spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEducaçãoSMART CITIES: CONCEITOS, TEMÁTICAS, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES

SMART CITIES: CONCEITOS, TEMÁTICAS, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES

A proposta do curso é introduzir aos alunos, primeiramente os conceitos de uma cidade inteligente, no que diz respeito a funcionalidade dos sistemas de saneamento, energia, mobilidade e segurança, e como a digitalização das cidades está favorecendo para que uma nova dinâmica venha a ser estabelecida através desses sistemas, conectando habitantes, processos e devices. Posteriormente será apresentado o conceito de smart city IoT, aonde cidades que já passaram pelo processo transformador, agora estão se capacitando para a evolução em que tudo na cidade está conectado entre si. Posteriormente será apresentado casos de estudo de cidades no mundo que já passaram, ou que estão passando pelo processo transformador, criando-se através da análise desses estudos de casos uma avaliação dos pré-requisitos para que uma cidade possa buscar essa transformação. Por fim, exemplos de cidades Brasileiras inteligentes que podem ser utilizadas como modelo para inspiração para demais cidades.

Faça a sua inscrição



Informações gerais do curso:

  • Sigla: FEE-0194.
  • Oferecimento: 011.
  • Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO.
  • Ementa: contextualização das cidades de hoje: crescimento acelerado vrs a evasão dos centros rurais para os centros urbanos. os problemas das cidades: megacidades e aglomerados populacionais. conceito sobre cidades inteligentes. exemplos de cidades inteligentes no mundo e no brasil. internet of things (iot). big data. open data. cloud computer. tecnologias cognitivas: visão computacional, machine learning. gestão inteligente de energia elétrica (smart grid). gestão inteligente da iluminação pública. gestão inteligente de saneamento (água e esgoto). gestão inteligente da mobilidade urbana (smart transportation). gestão inteligente dos estacionamentos (smart parking). gestão dos resíduos sólidos. gestão do clima e qualidade do ar. centro de operação integrado. tecnologia utilizada. centro de conectividade integrado (segurança, bombeiro, defesa civil, cet). performance. começando a jornada de transformação. mapeando a estratégica a ser aplicada a cidade. definindo a visão da cidade e desenhando soluções. soluções devem ser compostas por conceitos de sustentabilidade, resiliência, economia inteligente e digitalização. definindo cenários. transformando problemas em oportunidades. cronograma de implementação, e medição. iso 37.120. iso 18.091..
  • Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
  • Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
  • Certificação: Certificado.
  • Público-alvo: O curso aplica-se a engenheiros, técnicos, urbanistas, administradores, secretários de prefeituras, etc.; ou seja, todas as funções que atuam direta ou indiretamente na dinâmica da cidade de hoje, e que buscam se capacitar para a atuação na cidade do futuro..
  • Hotsite do curso: lcv.fee.unicamp.br/index.php/courses/smart-cities-course
  • Professor(a) responsável: YUZO IANO
  • Professor(es) do curso: YUZO IANO , DAVID BIANCHINI , GABRIEL GOMES DE OLIVEIRA , KELEM CHRISTINE PEREIRA JORDÃO , LUIS FERNANDO GOMEZ GONZALEZ , RAQUEL BARROS CARDAMONE NANNINI , TELMO CARDOSO LUSTOSA , VITOR AMURI ANTUNES.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Extecamp

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos