spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaEVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E MOBILIDADE URBANA SÃO DISCUTIDAS EM SÉRIE TEMÁTICA

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E MOBILIDADE URBANA SÃO DISCUTIDAS EM SÉRIE TEMÁTICA

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Visa e plataforma Connected Smart Cities promovem debates do uso da tecnologia em auxílio à mobilidade urbana

A evolução tecnológica do pagamento, aliada à mobilidade urbana, será tema central da série, com 4 blocos, que a Visa participa, a partir do dia 06 de julho, em parceria com a Plataforma do Connected Smart Cities & Mobility. O objetivo é promover o debate de ideias neste contexto, entre empresas de transportes urbanos, instituições bancárias, gestores de arrecadação em praças de pedágios, e a secretarias municipais de transportes.

Desde abril de 2019, a solução global Visa Secure Access Module (VSAM), está em funcionamento no Metrô do Rio de Janeiro, em todas as suas 41 estações. O sistema aceita o pagamento do bilhete de qualquer celular, cartão de crédito, pulseira ou relógio que conte com a tecnologia NFC – uma comunicação sem fio que permite o pagamento por aproximação.

 


 

Além do metrô do Rio de Janeiro, há trens e barcas da cidade que também fazem uso da nova tecnologia. A solução foi implantada ainda na capital paulista, em aproximadamente 200 ônibus de 12 linhas. Outras cidades no mundo, como Nova York, Londres e Cingapura já utilizam o sistema.

Mobilidade Urbana

A tecnologia tem um papel importante no conceito de mobilidade urbana. Percival Jatobá, vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa do Brasil comenta que “a mobilidade é um desafio para a cidadania, porque ao gerenciar com mais atenção o tema, você melhora a questão de fluxo nas cidades, possibilita que as pessoas poupem o tempo que gastavam com engarrafamento, elimina impactos ambientais e salva milhares de vidas que são perdidas diariamente em acidentes de trânsito”. 

“Claramente, a dependência da mobilidade urbana só vai continuar a aumentar. Agora, mais do que nunca, governos, empresas, operadoras de transporte e bancos precisam estar preparados para a próxima etapa de reativar nossa economia, fortalecer nossas comunidades, expandir a digitalização e a inclusão financeira em larga escala, tornando nossas cidades sustentáveis e mais inteligentes”, afirma Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.

Para Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, “a tecnologia VSAM permite mais comodidade e praticidade aos usuários do transporte público, assim como mais opções de pagamentos para que possam escolher como pagar pela tarifa”.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos