spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEnergiaPRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL SOBE MAIS DE 50% EM JANEIRO,...

PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL SOBE MAIS DE 50% EM JANEIRO, DIZ RELATÓRIO

Capacidade de parques solares no país se aproxima da potência da usina de Itaipu

A produção de energia solar no Brasil cresceu 52,4% em janeiro, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O levantamento feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), antecipado à CNN, mostra que o país conta com 425 empreendimentos solares ligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Considerando a matriz energética brasileira, todos os complexos de energia solar totalizam uma capacidade instalada de 12.167 megawatts, quase equivalente à potência da usina de Itaipu (14.000 megawatts).

Os dados consideram apenas eletricidade produzida dentro do mercado regulado, deixando de fora produtores individuais, que integram a chamada “geração distribuída”.

O estado de Minas Gerais é o maior produtor, com praticamente 100 usinas, somando a capacidade instalada superior a 3 gigawatts. A região com mais fazendas solares é o nordeste, local com altas temperaturas, pouca chuva e tempo fechado, características que favorecem a geração de energia desta modalidade.

Leia também: Como melhorar a vida na cidade? Pautas urbanas em ano de eleições municipais

O resultado fechado de toda energia gerada no país em 2023 bateu recorde de fontes renováveis.

No ano passado, 93,1% de toda eletricidade gerada veio de fontes renováveis, como hidrelétricas, parques eólicos, fazendas solares e usinas a biomassa, informação publicada em primeira mão pela CNN.

Já as hidrelétricas, por anos protagonistas na matriz elétrica nacional, tiveram um crescimento de apenas 1,2%, considerando o período de doze meses.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos