spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesCIDADES INTELIGENTES: CIDADE FUTURÍSTICA OU CONECTADA COM O CIDADÃO?

CIDADES INTELIGENTES: CIDADE FUTURÍSTICA OU CONECTADA COM O CIDADÃO?

Por: Aline Bittencourt No dia 18/11 durante minha palestra no 5 ° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, compartilhei um pouco da nossa trajetória para tornar o município de Palhoça uma cidade inteligente.

Durante a conversa, foi muito importante compartilhar nossos desafios, pois na época que iniciamos as tratativas de cidade inteligente, tínhamos muitas dúvidas. Entre elas, o que é uma cidade inteligente! E durante as análises sobre os conceitos de cidade inteligente, chegamos em dois caminhos a seguir:

Uma cidade futurística e cheia de tecnologias ou uma cidade integrada e conectada com cidadão?

Você, gestor público, já deve ter passado por esse desafio também?

Em Palhoça, definimos nosso foco:

Nosso foco está além das cidades tecnológicas, estamos buscando simplificação dos processos, humanização do atendimento, eficiência dos serviços e recursos e transparência das informações. Desta forma acreditamos que só seremos inteligentes se conseguirmos promover o bem estar para os cidadãos.

Então foi neste pensamento que definimos nossos conceitos de cidade inteligente e nossos objetivos! E a partir desta definição, fomos construindo nossos projetos voltados a cidade inteligente.

Hoje quero compartilhar dois grandes projetos com vocês!

Primeiro e que temos muito orgulho é a PPP de iluminação Pública!

A PPP foi a nossa primeira grande conquista e também um enorme desafio. Contudo, após 3 anos de execução de projetos, temos muito orgulho dos resultados, principalmente porque tem rendido muito reconhecimento de outros municípios e do TCE-SC.

Mas o que é a PPP de iluminação na prática? O que isso impacta para torna-se uma cidade inteligente?

Entre as principais ações do projeto é trocar 24 mil luminárias por lâmpadas led em 14 meses e implantar um sistema de telegestão.

E agora você deve estar se perguntando, porque o projeto de PPP de iluminação pode promover o bem estar para os cidadãos?

Diante dos resultados, digo que o retorno é imediato!

Tivemos uma economia de 60% consumo de energia, promovendo uma economia aos cofres públicos e principalmente ao meio ambiente.

Com a modernização, passamos a ter mais segurança nas ruas, visto que % de luminosidade nas ruas aumentou. E consequentemente, o cidadão passou a conviver mais nos espaços públicos, praças, parques …

E com os resultados, vieram mais eficiência dos serviços e novos desafios como gestor público.

Pois amadurecemos sobre o tema de iluminação e passamos a pensar na conexão e integração dos sistemas, visando sempre ampliar e melhor os serviços tais como semáforo inteligente, coleta de resíduos sólidos inteligente, Wi-Fi nas praças.

E também descobrimos novos desafios, pois percebemos que para tornar inteligente era preciso repensar nossos processos, realizar mudanças nas nossas rotinas administrativas. Pois, promover o bem estar para o cidadão, o município tem que estar conectado e promovendo serviços públicos eficientes e funcionando.

Sabe como chegamos nesse novo projeto? Com uma pergunta, você como cidadão, quer sair de casa para resolver algo que poderia ser feito de casa?

Pensando em serviços privados, o cidadão resolve tudo com poucos cliques: Pago contas, emito boletos, contrato serviços, faço compras…

E porque nos serviços públicos, ele precisa sair de casa? Hoje o cidadão quer falar com a prefeitura digitalmente, ele não quer ter que ir na prefeitura fisicamente para pegar um boleto ou buscar informações. Ele quer facilidade e praticidade.

Então começamos a repensar nosso atendimento, criamos canal inteligente no WhatsApp da prefeitura para diversos assuntos, melhoramos nossos canais ouvidoria e estamos tornando 100% digital.

Nossa meta é que cidadão resolva tudo de forma simples, rápida e prática. Nossos atendimentos precisam ser digitais e humanizados.

Neste momento você gestor público já imaginou uma variedade de obstáculos certo?

Pois bem, os desafios são muitos, mas com as lições aprendidas, temos iniciar os projetos e ir evoluindo e trilhando um caminho para tornar-se um município inteligente.

Nas minhas próximas publicações vou comentar outros desafios resolvidos.

E você, quer compartilhar os seus desafios? Tem uma visão que queira compartilhar? Deixe seu comentário, quem sabe não pode ser o tema de uma nova publicação.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos