spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaGOVERNO DE SÃO PAULO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SELO DA DIVERSIDADE

GOVERNO DE SÃO PAULO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SELO DA DIVERSIDADE

Reconhecimento certifica empresas que adotam políticas de inclusão no estado

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para a certificação do Selo Paulista da Diversidade. A iniciativa reconhece organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvem ou se comprometem a desenvolver boas práticas de promoção e valorização da diversidade de gênero, raça, orientação sexual, imigrantes ou em situação de refúgio, idosos, deficientes, portadores de HIV/Aids, entre outros grupos. As inscrições para essa edição podem ser feitas até o dia 20 de maio pelo e-mail sediversidade@sde.sp.gov.br.

“Como gestores públicos, temos que criar e pensar em políticas públicas, olhando sempre para todos os grupos de pessoas e reconhecendo o que, de fato, vai melhorar a vida da população. Certificar as organizações que valorizam a diversidade e desenvolvem boas práticas de RH é essencial para que tenhamos mais pluralidade nas instituições e em nossas vidas”, disse Marina Bragante, secretária-executiva, respondendo pelo expediente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.



Criado em 2007, o Programa Selo Paulista da Diversidade tem como objetivo difundir práticas inclusivas usando a experiência das empresas certificadas, provocando, com isso, mudanças graduais de mentalidade e de atuação no acolhimento da diversidade. Além de demonstrar o quanto é importante para as organizações, trazer para seu ambiente de trabalho diferentes competências e habilidades.

A partir deste ano, empresas localizadas fora do estado de São Paulo, mas que possuam ao menos uma filial no estado, podem inscrever seus projetos, pois entende-se que essas ações promovem a diversidade e beneficiam a população local. Na primeira edição de 2022, o selo foi concedido a 51 organizações por boas práticas em gestão de pessoas.

As inscrições ficam abertas permanentemente e podem ser feitas acessando o regulamento e a ficha de inscrição pelo link https://url.gratis/ruHS9L?source=qr ou pelo e-mail sediversidade@sde.sp.gov.br em contato direto com a equipe técnica. O selo tem validade de 24 meses e pode ser validado.

As iniciativas precisam atender a um ou mais públicos/temáticas elencados nas categorias abaixo.

  • Egressos ou em regime do sistema carcerário
  • Equidade de gênero
  • Equidade de raça
  • Infância e Adolescência
  • Juventude
  • LGBTQIA+
  • Pessoa com deficiência
  • Pessoa idosa
  • Pessoa imigrante ou em situação de refúgio
  • Pessoa em situação de rua
  • Pessoa que vivem com HIV/Aids
  • Programas transversais que contemplem mais de um grupo
  • Outros

Serão analisadas as seguintes ações:

Gestão estratégica da diversidade: quais ações são executadas para o público minoritário, se são mensurados indicadores, se as políticas de diversidade e inclusão são comunicadas pela organização aos seus colaboradores e como isso é feito;

Gestão de pessoas: se a organização pretende promover ações de diversidade em seu recrutamento ou seleção, treinamento e capacitação, acompanhamento de carreiras, gestão de benefícios ou até mesmo desligamentos;

Gestão de negócios e inovação: são analisadas formas de atendimento ao público e acompanhamento de sua cadeia de valor, se a diversidade e inclusão se estendem a seus fornecedores e colaboradores terceirizados, se a organização apoia ações externas e organizações sociais, como isso é feito e como é a comunicação da organização, se a diversidade e inclusão estão presentes na sua comunicação, seja ela interna ou publicidade externa.

A organização precisa encaminhar seu plano de diversidade, mas caso esteja em implementação deve mencionar suas ações com objetivos, metas e o tempo a serem alcançadas.

Serviço:

As organizações que queiram receber a certificação do Selo Paulista da Diversidade poderão manifestar interesse pelo e-mail sediversidade@sde.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3718-6539.

Ou acessar o link com o regulamento e a ficha de inscrição https://url.gratis/ruHS9L?source=qr.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE GOVERNANÇA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos