spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesSTARTUPS CURITIBANAS SE DESTACAM EM RANKING DAS 100 MAIS ATRAENTES DO BRASIL

STARTUPS CURITIBANAS SE DESTACAM EM RANKING DAS 100 MAIS ATRAENTES DO BRASIL

Startups de Curitiba e região são destaques em categorias do ranking 100 Open Startups 2022, que reúne as empresas de base tecnológica mais atraentes para o mercado no Brasil. Em sua sétima edição, o levantamento foi divulgado pelo Movimento 100 Open Startups, na última terça-feira (8/11).

Ao todo, 15 startups do Vale do Pinhão se destacaram em 11 categorias: Laura (saúde), 4avants (energia), IoTag (agronegócio), Comunica.in (recursos humanos), Exati e Automa (cidades inteligentes), ST-One e Ubivis (indústria), Oystr (jurídico), Syx Global (verde), Cargo e Exy Exoesqueletos (transporte/logística), Driva e Peepi (marketing com impacto social) e TruggHub (marketplace). Cada categoria traz dez empresas que se destacam em seus segmentos (Top 10). Entre as categorias especiais, dois representantes curitibanos: Exy Exoesqueletos (Empreendedorismo Feminino) e ST-One (LGBTQIA+).

Seis startups da capital e região – Oystr (29º), ST-One (44º), Laura (46º), Syx Global (54º), Comunica.in (58º) e Driva (71º) – também aparecem no ranking principal, o das Top 100 Open Startups.

O 100 Open Startups é elaborado com base em avaliações de atratividade das startups para grandes instituições, como empresas, aceleradoras e investidores. Para tanto, é levado em consideração o interesse nos empreendimentos, negociações em andamento e parcerias realizadas pelas startups.

O Movimento 100 Open Startups é uma rede de conexão que envolve grandes empresas como Bradesco, Grupo Fleury, 3M, Abbott, Natura, Itaú, IBM, J&J, Estácio, fundos de investimento, olheiros e grandes programas de empreendedorismo interconectados.

Ambiente de inovação

Para Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, a forte presença das empresas curitibanas no ranking 100 Open Startups só confirma a importância da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital estarem mobilizados em torno do Vale do Pinhão, o movimento formado por poder público, universidades, incubadoras, entidades de fomento (como Fiep, Sebrae e ACP), empresas e terceiro setor para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país.

“A inovação e os processos de mudança tecnológica têm sido a principal força motora para o desenvolvimento econômico sustentável, com aumento da produtividade, da renda, da geração de empregos e da competitividade internacional. O propósito do Vale do Pinhão é cada vez mais fortalecer e potencializar esse ambiente de inovação da cidade por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para transformar Curitiba em uma cidade cada vez mais inteligente”, reforça Cris Alessi.

A presidente da Agência Curitiba salienta ainda que esta melhora no ambiente de negócios da cidade se reflete, inclusive, na aceleração econômica de Curitiba, com recuperação do mercado de trabalho local. “Curitiba gerou 36.043 empregos com carteira assinada de janeiro a setembro de 2022. A cidade foi a quinta do País em número de empregos gerados, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte”, acrescenta ela. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência no mês passado.

 

Saiba mais sobre as startups curitibanas no 100 Open Startups 2022

SAÚDE

  • Laura  (Curitiba) – Healthtech curitibana desenvolveu o Robô Laura, tecnologia única no mundo que alerta sobre o risco de infecções generalizadas (sepse) em pacientes internados em hospitais.

ENERGIA

  • 4Vants (Curitiba) – A startup de inteligência artificial que identifica e analisa imagens para que companhias de energia e de outros setores”enxerguem” o que estão fazendo a distância.

INDÚSTRIA

  • ST-One (Curitiba) – Finalista do Pitch Live em 2020, a indtech é especializada em automação industrial com foco na digitalização de dados.
  • Ubivis (Curitiba) – A startup criou um software que avalia os parâmetros das máquinas de uma linha de produção e realiza ajustes, como temperatura e quantidade de matéria-prima, sem intervenção humana — por meio de inteligência artificial.

TRANSPORTE/LOGÍSTICA

  • Cargon (Curitiba) – A logtech oferece uma plataforma que gerencia a logística da indústria e de transportadoras, com foco em otimização, segurança e informação.
  • Exy Exoesqueletos (Curitiba) – A empresa criou um exoesqueleto, que oferece maior segurança, produtividade e ergonomia em ambientes industriais, ao reduzir o esforço do colaborador em até 30%.

MARKETPLACE

  • TruggHub (Curitiba) – Startup da capital oferece uma plataforma de marketplace (shopping virtual) de frete digital especializada em cargas fracionadas, com processo de cotações e leilões-relâmpago.

JURÍDICO

  • Oystr (Curitiba) – A legaltech da capital desenvolveu robôs que capturam e enviam informações dentro do ambiente jurídico.

MARKETING

  • Peepi  (Curitiba) – A startup ajuda as empresas a crescer impulsionadas pelo engajamento de seus clientes e colaboradores, transformando-os em Defensores da Marca.
  • Driva (Curitiba) – Empresa usa dados do cliente e de mercado para ajudar empresas B2B, que comercializam com outras empresas, a vender mais e melhor.

RECURSOS HUMANOS

  • Comunica.in (Curitiba) – HRtech criou uma plataforma que reúne várias funcionalidades importantes para o dia a dia das equipes de comunicação interna, como criação e agendamento do disparo de comunicados e pesquisas, segmentação, controle e planejamento das campanhas de comunicação e mensuração de resultados de performance.

AGRONEGÓCIO

  • IoTag (Curitiba) – Startup criou três inovações para máquinas agrícolas: hardware que automatiza a operação do computador de bordo da equipamento; plataforma que permite a gestão do maquinário e aplicativo que funciona como interface para a plataforma tanto no celular quanto no tablet.

VERDE

  • Syx Global (Campo Largo) – Startup oferece uma plataforma simples e transparente para a compra e venda de ativos de empresas, cooperativas e outros parceiros, como caminhões, máquinas industriais, equipamentos agrícolas e itens de segmentos como mineração e manejo de florestas.

CIDADES INTELIGENTES

  • Automa (Curitiba)  – A citytech moderniza a gestão de cidades, fazendas e grandes empresas, fornecendo uma plataforma de API (conjunto de rotinas e padrões de programação) para tornar as cidades mais inteligentes.
  • Exati (Curitiba) – A startup da capital oferece uma plataforma para gestão de serviços públicos como iluminação, arborização, pavimentação, gestão de Resíduos, saneamento, monitoramento de rios e telegestão.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos