spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesGOVERNO DE SP NO CSCM DX 20: DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARTICIPA DA 6ª...

GOVERNO DE SP NO CSCM DX 20: DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARTICIPA DA 6ª EDIÇÃO DO CONNECTED SMART CITIES E MOBILITY

DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARTICIPA DA 6ª EDIÇÃO DO CONNECTED SMART CITIES E MOBILITY

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, participou nesta quinta-feira (10), do terceiro dia da 6ª edição do Connected Smart Cities & Mobility Digital Xperience 2020, a mais importante iniciativa de mobilidade urbana do Brasil. O evento foi realizado em formato online devido à pandemia de Covid-19.

Com a proposta de debater iniciativas que possam revolucionar o mercado de smart cities e mobilidade urbana no país, o Secretário Marco Vinholi palestrou no painel “Planejamento de Cidades Inteligentes em São Paulo”, em que apresentou os desafios e conquistas do Estado e da cidade.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, lançou em 2019 a iniciativa “Cidades Inteligentes”. Programa pioneiro, ele se vale das novas tecnologias para mudar o jeito de governar e constitui o “guarda-chuva” de iniciativas convergentes, com os programas estaduais: Parcerias Municipais, SP+Perto e SP Sem Papel, este último vinculado à Secretaria de Governo. Nas palavras do Secretário “o programa Parcerias Municipais carrega como princípio, quanto melhor cooperarmos e nos articularmos, mais efetivas serão as políticas públicas para o cidadão”.

O programa busca revolucionar a ação de Estado e Municípios, trazendo soluções inteligentes em três principais frentes: Educação, Saúde e Segurança, com o uso de inteligência de dados nas tomadas de decisões, com respeito às peculiaridades de cada região.

“Gostaria de chamar atenção para área de saúde que estabeleceu a telemedicina, até então um tema que gerava um certo tabu dentro da gestão pública, que agora no período de pandemia deixou um legado para o pós-pandemia, firmou um norte para os gestores fazerem mais com menos com a utilização da tecnologia”, ressaltou Vinholi.

Todas as informações do Programa Parcerias Municipais, como práticas inspiradoras, metas, desafios e dados podem ser obtidos em https://www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/

Confira ainda o vídeo Institucional do Programa Parcerias Municipais https://bity.live/DKKKL6

Também participaram do painel o CEO e Sócio Urban Systems e Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção; CEO e Idealizadora Necta e Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria e o Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

SÃO PAULO, A CIDADE MAIS INTELIGENTE

Nesta terça-feira (8), durante a abertura do evento, foi o divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Nect, mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Neste ano, São Paulo foi nomeada a cidade mais inteligente e conectada do país. A capital paulista ainda conquistou a primeira colocação nas categorias: Região Sudeste; Cidades com + de 500 mil habitantes; Tecnologia e Inovação; e Mobilidade e Acessibilidade.

SOBRE O CONNECTED SMART CITIES

O Connecte Smart Cities, principal iniciativa do setor de cidades e mobilidade do Brasil e um dos maiores eventos da América Latina, é realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

RANKING CONNECTED SMART CITIES

O estudo desenvolvido pela Urban Systems em parceria com a Necta, além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Fonte: Secetária do Desenvolvimento Regional Governo do Estado de São Paulo

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos