spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaREDES 5G JÁ ESTÃO PRESENTES EM SETE PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

REDES 5G JÁ ESTÃO PRESENTES EM SETE PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

Em pelo menos oito países foram realizadas demonstrações de 5G para casos de uso relacionados, principalmente, à banda larga móvel aprimorada (eMBB) e comunicações massivas do tipo máquina (mMTC).

O desenvolvimento das redes 5G continuou na região sul-americana e em fevereiro de 2022 já existiam 14 redes 5G operacionais em sete países da região. Isso é o que aponta uma pesquisa da 5G Americas, com base em informações de órgãos reguladores, agências, operadoras e Telegeography.



As redes foram implantadas em faixas de frequência licenciadas por meio de licitações recentes (Chile e Brasil entre 2020 e 2021), mas também há casos em que os governos autorizaram mudanças nas licenças de espectro pré-existentes para permitir novos serviços sem fio (Peru e Uruguai).

Uma vez que o desenvolvimento da 5G coexiste com o funcionamento de redes 4G e anteriores, é fundamental que as administrações nacionais identifiquem faixas de frequências adequadas para o desenvolvimento dessas novas redes.

Em termos gerais, os países da América do Sul consideram o espectro das faixas de 3,5 GHz e 26 GHz como faixas de espectro para o desenvolvimento, mas no planejamento do uso do espectro, destacam-se outras faixas, como 600 MHz, 700 MHz, a Banda L, 2,3 GHz, 2,5 GHz e 28 GHz, dependendo do país.

Fabricantes de tecnologia e operadoras de rede realizaram uma variedade de testes 5G na América do Sul para demonstrar novos casos de uso que incluem: teleducação, telemedicina, redes privadas para uso industrial, comunicações multimídia em tempo real, jogoscidades inteligentes e realidade virtual.

Com informações da Assessoria de Imprensa da 5G Américas Brasil

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos