spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesABDI, INMETRO E PQTEC VÃO VALIDAR TECNOLOGIAS DE CIDADES INTELIGENTES

ABDI, INMETRO E PQTEC VÃO VALIDAR TECNOLOGIAS DE CIDADES INTELIGENTES

Igor Calvet
Igor Calvet
Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Atuou como Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia, e Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do extinto Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Também foi Chefe da Assessoria de Assuntos Regulatórios e Internacionais do Ministério da Saúde e analista de Negócios e Projetos da Apex-Brasil.

O que esperamos, com a iniciativa, é levar para a população o que há de melhor e mais assertivo em termos de tecnologias

Levar tecnologias de ponta para as cidades, que sejam assertivas e que terão impacto direto na vida de seus moradores, é uma das nossas principais preocupações quando trabalhamos com o projeto Cidades Inteligentes na ABDI. Graças à autonomia de que dispomos – somos agência com status de serviço social e contrato de gestão com Ministério da Economia -, nos empenhamos muito para buscar soluções pioneiras para as prefeituras com as quais temos parcerias. E essa motivação nos fez ir além.

Tecnologias de cidades inteligentes

Quando falamos sobre tecnologias de cidades inteligentes, muitas vezes tratamos de produtos que estão fora das “prateleiras”, ou seja, soluções que não são encontradas com facilidade no mercado, como semáforos inteligentes, luminárias inteligentes com telegestão, ou softwares de reconhecimento de placas de carros ou facial. Por isso, nós atuamos em duas frentes principais.



A primeira delas, que já compartilhamos neste espaço, são os projetos-piloto de cidades inteligentes que implantamos por meio do sandbox. São as áreas delimitadas pelas prefeituras para testes e validação das tecnologias. A vantagem é que essa experiência ajuda a prefeitura a aprimorar o uso das soluções antes da sua total adoção, economizando recursos públicos e permitindo a validação pelos habitantes. Além disso, estimulamos o empreendedorismo inovador no Brasil ao mobilizarmos as empresas fornecedoras de tecnologias.

A segunda frente de atuação surge da necessidade de desenvolvermos uma metodologia de testes para validação das soluções tecnológicas de cidades inteligentes. Para tanto, estamos firmando parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), um dos principais polos de inovação e empreendedorismo do Brasil, e com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que reúne atribuições de execução, coordenação e supervisão de atividades de metrologia legal e avaliação de conformidade, além de atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento científico e tecnológico na área.

Parceria de valor

A parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos amplia os ambientes de testes e soma a expertise deste centro em tecnologias e empresas fornecedoras de soluções de cidades inteligentes. Com o Inmetro, buscamos a competência do papel de avaliador do projeto, por meio da Divisão de Metrologia em Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Dmtic).

Ao lado dessas duas renomadas e robustas instituições, vamos levantar informações sobre validação de soluções tecnológicas de cidades inteligentes, contemplando iniciativas nacionais e internacionais; desenvolver e implementar uma metodologia de testes de soluções tecnológicas; e, finalmente, consolidar um relatório de validação de tecnologias.

Com isso, poderemos avaliar a qualidade e efetividade das tecnologias. Por um lado, a empresa fornecedora receberá o relatório de validação. E, por outro, os gestores terão mais segurança na hora de comprar e adotar uma tecnologia, que possui a anuência da ABDI, do Parque Tecnológico de São José dos Campos e do Inmetro.

O que esperamos, com a iniciativa, é levar para a população o que há de melhor e mais assertivo em termos de tecnologias; contribuir com informações para ajudar os gestores públicos a tomarem decisões sobre as soluções mais adequadas a suas regiões; e, por fim, contribuir com a qualificação das empresas, o fortalecimento dos ecossistemas de inovação e o desenvolvimento humano, social e econômico do país.  

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos