spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaENTENDA O CENÁRIO DO MERCADO DE FINANCIAMENTO E DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA DE...

ENTENDA O CENÁRIO DO MERCADO DE FINANCIAMENTO E DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA DE SOLUÇÕES EM GOVTECHS NO BRASIL

Para melhorias nos serviços de atendimento ao cidadão e avanço de cidades inteligentes, especialistas discutem estratégias para o crescimento de startups e fortalecimento do engajamento desta modalidade de negócios no poder público.


Como estimular processos de financiamento e de contratação de serviços e soluções digitais na administração pública das cidades brasileiras? Este desafio pode ser refletido e direcionado a partir do incentivo de políticas ativas de governos federais e estaduais. Para o head do Fundo GovTech, da KPTL, e da Cedro Capital, Adriano Pitoli, todo o planejamento de ações deve ser iniciado e embasado sob o viés de diretrizes da legislação com o intuito de facilitar o processo de transformação e inclusão digital.

“Os gestores precisam ter massa crítica para colocarem os desafios em prática. Como fazer, por exemplo, um termo de referência se você não sabe a solução?”, ressalta ele. Adriano também reconhece a importância da Lei do Governo Digital, de 2021, Nova Lei de Licitações, alterada por Medida Provisória, lançada pelo novo governo neste ano, e do Marco Legal das Startups

“A Lei do Governo Digital ajuda na melhoria da qualidade dos serviços digitais. Já a Nova Lei de Licitações possibilita uma maior segurança jurídica a quem já tinha um grau de insegurança. E, o Novo Marco Legal das Startups favorece uma maior atração de investidores e contratações pelo setor público, entre outros benefícios”, analisa.

Em síntese, para o head de Marketing e Novos Negócios da Dígitro Tecnologia, Gustavo Lopes Rodrigues Jota, o setor público almeja alcançar “a mesma qualidade de serviço” prestada pelo poder privado. Para isso, “é preciso dar visibilidade aos gestores públicos que o governo detém, aplicando, por exemplo, a tecnologia a toda cadeia de eventos relacionada à crise”.

Todo esse processo demanda planejamento estratégico, com a inclusão de etapas de trabalho, verbas necessárias e propostas de soluções, a partir do diagnóstico da realidade e identificação de demandas de cada lugar. “O desafio é ter uma visão sistêmica do problema que está na cidade e como aplicar as soluções tecnológicas escolhidas”, analisa Tatiana Tucunduva Cortese, docente e pesquisadora da Uninove e do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP).

Com isso, o fomento do mercado de financiamento e contratações de soluções inovadoras para a digitalização de governos possibilita a transformação do setor público e melhorias na prestação de serviços ao cidadão. 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos