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ALGAR TELECOM LANÇA PROGRAMA PARA DESENVOLVER MULHERES NA TECNOLOGIA

Em parceria com o Instituto Algar, projeto dará formação para meninas de Uberlândia entre 17 e 24 anos

Em uma parceria entre Instituto Algar e Algar Telecom, vem aí uma versão especial do programa Talentos de Futuro: a edição Garotas Digitais. Mulheres de Uberlândia entre 17 e 24 anos que queiram começar a se desenvolver no ramo da tecnologia podem se inscrever até 10 de maio em um curso de formação totalmente gratuito e digital, com certificação. O objetivo é contribuir para que o público feminino possa adquirir as habilidades tanto técnicas quanto comportamentais necessárias para atuar na área.

As aulas serão ministradas no formato híbrido e acontecerão entre maio e agosto deste ano. Os encontros presenciais serão semanais e acontecerão na Faculdade Esamc, aos sábados, das 9h às 12h. Já os encontros online serão quinzenais, às quartas-feiras, das 17h30 às 18h30.



Do ponto de vista técnico, serão contemplados os seguintes temas: lógica, lógica de programação e Java. Já a formação comportamental trará as competências básicas para inserção e permanência no mercado de trabalho, abordando tópicos como ética, trabalho em equipe, comunicação, negociação e inovação.

Apesar de serem quase metade (45%) do total de trabalhadores formais no Brasil, as mulheres representam apenas 20% dos empregos especializados em Ciência e Tecnologia no país, segundo pesquisa elaborada pela CIPPEC. Outro estudo divulgado pelo Boston Consulting Group (BCG) apontou que as mulheres ocupam somente 9% dos cargos de CEOs em empresas de tecnologia em todo o mundo.

“A sub-representação das mulheres no universo da tecnologia e da inovação, e das Ciências Exatas em geral, é um problema com raízes profundas. Diferente do que muitos imaginam, essa situação não tem nenhuma relação com a capacidade intelectual de meninas, mesmo que ainda hoje persista a ideia de que elas não tenham uma habilidade natural para essas áreas, e sim para Humanas. Esse é um mito que precisamos ajudar a desconstruir. Queremos contribuir com isso e com a realização de iniciativas que possam ajudar a promover uma maior diversidade no universo da TI e das telecomunicações”, comenta Carolina Toffoli, diretora do Instituto Algar.

As inscrições para as turmas já estão abertas e, para garantir a vaga, as candidatas devem preencher alguns requisitos: estar no 3º ano do ensino médio em escola pública ou estar cursando até o 3º período de faculdade, na área de tecnologia; ter uma renda per capita de até 03 salários-mínimos; ter um computador; e possuir disponibilidade de tempo para realização das atividades.

Serviço – Talentos de Futuro: a edição Garotas Digitais

Inscrições: até 10/05 através do formulário

Período de seleção: até 20/05

Início: 21/05

Certificação: 27/08

Com informações da Assessoria de Imprensa Jeffrey Group

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5 TENDÊNCIAS DA NOVA ERA DA MOBILIDADE QUE INSEREM O USUÁRIO NO CENTRO DO PLANEJAMENTO URBANO

Especialista da Quicko cita o que esperar da qualidade do deslocamento apostando em bilhetagem digital e integração de modais

Transportar-se pelas cidades é um direito social, previsto no artigo 6º da Constituição Federal, assim como a saúde e a educação. O serviço precisa ser oferecido com qualidade e eficiência, inserindo o usuário no centro do planejamento urbano, considerando suas necessidades e bem-estar. Além disso, o desenvolvimento da mobilidade urbana é essencial. Tendo como base o estudo publicado pela Liga Insights Mobilidade, daqui a nove anos, o Brasil terá 225 milhões de habitantes e 90% da população estará concentrada em áreas urbanas. A boa notícia é que estima-se que até 2030, o mercado global de mobilidade crescerá cerca de 75% e atingirá um valor de US$ 26,6 trilhões.

A mobilidade do futuro prioriza pessoas e leva em consideração serviços e produtos capazes de melhorar suas experiências diárias, trazendo modernização ao setor e a consequente evolução dos modais de transporte público. “Dois exemplos são a digitalização dos meios de pagamento e a abertura de dados, que nada mais é do que tornar públicas as informações prioritárias sobre as linhas de ônibus e metrô, como lotação, condições de uso, entre outras. Tudo isso contribui não somente para a qualidade do deslocamento na cidade, mas também para tornar a gestão do transporte muito mais eficiente”, comenta Luísa Peixoto, gerente de políticas públicas da Quicko e especialista em mobilidade urbana.



É fato que a transformação do setor ainda está por vir. Pensando nisso, a Quicko, ecossistema de mobilidade urbana que fornece informações aos usuários do transporte público, reuniu 5 tendências para o transporte coletivo na nova era da mobilidade urbana.

  1. Planejamento urbano:

O transporte coletivo da era da nova mobilidade parte do pressuposto de priorizar a experiência do passageiro, sendo mais eficientes e integrados ao ecossistema de mobilidade da cidade.. Para isso, é essencial que as cidades tenham planos diretores alinhados com os planejamentos de mobilidade e que priorizem as pessoas, além de maior interação entre a oferta de moradia e a infraestrutura de transporte, como terminais, linhas de metrôs e corredores de ônibus. A ampliação de bicicletários e ciclofaixas para a promoção da mobilidade sustentável e a despriorização do automóvel também são essenciais.

2. Informações em tempo real:

Informações em tempo real aumentam a eficiência do sistema de transporte e otimizam as opções de rota para os usuários. No entanto, para que a seja possível informar a localização exata do transporte, mudanças nas rotas, lotação e até mesmo greves e imprevistos do dia a dia, é necessário que os dados do transporte sejam estejam abertos e disponibilizados para a incorporação em aplicativos e sites que levarão essas informações os passageiros. . Portanto, o trabalho conjunto entre governos e empresas é fundamental para promover impactos positivos para toda a população.

3. Integração de diferentes modais:

Para aumentar a eficiência e rapidez do deslocamento na cidade, combinar diferentes modos de transporte , sejam eles coletivos e individuais, é uma ótima opção. Principalmente para grandes distâncias, é possível combinar opções de transporte público de alta capacidade (como metrô, trens e corredores de ônibus) com serviços compartilhados individuais ( como bicicletas e motoristas por aplicativo).Em grandes cidades, já é comum ver bicicletários ou estações de bicicletas compartilhadas próximos às estações de metrô ou terminais de ônibus, por exemplo.

4. Pagamento digital:

Com o intuito de integrar o sistema de transporte como um todo, a inovação do sistema de pagamento e bilhetagem é essencial e devem prever a diversidade de canais de venda e recarga online, e o desbloqueio digital de catracas, feito pelo smartphone. Deste modo, com apenas o celular o usuário pode pagar e acessar o serviço, além de permitir a integração com outros serviços de transporte. A incorporação dos serviços em uma só plataforma, recarga, bilhete eletrônico e desbloqueio de catraca, aumenta a qualidade do serviço percebida pelo passageiro.

5. Cooperação entre governo e setor privado:

Para a modernização do sistema de transporte e a entrada na nova era da mobilidade, é necessário que o governo e o setor privado atuem em conjunto e ambos em prol do usuário que se desloca pela cidade. Nesse sentido, as políticas públicas e incentivos podem fomentar o surgimento de serviços que melhorem a qualidade de vida nas cidades e o melhor fluxo de pessoas.

Exemplos atuais no Brasil

Prova de que a nova mobilidade está cada vez mais próxima de ser atingida, algumas capitais brasileiras já contam com parte das inovações que compõem a cadeia da nova era da mobilidade. Em São Paulo, por exemplo, o pagamento digital já é possível e aberto a qualquer empresa interessada. Pelo aplicativo da Quicko, na cidade, os usuários podem recarregar seu bilhete único e desbloquear catracas.

No Rio de Janeiro, por sua vez, a Quicko tem uma parceria com a Secretaria de Transportes para compartilhar dados e informações que os usuários do app emitem sobre a situação do transporte público. Dessa forma, o órgão público pode promover melhorias mais assertivas e ágeis no sistema.

Já os usuários do transporte público e da Quicko em Salvador, podem carregar o cartão e fazer recarga via PIX pelo próprio app, além de desbloquear catracas. A experiência do usuário na cidade também é completa, uma vez que a capital soteropolitana conta com o único programa de vantagens do transporte coletivo do Brasil, o Clube Quicko, no qual quem se locomove todos os dias pode ganhar passagem de transporte e créditos no celular por utilizar o app.

Com informações da Assessoria de Imprensa PinePR

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MICHAEL DELL DESTACA PROJETO NO BRASIL COMO EXEMPLO DE TECNOLOGIA PARA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA E DA SOCIEDADE EM EVENTO GLOBAL

Durante abertura do Dell Technologies World, o executivo ressaltou a relevância do Solar Community Hub que, por meio da tecnologia, leva saúde, capacitação profissional, educação para a população ribeirinha e indígena da Amazônia e anunciou o lançamento de outras 25 unidades do projeto;

Executivo apresentou também uma visão sobre o futuro da tecnologia e seu impacto na sociedade e nas empresas, com o uso mais eficiente da inteligência de dados e ambientes multicloud.

Durante a palestra de abertura do Dell Technologies World — principal evento global da companhia, realizado em Las Vegas (Estados Unidos) –, Michael Dell, presidente e fundador da Dell Technologies, abordou a importância da tecnologia para acelerar avanços da economia e contribuir para reduzir as desigualdades sociais no atual cenário global, impactado pela pandemia. Para a plateia, formada por milhares de clientes, parceiros e colaboradores da companhia de todo o mundo, o executivo destacou um projeto implementado no Brasil: o Dell Technologies Solar Community Hub.

O projeto, lançado no Brasil em março de 2022, pela Dell Technologies em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), utiliza tecnologia para oferecer saúde, capacitação profissional e educação para cerca de 1,5 mil pessoas (população ribeirinha e indígena) da comunidade de Boa Esperança, na Amazônia.



“Na Dell Technologies, estamos combinando nosso ecossistema, nossas vantagens, nossos investimentos e inovação com grandes oportunidades, e já resolvendo os problemas que podem aparecer pelo caminho. Esse alinhamento é uma força poderosa na criação de valor em todos os nossos stakeholders, desde nossos clientes até nossas comunidades. É incrível a diferença que podemos fazer com alguns parceiros e tendo alguma iniciativa”, concluiu Michael Dell.

Durante o evento, a Dell Technologies também anunciou que, em parceria com a Computer Aid, Intel e Microsoft vai lançar outros 25 Solar Community Hubs ao redor do mundo. Assim como no caso da Amazônia, os hubs vão, a partir do acesso à tecnologia, levar educação, saúde e capacitação profissional para populações que vivem em áreas remotas, assim como serviços que garantam a criação de empregos e sustentabilidade financeira e ambiental. Para isso, os espaços, gerenciados pelas próprias comunidades, combinam o uso de tecnologia da Dell com serviços inovadores, baseados em 5G, computação de borda (Edge Computing), entre outras tecnologias.

Poder em parceria

Atualmente, a Dell colabora com aproximadamente 60 parceiros estratégicos em todo o mundo, incluindo a Computer Aid, uma parceira sem fins lucrativos da Dell que atua no desenvolvimento do Solar Community Hub. A Computer Aid é responsável em ajudar a identificar os locais e parceiros locais que podem ajudar a tornar o hub uma realidade.

Desde 2011, a Dell e a Computer Aid firmaram uma parceria para apoiar 24 Solar Learning Labs, que atendem a 18.000 alunos e membros da comunidade por ano em países como Brasil, Colômbia, Quênia, México, Marrocos, Nigéria e África do Sul.

A Dell também trabalha em parceria com empresas como Intel e Microsoft — e outras partes interessadas para trazer recursos e capacidades adicionais às comunidades com base nas necessidades locais. Parceiros e clientes agora podem se juntar à Dell Technologies e à Computer Aid para apoiar a implantação dos Solar Community Hubs nos próximos anos.

O futuro da TI na visão de Dell

No discurso de abertura, o executivo destacou também sua visão sobre transformações do mundo pós-COVID. “A pandemia colocou um ponto de exclamação na importância da tecnologia digital para todos. Nossos PCs nos mantêm conectados e produtivos, trabalhando de qualquer lugar. E por trás da incrível experiência do usuário final, estamos dando o próximo passo com um ecossistema multinuvem que abrange a borda (edge computing), onde a inteligência artificial processa e move dados por redes 5G em ambientes altamente automatizados”.

O executivo também reforçou que em um ambiente cada vez mais digital e conectado, vai ser essencial ter infraestruturas de TI será multinuvem, com cargas de trabalho e dados fluindo perfeitamente em todos os ambientes.

Em tom otimista, o executivo deixou claro que o futuro será cheio de possibilidades, que dependerão da eficiência do uso de dados, que, por sua vez, necessitam cada vez mais de otimização por localização. “Hoje, cerca de 90% dos clientes já possuem ambientes locais e de nuvem pública; e 75% estão usando três ou mais nuvens diferentes. Na Dell, estamos há décadas trabalhando duro para inovar as tecnologias e construir o ecossistema que permita a verdadeira multicloud, e entregar a borda, a próxima fronteira, onde os dados se tornam vantagem competitiva imediatamente no momento da criação. Um ciclo contínuo automatizado e inteligente de coleta, proteção, análise e melhoria de dados”, enfatizou.

Sobre a migração de dados para fora dos data centers, Michael Dell alertou sobre como isso pode mudar o cenário da cybersegurança: “10% dos dados do mundo hoje são processados fora dos data centers. Até 2025, 75% dos dados corporativos serão processados fora de um data center ou nuvem centralizado tradicional. As redes móveis 5G para lidar com o volume de dados na borda, são um grande catalisador para esse crescimento. Como as cargas de trabalho seguem os dados, o futuro distribuído será maior do que você pode imaginar. E assim será a superfície de ataque. Os ataques de ransomware são a ameaça número um para a maioria das organizações e ocorrem a cada 11 segundos, com custos médios de US$ 13 milhões por ocorrência”, concluiu.

O Dell Technologies World acontece de 2 a 5 de maio, em Las Vegas, Estados Unidos, e também terá transmissão pela internet.

Com informações da Assessoria de Imprensa Ideal H+K Strategies     

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VOZES DA MOBILIDADE TÊM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 06 DE MAIO

Prêmio homenageia pessoas e projetos que se destacaram nas categorias DIVERSIDADE, INCLUSÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E MOBILIDADE CONSCIENTE

Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Vozes da Mobilidade recebe inscrições até a próxima sexta-feira, 06, para homenagear projetos que se destacaram nas categorias de diversidade, inclusão, tecnologia, inovação e mobilidade consciente.

Serão selecionados 10 trabalhos, sendo 2 para cada categoria, realizados no Brasil entre março de 2021 e março de 2022. Os vencedores receberão um certificado do Prêmio Vozes da Mobilidade Estadão, terão seus trabalhos divulgados no site do Summit Mobilidade e no Portal Mobilidade em suas devidas colocações, e serão destaque na cobertura do Summit nas plataformas do Estadão, e o 1º colocado poderá gravar um vídeo de até 1 minuto agradecendo a premiação.



Os trabalhos serão avaliados por uma banca examinadora formada por embaixadores do Mobilidade Estadão, acadêmicos, jornalistas e especialistas de mercado. Os resultados serão divulgados durante o evento Summit Mobilidade, que ocorre entre 16 a 20 de maio .

Regras de Participação

Para participar, o candidato deve enviar seu case para o e-mail summit@estadao.com até o dia 6 de maio de 2022, em um arquivo word ou pdf, respondendo às seguintes questões:

  • a) Nome do case, iniciativa ou projeto;
  • b) Em qual categoria deseja concorrer;
  • c) Informar se a iniciativa está relacionada a uma ONG, associação, instituição pública ou privada ou se foi uma pessoa física que a desenvolveu. Em todos os casos, citar o nome completo da instituição, endereço físico, nome de uma pessoa para contato, telefone de contato (celular) e e-mail;
  • d) Quando a iniciativa ou projeto teve início e terminou;
  • e) Explicar o case em até 2.000 caracteres, informando qual foi o impacto em relação à mobilidade na comunidade. Descrever com detalhes, incluir números, se houver, entre outras informações relevantes;
  • f) Anexar um link com fotos ou perfis nas redes sociais e gravar um vídeo de até 1 minuto, formato mp3, contando sobre o case e demonstrando sua funcionalidade na prática.

Categorias da Premiação

  • Inclusão e oportunidades no mercado de trabalho;
  • Inovação;
  • Novas tecnologias de mobilidade;
  • Diversidade é meu lema;
  • Mobilidade Consciente.

Mais informações sobre o regulamento, acesse o site.

GOVERNADOR RODRIGO GARCIA AUTORIZA O LANÇAMENTO DO EDITAL DE CONCESSÃO RODOVIÁRIA DO LOTE NOROESTE

A vencedora da concessão será responsável pela construção da 3ª faixa na Washington Luiz (SP 310), do Km 425 ao 454+300, entre Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol

O governador Rodrigo Garcia assinou nesta segunda-feira, 2 de maio, o autorizo para o lançamento do novo edital de licitação do Lote Noroeste, em São José do Rio Preto. A nova concessão proporcionará vultuosos investimentos, novas intervenções em atendimento às demandas da população da região, inovações tecnológicas, além da redução de tarifas nos pedágios existentes. O conjunto de melhorias prioriza a oferta de serviços de excelência ao usuário da malha viária paulista concedida, de acordo com as diretrizes do Programa de Concessões Rodoviárias, regulado pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

“Eu anuncio aqui a relicitação da Washington Luiz, com a redução de 15% do valor do pedágio e com a inclusão de obras importantes como a marginal da rodovia daqui de São José do Rio Preto, desafogando o tráfego urbano”, disse Rodrigo Garcia.



A concessionária vencedora do leilão, previsto para ser lançado na primeira quinzena de junho, assumirá aproximadamente 600 quilômetros de cinco rodovias (SP 310, SP 333, SP 326, SP 351 e SP 323), por um período de 30 anos. Não há previsão de instalação de novas praças de pedágio.

O novo modelo de concessão prevê recursos de R$ 12,4 bilhões, incluindo R$ 8,4 bilhões em investimentos e R$ 4 bilhões em operação. Destaque para a construção da terceira faixa na rodovia Washington Luiz (SP 310), do Km 425 ao 454+300, entre Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol, atendendo um pedido antigo da região de Rio Preto.

O plano de modernização e obras do Lote Noroeste inclui a construção de 122 quilômetros de duplicações, 95 quilômetros de terceiras faixas, três pontos de parada e descanso, 38 novos dispositivos, 18 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), 37 passarelas de pedestres, conservação das rodovias e exploração do sistema rodoviário de acordo com os padrões de qualidade exigidos nos contratos regulados pela ARTESP. Entre as obras para garantir maior segurança e fluidez do tráfego, está a implantação de 43 quilômetros de marginais, segregando o trânsito urbano do rodoviário na região. Serão viabilizados também 75 quilômetros de ciclovias e três novas balanças fixas.

“O investimento do capital privado vai aumentar a qualidade da rodovia, ampliando a capacidade de transportes e trazendo mais segurança à população. Com isso, criam-se mais condições para o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, afirmou o secretário João Octaviano Machado Neto.

TARIFAS MAIS BARATAS

A nova concessão trará outros benefícios diretos aos usuários, inclusive a redução das tarifas de pedágio existentes. A base tarifária atual será reduzida em cerca de 10%, com desconto adicional de 5% para os veículos com tag (pagamento automático). Uma parte dos motoristas também poderá optar pela adoção do sistema de descontos progressivos na tarifa para usuário frequente (DUF), modalidade criada para diminuir o custo da viagem a quem faz várias passagens pela praça de pedágio no mesmo mês. Os descontos tarifários progressivos, variando de 15% a 83% de acordo com a frequência de uso, estarão disponíveis para todos que optarem pelo pagamento eletrônico das tarifas.

Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP, analisa a relevância da expressiva participação das Prefeituras, dos munícipes e das lideranças da sociedade civil nas audiências públicas e Consulta Pública para a construção deste projeto. Ao todo foram recebidas 584 contribuições. “A participação de todos interessados neste processo foi fundamental para chegarmos a essa modelagem, numa região tão importante para o Estado”, afirma.

O Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela ARTESP, é referência por garantir investimentos responsáveis pela figuração da malha rodoviária paulista entre as melhores do país, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

QUEM PODE PARTICIPAR

Poderão participar da licitação, empresas nacionais e estrangeiras. O critério de julgamento será o de maior valor da outorga fixa a ser paga ao poder concedente, conforme estabelecido no edital.

O edital será publicado oportunamente no site da ARTESP (http://www.artesp.sp.gov.br), que conduzirá o procedimento licitatório.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ARTESP

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DELL TECHNOLOGIES EXPANDE EXPERIÊNCIA MULTINUVEM PARA RECUPERAÇÃO CIBERNÉTICA, ANÁLISE DE DADOS E ECOSSISTEMA DE PARCEIROS DE NEGÓCIOS

Dell fortalece seu portfólio APEX com serviços administrados para a recuperação cibernética e amplia sua funcionalidade multinuvem de recuperação cibernética na nuvem pública.

Empresa demonstra o uso de armazenamento definido por software de bloco, arquivo e objeto em nuvens públicas com o Project Alpine;

A Dell está colaborando com a Snowflake, expandindo seu ecossistema SaaS para ajudar os clientes a conectar dados do armazenamento corporativo local da Dell com a Snowflake Data Cloud.

A Dell Technologies (NYSE:DELL) anuncia a expansão de sua oferta de nuvem para seus clientes. Com um ecossistema expandido e soluções que auxiliam no gerenciamento e na proteção de aplicações em ambientes de data center e multinuvem, essas inovações são projetadas para ajudar as organizações a armazenar, proteger e controlar facilmente seus dados e aplicações em plataformas e localidades em constante expansão.

“Nossos clientes precisam de ajuda para reduzir a complexidade e estão procurando soluções que usem uma abordagem comum para gerenciar dados onde quer que estejam — na nuvem pública, no data center e na borda”, disse Chuck Whitten, co-diretor de Operações da Dell Technologies. “Estamos criando um portfólio de software e serviços que simplificam as ofertas e os ambientes locais e multinuvem.”



“Estamos tomando medidas ousadas para fornecer soluções conectadas e altamente digitais para criar uma experiência de saúde superior para os consumidores”, afirmou Karen S. Lynch, presidente e CEO da CVS Health. “Nossa colaboração estratégica com a Dell está ajudando a acelerar o valor de nosso investimento em tecnologia para nossos parceiros e consumidores”.

Dell oferece experiências em nuvem para recuperação cibernética local e em nuvens públicas

De acordo com um relatório recente do Gartner, o investimento do usuário final em segurança global da informação e gerenciamento de riscos chegará a US$ 168 bilhões até 2022, acréscimo de US$ 13 bilhões em relação a 2021. 1 À medida que a proteção cibernética continua a se tornar uma prioridade mais alta, a Dell oferece novas opções para soluções de recuperação cibernética de nuvem pública e recuperação para ambientes multicloud.

Assim, a Dell está aumentando o seu portfólio APEX com o Dell APEX Cyber Recovery Services. Esta é a primeira de uma série de novas soluções APEX que oferecem uma experiência em nuvem e simplificam a recuperação após um ataque cibernético. A Dell gerencia as operações diárias do cofre de recuperação cibernética e fornece suporte para recuperação de dados. Da mesma forma, a empresa oferece uma experiência como serviço com configurações padronizadas, opções simplificadas de recuperação assistida pela Dell e a experiência de quase 2.000 soluções de cofre isoladas implantadas em todo o mundo.

A Dell expandiu o alcance de seu ecossistema multinuvem e acelerou o acesso às suas ofertas de proteção de dados em nuvem pública com o lançamento do Dell PowerProtect Cyber Recovery para Microsoft Azure. O novo serviço será adicionado a uma ampla gama de ofertas da Dell disponíveis no Microsoft Azure Marketplace e permitirá que as organizações:

  • Implementem um cofre cibernético isolado na nuvem pública para proteger os dados com mais segurança e isolá-los de ataques de ransomware, melhorando a resiliência cibernética e ajudando a reduzir o impacto dos ataques cibernéticos.
  • Tenham opções de recuperação flexíveis caso ocorra um ataque cibernético, incluindo recuperação no data center, para uma nova rede privada do Azure ou para um ambiente do Azure não afetado.

A Dell continua a desenvolver sua parceria com a AWS ao apresentar o CyberSense para Dell PowerProtect Cyber Recovery para AWS. Com esta oferta, as organizações poderão:

  • Usar análises adaptativas, varrer metadados e conteúdo dos arquivos, além de implementar machine learning e ferramentas forenses para detectar diagnosticar e acelerar a recuperação de dados.
  • Monitorar arquivos e bancos de dados para determinar se ocorreu um ataque cibernético e identificar a última cópia não corrompida conhecida dos dados para acelerar a recuperação confidencial e mais segura.

Dell demonstra o uso de serviços de armazenamento de dados em nuvem pública

Com base no Project Alpine, lançado em janeiro de 2022, a Dell demonstra como seu software de armazenamento pode ser usado tanto em nuvens públicas como AWS e Azure. O Project Alpine fornecerá mobilidade de dados e operações consistentes entre ambientes locais e de nuvem pública. As organizações terão a capacidade de implementar rapidamente ou consumir facilmente software e serviços de armazenamento da Dell que oferecem excelente desempenho, eficiência e proteção na nuvem pública com base no armazenamento empresarial líder do setor. 2

Com o software de armazenamento em nuvem pública da Dell, os clientes poderão transferir dados para a nuvem com perfeição e aproveitar os serviços de análise baseados em nuvem. Os desenvolvedores podem gravar aplicativos uma vez e implementá-los onde for necessário para criar uma experiência consistente e nativa de nuvem em um ambiente multinuvem.

Dell e Snowflake colaboram para ampliar a experiência multinuvem

A Dell e a Snowflake (NYSE: SNOW) trabalharão juntas para conectar os dados de armazenamento corporativo da Dell à nuvem de dados da Snowflake. Pioneira, essa colaboração dará aos clientes maior flexibilidade nas operações em ambientes milticloud, atendendo aos requisitos de soberania de dados e transformando facilmente dados em insights, onde quer que estejam.

Os clientes da Dell e da Snowflake poderão usar dados locais inseridos no armazenamento de objetos da Dell com Snowflake Data Cloud, mantendo seus dados no local ou copiando-os perfeitamente para nuvens públicas. No segundo semestre de 2022, as empresas buscarão implementar integrações de produtos e iniciativas de entrada no mercado juntas.

“Como líder no setor de armazenamento de dados, a Dell Technologies oferece aos clientes as ferramentas necessárias para extrair insights de seus dados, não importa onde eles estejam”, disse Jeff Boudreau, presidente do Grupo de Soluções de Infraestrutura (ISG) da Dell Technologies. “Com a primeira colaboração do setor entre sistemas de armazenamento no local e na nuvem de dados Snowflake, temos a capacidade de expandir o ecossistema de provedores de SaaS da Dell para obter insights de dados locais e de nuvem pública.”

“A missão da Snowflake é mobilizar os dados do mundo, capacitando as organizações a quebrar silos e reunir dados para liberar maior valor e insights mais profundos”, acrescentou Christian Kleinerman, vice-presidente sênior de Produtos da Snowflake. “Esta colaboração com a Dell permitirá que as organizações obtenham mais valor de seus dados locais, ao mesmo tempo em que aproveitam o desempenho e a simplicidade da plataforma Snowflake e os poderosos recursos de colaboração da Snowflake Data Cloud.”

Disponibilidade

  • Dell APEX Cyber Recovery Services está disponível hoje nos Estados Unidos, com maior disponibilidade prevista ainda para este ano.
  • Dell PowerProtect Cyber Recovery para Microsoft Azure estará disponível globalmente no segundo semestre de 2022.
  • CyberSense para Dell PowerProtect Cyber Recovery para AWS estará disponível globalmente no segundo semestre de 2022.

Com informações da Assessoria de Imprensa Ideal H+K Strategies

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RAPPI LANÇA “E-BIKES”, BICICLETAS ELÉTRICAS PARA O USO DOS ENTREGADORES INDEPENDENTES DO SUPERAPP

Com o objetivo de reduzir a emissão de carbono e otimizar o rendimento dos entregadores, as e-bikes já estão disponíveis em São Paulo

O Rappi Brasil dá início a um novo ecossistema em sua plataforma com a utilização das “E-bikes” — bicicletas elétricas disponíveis para o uso dos entregadores independentes do aplicativo. A iniciativa tem como objetivo adotar medidas mais sustentáveis ao promover a redução da emissão de carbono, além de aumentar a rentabilidade dos entregadores, evitando gastos com combustíveis e com a manutenção das motocicletas, possibilitando uma experiência superior e de maior conforto na comparação com as bicicletas comuns.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Woie Rental — principal fornecedora das e-bikes. Inicialmente, o Rappi começa o projeto com 40 unidades em circulação na cidade de São Paulo e com planos para alcançar a meta de 2.000 e-bikes por todo o país até o final do ano.



As e-bikes podem ser alugadas pelos entregadores independentes por meio de uma assinatura com desconto, pagando apenas o valor de R$ 99,00 por mês. O Rappi irá subsidiar o restante do valor junto à locadora por meio da parceria realizada entre as empresas. Personalizadas com a identidade visual do app, as bicicletas serão disponibilizadas, neste momento, em modelos mais leves, com capacidade de atingirem até 25 km/h.

Além dos ganhos ambientais por não emitirem gases poluentes e, ao mesmo tempo, não compreenderem gastos com combustíveis, as e-bikes possibilitam outras vantagens aos entregadores. Elas proporcionam mais conforto ao exigirem menos esforço físico do que as bicicletas convencionais, permitindo um maior número de horas de conexão e, consequentemente, de entregas do ciclista na plataforma, além de viabilizarem delivery de pedidos que compreendam distâncias maiores.

O novo meio de transporte é dotado de dispositivo de geolocalização e pode ser facilmente carregado por meio de tomadas comuns ou em espaços para carregamento, que serão disponibilizados pelo superapp nos pontos de suporte aos entregadores, disponíveis nas dark stores da vertical Turbo e em supermercados parceiros.

Nesta primeira fase, as bicicletas são destinadas para os entregadores independentes mais ativos na Plataforma e com alta avaliação pelos Consumidores — seja de carro, moto ou bicicleta –, além do uso para entregas do Turbo, vertical do aplicativo que mais cresce, que realiza entregas em até 10 minutos e em raios de até dois quilômetros. Porém, segundo Osmar Queiroz, diretor de Operações do Rappi Brasil, a intenção é que esse projeto se amplie pelas verticais do app e ganhe espaço em todo o território nacional. “Em São Paulo, as E-bikes conseguem percorrer distâncias maiores, além de serem mais sustentáveis, podendo chegar a deixar de emitir cerca de 20 quilos de carbono em um dia, considerando a substituição por uma moto. Esse projeto é inédito no Rappi, então esperamos uma expansão ainda neste ano para outras cidades do país onde atuamos, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Campinas, indo também para as outras cidades num terceiro momento”, informou o executivo.

Com informações da Assessoria de Imprensa FSB Comunicação

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ELEIÇÕES 2022 E AS CIDADES INTELIGENTES

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Abordando este assunto este ano, queremos trazer os demais atores do setor público à luz da sua importância na participação da transformação de nossos municípios em cidades mais inteligentes

Tratar do assunto eleições nos últimos anos tem sido um tema evitado por muitos, principalmente em comunicações institucionais, devido principalmente às polarizações existentes no cenário político brasileiro. Ao contrário de outros países, como o próprio Estados Unidos, onde muitas empresas defendem seu posicionamento e ideologia, no Brasil a situação é diferente, de forma estratégica e legal.

De qualquer forma, este texto não tem a intenção de discutir candidatos (ou pré-candidatos) a nenhum cargo em si, mas relembrar a importância do cidadão em realizar boas escolhas, mesmo no pleito atual das eleições, quando não estamos decidindo os futuros gestores executivos e legislativos do município, a cidade onde vivemos, mas sim alçando outras esferas: a estadual e federal.



O Connected Smart Cities, idealizado por Necta e Urban Systems tem em seu “connected” a defesa de dois conceitos: a conexão do olhar de dados e indicadores que permeiam diferentes setores ou segmentos de uma cidade e a conexão dos diferentes atores que trabalham juntos, ou não, em favor do desenvolvimento mais inteligente das nossas cidades. E é sobre esse segundo aspecto da conexão que vamos tratar um pouco mais hoje.

Se estivéssemos discutindo há dois anos atrás o mesmo tema, as eleições, a sinergia entre cidades e a eleição de prefeitos e vereadores, seria de mais fácil compreensão e assimilação, mas abordando este assunto este ano, queremos trazer os demais atores do setor público à luz da sua importância na participação da transformação de nossos municípios em cidades mais inteligentes.

Governadores são executivos públicos que governam pelos seus Estados, e apesar de não gerirem o espaço municipal, muitas de suas responsabilidades impactam diretamente nas nossas cidades, além de serem responsáveis por setores específicos, ou eixos se pensarmos no Ranking Connected Smart Cities, como a segurança pública, a saúde e a educação.

Assim, é importante compreendermos e avaliarmos as opções existentes, pois enquanto por premissa o cargo pressupõe garantir o desenvolvimento de seu estado, o mesmo necessita de boa visão estratégica para pensar e buscar soluções de forma regionais, atendendo à necessidades de cada cidade ou região de seu estado, cumprindo com seus deveres, mas extrapolando na qualidade de suas ações.

Mais do que investir 25% da receita do estado em educação, 12% na saúde, administrar presídios e a própria segurança pública (polícia civil e militar), o governador também é responsável pelo investimento e manutenção da infraestrutura no estado, permeando os eixos de mobilidade, tecnologia e inovação e meio ambiente (saneamento).

Aliás, é premissa do governo estadual, não aguardar apenas os repasses e formas de financiamento públicos federais, sendo alternativa, procurar outras formas de investimento, como pedidos de empréstimos a empresas financeiras. 

Assim como nossos governadores, os deputados estaduais, representantes da população de cada estado atuando na Assembleia Legislativa, tendo a função de propor, debater e votar as leis estaduais que não conflitem com leis municipais e federais, são tão importantes para as questões de educação, saúde, segurança, mobilidade e infraestrutura, assim como tem papel fundamental na fiscalização do governo federal. Importante que estes políticos, e futuros servidores tenham conhecimento das necessidades dos habitantes do seu estado, para que os interesses defendidos e propostas estejam em sinergia com as necessidades das cidades de sua unidade da federação.

Similar atuação, mas de forma menos local, tem o deputado federal, que legisla em favor do país, e fiscaliza o governo federal. Aqui mesmo entendendo que o foco da smart city são as cidades, vale a nossa atenção para que escolhamos candidatos que estão alinhados com os conceitos modernos de planejamento e gestão urbana, que compreende o papel da tecnologia no desenvolvimento das cidades, que façam boas decisões a respeito do orçamento público e que zelem pelo desenvolvimento do país e da sociedade como um todo.

Bom, poderíamos discutir um pouco mais sobre os demais cargos nesta eleição, mas nosso objetivo é chamar a atenção para a conexão entre os diferentes atores que transformam nossas cidades brasileiras. Nós enquanto sociedade civil, temos o poder em nossas mãos para decidir e buscar aqueles que melhor nos representam, também exercendo nosso papel produtivo (trabalhadores, pesquisadores, especialistas, empresários, organização social), em favor das nossas cidades, e cobrando dos nossos dirigentes, os atores públicos, em todos os seus níveis, em seus diferentes poderes, a atuação efetiva na transformação das nossas cidades em cidades inteligentes, humanas, sustentáveis, inclusivas e etc.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

ORGANIZAÇÕES PROPÕEM AO GOVERNO FEDERAL ALUGAR ÔNIBUS ELÉTRICOS PARA CEDER AOS MUNICÍPIOS

Medida busca promover a mobilidade sustentável e contribuir para reduzir a crise financeira generalizada do setor de transporte público no país

O Idec, ONG de defesa do consumidor – em parceria com o ITDP Brasil, WRI Brasil, ISS e ICCT – apresentou no dia 25 de abril ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) um projeto de aluguel de frota de ônibus elétricos pelo governo federal para ceder, sem custo, aos municípios. A proposta visa promover a mobilidade sustentável, com redução de poluentes, e contribuir para reduzir a crise financeira generalizada do setor de transporte público no país.

Segundo Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec, ceder ônibus é uma ideia inovadora, que terá como principais benefícios: maior controle e transparência no uso do dinheiro público; redução de poluentes e de gastos com compra e manutenção de veículos, podendo gerar redução da tarifa paga pelo usuário; e inovação na gestão ao dividir a posse dos veículos com as empresas operadoras do serviço nas cidades.



“Hoje, as prefeituras têm, individualmente, tentado socorrer as empresas do setor por meio de subsídios. Porém, o acesso a esses dados pela sociedade é extremamente precário e difícil. Não se sabe ao certo o valor dos investimentos e as condições dos contratos feitos com as concessionárias”, afirma Calabria.

Ele explica ainda que a política pública terá benefício direto à saúde dos cidadãos, em razão da melhoria da qualidade do ar causada pela redução dos poluentes presentes nos gases emitidos pelos motores à combustão. “Hoje, a poluição atmosférica é responsável por 51 mil mortes por ano no Brasil, segundo dados da Opas – Organização Pan-Americana da Saúde”, completa.

O destaque para os benefícios à saúde também é apontado pela médica e diretora do ISS -Instituto Saúde e Sustentabilidade, Dra. Evangelina Vormittag, já que “a frota total de ônibus, que representa apenas 10% da frota de fonte diesel no Brasil, é responsável por 25% das emissões de material particulado MP2,5 como também por 25% da mortalidade e internações públicas. Portanto, é um excelente alvo para políticas públicas tendo em vista a redução de adoecimento com a substituição da matriz energética”.

Trazer aprimoramentos para a qualidade do ar será ainda mais positivo para pessoas negras e de baixa renda. Beatriz Rodrigues, Coordenadora Sênior de Transporte Público do ITDP Brasil, explica: “a população preta, parda e pobre reside longe das áreas centrais das cidades e faz viagens mais longas para acessar as oportunidades de trabalho, lazer e educação. Por essas razões, ficam ainda mais expostas à poluição e como consequência, têm uma longevidade menor”. Para a especialista, a urgência do problema – que também é uma questão de saúde pública – só pode ser resolvida com modos de transporte limpos. “E o caminho para a mudança passa pelo transporte público, pois ele é responsável por mais de 80% dos deslocamentos urbanos”, completa.

Segundo dados do IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente, o setor de transportes se destaca como principal emissor de poluentes nas grandes cidades brasileiras.

Cristina Albuquerque, gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil, destaca que a eletrificação pode contribuir para reter e atrair passageiros para o transporte coletivo, que passa há anos por uma crise de demanda e qualidade. “A transição dos ônibus a diesel para os elétricos, que são mais confortáveis e silenciosos, representa também uma oportunidade de melhorar a qualidade do serviço. O transporte é um direito constitucional que não tem sido garantido a contento para a população”, afirma Cristina.

Apesar dos múltiplos benefícios da eletrificação, os veículos elétricos custam mais caro do que aqueles movidos a diesel. “Com o programa, o governo federal geraria uma economia de 28% a 36% nos custos totais do transporte nas cidades, ajudando, inclusive, a reduzir as tarifas”, conclui Calabria.

A ideia agora é discutir essa proposta com o governo federal e aprová-la o mais rápido possível.

A crise dos transportes públicos

O contexto da pandemia agravou uma crise que o setor de transportes coletivos enfrenta há anos. Desde o primeiro semestre de 2020 vem-se discutindo a necessidade de um socorro federal emergencial ao setor, como ocorreu em outras áreas de serviços essenciais. Entretanto, o presidente Jair Bolsonaro vetou, em dezembro de 2020, o projeto de lei que previa o auxílio financeiro com contrapartidas das cidades.

“Lutamos muito para incluir essas contrapartidas na proposta. Elas eram importantes porque, diferentemente do que ocorre hoje, obrigava as empresas a investirem em qualidade e infraestrutura de transporte para terem acesso ao recurso, deixando um legado para as cidades e garantindo transparência sobre o uso do dinheiro”, lembra Calabria.

Desde então, organizações da sociedade civil, empresas do setor de transportes e o próprio MDR vêm buscando alternativas para contornar o problema e garantir a mobilidade nas cidades, que é um direito constitucional.

Com informações da Assessoria de Imprensa do IDEC

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MERCADO LIVRE ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE APOIO A NEGÓCIOS DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA

Programa Empreender com Impacto vai incorporar 30 novos empreendimentos,
apoiando a comercialização de produtos de Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

O Mercado Livre abriu 30 novas vagas para o Empreender com Impacto + Biomas, programa que impulsiona a comercialização de empreendimentos da biodiversidade que contribuem para a geração de renda e para a conservação de quatro biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Os empreendimentos selecionados participam de capacitação sobre como vender no Mercado Livre, abordando temas como estratégia comercial, logística e marketing digital. Além disso, recebem mentorias individuais, visibilidade na seção de Produtos Sustentáveis e outros benefícios no uso do ecossistema do Mercado Livre. As inscrições terminam em 08 de maio.

A seleção dos empreendimentos será feita pela Consultoria Giral Viveiro de Projetos, com apoio de outros parceiros da sociobiodiversidade, como Amaz, Central do Cerrado e Movimento Amazônia em Casa, Floresta em Pé. Dentre os critérios avaliados estão: o produto, maturidade do empreendimento e o impacto socioambiental gerado nos territórios.



A expectativa é que mais de 30 mil novas famílias sejam beneficiadas, direta e indiretamente, pelo fortalecimento desses empreendimentos pelo Mercado Livre. “Ao fortalecer a estratégia comercial e dar visibilidade para esses negócios, contribuímos para a geração de renda e para a preservação da sociobiodiversidade destes biomas”, destaca Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre. “Queremos combinar os saberes da floresta, que geram riqueza e proteção ambiental, com o conhecimento do Mercado Livre em comercialização e logística para alavancar os impactos positivos desses empreendedores,”, completa.

Além da produção sustentável a partir de insumos da biodiversidade e da geração de impactos positivos nos biomas contemplados pelo projeto, os pequenos empreendimentos interessados em participar do programa precisam ter CNPJ ativo e produto final desenvolvido.

Impacto positivo

Somente no ano passado, 90 empreendimentos foram beneficiados. 49 deles estavam situados na Amazônia, 18 no Cerrado e 23 na Mata Atlântica, se concentrando, principalmente, nas categorias de alimentos e bebidas, artesanato e cosméticos. Além disso, mais de 50% dos líderes desses negócios eram negros, cerca de 12% são indígenas e mais da metade são mulheres. Além do apoio direto à comercialização e logística, o Mercado Livre promove anualmente campanhas comerciais que buscam trazer mais visibilidade e maior conhecimento em relação a esses empreendimentos e seus produtos, muitas vezes desconhecidos por grande parte dos brasileiros .

A partir deste ano, a experiência será replicada na Argentina e México.

Serviço:

Empreender com Impacto

Inscrições: até 08/05/2022

Pré-requisitos: pequeno empreendimento formalizado (CNPJ ativo), atuante nos biomas contemplados pelo projeto, com geração de impacto positivo, produto final desenvolvido e canais de venda estabelecidos

Formato: online

Investimento: gratuito

Inscrições

Com informações da Assessoria de Imprensa Profile RP

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