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CONSTRUINDO PARCERIAS COM MUNICÍPIOS

Pedro Palhares
Pedro Palhares
Gerente geral do Brasil no Moovit. Atuou por 12 anos no mercado financeiro e, em 2013, a convite do então secretário de transportes do Rio de Janeiro, migrou para a área pública, onde foi o responsável pela abertura dos dados do transporte público. Formação: Administração de Empresas (IBMEC-Rio) e Finanças (FGV).

Poder público e iniciativa privada podem trabalhar juntos, de maneira benéfica a todos

Nas últimas semanas, a equipe do Moovit no Brasil pôde entregar dois projetos dentro do que mais gostamos de fazer: parcerias com as cidades. Em julho, o Moovit se tornou a mais nova opção para consultar informações sobre mobilidade e transporte público em Campinas. E, nos últimos dias de agosto, anunciamos uma aliança semelhante com Salvador.

Semelhante, mas nada igual. Cada cidade tem suas características, desafios e particularidades. As linhas de ônibus de Campinas estão sendo aprimoradas, e auxiliamos o operador e a agência local a manter os passageiros informados. Em Salvador ajudamos nos deslocamentos multimodais, integrando ônibus, metrô e barcas no planejador de viagens do app. Em breve a capital baiana ganhará seu sistema de BRT, que também poderá ser localizado no Moovit, e como todo serviço novo vai necessitar ter informação na ponta para que a população se sinta segura em usar o novo modal.



Estes são dois exemplos do principal objetivo das parcerias: compartilhar informações com os passageiros de maneira benéfica a todos. Para a administração pública, é uma forma de informar o munícipe sobre todas as opções de mobilidade em sua cidade, difundir o acesso e simplificar o uso de transporte público para todos.

Para os operadores, difundir informações é uma maneira excelente de atrair mais passageiros para seus veículos e para todo o sistema de transporte público, oferecendo mais detalhes sobre o ônibus que vai chegar.

Para o passageiro é a forma de se sentir seguro e se apoderar do sistema público de transporte, ao confiar que as informações no app vão corresponder com o que será experimentado nas ruas. E para o Moovit representa mais usuários usando o aplicativo em todo o país.

Quais informações compartilhar?

Além dos horários e itinerários, a informação que mais faz diferença para o passageiro é a localização em tempo real, obtida por meio do sinal de GPS dos veículos. Todos que já aguardaram por muito tempo em uma parada de ônibus conseguem entender essa questão. Para além da comodidade, informar ao passageiro o tempo de espera é uma forma de não deixá-lo exposto a variações do clima, segurança e ao transporte irregular. A pessoa se sente “dona” daquele tempo, para fazer o que quiser com ele. 

Outra capacidade do Moovit para informar são os Alertas de Serviço. Gestores do transporte público podem enviar mensagens diretamente para os smartphones dos passageiros com atualizações sobre o serviço, alterações na operação ou eventuais mudanças de última hora. A mensagem pode ser segmentada para linhas e terminais específicos, fazendo com que a informação chegue para a pessoa certa na hora certa. No app, os usuários são convidados a escolher as linhas mais usadas como favoritas, garantindo com que a informação chegue a eles de forma simples. 

Além do tempo real, o aplicativo tem capacidade de apresentar mais informações específicas sobre cada veículo e estação. Por exemplo, se o equipamento tem acessibilidade para pessoas com restrições de locomoção, ou ainda se está muito lotado – esta funcionalidade é feita com alerta dos próprios passageiros. Uma ferramenta que nos trouxe muito orgulho é a de informar quais ônibus aceitam pagamento por aproximação. Foi desenvolvido em parceria com a Riocard Mais e implementado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Agora, é levado para mais cidades onde o Moovit está presente pelo mundo. 

Pode parecer que organizar e disponibilizar essas informações para o usuário é difícil e trabalhoso. Mas com o tempo e o desenvolvimento certos, cidades de diferentes portes e perfis podem colaborar com a iniciativa privada e trazer cada vez mais benefícios aos cidadãos. Há muitas empresas dispostas a trabalhar em parceria que tragam melhorias para todos.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

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