gestor para tornar o projeto mais sólido”, finalizou.

Serviço:

P3C 2022 – PPPs e Concessões – Investimentos em Infraestrutura no Brasil

Quando: 

  • 8 de Dezembro – Abertura e Prêmio P3C – B3, a Bolsa do Brasil, São Paulo.
  • 9 de Dezembro – Conferência – Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo.

Programação: Clique aqui.

Leitores do Portal Connected Smart Cities contam com 25% de desconto no evento: inscreva-se!

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos