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GOVERNO DE SÃO PAULO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SELO DA DIVERSIDADE

Reconhecimento certifica empresas que adotam políticas de inclusão no estado

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para a certificação do Selo Paulista da Diversidade. A iniciativa reconhece organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvem ou se comprometem a desenvolver boas práticas de promoção e valorização da diversidade de gênero, raça, orientação sexual, imigrantes ou em situação de refúgio, idosos, deficientes, portadores de HIV/Aids, entre outros grupos. As inscrições para essa edição podem ser feitas até o dia 20 de maio pelo e-mail sediversidade@sde.sp.gov.br.

“Como gestores públicos, temos que criar e pensar em políticas públicas, olhando sempre para todos os grupos de pessoas e reconhecendo o que, de fato, vai melhorar a vida da população. Certificar as organizações que valorizam a diversidade e desenvolvem boas práticas de RH é essencial para que tenhamos mais pluralidade nas instituições e em nossas vidas”, disse Marina Bragante, secretária-executiva, respondendo pelo expediente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.



Criado em 2007, o Programa Selo Paulista da Diversidade tem como objetivo difundir práticas inclusivas usando a experiência das empresas certificadas, provocando, com isso, mudanças graduais de mentalidade e de atuação no acolhimento da diversidade. Além de demonstrar o quanto é importante para as organizações, trazer para seu ambiente de trabalho diferentes competências e habilidades.

A partir deste ano, empresas localizadas fora do estado de São Paulo, mas que possuam ao menos uma filial no estado, podem inscrever seus projetos, pois entende-se que essas ações promovem a diversidade e beneficiam a população local. Na primeira edição de 2022, o selo foi concedido a 51 organizações por boas práticas em gestão de pessoas.

As inscrições ficam abertas permanentemente e podem ser feitas acessando o regulamento e a ficha de inscrição pelo link https://url.gratis/ruHS9L?source=qr ou pelo e-mail sediversidade@sde.sp.gov.br em contato direto com a equipe técnica. O selo tem validade de 24 meses e pode ser validado.

As iniciativas precisam atender a um ou mais públicos/temáticas elencados nas categorias abaixo.

  • Egressos ou em regime do sistema carcerário
  • Equidade de gênero
  • Equidade de raça
  • Infância e Adolescência
  • Juventude
  • LGBTQIA+
  • Pessoa com deficiência
  • Pessoa idosa
  • Pessoa imigrante ou em situação de refúgio
  • Pessoa em situação de rua
  • Pessoa que vivem com HIV/Aids
  • Programas transversais que contemplem mais de um grupo
  • Outros

Serão analisadas as seguintes ações:

Gestão estratégica da diversidade: quais ações são executadas para o público minoritário, se são mensurados indicadores, se as políticas de diversidade e inclusão são comunicadas pela organização aos seus colaboradores e como isso é feito;

Gestão de pessoas: se a organização pretende promover ações de diversidade em seu recrutamento ou seleção, treinamento e capacitação, acompanhamento de carreiras, gestão de benefícios ou até mesmo desligamentos;

Gestão de negócios e inovação: são analisadas formas de atendimento ao público e acompanhamento de sua cadeia de valor, se a diversidade e inclusão se estendem a seus fornecedores e colaboradores terceirizados, se a organização apoia ações externas e organizações sociais, como isso é feito e como é a comunicação da organização, se a diversidade e inclusão estão presentes na sua comunicação, seja ela interna ou publicidade externa.

A organização precisa encaminhar seu plano de diversidade, mas caso esteja em implementação deve mencionar suas ações com objetivos, metas e o tempo a serem alcançadas.

Serviço:

As organizações que queiram receber a certificação do Selo Paulista da Diversidade poderão manifestar interesse pelo e-mail sediversidade@sde.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3718-6539.

Ou acessar o link com o regulamento e a ficha de inscrição https://url.gratis/ruHS9L?source=qr.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

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GOOGLE LANÇA CURSOS COM CERTIFICADOS PROFISSIONALIZANTES NO BRASIL

Cursos têm potencial de capacitar novos profissionais para oportunidades em áreas como a de tecnologia no Brasil

Os cursos, cujo conteúdo foi desenvolvido pelo Google, são pagos, estão disponíveis na plataforma Coursera e não exigem conhecimento prévio

O Google lançou na última segunda-feira (2), na semana marcada pelo Dia do Trabalhador, três novos cursos profissionalizantes com certificado na plataforma do Coursera. Além do curso voltado à certificação em Suporte de TI, estarão disponíveis, com legendas em português, as formações profissionais em Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design. Todas as opções de cursos não exigem conhecimento específico anterior e são voltados a quem busca entrar no mercado de trabalho, mudar de área profissional ou avançar na carreira.

A proposta é contribuir para a redução do desemprego, que hoje atinge 12 milhões de brasileiros, realidade agravada pelos impactos econômicos decorrentes da pandemia do coronavírus.



As Certificações Profissionais do Google fazem parte do programa Cresça com o Google, projeto que agrega produtos, plataformas e serviços para ajudar pessoas e negócios a se desenvolverem no mercado profissional. A ideia central é fornecer habilidades digitais práticas e técnicas para ajudar pessoas e negócios a se desenvolverem, inclusive socioeconomicamente.

“Quando as pessoas aprendem a aproveitar ao máximo a web, é incrível o quanto indivíduos, empresas e economias inteiras podem crescer. Queremos que todos tenham as habilidades digitais necessárias para se beneficiar da revolução tecnológica e compartilhar desse crescimento, contribuindo para a recuperação econômica do país, algo de suma importância neste momento”, disse Susana Ayarza, diretora de Marketing do Google no Brasil.

Os cursos serão 100% on-line, com cronograma flexível e duração a depender da disponibilidade do aluno, com 200 horas ou mais. O curso tem custo mensal de US$ 14 (aproximadamente R$ 75, a depender da cotação), seguindo a política de preços da plataforma Coursera. Também há a opção de pagamento por três meses, com 33% de desconto (US$ 28), ou por seis meses, com 50% de desconto (US$ 42).

Capacitações e certificados

Os cursos foram construídos para atender à demanda imediata de quem procura por emprego em áreas de alta demanda no mercado de tecnologia. Objetivas e dinâmicas, as capacitações procuram preparar os participantes para o início imediato em vagas de entrada no mercado de trabalho que exigem as habilidades estudadas. Além disso, os novos cursos são orientados em nível profissional, foram criados por especialistas do Google e deixam os currículos ainda mais competitivos.

O curso de Suporte de TI já é oferecido pela plataforma, em português, desde 2019. Nele, os participantes são capacitados para oferecer suporte na área de tecnologia, de forma remota ou presencial. A capacitação inclui um currículo inovador projetado especialmente para preparar os participantes para funções de nível básico.

Através de uma mistura de palestras em vídeo, questionários, laboratórios e widgets práticos, o programa apresentará soluções de problemas e atendimento ao cliente, redes, sistemas operacionais, administração de sistemas e segurança. O conteúdo do Certificado Profissional de Suporte em TI do Google está sob a Licença Internacional de Atribuição 4.0 da Creative Commons.

Com o certificado, os participantes têm o potencial de serem contratados em empresas em todo o Brasil. É o caso da Regiane Costa, de Contagem-MG. Com formação inicial de técnica de enfermagem, dedicou-se ao curso em Suporte de TI oferecido pelo Google no Coursera, no qual obteve a certificação em 2021. Logo na sequência, conseguiu seu primeiro emprego na área e atualmente sua intenção é investir ainda mais em sua formação profissional e ajudar outras mulheres a entrar no mercado de tecnologia.

“O número de mulheres na área é bem menor, comparado ao de homens. E nossos salários — para executar as mesmas funções — é mais baixo. Quero dar voz a essas mulheres e lutar pela igualdade de gêneros”, diz Regiane. Saiba mais sobre a sua história neste vídeo.

Novos cursos

Os novos cursos seguem padrão similar em relação às atividades distribuídas ao longo de cada treinamento, sempre adaptadas ao que for mais efetivo para os diferentes objetivos e temas trabalhados.

Em Análise de Dados, por exemplo, os participantes terão uma capacitação voltada exclusivamente para a coleta e o gerenciamento de informações que possam alimentar análises e subsidiar as tomadas de decisão. Essa habilidade profissional tem sido fundamental para o mercado privado e para os órgãos públicos, que buscam mais estratégia para cada novo passo.

Os formados em Gestão de Projetos, por outro lado, estarão preparados para definir planos, gerenciar pessoas e promover mudanças considerando riscos durante os processos de entrega de produtos, serviços e outros resultados em uma organização. E os inscritos em UX Design estudarão a interação de usuários em sites, aplicativos e com objetos físicos, para tornar essas experiências mais úteis, agradáveis e acessíveis, outra demanda crescente em empresas de diversos ramos.

Vale destacar que 75% dos alunos que obtêm esses Certificados do Google nos Estados Unidos relataram uma melhora em suas carreiras dentro de um intervalo de 6 meses após a obtenção da certificação.

Com informações da Assessoria de Imprensa CDI Comunicação

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MANUTENÇÃO DO VETO EM ARTIGO 7º DO MARCO LEGAL DAS STARTUPS VAI DESACELERAR INVESTIMENTOS NO SETOR

Cássio Spina, presidente da Anjos do Brasil, comenta decisão e alerta para a desaceleração dos investimentos e consequente demissões no setor 

O Congresso Nacional votou na noite de do última quinta-feira (28) pela manutenção da maior parte dos vetos analisado para Projeto de Lei Complementar 146/19, sobre o marco legal das startups. A decisão traz preocupação para o setor, uma vez que um dos principais pontos que segue vetado no Marco da Startups impacta diretamente a captação de investimento pelas empresas.

De acordo Cássio Spina, presidente da Anjos do Brasil, o maior grupo de investidores anjos em startups do país, a manutenção do veto preocupa e traz prejuízo para todo o sistema de startups brasileiro que já sente a diminuição de investimento.



O impacto negativo que isso vai trazer para o sistema de startups é significativo, pois o veto diminui as vantagens de se investir em startups, uma vez que com o cenário econômico atual, com os juros em alta os investidores preferem investir em renda fixa. Desta forma, as startups ficam com dificuldade de captar dinheiro e com isso, não crescem ou ainda pior, tem de reduzir seus times ao demitir profissionais colaborando com o desemprego. Já é possível ver esse movimento em grandes startups brasileiras e nas menores não é diferente. Com a manutenção do veto, principalmente ao Artigo 7, o investidor é literalmente desestimulado a investir em startups, uma vez que o investimento em negócios novos possui menos liquidez e nesse cenário atual, investir em renda fixa e até mesmo em renda variável como a Bolsa de Valores que possui compensação e até isenção”, comenta Spina.

Artigo 7 do Marco Legal que permitia os investidores compensassem eventuais perdas com ganhos da mesma forma com que se faz na bolsa, compensado no Imposto Devido. Dava ao investimento em startups equidade em comparação a outras formas de investimento no que diz respeito ao risco e retorno.

Foram vetados pelo presidente Jair Bolsonaro trechos pelos quais o investidor pessoa física compensaria os prejuízos acumulados nas fases iniciais da startup com os lucros apurados na venda de ações obtidas posteriormente. No caso, a tributação sobre o ganho de capital incidiria sobre o lucro líquido, e o investidor deveria perdoar a dívida. Foi vetado também o trecho segundo o qual a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentaria condições facilitadas para o acesso de companhias de menor porte ao mercado de capitais.

Com informações da Assessoria de Imprensa Core Group

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SERPRO PREMIA VENCEDORES DO 1° PRÊMIO DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

Inciativas selecionadas foram apresentadas durante cerimônia realizada na sede da empresa, em Brasília

Nesta quinta-feira, 28, foi realizada a cerimônia de encerramento do 1º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados, com a presença dos participantes vencedores, que vieram de diversos estados do país. Foram distribuídos R$ 60 mil reais em prêmios, em uma ação que incentivou boas práticas e iniciativas de impacto para promover a cultura da proteção de dados entre os cidadãos, empresas e governo. O evento também contou com a participação do presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), além da diretoria do Serpro.

“Os dados pertencem às pessoas”

“A proteção e a privacidade de dados já fazem parte de nossa Constituição, integrando o rol de direitos e garantias fundamentais”, lembrou, durante a cerimônia, o presidente do Serpro, Gileno Barreto.



Segundo ele, ao mesmo tempo esses dados são hoje um dos maiores indutores do desenvolvimento econômico de uma sociedade, sendo considerados, por muitos, como ‘um novo petróleo’.

“Dessa forma, é importante dizer que a Lei Geral de Proteção de Dados não tem como objetivo simplesmente ‘esconder’ essas informações, mas, sim, permitir que sua utilização ocorra a partir de um consentimento livre e informado do próprio cidadão. Os dados pertencem às pessoas; o verdadeiro dono é cada um de nós”, concluiu o presidente do Serpro.

Mudança cultural

Já a ANPD, que possui pouco mais de 16 meses, foi criada com o objetivo principal de promover a conformidade às normas que visam a proteção de dados. “No entanto, não queremos ser uma indústria de multas. Nossa missão principal é orientar e trabalhar para uma mudança cultural. Daí a importância de iniciativas como essa ação promovida pelo Serpro”, afirmou o presidente da autarquia, Waldemar Gonçalves Júnior.

Nas escolas

Segundo o diretor Jurídico e de Governança e Gestão do Serpro, André Sucupira, a ideia do prêmio surgiu em 2019. “A cerimônia de hoje é a concretização de um sonho. A proposta maior é de que o Serpro não seja apenas uma referência, mas, mais ainda, que a empresa se torne o principal provedor do aculturamento sobre o tema da privacidade e proteção de dados no país”, propôs o diretor. Na ocasião, foi também anunciada uma próxima iniciativa, que tem, como objetivo, levar a cultura de dados para as escolas. A previsão é a de que o piloto deva começar em unidades da rede pública de ensino do Distrito Federal.

O prêmio recebeu um total de 42 trabalhos, elaborados por um total de 68 pessoas. “É um evento que premia iniciativas de um assunto que se encontra na vida profissional e pessoal de cada um de nós. Desde o início, o Serpro tem se esforçado para que tenhamos todos um mesmo nível de conhecimento sobre as normas que regem a proteção de dados”, avaliou o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá.

Foram premiados os três primeiros lugares nas categorias “Solução Digital”, “Setor Público” e “Setor Privado”. Os grandes vencedores foram “LGPDjus – Um aplicativo para atendimento eficiente aos titulares de dados pessoais”; “Modelo de Governança de Proteção de Dados Pessoais no Estado de Pernambuco”; e “Programa de Privacidade do Sistema Sebrae”.

Confira a lista com todos os trabalhos contemplados.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Serpro

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SMART CITIES: CONCEITOS, TEMÁTICAS, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES

A proposta do curso é introduzir aos alunos, primeiramente os conceitos de uma cidade inteligente, no que diz respeito a funcionalidade dos sistemas de saneamento, energia, mobilidade e segurança, e como a digitalização das cidades está favorecendo para que uma nova dinâmica venha a ser estabelecida através desses sistemas, conectando habitantes, processos e devices. Posteriormente será apresentado o conceito de smart city IoT, aonde cidades que já passaram pelo processo transformador, agora estão se capacitando para a evolução em que tudo na cidade está conectado entre si. Posteriormente será apresentado casos de estudo de cidades no mundo que já passaram, ou que estão passando pelo processo transformador, criando-se através da análise desses estudos de casos uma avaliação dos pré-requisitos para que uma cidade possa buscar essa transformação. Por fim, exemplos de cidades Brasileiras inteligentes que podem ser utilizadas como modelo para inspiração para demais cidades.

Faça a sua inscrição



Informações gerais do curso:

  • Sigla: FEE-0194.
  • Oferecimento: 011.
  • Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO.
  • Ementa: contextualização das cidades de hoje: crescimento acelerado vrs a evasão dos centros rurais para os centros urbanos. os problemas das cidades: megacidades e aglomerados populacionais. conceito sobre cidades inteligentes. exemplos de cidades inteligentes no mundo e no brasil. internet of things (iot). big data. open data. cloud computer. tecnologias cognitivas: visão computacional, machine learning. gestão inteligente de energia elétrica (smart grid). gestão inteligente da iluminação pública. gestão inteligente de saneamento (água e esgoto). gestão inteligente da mobilidade urbana (smart transportation). gestão inteligente dos estacionamentos (smart parking). gestão dos resíduos sólidos. gestão do clima e qualidade do ar. centro de operação integrado. tecnologia utilizada. centro de conectividade integrado (segurança, bombeiro, defesa civil, cet). performance. começando a jornada de transformação. mapeando a estratégica a ser aplicada a cidade. definindo a visão da cidade e desenhando soluções. soluções devem ser compostas por conceitos de sustentabilidade, resiliência, economia inteligente e digitalização. definindo cenários. transformando problemas em oportunidades. cronograma de implementação, e medição. iso 37.120. iso 18.091..
  • Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
  • Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
  • Certificação: Certificado.
  • Público-alvo: O curso aplica-se a engenheiros, técnicos, urbanistas, administradores, secretários de prefeituras, etc.; ou seja, todas as funções que atuam direta ou indiretamente na dinâmica da cidade de hoje, e que buscam se capacitar para a atuação na cidade do futuro..
  • Hotsite do curso: lcv.fee.unicamp.br/index.php/courses/smart-cities-course
  • Professor(a) responsável: YUZO IANO
  • Professor(es) do curso: YUZO IANO , DAVID BIANCHINI , GABRIEL GOMES DE OLIVEIRA , KELEM CHRISTINE PEREIRA JORDÃO , LUIS FERNANDO GOMEZ GONZALEZ , RAQUEL BARROS CARDAMONE NANNINI , TELMO CARDOSO LUSTOSA , VITOR AMURI ANTUNES.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Extecamp

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PROPOSTAS DO CALL FOR PAPERS SÃO SELECIONADAS PARA O CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY 2022

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Pesquisadores, estudiosos, empreendedores e organizações confirmam palestras que vão compor a programação do evento em outubro 

Foram divulgados, nesta segunda-feira, 02, os selecionados para o Call For Papers 2022. Neste processo, pesquisadores, estudiosos, empreendedores e organizações enviaram propostas para palestrar na 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility. No mesmo espaço, haverá a realização da 3ª edição do AirConnected e a estreia da 1ª edição do Connected Urban Air Mobility, entre os dias 04 e 05 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em SP. 

Os selecionados no Call For Papers fazem parte da programação do evento, junto aos maiores palestrantes, especialistas em cada área. O comitê de gestão do Connected Smart Cities & Mobility anunciou 97 palestras para o evento, que foram selecionadas dentre 168 propostas recebidas por profissionais de todo o país. Em junho, será disponibilizada a programação completa dos eventos.  



As palestras selecionadas foram eleitas dentro dos seguintes eixos temáticos:

  • CIDADES PARTICIPATIVAS E ENGAJADAS
  • CIDADES CONECTADAS
  • CIDADES EMPREENDEDORAS
  • CIDADES PRÓSPERAS 
  • CIDADES HUMANAS, RESILIENTES E INCLUSIVAS
  • URBANISMO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES
  • CONECTIVIDADE & INTEGRAÇÃO
  • DATA ANALYTICS 
  • TENDÊNCIAS
  • MOBILIDADE COMPARTILHADA
  • MOBILIDADE ATIVA
  • VEÍCULOS ELÉTRICOS 
  • MOBILIDADE PARA AS PESSOAS

Confira no site todos os títulos das palestras e seus respectivos palestrantes.

Os Eventos

O Evento Nacional que conecta cidades inteligentes com mobilidade urbana, aviação e, agora, mobilidade aérea é o maior do Brasil. Nele são apresentados  projetos e ideias acerca dos temas em questão. Como nos anos anteriores, o Connected Smart Cities & Mobility será no mesmo espaço do AirConnected e o Connected Urban Air Mobility, para que sejam pensadas e discutidas todas as inovações e desafios dos ecossistemas de mobilidade urbana e aeroespacial. No último evento, em setembro passado, foram mais de 300  palestrantes e, aproximadamente, 600 pessoas no Centro de Convenções, além de 2.400 acessos que foram registrados na plataforma de transmissão online.  

Os eventos serão realizados, no formato híbrido, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com transmissão simultânea por aplicativo personalizado. A programação pré-evento do Connected Smart Cities & Mobility está realizando, até 02 de agosto, encontros temáticos que discutem os eixos apresentados no Ranking Connected Smart Cities.

Os eventos acontecem, quinzenalmente, com representantes das cidades e especialistas. A participação é gratuita e a transmissão é online pelas redes sociais do CSC. Faça sua inscrição pelo site, e participe na próxima terça-feira, 10, para falar sobre Meio Ambiente.

A realização do evento é da Necta – Conexões com Propósito, em parceria com a Urban Systems.

BRICS WOMEN INNOVATION CONTEST 2022 IRÁ PREMIAR MELHORES NEGÓCIOS LIDERADOS POR MULHERES EM CADA PAÍS

Com o apoio de Huawei, Deloitte e organizações do BRICS, concurso visa reconhecer boas práticas, promover conhecimento e gerar desenvolvimento social e econômico

Até o dia 4 de maio, estarão abertas as inscrições para o BRICS Women Innovation Contest 2022, que reconhecerá os melhores projetos de negócios liderados por mulheres no Brasil, na Rússia, na Índia, na China e na África do Sul, países que compõem o grupo econômico do BRICS. Poderão participar empreendedoras, pesquisadoras e líderes de grandes corporações, de todos setores, que estejam contribuindo de forma inovadora para o desenvolvimento econômico e gerando impacto social em suas regiões.

Serão 15 ganhadoras, três de cada país, que receberão o Prêmio Mulan, além de uma contribuição para reconhecer cinco projetos, um de cada país, que se destacaram no combate à pandemia da COVID-19. As vencedoras serão convidadas a visitar a China como uma oportunidade de networking e capacitação. Na edição de 2021, as brasileiras contempladas foram: Fabiane Kuhn, CEO e Co-fundadora da Raks Agricultural Technology, Francesca Giobbi, CEO e Fundadora da Freedomee Brasil Marketplace e Luciana Rodrigues, co-fundadora da Circular Químicos.



O concurso tem como objetivo promover o intercâmbio de melhores práticas e iniciativas inovadoras em diversas áreas da indústria, e conta com o apoio da Câmara de Comércio Internacional da China (CCOIC), China Chapter, BRICS WBA, Deloitte e Huawei.

A ideia do concurso surgiu em 2020, a partir de uma proposta feita pelo representante da China durante uma reunião dos BRICS, e contou com o suporte de todos os membros do grupo econômico. Além de reconhecer e dar visibilidade a projetos liderados por mulheres, o BRICS Women Innovation Contest representa mais um avanço para a cooperação internacional entre os países em desenvolvimento.

Para participar, é preciso ser cidadã dos países que compõem o BRICS. Os projetos inscritos devem destacar: inovação, criatividade e tecnologia do modelo de negócio; gerar impacto social na região de atuação; e apresentar um plano estratégico de investimento a longo prazo, capacitação de talentos e perspectivas de crescimento.

As inscrições estarão abertas até o dia 4 de maio no site: BRICS Women Innovation Contest. A seleção será feita em três etapas: inscrição online, avaliação e anúncio das vencedoras. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 27 de maio, em Pequim, China.

Com informações da Assessoria de Imprensa FSB Comunicação

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TELEMEDICINA É APROVADA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS E SEGUE PARA VOTAÇÃO NO SENADO

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Projeto que regulamenta a telessaúde passou com folga pela câmara, com 300 votos favoráveis e 83 contrários; Mas você acredita nesse modelo de atendimento na área da saúde?

Esqueça o tabu, teleconsultas são eficientes!

Na última quarta-feira (27), a câmara dos deputados aprovou o texto-base que regulamenta a telemedicina no Brasil. Com 300 votos favoráveis e 83 contrários, o projeto agora segue para votação no senado. O modelo de atendimento remoto tem trazido inúmeros benefícios à área da saúde. A relação mais próxima com o médico sem sair de casa – gerando ainda uma economia de tempo e dinheiro de deslocamento -, foi capaz de resolver cerca de 91% das consultas de pronto atendimento. Os dados são da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital (Saúde Digital Brasil), que aponta que mais de 7,5 milhões de teleatendimentos já foram realizados por mais de 52,2 mil médicos no país.

Na Sami, operadora de saúde de São Paulo, por exemplo, 75% dos atendimentos do Time de Saúde são digitais, e em 72% dos casos o primeiro contato com a rede ocorre com a Atenção Primária. E para quem pensa que as teleconsultas não caíram no gosto do brasileiro, o índice de satisfação com o atendimento digital da Sami chega a 86%. Em Março deste ano, 92% dos atendimentos da Sami foram teleconsultas.



A pesquisa “Telemedicina no Brasil” realizada pelo Datafolha/Conexa revelou que 73% dos entrevistados voltariam a realizar consultas por videochamada, e 41% acreditam que emergências em saúde possam ser resolvidas pela telemedicina.

Como funcionam as teleconsultas?

São como consultas presenciais, nas quais o médico conversa e orienta o paciente, mas sem que haja necessidade de deslocamento. Basta ter acesso à internet.

Segundo o Dr. Alexandre Calandrini, coordenador e médico do Time de Saúde da Sami, até mesmo seus pacientes mais receosos se mostram surpresos com a praticidade e agilidade da teleconsulta. “Eu explico que não é nada além de uma consulta normal. Às vezes eu brinco com o paciente e digo que é para ele imaginar que está no consultório, comigo. Isso funciona”, afirma.

A telemedicina já mudou a dinâmica do sistema de saúde no Brasil e todos saíram ganhando. Temos equipamentos de ponta que apoiam sua aplicação, permitindo o monitoramento pós-alta hospitalar, o acompanhamento de pacientes crônicos, a triagem de atendimento, tudo com diagnósticos rápidos e precisos. Tudo isso pode beneficiar e democratizar o acesso à excelência médica nos cantos mais longínquos do Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa NR7 | Full Cycle Agency

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FIESP, SENAI-SP E SEBRAE-SP LANÇAM NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (3/5), ÀS 11H, PROGRAMA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DE 40 MIL EMPRESAS

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o SENAI-SP e o SEBRAE-SP lançam na próxima terça-feira (3/5), às 11h, a Jornada de Transformação Digital, programa com capacidade para atender 40 mil indústrias de micro, pequeno e médio porte nos próximos quatro anos. Do total de 53.073 indústrias paulistas, 48.827 (92%) são de micro e pequeno porte.

O programa será gratuito para empresas industriais com faturamento anual de até R$ 8 milhões.



Pesquisa da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que 66% das micro e pequenas empresas estão no estágio inicial de maturidade digital. E avançar na digitalização é o caminho para o crescimento do setor e do país.

“A transformação digital das empresas é estratégia relevante para elevar a competitividade e a produtividade da indústria brasileira”, diz o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva. “Em todo mundo, mesmo nos países desenvolvidos, pequenas e médias indústrias são grandes empregadoras e fundamentais para o processo de desenvolvimento tecnológico.”

“Nesse momento de retomada econômica, é essencial que as empresas estejam digitalizadas e preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit. “Na Jornada, o Sebrae-SP vai atender empresas do Estado inteiro por meio de dois programas, o ALI e o Sebraetec, fazendo o diagnóstico e o monitoramento dos negócios, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços com a introdução de inovações”, explica.

Mais produtividade e mais competitividade se revertem em ganhos concretos. As empresas líderes em maturidade digital no Brasil têm resultado financeiro três vezes melhor que as demais, segundo estudo da consultoria McKinsey. O mesmo trabalho mostrou que quem adere à digitalização entra num círculo virtuoso. À medida que aumenta o grau de maturidade digital, a empresa tende a se distanciar das demais, numa curva de aceleração da transformação.

A Jornada liderada por FIESP, SENAI-SP e SEBRAE-SP, que terá a participação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) no interior, é um programa estruturado para auxiliar as empresas nesta transição. Nesta iniciativa inédita, as entidades se unem para entregar às empresas um olhar estratégico sobre os negócios, iniciando com uma análise criteriosa da gestão, passando por processos de manufatura enxuta, eficiência energética até chegar à digitalização.

São oito etapas de consultoria e treinamento para indústrias de todos os segmentos, com diferentes níveis de maturidade digital: Diagnóstico, Estratégia, Otimização de Processos, Mapeamento, Automação, Digitalização, Integração e Indústria Inteligente.

As metodologias utilizadas já foram aplicadas em indústrias de diversos portes, em projetos específicos, com resultados muito positivos. No evento de lançamento da Jornada, serão apresentados cases de sucesso, com empresas que passaram pelo processo de digitalização e obtiveram ganhos de produtividade superiores a 50%.

SERVIÇO

Data: 03/05/2022

Horário: 11h às 13h 

Local: Teatro do Sesi — Av. Paulista 1313

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae-SP

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CENTRO UNIVERSITÁRIO FACENS RECEBE PRÊMIO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL BRASIL

O Prêmio Transformação Digital Brasil — Ozires Silva reconhece as melhores práticas em Aprendizado, Desempenho e Transformação Digital

Centro Universitário Facens recebe o Prêmio Transformação Digital Brasil — Ozires Silva, em que é reconhecido como a Organização cujas experiências de Inovação e Transformação Digital se destacaram no período de 2020 a 2022. A iniciativa 5G Smart Campus Facens foi classificada como Destaque Nacional, ou seja, prática inovadora que estimula a evolução da Inovação e Transformação Digital.

Segundo a professora Regiane Relva Romano, diretora do Smart Lab, o Smart Campus Facens foi considerado como protagonista da inovação, transformação digital, alinhado aos conceitos do ESG e às 6 hélices do Brasil 6.0 (Academia, Governo, Empresa, Sociedade, Meio Ambiente e Governança) ; na categoria diamante (projetos com mais de 5 anos); na modalidade Educação e Capacitação Profissional; em conformidade com os Eixos da E-Digital — Estratégia Brasileira para Transformação Digital no que tange à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, suportado por diversas tecnologias disruptivas, como IoT, IA, Blockchain, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Visão Computacional, entre outras, atendendo plenamente às áreas prioritárias no Plano Nacional de IoT, tendo sido reconhecido como um Centro de Referência IoT MCTI | Facens.



“É uma honra sermos reconhecidos num prêmio nacional de inovação e transformação digital. A Facens é movida por estes pilares e, principalmente, desde o início da pandemia, temos trabalhado de forma incessante para termos as melhores práticas e melhores projetos de educação unida à tecnologia. A experiência do 5G Smart Campus Facens é a prova de como conseguimos estar na vanguarda”, destaca Fabiano Prado Marques, reitor da Facens.

O Prêmio Transformação Digital Brasil — Ozires Silva é organizado pelo Instituto MicroPower para Transformação Digital, promovido e apoiado pela ABES — Associação Brasileira das Empresas de Software, ABRH Brasil — Associação Brasileira de Recursos Humanos Brasil, ABRH SP – Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo, FNQ — Fundação Nacional da Qualidade, e MBC — Movimento Brasil Competitivo. O prêmio é uma evolução dos Prêmios e-Learning Brasil (2002 a 2011) e Learning & Performance Brasil (2012 a 2019), que reconhece as melhores práticas em Aprendizado, Desempenho e Transformação Digital.

De acordo com o Instituto MicroPower, o objetivo do prêmio é promover o desenvolvimento de projetos para Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio, objetivando consolidar os Fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global, e operacionalizar a E-Digital — Estratégia Brasileira para Transformação Digital, com especial atenção ao impacto nas Pessoas e Sociedade, de forma Sustentável e Inclusiva.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Facens

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