spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaMETRÔ E CPTM TERÃO PRESIDENTES CONTRATADOS NO MERCADO

METRÔ E CPTM TERÃO PRESIDENTES CONTRATADOS NO MERCADO

Governador eleito Tarcísio de Freitas usará serviço de empresa de headhunter para encontrar profissionais com perfil para assumir direção das duas companhias

O governador eleito Tarcício de Freitas (Republicanos) usará de um recurso incomum para escolher os novos presidentes do Metrô e da CPTM. Segundo informou à colunista Bela Megale, do jornal O Globo, o novo mandatário estadual contratará uma empresa de headhunter para buscar profissionais no mercado para preencher os cargos.

Atualmente, as duas companhias estaduais que operam parte da malha sobre trilhos são comandadas por Silvani Pereira (Metrô) e Pedro Moro (CPTM), que deixarão seus postos no final de dezembro.

Moro já atuava na CPTM na diretoria financeira e também trabalhou no Metrô, já Silvani vinha de passagens por vários órgãos federais como assessor do gabinete da Presidência da Caixa e secretário de Saúde e Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico e Social no estado do Sergipe. Pereira foi ainda o Secretário Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Trabalho, além de participar de vários conselhos de administração de empresas como Trensurb e CBTU.

Antes deles, a posição de presidente dessas companhias foi ocupada por funcionários de carreira ou então indicados políticos.

A busca por profissionais no setor privado é outra sinalização de mudanças profundas na gestão do transporte público estadual. Em recente presença em evento promovido por organizações ligadas à construção civil e o mercado imobiliário, Tarcísio indicou a intenção de criar uma nova secretaria, de Desenvolvimento Urbano, que surgirá da fusão das secretarias de Habitação e Transportes Metropolitanos, esta última responsável pelo Metrô e a CPTM.

Para preencher os cargos, no entanto, o futuro governador só poderá oferecer um salário mensal máximo semelhante ao seu, de R$ 34,6 mil, valor que foi majorado recentemente pela Assembleia Legislativa – anteriormente ele era de R$ 23 mil. Resta saber se haverá profissionais dispostos a receber menos do que na iniciativa privada.

Até o momento, o novo governador (que assumirá no dia 1º de janeiro) não indicou o nome do futuro secretário da pasta que comanda as duas companhias de trens.

Fonte: Metro CPTM

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos