spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaO BRASIL DIGITAL PRECISA DE POLÍTICAS PÚBLICAS UNIFICADAS

O BRASIL DIGITAL PRECISA DE POLÍTICAS PÚBLICAS UNIFICADAS

Atilio Rulli
Atilio Rulli
Vice-Presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe, com contribuição significativa na construção de parcerias que alavancam a transformação digital no Brasil. O executivo já atuou como gestor de Rede e Data Center da Prodam – SP, passando por multinacionais como Cabletron, Enterasys e CISCO, onde foi responsável pela área de Diretorias Regionais de Vendas.

Relatório recente, publicado pela IDC, mostra que o mercado brasileiro de tecnologias da informação e comunicação (TIC) deve crescer 5% em 2023.

Após um ano da adoção do 5G no Brasil, a avaliação dos governos e do mercado é que o país está indo muito bem na implantação da infraestrutura e na expansão da rede.  Em alguns casos, está até adiantado em relação ao cronograma estabelecido pela Anatel. Essa situação merece celebração, pois mostra o interesse da sociedade brasileira nas oportunidades econômicas que estão surgindo com a nova conectividade.

Relatório recente, publicado pela IDC, mostra que o mercado brasileiro de tecnologias da informação e comunicação (TIC) deve crescer 5% em 2023. A expectativa é que, juntos, os mercados aproximem-se de um total de US$ 80 bilhões. Em recortes separados, a IDC Brasil projeta um avanço de 3% em Telecom e de 6,2% em TI. Este último impulsionado pelo consumo de tecnologia pelas empresas, que deve crescer 8,7% puxado pelo investimento em software e cloud¹.

No mundo, de acordo com a análise da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação, a economia digital contribuiu com mais de 47% do PIB global em 2022, e estima-se que representará mais de 60% do PIB global até 2025. Dados da Roland Berger mostram que, de 2016 a 2025, o valor potencial da transformação digital em todo o mundo será de US$ 27 trilhões.

A Nação Digital

Diante desses dados, quero reforçar, nesse artigo, a importância do conceito de Nação Digital ou Brasil Digital, que tivemos a oportunidade de apresentar ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sua visita à China em abril. Esse conceito tem como foco as políticas governamentais unificadas (governos inteligentes), a realização prática dessas políticas (cidades inteligentes), a transformação digital da economia (a digitalização dos setores produtivos) e a sustentabilidade, além do acesso à internet de qualidade e a instalação de estruturas de datacenters. 

Estamos vivendo um momento excepcional para o avanço da transformação digital no Brasil, mas, para aproveitar esta oportunidade é chegada a hora de acelerar também a elaboração de políticas públicas unificadas, lideradas pelo governo federal, com apoio de estados e municípios, que se tornem referência para a condução da transformação digital da economia brasileira nos próximos anos. 

Governos Inteligentes

Um dos principais conceitos da Nação Digital refere-se ao de governos inteligentes. É a capacidade de formular políticas públicas levando em consideração o desenvolvimento econômico e social digital do país a curto, médio e longo prazos. Abrange o planejamento e a criação de serviços públicos inclusivos e digitais por meio da aplicação de tecnologias que melhorem a qualidade de vida, a cidadania e a relação entre os cidadãos e as instituições do estado. Envolve desde a educação e a capacitação para o digital aos serviços de justiça, por exemplo.

Cidades inteligentes

Na Nação Digital, os governos inteligentes se tornam realidade, na prática, nas cidades inteligentes, uma abordagem que visa melhorar a utilização dos espaços urbanos e a vida nas cidades por meio de tecnologias para a criação de melhores serviços de transporte, de moradia, de saúde, de energia, de educação e de segurança. 

Outros exemplos que podemos adicionar são a segurança pública, o gerenciamento de tráfego, o gerenciamento ambiental e as respostas a emergências. Além disso, o desenvolvimento de cidades inteligentes depende da construção de infraestrutura digital, o que pode atrair mais investimentos. É a concretização, para o cidadão, das políticas públicas focadas na transformação digital. 

A digitalização da indústria

A digitalização da indústria consiste, dentro da chave da Nação Digital, em permitir que a tecnologia digital atinja todos os setores, incluindo, entre outros, a agricultura, a mineração, as finanças, a energia, o transporte e a manufatura. O governo pode incentivar e orientar as empresas a aprimorarem a consciência digital e a promoverem a transformação digital completa das suas operações, reduzindo custos, aumentando a eficiência e gerando postos de trabalho.

A importância das escolas

Sabemos que o governo brasileiro tem como objetivo principal fornecer acesso à internet de alta qualidade em todo o país e alcançar a inclusão social na conectividade. Por isso, estamos propondo melhorar a rede de conexão em nível nacional, incluindo cobertura de rede wifi e de fibra fixa. Além das cidades de grande e médio porte, também consideramos a cobertura de áreas remotas como pequenas cidades e a malha rodoviária nacional, que também inclui uma rede de alta qualidade e baixo custo conectando 138.000 escolas públicas e 40.000 hospitais públicos e clínicas em todo o país. O objetivo é criar uma rede nacional de dados que será a base fundamental para a transformação digital do Brasil e o desenvolvimento da economia digital, possibilitando a circulação ubíqua de dados.

A importância dos datacenters

O fortalecimento da construção de centros de dados nacionais e centros de computação deve aumentar a soberania nacional e a segurança de dados no Brasil e aumentar a importância geográfica e política do país no Hemisfério Sul, permitindo, futuramente, a construção de um centro de computação na América Latina, o que criará mais oportunidades para o desenvolvimento econômico.

A sustentabilidade e a geração de energia limpa e renovável

A sustentabilidade e a baixa emissão de carbono são uma parte importante do Brasil Digital. Como todos sabemos, o país possui uma vasta área territorial e recursos energéticos renováveis únicos. A energia hidrelétrica representa mais de 60% no mapa energético do Brasil. No entanto, devido às condições naturais, como a seca, a estrutura energética precisa ser otimizada. O Brasil possui excelente potencial solar e é um dos poucos países do mundo com duração média anual de insolação superior a 3.000 horas. Nos últimos anos, com o amadurecimento da tecnologia de energia solar e a redução de custos, a energia solar vem assumindo um papel cada vez maior no abastecimento, dando uma forte garantia para o funcionamento da infraestrutura digital e da segurança energética.

Essa é a essência do conceito de Nação Digital, que muitos países ao redor do mundo já adotam com sucesso.  Com o desenvolvimento contínuo das tecnologias de comunicação e computação, juntamente com a crescente importância da transformação digital dentro da estrutura do governo brasileiro, acreditamos que o país está abrindo novas oportunidades. Nos próximos anos, as tecnologias e o acesso à internet de alta qualidade devem melhorar a eficiência da indústria e a produtividade, a qualidade de vida e promover a criação de riqueza e de melhores serviços públicos. Estamos só no início dessa jornada.

¹Fonte: IT Forum

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities.  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos