spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteRECICLADORES DE MATERIAIS AJUDAM BRASIL A REDUZIR AS EMISSÕES DE CARBONO E...

RECICLADORES DE MATERIAIS AJUDAM BRASIL A REDUZIR AS EMISSÕES DE CARBONO E A ENFRENTAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Para presidente do Inesfa, Clineu Alvarenga, é preciso fortalecer o setor junto ao governo e sociedade civil

O Instituto Nacional de Reciclagem (Inesfa), que representa todos os segmentos responsáveis por reciclar materiais em desuso no país, quer colaborar com o governo nas ações visando à redução das emissões de carbono (CO2) e enfrentamento do aquecimento global do planeta.

Como membro permanente do Bureau Internacional de Reciclagem (BIR), sediado em Bruxelas, o Inesfa participou em Barcelona, nos últimos dias 23 a 25 de maio, da reunião semestral do World Council Recycling Association – WCRA, conselho mundial das associações de reciclagem.



“Foi consenso entre os países presentes que o aumento do uso de insumos recicláveis é a melhor rota para o enfrentamento das mudanças climáticas e do aquecimento global”, afirma Clineu Alvarenga, presente ao encontro.

Apesar desse papel importante dos recicladores, o Inesfa ficou de fora do acordo promovido no último dia 20 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) visando reduzir a emissão de gases do efeito estufa e melhorar a qualidade do ar. Embora o Inesfa seja a entidade responsável, desde início de maio, pelos setores de reciclagem de ferro e aço, alumínio, vidro, eletrônicos, papel, plástico, pneus e outros, além dos catadores autônomos, um total de 5 milhões de pessoas no Brasil, a entidade não foi convidada a participar desse acordo.

A assinatura da parceira, promovida pelo MMA, ocorreu no Rio de Janeiro, durante o Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes. “Podemos colaborar de forma ampla com a preservação do meio ambiente sempre que formos chamados”, diz Alvarenga.

Segundo Alvarenga, “os recicladores sempre tiveram um papel essencial no Brasil, ao lado dos catadores (os chamados ‘carrinheiros’, mais de 1,5 milhão de pessoas), na preservação e defesa do meio ambiente e na economia circular”.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos