spot_img
HomeRanking CSCBELO HORIZONTE É A SEGUNDA CIDADE MAIS INTELIGENTE E CONECTADA DO SUDESTE

BELO HORIZONTE É A SEGUNDA CIDADE MAIS INTELIGENTE E CONECTADA DO SUDESTE

A capital mineira também ocupa a terceira melhor posição nos eixos Tecnologia e Inovação, e Saúde, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2023.

 

Belo Horizonte (MG) foi eleita a segunda cidade mais inteligente e conectada da região Sudeste do Brasil. A capital mineira ainda conquistou a terceira melhor colocação nos eixos Tecnologia e Inovação e no de Saúde. Já no ranking geral, Belo Horizonte figura na quarta posição. E obteve o oitavo lugar no eixo Meio Ambiente.

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre segunda e terça-feira, a 9ª edição do evento  nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking, do Selo e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10  finalistas com negócios inovadores para as cidades.  

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2023, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o CENSO IBGE 2022. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2023 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“Há nove anos a Plataforma Connected Smart Cities congrega todo o ecossistema para a discussão eficiente e prática da transformação das cidades brasileiras em cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Hoje construímos uma comunidade com o ideal comum para a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros, com esforços conjuntos entre todos os atores: poder público, empresas, academia, entidades e sociedade civil”. comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

BELO HORIZONTE EM NÚMEROS

A capital mineira avançou em 5 dos 11 eixos temáticos desta edição do Ranking CSC: Mobilidade e Acessibilidade, Meio Ambiente, Educação, Empreendedorismo e Segurança.

Em Saúde, os destaques de Belo Horizonte são: 3,94 leitos por mil habitantes (OMS recomenda 2 a 5 leitos por mil habitantes), 862 médicos para cada 100 mil habitantes, ante índice de 701 no ano anterior, investimento em saúde per capita de R$ 1.772,76, e agendamento online de consultas na rede pública de saúde.

A velocidade média das conexões de banda larga em Belo Horizonte é de 325,2 mbps, com o oferecimento deste serviço por 8 operadoras, 99,9% da cidade é coberta por sinal 5G e a densidade de banda larga fixa é de 34,98% da população.

A cidade conta ainda com sistema de iluminação inteligente, centro de controle e operações, sistema de semáforos inteligentes, sistema de bilhete eletrônico no transporte público, cadastro imobiliário informatizado e disponibilizado ao cidadão, emissão de alvará eletrônico, sistema de monitoramento de áreas de risco, matrícula escolar online na rede pública e atendimento ao cidadão por meio de aplicativo e site da prefeitura, como soluções e serviços inteligentes disponíveis à população.

Destaque ainda para: aumento na Média ENEM das escolas públicas (491,9 pontos), 6 incubadoras de empresas na cidade que permitiram o crescimento de 1,08% das empresas de tecnologia e 9,14% das MEIS.

“É gratificante saber que estamos, mais uma vez, em destaque nessa importante premiação e realizando um trabalho que vem consolidando a capital mineira no cenário de cidades inteligentes e que, acima de tudo, essas entregas têm mudado a história dos belo-horizontinos. Têm melhorado a vida de quem mora, trabalha ou empreende na cidade a partir do esforço e do comprometimento da administração pública para responder aos desafios do dia a dia e do ambiente coletivo a partir da inovação, tecnologia e sustentabilidade.”

“Temos melhorado a vida de pessoas, por exemplo, que tinham dificuldades para assistir a uma aula on-line,  solicitar um serviço ou enviar um currículo pela internet, porque não chegava internet onde elas moram ou porque não tinham condições de pagar por um pacote de dados. Hoje, com o programa de expansão de internet gratuita da Prefeitura, são 3,7 mil pontos espalhados pela cidade, incluindo 95% das vilas e favelas.

E, nesse contexto, os indicadores e o ranqueamento divulgados em cada edição do Connected Smart Cities nos ajudam a monitorar os caminhos percorridos até aqui, apontando os acertos e os desafios a serem enfrentados nos próximos anos.” – Prefeito de Belo Horizonte/MG, Fuad Noman

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2023

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sete municípios estão entre os 10 mais bem colocados, um a mais do que na edição anterior. Duas cidades da região Sul e uma do Nordeste também são destaques.  

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Niterói (RJ). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Florianópolis é a líder. 

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Fortaleza (CE); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde: Vitória (ES); Educação: Jaguariúna (SP); Segurança: Santana de Parnaíba  (SP); e Governança: Niterói (RJ).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h30. 

SELO CONNECTED SMART CITIES

O Selo Connected Smart Cities reconhece as boas práticas no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, considerando 6 dimensões de análise, como: ecossistema de inovação, maturidade de parcerias, planejamento de cidades inteligentes, infraestrutura e serviços TIC, governança, dentre outros. A apresentação e reconhecimento das cidades também acontece amanhã, 05, a partir das 09h30 em painéis com prefeitos e secretários envolvidos na pauta.

SERVIÇO

9a.Edição Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 04 e 05 de setembro de 2023

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP)

Mais informações:  https://evento.connectedsmartcities.com.br/ 

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Realização: Necta (www.nectainova.com.br) 

Sobre o Connected Smart Cities
O  Connected Smart Cities & Mobility Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto. O evento  faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: O estudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. 

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, acesse

Mais Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities e Mobility

Karolina von Sydow – Coletivo da Comunicação 

55 11 95368-8829 – imprensa@nectainova.com.br 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos