spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaMERCADO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM IMPULSIONA NOVAS TECNOLOGIAS

MERCADO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM IMPULSIONA NOVAS TECNOLOGIAS

Apesar de estar em estágio de amadurecimento, de acordo com especialistas, o mercado de nuvem deve crescer ainda mais

O mercado de computação em nuvem (cloud) está em plena ascensão no Brasil e já vem provocando uma mudança e tanto, ao facilitar o acesso a soluções e serviços disruptivos. De acordo com Marlísio Campos, sócio da Deloitte, a previsão é de que nos próximos dez anos, 80% dos dados estejam na nuvem. “Desde 2020, a capacidade computacional da nuvem superou os datacenters”, disse ele. O fato é que há a tendência de que a computação em nuvem impulsione novas tecnologias disruptivas e o uso de 5G.

mercado evolui com aplicações diferenciadas, o que inclui desde a coleta de até produtos mais complexos, que gerenciam a infraestrutura com nuvem pública, privada, dispositivos IoT (internet das coisas), inteligência artificial (IA) e conexão via redes 5G.

A chamada meta cloud é que permite criar camadas de abstração, que reduzem a complexidade e facilitam o acesso às informações e aos dados. Para Diuliana França, diretora de serviços cloud B2B da Embratel, “o usuário interage com essa camada de orquestração, que contribui para aprimorar o gerenciamento do complexo ambiente das empresas”. Segundo ela, o produto está no portfólio da empresa e deverá ser lançado em breve. Contudo, está recebendo atualização e deve abranger o conceito de meta cloud.

Apesar de estar em um estágio de amadurecimento, de acordo com especialistas, o mercado de nuvem deve crescer ainda mais, principalmente na esfera governamental. “O governo ainda é um pouco reativo e a vanguarda tecnológica é maior no setor privado. Em médio prazo, o cenário tende a mudar e o Brasil terá um grande papel em iniciativas para minimizar o impacto ao meio ambiente, por exemplo”, apontou Campos.

Para a diretora da Embratel, a burocracia ainda pede que algumas coisas aconteçam de forma mais rápida.

Computação em nuvem impulsiona uso de rede 5G

A Embratel instalou, em parceria com o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Recife (PE), uma solução de vídeo analytics que, conectada à rede 5G da Claro, otimiza a logística dos veículos em pátio, no porto. Trata-se de uma evolução dos sistemas edge computing que contempla o monitoramento de entrada e saída do alto fluxo e a localização exata dos veículos durante o deslocamento.

As câmeras fazem a leitura da tag de cada carro, utilizando inteligência artificial. Além disso, coleta o número do chassi de cada veículo. O dado fica registrado em uma plataforma, com o horário de chegada, a vaga onde ficou parado, entre outros.

Segundo Fernando Penna, gerente de desenvolvimento de negócios em nuvem da Huawei Brasil, o atual momento favorece a evolução de “Tudo na Nuvem”. “É a melhor alternativa para armazenar e monitorar dados em escala. O modelo de negócios do ‘everything as a service’ está na essência da computação em cloud”, explicou Penna.

A conexão de rede 5G é essencial para manter a comunicação em tempo real com as aplicações em nuvem. Para manter o sistema em pleno funcionamento, é preciso também ressaltar a importância de investimento contínuo em camadas de segurança e cibersegurança nos sistemas multicloud.

.Fonte: Embratel

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos