spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteCENTROS UNIVERSITÁRIOS FACENS, NEWTON PAIVA E CESUPA REALIZAM HACKATHON DE FLORESTAS INTELIGENTES

CENTROS UNIVERSITÁRIOS FACENS, NEWTON PAIVA E CESUPA REALIZAM HACKATHON DE FLORESTAS INTELIGENTES

Objetivo do desafio é criar soluções tecnológicas que ajudem a resolver desafios da Amazônia e a potencializar a relação entre comunidades ribeirinhas e a floresta

A partir de 22 de março, os Centros Universitários Facens, Newton Paiva e Cesupa (Centro Universitário do Estado do Pará) abrem inscrições para seus alunos para o Hackathon Florestas Inteligentes, projeto que tem como objetivo criar soluções sustentáveis para oportunidades e desafios das comunidades ribeirinhas e suas interações com a floresta. A ação, que durará até meados de outubro, selecionará três equipes que irão testar suas soluções em comunidades ribeirinhas do Pará e a que obtiver os melhores resultados, receberá R$ 5.000 de investimento no projeto.

O conceito Florestas Inteligentes engloba inovações como Big Data, Banco de Dados Florestal, Sustentabilidade, Energias Renováveis, Tecnologia IoT, Inventário Florestal, Economia da Floresta, Floresta Conectada e Bionegócios. Pensando em desenvolver de forma sólida estas ideias aos participantes, as três instituições de ensino superior promoverão, durante o Hackathon, atividades como seminários, masterclasses, workshops e mentorias.



“Estamos muito animados com este Hackathon, pois temos certeza de que além da experiência incrível que será para os nossos alunos, que poderão viajar e conhecer a Amazônia de perto, sabemos também que ideias de grande impacto surgirão a partir do programa. A parceria com a Newton Paiva e do CESUPA torna este projeto ainda maior e com potencial para alçar grandes voos. Esperamos que governos e grandes empresas possam se inspirar, para que juntos possamos encontrar soluções sustentáveis para a população e para a Floresta Amazônica, assim como para outras áreas com grande biodiversidade”, afirma Vitor Belota, Gerente de Impacto e Sustentabilidade da Facens.

Ao todo, 60 participantes serão selecionados para formar equipes de 4 a 6 aluno. As três equipes finalistas receberão um capital semente de R$ 3.000 e poderão prototipar seus projetos na Facens e depois seguirão para Belém do Pará, onde farão as implementações na Amazônia. A final acontece no dia 4 de outubro.

O Centro Universitário Facens apoia e se mantém alinhado com as 17 ODS criadas pela ONU, na Agenda 2030. Por isso, desenvolve inúmeras ações sustentáveis no campus, como a criação de uma miniestação de tratamento de água, aquecedor solar desenvolvido com produtos recicláveis, compostagem de resíduos orgânicos, monitoramento da qualidade de água do campus, biodigestor, telhados verdes, automação de iluminação interna e externa do espaço, carregador público para carros elétricos, além de um dashboard que gerencia estes e outros projetos da Facens, transformando o campus em uma Smart City. Além disso, a Facens venceu, por dois anos consecutivos, o Green Gown Awards, e foi considerada a instituição de ensino superior privada mais sustentável do Brasil em 2021, pelo UI GreenMetric World University Rankings.

Para saber mais sobre as inscrições, siga o Instagram @Florestas.Inteligentes.

Com informações da Assessoria de Imprensa Maré Núcleo Criativo

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos