spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesQUAIS SÃO AS CIDADES MAIS INTELIGENTES DO BRASIL?

QUAIS SÃO AS CIDADES MAIS INTELIGENTES DO BRASIL?

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities, foi entrevistada pela Revista Prefeitos & Gestões e comentou acerca da Plataforma CSCM e dos desafios encontrados nas cidades

Em meio ao contexto de evolução da “inteligência” dos municípios, surgiu o Connected Smart Cities, uma plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes.

O objetivo da plataforma é reunir os atores do ecossistema, com o propósito de proporcionar espaços para integração e estimular a inovação. Assim, através de cinco canais de conexão – portal, eventos, ranking, prêmio e cursos – o Connected Smart Cities aproxima empresas, entidades, academia e governo para a troca de experiência.

Por meio desta plataforma, foi criado o Ranking Connected Smart Cities, que considera o “Conceito de Conectividade” como a relação existente entre os diversos setores analisados. O critério foi estabelecido por haver diversos conceitos de Cidades Inteligentes, desde os que estão mais apoiados em tecnologia, até aqueles que estão mais relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade.

É o que explica a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities, Paula Faria. “O Ranking Connected Smart Cities é composto por 75 indicadores em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia”, detalha.



Assim, em 2021, o Ranking CSC ficou desta maneira:

  1. São Paulo (SP)
  2. Florianópolis (SC)
  3. Curitiba (PR)
  4. Brasília (DF)
  5. Vitória (ES)
  6. São Caetano do Sul (SP)
  7. Rio de Janeiro (RJ)
  8. Campinas (SP)
  9. Niterói (RJ)
  10. Salvador (BA)

“O conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores”, explica Paula.

“Exemplo disso é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como aos ganhos em saúde, que irão a longo prazo reduzir os investimentos na área (atendimentos de saúde básica) e consequentemente impactarão em questões de governança e até mesmo economia”, complementa.

A edição 2021 do Ranking Connected Smart Cities coletou dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), totalizando 677 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes.

“Para manter a transparência e a coerência das informações, os dados são coletados em fontes secundárias que agrupem o universo de cidades pesquisadas, mantendo a mesma origem e o mesmo período de coleta dos dados de todos os municípios do estudo”, afirma também a CEO.

Desafios para as cidades inteligentes

De acordo com Paula, atualmente os desafios para o desenvolvimento das cidades inteligentes são inúmeros. Entre eles estão ameaças ambientais, mobilidade urbana, escassez de recursos, exclusão digital, insuficiência de serviços públicos e ainda o agravamento das desigualdades socioeconômicas que tornam o ambiente extremamente desafiador para o desenvolvimento das cidades.

“Mas acreditamos que com planejamento e colaboração entre os atores desse ecossistema será possível encontrar soluções viáveis para o desenvolvimento das cidades inteligentes no Brasil”, considera.

Paula acredita ainda que a crise econômica agravada pela pandemia deverá diminuir o ritmo dos investimentos e implementações para o desenvolvimento mais acelerado das cidades inteligentes no Brasil, mas não irá comprometer esse desenvolvimento a médio e longo prazo.

“Acreditamos que esse desenvolvimento é um caminho sem volta independente da pandemia, já que o conceito de cidades inteligentes já está presente na maioria das cidades brasileiras e os gestores reconhecem a importância da ampliação dessa caracterização e do planejamento para esse desenvolvimento, já que as cidades inteligentes trazem qualidade de vida para as pessoas”, pondera.

Para acessar a Revista Prefeitos & Gestões, acesse o site: https://pt.calameo.com/read/005502124dc188acc7f3d

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos