spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaPARA CADA 4 TRANSAÇÕES PRESENCIAIS VISA, 1 É POR APROXIMAÇÃO NA AMÉRICA...

PARA CADA 4 TRANSAÇÕES PRESENCIAIS VISA, 1 É POR APROXIMAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE

No Brasil, as transações por aproximação cresceram cinco vezes mais, considerando o período de junho de 2020 ao mesmo mês de 2021

A Visa anuncia um novo marco para suas soluções digitais na América Latina e no Caribe: em junho de 2021, a empresa registrou um índice de adoção de 25% para pagamentos por aproximação com credenciais Visa na região, o que significa que uma em quatro transações presenciais já é por aproximação. Além disso, cinco países ultrapassaram a marca de 50% de adoção: Chile, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Bermuda, enquanto mercados como Peru e Colômbia seguem pelo mesmo caminho, com mais de 40% de penetração para esse tipo de pagamento. A preferência do consumidor se deve, sem dúvida, ao fato de os pagamentos por aproximação proporcionarem uma experiência rápida, prática e segura, diminuindo a necessidade de contato com terminais de pagamento.

No Brasil, as transações por aproximação continuam crescendo. No último ano, o uso desta forma de pagamento cresceu cinco vezes mais, considerando o período de junho de 2020 ao mesmo mês de 2021, representando 14% de penetração entre todos os pagamentos com credencial Visa. Isso se deve a um trabalho integrado da Visa com toda a indústria, que tem apostado nesta tecnologia desde a emissão, aceitação e incentivo ao uso. A maior penetração foi no Distrito Federal, que alcançou a marca de 32% em junho deste ano, versus 9.7% há 12 meses, seguido por Santa Catarina (22.7% vs 4.8%), Paraná (18.8% vs 3.7%), Mato Grosso (18.7% vs 3.4%) e São Paulo (17.5% vs 3.4%). Já, os segmentos que se destacaram com maior número de transações por aproximação no intervalo avaliado foram: Fast Food, Restaurantes, Padarias, Lojas de Conveniência, Supermercados e Postos de Gasolina, nesta ordem.



“Quando embarcamos nessa jornada de transformação com os pagamentos por aproximação, em 2018, realmente acreditávamos que a migração para as transações sem contato e sua tecnologia subjacente poderia catalisar a próxima geração de pagamentos em nossa região”, conta Ricardo Tafur, vice-presidente de Produtos de Consumo da Visa América Latina e Caribe. “A pandemia certamente acelerou os esforços que já estávamos realizando e, de junho de 2019 a junho de 2021, a penetração dos pagamentos por aproximação cresceu de 4% para 25% em nossa região. Na Visa, estamos todos muito felizes com essa realização.”

Os consumidores e empresas da América Latina e Caribe abraçaram os pagamentos por aproximação devido à sua rapidez e praticidade. Mas essa não é a única razão da sua popularidade: os cartões também são seguros e oferecem alta proteção contra fraudes. Usando a mesma tecnologia segura que o Chip EMV®, são extremamente eficazes na prevenção de fraude com cartões falsificados, pois usam um código válido uma só vez, o que evita que os dados comprometidos sejam reutilizados em uma fraude. Na verdade, o índice de fraude com credenciais de pagamento por aproximação é inferior aos de outros tipos de pagamento – bem abaixo dos de cartões com tarja magnética e comparável ao de cartões com chip tradicional.

Dada a migração inédita para o comércio digital ocorrida em todo o mundo no último ano, a tokenização tem se tornado um dos meios mais eficazes de evitar fraudes e habilitar experiências de pagamento digital mais seguras e fáceis. Essa tecnologia invisível substitui os detalhes sensíveis da conta do cartão por um identificador digital chamado “token” que tem maior proteção contra a ação de fraudadores. Assim, quando um consumidor paga com um cartão de pagamento por aproximação, carteira digital ou vestível, cada etapa da transação tem a proteção de várias camadas de segurança da Visa.

A Visa continuará trabalhando de forma muito próxima com emissores, estabelecimentos comerciais, governos e fintechs parceiras em toda a região para aproveitar esse impulso e estimular a adoção de pagamentos por aproximação localmente, especialmente em setores novos e nichos como o de mobilidade urbana. Como empresa, permanece comprometida com sua missão central de conectar o mundo para que pessoas, negócios e economias prosperem.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos