spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosCONFIRA AS NOVIDADES EM MOTOS, SCOOTERS, BIKES E CARROS ELÉTRICOS QUE ESTARÃO...

CONFIRA AS NOVIDADES EM MOTOS, SCOOTERS, BIKES E CARROS ELÉTRICOS QUE ESTARÃO NO PARQUE DA MOBILIDADE URBANA COM ENTRADA GRATUITA

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

O Memorial da América Latina recebe nos próximos dias 23 a 25 de junho o PMU com expositores e o que há de mais novo no ecossistema de sustentabilidade 

O evento que vai movimentar o final de semana de 23 a 25 de junho, na capital paulista, traz para o Memorial da América Latina, na Barra Funda, os maiores e mais atraentes expositores do ecossistema de mobilidade urbana sustentável. O PMU – Parque da Mobilidade Urbana, evento gratuito, vai apresentar e discutir projetos e ações que visam dar mais qualidade à maneira como as pessoas se deslocam nas cidades.

A conferência, que começa no dia 23 de junho, debate com especialistas da área de mobilidade urbana sustentável a importância da transição do transporte público convencional para o elétrico; o futuro dos carros eletrificados; a segurança no trânsito; como vão funcionar as Rodovias do Futuro; modelos de negócios com bicicletas que têm feito a diferença nas cidades; entregas deliverys realizadas com drones; e a mais nova aposta da mobilidade disruptiva, que cria soluções inovadoras para os problemas e desafios da sociedade. Será o e-Vtol (“carros voadores”), um meio de desafogar os congestionamentos das grandes cidades, além de diminuir a emissão de CO2 no planeta? 



Confira o que estará exposto nos três dias de evento e prepare-se para o seu Test Drive

Enel X: A Enel X é uma empresa global que lidera a transição energética e que se dedica ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores em que a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica. No estande da Enel X, patrocinadora que apresenta o Parque da Mobilidade Urbana, haverá um mockup de ônibus elétrico instagramável,  em que o visitante poderá ganhar uma unidade do Copo Eco personalizado com a logo da empresa, caso tire uma selfie e poste em suas redes sociais com a hashtag #vaideenelx #transportepublicoeletrico, além de marcar a Enel X Brasil. A Enel X leva ainda para o PMU dois ônibus elétricos adesivados com a marca da empresa. Outras informações Enel X

Stellantis – Uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. No PMU, estará com exposição e test drive dos modelos abaixo:

Novo Jeep Compass 4xe híbrido – O SUV eletrificado mais capaz do segmento apresenta mais performance, sofisticação e eficiência, com motores que permitem uma potência combinada de 240 cv, com 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, e consumo urbano de 25,4 km/l com possibilidade de rodar quase 50 km de forma 100% elétrica, com recarga em menos de duas horas.

Peugeot e-208 GT – O PEUGEOT e-208 GT é esportivo, magnético, 100% elétrico. A performance do PEUGEOT e-208 GT é garantida por um motor que entrega 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos. 

Fiat 500e – O Fiat 500e é o primeiro modelo 100% elétrico da Fiat comercializado no país. O 500 elétrico é radicalmente renovado em sua terceira geração: desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV, o veículo é maior, mais conectado, com equipamentos inesperados para o segmento e com um novo estilo, reforçando sua inerente vocação de mudar o ambiente à sua volta.

Peugeot e-Expert – A versão 100% elétrica do modelo reforça o lugar de destaque que possui no mercado brasileiro. O lançamento do utilitário elétrico da PEUGEOT ainda integra o movimento global da Marca no Brasil, o MOVE TO ELECTRIC, que foi anunciado com o início da comercialização do primeiro veículo elétrico da PEUGEOT no país, o esportivo e-208 GT.

Outras informações Stellantis.

Watts Mobilidade Elétrica: Durante o evento PMU, a Watts apresentará, em primeira mão, o recém lançamento da W125, a moto elétrica com autonomia de até 150 km com duas baterias, e motor de 3.000W com desempenho semelhante às motos de combustão de 125cc. Será possível testar a moto na área destinada. De acordo com Rodrigo Gomes, fundador e atual diretor comercial, “a W125 chegou para facilitar a nossa vida! É uma excelente escolha para trajetos urbanos e também para empresas, frotistas e demais atendimentos via delivery”, disse. Conheça mais da Watts Mobilidade Elétrica.

DreamBike – A empresa DreamBike é pioneira na fabricação de triciclos especiais. Como destaque na mobilidade, a empresa apresentará as soluções de carga e micro logística com os modelos: triciclo de carga, bicicleta long john, e bicicleta long tail nas versões pedal e elétrica. Esses modelos possuem compartimentos integrados que visam atender demandas de deslocamentos de carga em galpões, entregas urbanas em geral e “last mile”. Outras informações da DreamBike.

Letz – A startup de mobilidade corporativa apresentará sua solução no maior evento de mobilidade urbana do Brasil. A solução inovadora é para o benefício de um deslocamento mais confortável, prático e seguro aos colaboradores de uma empresa. Diariamente, é possível ir e voltar do trabalho em um carro particular, seguro, confortável e em menor tempo de deslocamento. Além disso, até 2030, a Letz pretende estar com 100% de sua frota de carros elétricos, estando em concordância com as práticas de sustentabilidade do PMU e do mundo, além da ESG. Consulte mais informações sobre a Letz

X4Fare – “Nossa expectativa é apresentar uma nova plataforma digital de pagamentos e clearing financeira para o transporte público, que vem revolucionando a relação entre as cidades, operadores do transporte e seus cidadãos”, afirma Diogo Andrade, Head de produto. Será apresentada no PMU, uma mini-catraca com a demonstração da flexibilidade oferecida para os passageiros, operadores do transporte público, além do controle para o órgão gestor. Conheça a X4Fare.

EZVolt – A EZVolt Brasil estará apresentando no PMU suas soluções para recarga de veículos e frotas elétricas. Além dos equipamentos de recarga que já estão instalados em condomínios e terminais logísticos de 9 estados do Brasil, a EZVolt ainda apresentará como funciona o seu sistema de gestão de recargas, uma ferramenta para gestores de frotas elétricas. “Hoje realizamos mais de 5 mil recargas em nossa rede de eletropostos e esse número tem crescido exponencialmente. Temos muito orgulho de ter sido a pioneira neste setor, explorando comercialmente as recargas”, disse Gustavo Tannure, CEO da empresa. Mais informações EZVolt.

Eleventec – A Eleventec irá participar do PMU expondo seu equipamento móvel para recargas rápidas de veículos elétricos, composto por um semirreboque mono roda, em que o baú contém a eletrônica necessária para recarregar a maioria dos veículos elétricos à venda no Brasil. “Ao participar do Parque da Mobilidade Urbana, esperamos contribuir com mais uma solução para a recarga de veículos elétricos e realizar os contatos necessários para expandir a eletromobilidade” afirma Rodrigo de Freitas, CEO da Eleventec.

LogiGo – A LogiGo Mobility estreia no segmento de mobilidade elétrica com o veículo “LLIRO”, um BEV (Battery Electric Vehicle), nomeado como Hardware que irá compor a nova unidade de negócios “E-Mobility Solutions”, combinando sistema próprio de gestão de frotas, tecnologia LogiGo, software embarcado e customização. O BEV será destinado a rodagem em circuitos internos ou fechados, como condomínios, aeroportos ou resorts, oferecendo uma alternativa para frotas de trabalho, traslado de clientes ou recreação. A vantagem para este público alvo também é a isenção de IPVA, licenciamento e manutenção, custando a metade do valor de um carro elétrico tradicional hoje. “Nós da LogiGo estamos muito empolgados em participar do nosso primeiro PMU, onde vamos formalmente apresentar a nova unidade de negócios de veículos eletrificados e o primeiro carro elétrico para circuitos fechados, o LLIRO, vamos abordar um pouquinho da conectividade embarcada na mobilidade urbana elétrica. Vai ser um sucesso!”, comentou Alexandre Miyahara, CMO da empresa. Saiba mais sobre a LogiGo.

UniQ – A UniQ possui atualmente duas ferramentas inovadoras. Uma delas é a ferramenta Hub UniQ, responsável pela gestão operacional dos sistemas associados à Inteligência de Transporte (ITS). Ela unifica informações de diversos outros sistemas, fazendo com que a gestão operacional seja feita de maneira mais prática e precisa, através de uma única tela. A outra ferramenta é a Hub Contract, que realiza a padronização e gerenciamento de contratos operacionais de transporte de passageiros. Por meio desta, é possível realizar a análise e acompanhamento de performance completas, de modo a promover o melhor desempenho da empresa prestadora do serviço de transporte. Atualmente a plataforma Hub UniQ e Hub Contract operam no BRT Sorocaba, case de sucesso no país em termos de inovação para a mobilidade urbana.

“O Parque da Mobilidade Urbana é um ecossistema que reunirá as principais referências tecnológicas que visam inovar e melhorar o dia-a-dia da mobilidade do cidadão. Participar deste importante evento e apresentar nossa influência neste ambiente é, certamente, uma oportunidade única de estabelecer parcerias determinantes que contribuem para uma nova era da Mobilidade Urbana.” disse Fernando Cesar, CEO da UniQ.

 E-Moving – A E-moving faz assinaturas de bikes e motos elétricas! São dois planos corporativos: 

benefício: Neste modelo, as bikes elétricas podem ser usadas como e quando o usuário quiser. Esta solução pode ser oferecida como substituição ao vale transporte ou um benefício que promova mais qualidade de vida ao colaborador. 

4work: Neste modelo, as bikes ou motos elétricas podem ser utilizadas de forma individual ou coletiva para uma finalidade em comum: abastecimento, entregas, rotas, uso dentro de grandes plantas industriais entre outros. Uma solução segura, econômica e com pouco esforço físico para longos trajetos. “A expectativa com o evento é levar ao conhecimento do público o futuro da mobilidade. Será um momento onde as empresas e pessoas terão a oportunidade de conhecer mais sobre a missão da E-Moving de transformar a mobilidade urbana, além de terem a experiência com nossos modais elétricos e sustentáveis”, disse João Gil, head de marketing e comercial. 

Ineeds – O Ineeds é uma startup que traz soluções IoT (Internet das Coisas) para o mercado de mobilidade, segurança e smart cities. “Nossa expectativa no PMU é mostrar nossa inédita tecnologia de trabalho com o sistema de telemetria “Bike Tracker portátil”, uma invenção Ineeds System que promete revolucionar o mercado da mobilidade urbana, bem como o sistema Bau-Tech inteligente, formado para dar segurança ao entregador e ao cliente e ter uma possibilidade de atuarmos na contra medida de segurança, junto aos entregadores fakes que estão assaltando e matando pessoas todos os dias”, afirma Pedro Junior, CEO da Ineeds.

Eco-Counter – A SACIS, distribuidora exclusiva no Brasil da Eco-Counter, estará expondo alguns sensores de monitoramento da mobilidade ativa, que são ferramentas de gestão utilizadas em diversas cidades ao redor do mundo para a contagem e monitoramento de pedestres e ciclistas. Será apresentado no estande um dos modelos de sensores de pedestres e de bicicletas com diversas soluções para os interessados em tornar as cidades verdadeiramente smart, com enfoque na mobilidade ativa. Outras informações Eco-Counter.

Davinci Mobi – A Davinci Micromobilidade é pioneira na fabricação e venda de patinetes elétricos, feitos especialmente para deslocamento urbano. Até o momento, são 2 os modelos de patinete à disposição dos consumidores e que estarão na feira: DV1 e DV2, que se diferenciam entre si no design, na potência e na autonomia. “Acreditamos que será uma grande oportunidade de colocar nossa marca e nossos patinetes em uma importante vitrine no PMU. Conectar Davinci com lojistas, com consumidores e com toda a cadeia de mobilidade. Está sendo observada uma transformação da visão das cidades pela população de uma forma geral. Este movimento em busca de soluções para deslocamentos urbanos vem sendo realizado em várias metrópoles mundiais”, disse Eduardo Musa, CEO da Davinci Mobi.

Osten Group – Osten Group é uma empresa que atua no mercado automotivo há 20 anos, representando as marcas premium BMW, Jaguar, Land Rover, Chrysler, Jeep, Dodge, RAM, além de motocicletas Triumph e BMW Motorrad. No PMU, será apresentado diversas soluções em mobilidade, como a Osten GO em assinaturas e a Osten Mobility para o mercado PCD. Baseados também na nova tendência de consumo, são oferecidas  opções alinhadas ao compromisso de sustentabilidade para o cliente como a Osten Electric, que traz carros elétricos e híbridos no portfólio comercial para atender o uso pessoal e otimizar o seu negócio. Outras informações da Osten Group.

Tembici – A Tembici vai participar do PMU com e-bikes em modelo similar ao já operante no Rio de Janeiro. A chegada do modal no sistema, em São Paulo, é muito aguardada, pois expande a possibilidade de uso diário, uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala, além de fazer parte da estratégia da cidade no cumprimento de seus compromissos sustentáveis. No PMU, a Tembici vai atuar em parceria com a Bike Anjo, no empréstimo de bicicletas para quem quiser aprender a pedalar, e ainda haverá uma estação para locação e devolução de bikes compartilhadas. Visite o site da Tembici.

Quicko / MAAS Global – a primeira operadora MaaS all inclusive do mundo e a empresa por trás do aplicativo Whim, a primeira solução MaaS disponível comercialmente no mercado. Outras informações MAAS Global.

GoMoov – GoMoov é um ecossistema para compartilhamento e aluguel de equipamentos, de curtas distâncias, movidos a energia limpa. Saiba mais em GoMoov.

Go Electric – Go Electric traz ao mercado a mais nova tecnologia de recarga, atendendo clientes exigentes que querem tecnologia, potência e segurança sem abrir mão do design. As soluções se adequam a todas as necessidades que o projeto exige, como identificação do usuário, desbloqueio do carregador por meio de senha, cartão RFID ou App, e rateio de energia com identificação de dia, hora, usuário etc. Mais informações Go Electric no site.

O evento 

No PMU, o desafio é fazer um evento zero carbono e zero resíduo. Para isso, haverá diversas palestras e ações que vão compartilhar conhecimento com os visitantes do evento. O Parque da Mobilidade Urbana também fará um inventário das emissões de CO2 durante os três dias e, posteriormente, se encarregará de compensar esses números. A neutralização de emissões de CO2 é feita através de créditos de carbono (RCE). Portanto, a cada tonelada de CO2 não emitida à atmosfera ou reduzida gera-se um crédito de carbono que pode ser comercializado no mercado. 

Um exemplo de neutralizar carbono em eventos é feito por meio de uma empresa especializada que calcula as emissões de poluentes, como aqueles gerados pelo uso de veículos da organização e dos participantes; as viagens aéreas; a energia consumida e o resíduo gerado durante o evento. Então, a partir da quantidade do poluente encontrada pelo cálculo, a empresa apoia projetos ambientais. 

O maior evento de mobilidade urbana sustentável, com entrada gratuita, é uma parceria entre o Connected Smart Cities & Mobility e o Mobilidade Estadão, para promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo. 

Ações interativas: 

Além das ações diretas de sustentabilidade, o Parque da Mobilidade Urbana (PMU), em colaboração com diversos parceiros, programou:

Ações com drones – Em parceria com a Speedbird Aero, haverá a simulação de entrega do Ifood com drones. 

Ações com carros – Oportunidade de dirigir um carro elétrico com test drive, por meio do APP UCorp Mobilidade ESG. Somente os inscritos, previamente, poderão fazer o test drive com os carros elétricos disponíveis no evento. Para isso, é obrigatório fazer sua inscrição neste link

Ações com ônibus e caminhão – Será possível experimentar um simulador de ônibus e caminhão, uma parceria com a CNT – Confederação Nacional do Transporte. 

Ações com motos e scooters – Test ride com diferentes marcas e modelos para você colocar o capacete e acelerar! 

Desafio Multimodal – Com o App Quicko, registre como chegou ao Memorial da América Latina utilizando diferentes modais, preferencialmente compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo.

Ações de bike – Com o Projeto Bike Arte, o Instituto Aromeiazero vai oferecer oficinas no local para ensinar adultos e crianças a pedalar, além de permitir fazer um test ride com bicicletas elétricas.

Bike Anjo – Ainda falando de bicicletas, com a Bike Anjo, além do test ride e da oficina para aprender a pedalar, o visitante vai aprender sobre como se comportar e conduzir a bicicleta no trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, e ainda pode participar de uma oficina de Mecânica Básica para quem se locomove a duas rodas.

KM Solidário – O Km Solidário é um aplicativo para desenvolver a cultura de doação, transformando quilômetros percorridos nas atividades do dia a dia em apoio financeiro para mais de 10 ONGs cadastradas.​ O Aromeiazero é uma das organizações e você pode ajudar o Aro doando quilômetros de atividades físicas diárias como: ciclismo, corrida, caminhada ou natação.  Então, que tal doar os KM rodados no trajeto para o PMU? Para começar a doar e colaborar, basta baixar o app gratuito na loja de aplicativos do seu celular. Após o download, faça um cadastro rápido com um e-mail válido, escolha o Aromeiazero e selecione sua atividade.

E para proporcionar a Experiência Intermodal, no sábado, 25 de junho, serão realizados os Roteiros dos Bondes para quem estiver pela vizinhança das estações República e Anhangabaú. O visitante pode se encontrar com um dos bondes e continuar da estação do Metrô até o trecho final no Memorial da América Latina. 

Haverá duas saídas, uma pela manhã, às 9h, com previsão de chegada ao Memorial às 10h, e outra saída às 14h, com previsão de chegada às 15h. O Bonde (aglomerado de ciclistas) terá coordenação e monitoria exclusiva das Anjas da Bike Anjo, mas a participação é aberta ao público de todos os gêneros. Confira os trajetos por meio do site do PMU. 

Waze Carpool 

Se não anda de bicicleta, ainda será possível pegar uma carona com desconto, nos três dias do evento. Pegue uma carona para o PMU com usuários do Waze que estejam dirigindo para a mesma região e ganhe um desconto de R$2,00 em cada viagem, entrando pelo link

O Parque da Mobilidade Urbana é uma das ações que vai compor a 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility, junto da 3ª edição do AirConnected, e da 1ª edição do CUAM – Connected Urban Air Mobility, entre os dias 04 e 05 de outubro, no Frei Caneca, em São Paulo. 

Programe-se e confirme sua presença! 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos