spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeCOMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS DIMINUI POLUIÇÃO NO REINO UNIDO

COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS DIMINUI POLUIÇÃO NO REINO UNIDO

Programas de bikes compartilhadas fazem com que cada usuário deixe de produzir 1 quilo de CO2 por semana

Um estudo coletou dados de 39 programas de compartilhamento de bicicletas no Reino Unido e comprovou a eficiência desses programas tanto para diminuir a poluição quanto para ajudar nos exercícios físicos. Só no ano passado foram 22.789 bicicletas em operação e 41.599 viagens.

Cada usuário das bicicletas compartilhadas fez que uma viagem de carro de aproximadamente 6 quilômetros (km) fosse evitada por semana. Isso é o equivalente a reduzir 1 quilo de gás carbônico emitido na atmosfera por semana, por usuário.



Os dados foram coletados pelo grupo Collaborative Mobility UK (CoMoUK), que também conduziu a maior entrevista já realizada sobre os deslocamentos por bicicletas compartilhadas no Reino Unido. Foram mais de 4 mil usuários entrevistados, e os dados servem para mostrar a importância desses programas às saúdes ambiental e individual.

Incentivo para voltar ao selim

Os programas parecem ter sido um estopim para muita gente voltar a pegar a bike: 49% dos usuários disseram que participar de programas de compartilhamento de bicicletas foi o que fez eles voltarem a usar esse meio de transporte após mais de um ano sem praticar; já 6% dos usuários andaram de bicicleta pela primeira vez; enquanto 53% dos usuários responderam que, se não fossem pelos programas, teriam feito a última viagem de carro, táxi ou apps de compartilhamento de caronas.

As bicicletas elétricas também vêm ganhando espaço. Os usuários desse tipo de veículo afirmam que o utilizam pela facilidade de enfrentar subidas e por diminuir o tempo de deslocamento — 34% dos usuários de e-bikes afirmam que utilizam o veículo para substituir carros em deslocamentos de até 8 km por semana.

Dessa forma, 20% dos usuários responderam que os deslocamentos de bicicleta são o único exercício físico que fazem na semana. O Chief Executive Officer (CEO) do CoMoUK, Richard Dilks, afirmou que se as cidades querem mesmo zerar a emissão de carbono, pois elas precisam enfrentar a propriedade privada de veículos, e a solução disso está no compartilhamento.

Benefícios do uso das bicicletas

Além dos benefícios para o meio ambiente, diminuindo a poluição por emissão de gases e a poluição sonora, andar de bicicleta promove uma série de benefícios para a saúde.

Um estudo publicado pela US National Library of Medicine sugere que a prática de ciclismo por 30 minutos ao dia ajuda no fortalecimento dos músculos da perna, melhora e previne doenças do sistema cardiovascular, podendo ajudar na prevenção e no controle da diabetes tipo 2.

O ciclismo é um tipo de exercício que gera pouco impacto, portanto é indicado às pessoas que têm problemas nas articulações.

Além disso, a prática de exercícios físicos regulares ajuda na saúde mental aliviando sintomas do estresse, depressão e ansiedade. Sem falar nos benefícios para emagrecimento e controle do peso.

Fonte: Traffic Technology, Transport Network, Forbes, Cycling Industry, E Cycle, Melt Life, Dias Bike.

Com informações da Assessoria de Imprensa Mobilidade Estadão

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MOBILIDADE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos