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COMO A MOBILIDADE COMO UM SERVIÇO ESTÁ AVANÇANDO NO BRASIL?

Mylena Kosimenko
Mylena Kosimenko
Jornalista da Necta - Conexões com Propósito

Mobilidade: capacidade e a facilidade de se locomover

Quando colocamos o termo num contexto social, facilmente confundimos ou generalizamos como transporte, seja de bens ou de pessoas. Mas o significado de mobilidade vai além, é a capacidade de chegar aos lugares necessários para a vida social, como trabalho, escola, parques, comércio, hospitais, entre outros lugares.

Sendo assim, podemos entender que mobilidade é viabilizar os deslocamentos essenciais para o exercício dos direitos básicos dos cidadãos. O papel da mobilidade é servir a sociedade, gerando desenvolvimento e qualidade de vida para as pessoas.

Durante o evento Parque da Mobilidade Urbano, esse foi mais um dos assuntos discutidos no painel que contou com a participação de Pedro Somma, Chief Strategy Officer – MaaS Global, Pedro Palhares, Gerente Geral do Brasil – Moovit, Thiago Piovesan, CEO – Grupo Indigo, Douglas Tokuno, Head de Parcerias – Waze Carpool para a América Latina. A Moderação foi realizada por Silvia Barcik, Diretora de Mobilidade – ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

No decorrer do bate papo, alguns questionamentos foram perguntados aos percipientes, dentre eles:

  • Quando será possível o transporte compartilhado, multimodal e integrado?
  • Quais são os desafios na integração das ofertas de modais em um único sistema?
  • Quais foram os avanços na bilhetagem eletrônica e sistemas de pagamento nos meios de transporte público no Brasil?

Para iniciar a conversa, Somma apresentou alguns dados sobre o comportamento das pessoas em relação ao transporte público. De acordo com uma pesquisa recente, 72% da população que utiliza o transporte público, prefeririam se locomover de carro. Por outro lado, 69% das pessoas que utilizam o carro, aceitariam deixá-los caso houvesse uma boa alternativa de transporte público.

A solução da MAAS Global para atender essa demanda foi oferecer um aplicativo de mobilidade por assinatura, serviço já disponível em diversos países. Com ele é possível ter previsibilidade como, por exemplo, saber a lotação do metrô em determinado horário, além de pagamento simples.

A Moovit, representada por Pedro Palhares, também ressaltou a importância da acessibilidade com rotas do transporte público e a dificuldade de obter esses dados para o compartilhamento.

A discussão continuou com os recursos de estacionamento apresentados por Thiago, com destaque para a mudança na infraestrutura referindo-se ao estacionamento subterrâneo e a  expansão da experiência do usuário.

Para Douglas, a mobilidade não é somente a tecnologia, mas sim um trabalho em conjunto com toda a comunidade. Tendo em vista que a pandemia alterou o comportamento dos cidadãos, a locomoção hoje não é somente as idas ao escritório. Com esses dados, a Waze Carpool visa expandir as caronas na hora, agendado as corridas para os mais diversos locais de deslocamento.

Piovesan finalizou o debate ressaltando sobre a transformação do transporte e da tecnologia “Não tem como não participar, se integrar e ajudar a ser parte da solução para fomentar esse novo modelo de mobilidade”.

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