spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaA ROTA DA INOVAÇÃO

A ROTA DA INOVAÇÃO

Cris Alessi
Cris Alessi
Consultora de Inovação e Transformação Digital; Palestrante. Conselheira. Investidora Anjo; Diretora de programas da Funpar - UFPR. Mãe do Victor e da Marina. Maratonista. Ex-Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Conselho Municipal de Inovação. Co-fundou e presidiu o Fórum InovaCidades ligado à Frente Nacional de Prefeitos. Atua no Conselho de Mulheres na Tecnologia.

O processo de envolvimento dos ecossistemas de inovação de cada lugar já começou, afinal, a alma do ecossistema está na tríplice hélice

Colaboração é palavra-chave quando falamos de inovação e de projetos para transformar cidades em Comunidades Inteligentes, buscando colocar a tecnologia em favor das pessoas. Esse cenário fica ainda mais promissor conforme a capacidade de se buscar recursos financeiros e intercâmbio de ideias para as soluções inovadoras.

No Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia e inovação do mundo, realizado em Portugal na primeira semana de novembro, o Sul do Brasil causou uma grata surpresa ao apresentar o TechRoad, programado criado pelos prefeitos de Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Joinville e Porto Alegre para trabalhar em conjunto na busca de investimentos para a região.

Juntas, essas cidades representam 5 milhões de pessoas, 21 mil empresas de tecnologia e 3 mil startups. Elas também figuram nas primeiras posições nos diversos rankings nacionais de inovação, tecnologia, empreendedorismo, sustentabilidade e smart city.

A partir deste ano, a competição saudável entre essas cidades ficou apenas nos rankings. Desde maio, as cinco secretarias de Desenvolvimento e Inovação vêm planejando ações em conjunto para mostrar ao mundo o potencial do Sul. O site techroad.com.br foi criado, os representantes do TechRoad sempre estão nos grandes eventos de tecnologia e inovação de cada cidade, onde o programa é apresentado.

O processo de envolvimento dos ecossistemas de inovação de cada lugar também já começou, afinal, a alma do ecossistema está na tríplice hélice, unindo os órgãos públicos às universidades, entes privados e outras instituições.

O passo mais ousado foi no Web Summit, onde o TechRoad teve seu estande, com participação das cinco cidades num evento que atraiu 70 mil pessoas de 160 países. A presença foi importante e bem-sucedida, com visitação intensa todos os dias. Os números do potencial tecnológico das cinco cidades impressionaram os visitantes, que garantiram que vão colocar a região Sul em seus radares de novos negócios. O TechRoad também foi apresentado no estande da Apex Brasil em Lisboa, aliás muito bem-estruturado e bastante procurado pelo público. E a iniciativa também representou economia de recursos, pois o investimento para o estande TechRoad foi rateado pelas cinco cidades.

Mas talvez o maior impacto causado pelo TechRoad em Portugal tenha sido o espírito colaborativo, numa iniciativa inédita de união de cinco cidades, de três Estados diferentes, com a visão de trabalhar de forma conjunta. Na prática, existe realmente uma rodovia que une Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Joinville e Porto Alegre. Com o TechRoad, ela está virando uma grande Rota de Inovação no Brasil.  

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos