spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSSaúdeTELEMEDICINA É APROVADA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS E SEGUE PARA VOTAÇÃO NO...

TELEMEDICINA É APROVADA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS E SEGUE PARA VOTAÇÃO NO SENADO

Projeto que regulamenta a telessaúde passou com folga pela câmara, com 300 votos favoráveis e 83 contrários; Mas você acredita nesse modelo de atendimento na área da saúde?

Esqueça o tabu, teleconsultas são eficientes!

Na última quarta-feira (27), a câmara dos deputados aprovou o texto-base que regulamenta a telemedicina no Brasil. Com 300 votos favoráveis e 83 contrários, o projeto agora segue para votação no senado. O modelo de atendimento remoto tem trazido inúmeros benefícios à área da saúde. A relação mais próxima com o médico sem sair de casa – gerando ainda uma economia de tempo e dinheiro de deslocamento -, foi capaz de resolver cerca de 91% das consultas de pronto atendimento. Os dados são da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital (Saúde Digital Brasil), que aponta que mais de 7,5 milhões de teleatendimentos já foram realizados por mais de 52,2 mil médicos no país.

Na Sami, operadora de saúde de São Paulo, por exemplo, 75% dos atendimentos do Time de Saúde são digitais, e em 72% dos casos o primeiro contato com a rede ocorre com a Atenção Primária. E para quem pensa que as teleconsultas não caíram no gosto do brasileiro, o índice de satisfação com o atendimento digital da Sami chega a 86%. Em Março deste ano, 92% dos atendimentos da Sami foram teleconsultas.



A pesquisa “Telemedicina no Brasil” realizada pelo Datafolha/Conexa revelou que 73% dos entrevistados voltariam a realizar consultas por videochamada, e 41% acreditam que emergências em saúde possam ser resolvidas pela telemedicina.

Como funcionam as teleconsultas?

São como consultas presenciais, nas quais o médico conversa e orienta o paciente, mas sem que haja necessidade de deslocamento. Basta ter acesso à internet.

Segundo o Dr. Alexandre Calandrini, coordenador e médico do Time de Saúde da Sami, até mesmo seus pacientes mais receosos se mostram surpresos com a praticidade e agilidade da teleconsulta. “Eu explico que não é nada além de uma consulta normal. Às vezes eu brinco com o paciente e digo que é para ele imaginar que está no consultório, comigo. Isso funciona”, afirma.

A telemedicina já mudou a dinâmica do sistema de saúde no Brasil e todos saíram ganhando. Temos equipamentos de ponta que apoiam sua aplicação, permitindo o monitoramento pós-alta hospitalar, o acompanhamento de pacientes crônicos, a triagem de atendimento, tudo com diagnósticos rápidos e precisos. Tudo isso pode beneficiar e democratizar o acesso à excelência médica nos cantos mais longínquos do Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa NR7 | Full Cycle Agency

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE SAÚDE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos