spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaCINCO APLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS SMART CITIES

CINCO APLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS SMART CITIES

Andre Telles
Andre Telles
Especialista em inovação e governos inteligentes, com projetos realizados em parceria com a Prefeitura de Barcelona e o Governo da Catalunha. Escritor. Autor de seis livros relacionados ao tema da tecnologia e inovação. Professor de Pós-Graduação e palestrante. Presidente de Smart Cities da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). Diretor de inovação da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB-PR). Foi Superintendente-Geral de Inovação do Governo do Estado do Paraná e atualmente é Assessor da Presidência da Companhia de Tecnologia do Paraná (Celepar).

A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como reconhecimento de fala, visão computacional e tomada de decisões. Esses sistemas são baseados em redes neurais artificiais, que são modelos computacionais inspirados no cérebro humano.

Como um “tecnotimista”, acredito que a IA é uma das ferramentas mais poderosas que temos para criar um mundo melhor, mais seguro eficiente. Esta revolução tecnológica já está mudando o mundo, inclusive as cidades em que vivemos.

A inteligência artificial pode trazer inúmeros benefícios para as cidades, desde a melhoria da segurança até a redução de custos. Com a utilização de sistemas de monitoramento e análise de dados, é possível detectar comportamentos suspeitos e prevenir crimes antes mesmo que eles aconteçam. Além disso, a inteligência artificial pode ser usada para otimizar a mobilidade urbana. Todos estes benefícios estão diretamente ligados ao conceito de cidades inteligentes.

A inteligência artificial tem um papel fundamental no futuro das cidades. Com sua capacidade de processar grandes quantidades de dados em tempo real, ela pode ajudar a melhorar diversas áreas. Neste artigo elnquei cinco aplicações inovadoras da utilização da IA em cidades pelo mundo.

Century Tech: aprendizado adaptativo nas escolas do Reino Unido

O aprendizado adaptativo é uma abordagem de ensino que personaliza o processo de aprendizagem para cada aluno, com base em suas habilidades e necessidades individuais. Isso significa que cada aluno é capaz de aprender no seu próprio ritmo, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz.

A Century Tech é uma plataforma de aprendizado adaptativo alimentada por IA que está mudando a forma como os alunos aprendem no Reino Unido. Com sua tecnologia, a plataforma está ajudando os professores a personalizar o ensino para cada aluno, permitindo que eles atinjam todo o seu potencial. Os alunos têm acesso a um currículo personalizado que se adapta às suas necessidades individuais, fornecendo feedback instantâneo e monitorando seu progresso em tempo real. Isso significa que eles podem aprender no próprio ritmo e ter a ajuda de que precisam para superar qualquer lacuna de conhecimento.

A implantação da plataforma de aprendizado adaptativo da Century Tech em escolas públicas do Reino Unido tem sido um sucesso retumbante. Os resultados mostram que a IA é capaz de monitorar o progresso dos alunos em tempo real e identificar lacunas de conhecimento que precisam ser preenchidas. Isso permite que os professores personalizem o ensino para cada aluno, fornecendo feedback instantâneo e recursos adicionais quando necessário.

Amsterdam Chatbot

O Amsterdam Chatbot é uma ferramenta que tem revolucionado o atendimento ao cidadão em Amsterdã. Desenvolvido com tecnologia de ponta, ele oferece respostas rápidas e precisas para dúvidas e problemas relacionados à cidade.

Com uma interface simples e fácil de usar, o Amsterdam Chatbot é capaz de fornecer informações sobre serviços municipais, eventos, transporte público e muito mais. Além disso, ele está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que os usuários podem obter ajuda a qualquer hora do dia ou da noite.

Além disso, o chatbot também fornece informações sobre eventos na cidade, como shows e exposições, e sobre o transporte público, incluindo horários de ônibus e trem. Outra funcionalidade importante do Amsterdam Chatbot é a capacidade de responder a perguntas relacionadas à cidade, como questões sobre impostos e regulamentos locais. Isso torna a ferramenta extremamente útil para quem está se mudando para Amsterdã ou para quem precisa resolver problemas burocráticos na cidade. 

Sistema de Iluminação Pública Inteligente em Copenhagen 

O sistema de iluminação pública inteligente em Copenhagen é um exemplo notável do compromisso da cidade com a sustentabilidade e a inovação tecnológica. Os sensores e algoritmos de IA são usados para ajustar o brilho das luzes com base nas condições de iluminação natural e no tráfego, garantindo que as luzes sejam sempre eficientes e adequadas às necessidades da cidade. O case de Copenhagen ilustra bem o conceito de AIOT, uma mistura das aplicações de internet das coisas (IOT) e inteligência artificial (IA).

Os sensores detectam a presença de pessoas e veículos nas ruas e ajustam o brilho das luzes de acordo com a demanda, economizando energia e reduzindo os custos para a cidade. Além disso, o sistema é capaz de monitorar a qualidade do ar e o nível de ruído na cidade, permitindo que as autoridades tomem medidas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A gestão eficiente de energia não só traz benefícios ambientais, mas também econômicos, como a economia de custos. Além disso, iniciativas como o sistema de iluminação pública inteligente mostram como a implementação de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, pode ajudar a criar cidades mais sustentáveis e eficientes.

Sistema de reconhecimento facial em Londres

O sistema de reconhecimento facial utilizado pela polícia de Londres é baseado em tecnologia de inteligência artificial, que permite analisar imagens capturadas por câmeras de segurança instaladas em locais públicos. As imagens são comparadas com bancos de dados de suspeitos procurados, incluindo pessoas procuradas por crimes graves, como terrorismo e assassinato. Quando uma correspondência é encontrada, os oficiais são alertados para verificar a identidade da pessoa e tomar medidas apropriadas.

Desde a implementação do sistema de reconhecimento facial na cidade de Londres, houve um aumento significativo na identificação e captura de criminosos procurados. De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Polícia Metropolitana, o número de prisões relacionadas a crimes graves aumentou em 70% após a instalação dos dispositivos de reconhecimento facial em locais públicos.

Um dos principais desafios da implementação da inteligência artificial nas cidades é garantir a privacidade dos cidadãos. Com o aumento do uso de câmeras de vigilância e sensores, existe o risco de que informações pessoais sejam coletadas sem consentimento ou utilizadas de forma inadequada. O sistema de Londres já gerou inúmeros protestos neste sentido.

O sistema de gerenciamento de tráfego inteligente de Singapura

Singapura é uma cidade líder em tecnologia de gerenciamento de tráfego inteligente, graças ao seu sistema altamente avançado de coleta de dados em tempo real. O sistema usa uma combinação de câmeras e sensores para monitorar o tráfego em toda a cidade, permitindo que os algoritmos de IA otimizem os tempos de sinalização dos semáforos para reduzir o congestionamento e melhorar a fluidez do tráfego.

A precisão e a eficiência dessas tecnologias são impressionantes. As câmeras são capazes de capturar imagens de alta resolução de veículos em movimento, enquanto os sensores podem detectar até mesmo pequenas mudanças no fluxo de tráfego. Isso permite que o sistema de gerenciamento de tráfego de Singapura colete dados extremamente precisos e atualizados em tempo real, garantindo que as decisões tomadas pelos algoritmos de IA sejam baseadas em informações confiáveis e precisas.

O sistema de gerenciamento de tráfego inteligente de Singapura tem produzido resultados notáveis ​​desde sua implementação. O tempo médio de viagem foi reduzido em até 30%, o que levou a uma economia significativa de tempo e dinheiro para os motoristas. Além disso, o número de acidentes de trânsito diminuiu drasticamente, tornando as ruas mais seguras para todos.

A tecnologia de gerenciamento de tráfego inteligente também ajudou a melhorar a qualidade do ar, reduzindo as emissões de gases poluentes em até 22%.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos