spot_img
HomeRanking CSCSALVADOR É A CIDADE MAIS INTELIGENTE DA REGIÃO NORDESTE, SEGUNDO O RANKING...

SALVADOR É A CIDADE MAIS INTELIGENTE DA REGIÃO NORDESTE, SEGUNDO O RANKING CONNECTED SMART CITIES 2023

A capital baiana também é a 7ª melhor colocada no eixo Tecnologia e Inovação e ocupa a 11ª posição em Urbanismo e Empreendedorismo.

Salvador (BA) manteve-se na lista das 10 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, segundo novo levantamento do Ranking Connected Smart Cities 2023, garantindo a nona colocação no estudo. 

A capital baiana alcançou, ainda, a liderança entre todas as cidades da região Nordeste, a sétima melhor colocação no eixo Tecnologia e Inovação, e a 11ª posição em Urbanismo e Empreendedorismo.

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre segunda e terça-feira, a 9ª edição do evento  nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking, do Selo e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10  finalistas com negócios inovadores para as cidades.  

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2023, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o CENSO IBGE 2022. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2023 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“Há nove anos a Plataforma Connected Smart Cities congrega todo o ecossistema para a discussão eficiente e prática da transformação das cidades brasileiras em cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Hoje construímos uma comunidade com o ideal comum para a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros, com esforços conjuntos entre todos os atores: poder público, empresas, academia, entidades e sociedade civil”. comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

SALVADOR EM NÚMEROS

Apesar de manter a posição entre as 10 mais inteligentes do país, a capital baiana avança em 5 dos 11 eixos temáticos analisados: mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, tecnologia e inovação, saúde e governança.

Com velocidade média superior a 286 mbps  em conexões de banda larga contratada, no ano anterior a cidade registrou índice de 212 Mbps, Salvador supera muitas capitais neste indicador, considerando ainda a existência de 7 empresas que operam e oferecem o serviço na cidade. De acordo com dados da Anatel, 99,5% dos moradores de Salvador são cobertos por conexão 5G. A capital baiana conta com 1 parque tecnológico (MCTI) e 6 incubadoras de negócios, segundo dados da Anprotec, e registrou, no último período, o crescimento de 3,38% no número de empregos totais, além de crescimento de 1,52% das empresas de tecnologia e 2,65 das empresas de economia criativa.

Na cidade, 75,3% dos empregos formais estão no setor privado. Em relação aos serviços e soluções inteligentes de Salvador, destacam-se o Centro de Operações e Controle como referência nacional, o atendimento ao cidadão por meio de aplicativo e site da prefeitura, a matrícula escolar na rede pública online, o agendamento online de consulta na rede pública de saúde, o sistema de iluminação inteligente, a bilhetagem eletrônica no transporte público, e os semáforos inteligentes.

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2023

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sete municípios estão entre os 10 mais bem colocados, um a mais do que na edição anterior. Duas cidades da região Sul e uma do Nordeste também são destaques.  

Além da liderança de Salvador (BA) no Nordeste, na classificação por região, Brasília (DF) garante a primeira colocação no Centro-Oeste; Palmas (TO) representa a região Norte; São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Niterói (RJ). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Florianópolis é a líder. 

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Fortaleza (CE); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde: Vitória (ES); Educação: Jaguariúna (SP); Segurança: Santana de Parnaíba  (SP); e Governança: Niterói (RJ).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h30. 

SELO CONNECTED SMART CITIES

O Selo Connected Smart Cities reconhece as boas práticas no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, considerando 6 dimensões de análise, como: ecossistema de inovação, maturidade de parcerias, planejamento de cidades inteligentes, infraestrutura e serviços TIC, governança, dentre outros. A apresentação e reconhecimento das cidades também acontece amanhã, 05, a partir das 09h30 em painéis com prefeitos e secretários envolvidos na pauta.

SERVIÇO

9a.Edição Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 04 e 05 de setembro de 2023

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP)

Mais informações:  https://evento.connectedsmartcities.com.br/ 

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Realização: Necta (www.nectainova.com.br) 

Sobre o Connected Smart Cities
O  Connected Smart Cities & Mobility Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto. O evento  faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: O estudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. 

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, acesse

Mais Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities e Mobility

Karolina von Sydow – Coletivo da Comunicação 

55 11 95368-8829 – imprensa@nectainova.com.br 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos