GOVERNO DE SP NO CSCM DX 20: DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARTICIPA DA 6ª EDIÇÃO DO CONNECTED SMART CITIES E MOBILITY

DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARTICIPA DA 6ª EDIÇÃO DO CONNECTED SMART CITIES E MOBILITY

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, participou nesta quinta-feira (10), do terceiro dia da 6ª edição do Connected Smart Cities & Mobility Digital Xperience 2020, a mais importante iniciativa de mobilidade urbana do Brasil. O evento foi realizado em formato online devido à pandemia de Covid-19.

Com a proposta de debater iniciativas que possam revolucionar o mercado de smart cities e mobilidade urbana no país, o Secretário Marco Vinholi palestrou no painel “Planejamento de Cidades Inteligentes em São Paulo”, em que apresentou os desafios e conquistas do Estado e da cidade.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, lançou em 2019 a iniciativa “Cidades Inteligentes”. Programa pioneiro, ele se vale das novas tecnologias para mudar o jeito de governar e constitui o “guarda-chuva” de iniciativas convergentes, com os programas estaduais: Parcerias Municipais, SP+Perto e SP Sem Papel, este último vinculado à Secretaria de Governo. Nas palavras do Secretário “o programa Parcerias Municipais carrega como princípio, quanto melhor cooperarmos e nos articularmos, mais efetivas serão as políticas públicas para o cidadão”.

O programa busca revolucionar a ação de Estado e Municípios, trazendo soluções inteligentes em três principais frentes: Educação, Saúde e Segurança, com o uso de inteligência de dados nas tomadas de decisões, com respeito às peculiaridades de cada região.

“Gostaria de chamar atenção para área de saúde que estabeleceu a telemedicina, até então um tema que gerava um certo tabu dentro da gestão pública, que agora no período de pandemia deixou um legado para o pós-pandemia, firmou um norte para os gestores fazerem mais com menos com a utilização da tecnologia”, ressaltou Vinholi.

Todas as informações do Programa Parcerias Municipais, como práticas inspiradoras, metas, desafios e dados podem ser obtidos em https://www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/

Confira ainda o vídeo Institucional do Programa Parcerias Municipais https://bity.live/DKKKL6

Também participaram do painel o CEO e Sócio Urban Systems e Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção; CEO e Idealizadora Necta e Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria e o Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

SÃO PAULO, A CIDADE MAIS INTELIGENTE

Nesta terça-feira (8), durante a abertura do evento, foi o divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Nect, mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Neste ano, São Paulo foi nomeada a cidade mais inteligente e conectada do país. A capital paulista ainda conquistou a primeira colocação nas categorias: Região Sudeste; Cidades com + de 500 mil habitantes; Tecnologia e Inovação; e Mobilidade e Acessibilidade.

SOBRE O CONNECTED SMART CITIES

O Connecte Smart Cities, principal iniciativa do setor de cidades e mobilidade do Brasil e um dos maiores eventos da América Latina, é realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

RANKING CONNECTED SMART CITIES

O estudo desenvolvido pela Urban Systems em parceria com a Necta, além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Fonte: Secetária do Desenvolvimento Regional Governo do Estado de São Paulo

Publicidade

Últimas Matérias

BRASIL TEM GRANDE POTENCIAL PARA AVANÇAR NO TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO

Apenas 13 regiões metropolitanas no País, de um total de 63 de médio e grande porte, contam com malhas metroferroviárias Focada na mobilidade sustentável e...

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, COLABORAÇÃO E O FUTURO DAS CIDADES

A vida urbana é transformada pela proliferação de novos serviços disponibilizados por meio de aplicativos ou plataformas de economia compartilhada A cidade é um fenômeno...

LITORAL NORTE DA BAHIA TERÁ PROJETO DE CIDADE INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL

O empreendimento de 1.000 hectares localizado em Entre Rios (BA) será replicado na Europa Aguaduna, a primeira de uma nova geração de cidades inteligentes e...

BASE DE DADOS DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ATUALIZA DADOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, EM ENSINO SUPERIOR

Dados apontam que o município de Cubatão possui o maior número de estudantes com deficiência Para possibilitar a indução de políticas públicas, construção de novas ações...

CAMPO GRANDE: REQUALIFICAÇÃO DE AVENIDA É FINALISTA EM CONCURSO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO URBANA

O projeto “Requalificação da área central – um novo espaço público em Campo Grande”, ficou entre os dez finalistas do primeiro Concurso de inovação...