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ANDUS REALIZA SEMINÁRIO ‘O FUTURO DO ESTATUTO DA CIDADE

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Nos dias 7 e 8 de julho de 2021 será realizado o Seminário O Futuro do Estatuto da Cidade, com o objetivo de debater não somente os 20 anos do Estatuto da Cidade, mas sobretudo o seu futuro.

Trata-se de uma iniciativa proposta pela Agência de Cooperação Alemã – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos – ONU-Habitat, do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento São Paulo – IAB-SP, da Confederação Nacional de Municípios – CNM, do Cities Alliance e da Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

Veja aqui as informações sobre o projeto e a programação do evento: https://www.iabsp.org.br/o-futuro-do-estatuto-da-cidade/

O Seminário é formado por dois encontros online, transmitidos via streaming, onde será apresentada e debatida a Carta Aberta O Futuro do Estatuto da Cidade. O primeiro encontro, cujo tema será Avanços, Desafios e Perspectivas, reunirá pensadores e especialistas de diferentes setores, instituições e contextos, para realizar uma discussão transversal e multidisciplinar sobre as estratégias para implementação do Estatuto da Cidade. O segundo encontro, com tema A Perspectiva dos Municípios, trará especialistas e gestores para abordar experiências concretas de implementação do Estatuto da Cidade em municípios de regiões diversas do Brasil, bem como aportar também à discussão do conteúdo da Carta Aberta.

Reserva a sua agenda!

Com informações da Assessoria de Imprensa

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MOBILIDADE URBANA, É PRECISO REDUZIR A LACUNA ENTRE O PLANEJADO E O IMPLEMENTADO

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Quando o assunto é a implementação de projetos de mobilidade urbana sustentável, é possível identificar lacunas após quase uma década desde sua instituição da PNMU

Quando o assunto é construção de uma política de mobilidade sustentável, podemos dizer que o Brasil avançou nas últimas duas décadas. É uma melhoria que merece reconhecimento, visto que os pilares responsáveis por estruturar a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) –Lei Federal 12.587/2012– estão fundamentados em princípios de sustentabilidade, que dialogam com dimensões sociais, ambientais e econômicas. Já quando o assunto é a implementação desses projetos de mobilidade urbana sustentável, é possível identificar lacunas mesmo após quase uma década desde sua instituição.

Um dos motivos do distanciamento entre o que foi proposto e o que foi realizado é a escassez de investimentos em projetos de mobilidade capazes de consolidar mudanças profundas na forma como pessoas, bens e cargas circulam pelos espaços urbanos. Sobretudo aos projetos orientados à redução dos entraves que separam o local de residência das pessoas de oportunidades e de serviços urbanos. Entraves que se agravam em meio à crise sanitária e humanitária induzida pela pandemia do novo coronavírus.



Pontos estratégicos

A ausência de investimentos está relacionada, em parte, com a redução de recursos para realizá-los. Nesse sentido, é importante destacar dois pontos estratégicos. O primeiro é relativo a como o potencial dos investimentos em infraestrutura de mobilidade urbana contribui com o desenvolvimento sustentável das cidades a partir do estímulo à mobilidade social por meio da redução de distâncias físicas. Na prática, tais investimentos contribuem também para a redução de distâncias socioeconômicas, por exemplo, ao gerar empregos e estímulo ao dinamismo econômico das cidades. Um eficaz modo para reduzir essa lacuna parece ser o investimento em economias sustentáveis por meio do desenvolvimento de tecnologias, cadeias econômicas e categorias profissionais vinculadas com a geração de energias renováveis e com a descarbonização do sistema de transporte.

O segundo ponto estratégico trata da diversificação de recursos para o financiamento de projetos de mobilidade urbana sustentáveis, os quais podem ser viabilizados com o reconhecimento e com a evidência do caráter multissetorial e estratégico que o campo da mobilidade assume frente à mitigação e à adaptação dos efeitos da mudança climática, e prevenção de doenças causadas pela má qualidade do ar.

Os dois pontos estratégicos citados poderiam ser viabilizados, inclusive, através do aprimoramento do processo de concepção de projetos de mobilidade urbana sustentável e elaboração de instrumentos dedicados à construção de pontes entre o papel de investimentos em mobilidade urbana e a promoção de cidades mais justas – do ponto de vista social, ambiental e econômico –, portanto, mais amigáveis ao clima e às pessoas.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

ENEL X PARTICIPA DE SÉRIE TEMÁTICA DISCUTINDO MOBILIDADE ELÉTRICA E URBANA

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A série, realizada em parceria com o Connected Smart Cities & Mobility, promove imersão no tema mobilidade a fim de discutir investimentos, tecnologia e inovação

Na próxima semana, 23, começa a série temática Os Desafios da Eletrificação do Transporte no Brasil com a participação da Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, em parceria com o Connected Smart Cities & Mobility. O objetivo é discutir mobilidade elétrica e urbana, acerca dos veículos elétricos e híbridos que já estão em circulação nas cidades e rodovias brasileiras.

Serão 5 blocos de apresentação, 1 por semana, com duração de 1h30 cada. A transmissão será ao vivo, em formato virtual, pela plataforma portal.connectedsmartcities.com.br. Os eixos temáticos abordam infraestrutura e implantação da eletromobilidade no Brasil, transporte coletivo na eletromobilidade, o papel dos estados e municípios, a visualização dos ônibus elétricos no Brasil, e os desafios da eletrificação do transporte no país.



Palestrantes

Para pensar ideias e propor soluções com a Enel X e a plataforma do Connected Smart Cities & Mobility, participam desta série temática Illan Cuperstein, vice-diretor regional para a América Latina da C40 e Jens Giersdorf, conselheiro da Tumi – plataforma de implementação global, líder em mobilidade sustentável.

Illan Cuperstein comenta que o investimento no setor de transporte público, de acordo com o relatório “O Futuro é Transporte Público”, pode criar mais de 4 milhões de novos empregos até 2030, reduzir a poluição do ar – decorrente do transporte – em até 45% em determinadas cidades, e diminuir emissões de gases de efeito do transporte urbano em mais de 50%, nos próximos 9 anos.

Para Jens Giersdorf, a missão da Tumi é unir líderes urbanos e especialistas em transporte para capacitá-los a investir na mobilidade urbana, em um futuro próximo. “Visamos cidades prósperas com melhor desempenho econômico, social e ambiental, em linha com a Nova Agenda Urbana, a Agenda 2030 e o Acordo de Paris”, completa.

“Para tornar real as projeções mais otimistas, é necessária a articulação e aceleração do desenvolvimento do ecossistema de mobilidade elétrica no Brasil, e particularmente, dos governos e do poder público local, fundamentais para (re)direcionar e estimular tais processos de transição para a mobilidade sustentável”, afirma Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Mobilidade Elétrica

A atual frota de mobilidade elétrica no Brasil é de, aproximadamente, 50 ônibus elétricos a bateria, e a previsão é que este número suba para 200, em 2023, e 900, em 2025. Até 2030, o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil deve ser quatro vezes maior, passando dos 3 mil ônibus. Os projetos mais avançados em transporte público, no país, estão em São Paulo e Salvador. A proposta da Enel X é ampliar esta realidade, propondo soluções de qualidade para o transporte coletivo brasileiro.

De acordo com Carlos Eduardo Cardoso de Souza, responsável pela área de Business to Government da Enel X no Brasil, a estratégia para tratar de mobilidade elétrica  e urbana é sensibilizar prefeituras e governo de estados, em prol de construir projetos interessantes no país. “Pensando no Brasil, o modelo incluiria o fornecimento do ônibus elétrico adequado à cidade, frota movida 100% a bateria, adequação da garagem, toda a infraestrutura de energia necessária, infraestrutura de recarga, incluindo os carregadores e a plataforma de recarga para a manutenção”, comenta Souza.

Além dos projetos no Chile e Colômbia, a Enel X está implementando outras iniciativas de e-bus no Brasil, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Espanha e Itália.

 

Serviço:

Série Temática – Os Desafios da Eletrificação do Transporte no Brasil

Datas: 23 e 30/06 e 07,14,21/07 de 2021

Local: Plataforma portal.connectedsmartcities.com.br

Horário: 09h00 às 10h30

Com informações da Assessoria de Imprensa

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GOOGLE FOR EDUCATION ANUNCIA NOVOS RECURSOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O Google for Education apresentou 45 novos recursos e funcionalidades para as suas ferramentas de ensino a distância. As novidades abrangem o Google Classroom, o Google Workspace for Education, o Google Meet e o Chrome OS, e foram anunciadas durante o The Anywhere School , evento virtual que reúne especialistas e educadores de diversos países para discutir as ferramentas que irão construir o futuro da educação.



Conheça abaixo os principais anúncios:

Google Classroom: centro de ensino e aprendizagem

A ferramenta passará a permitir que professores importem listas para configurar aulas virtuais em grande escala. Já os complementos do Classroom darão aos educadores uma maneira simples de integrar seu conteúdo e atividades favoritas. Já o novo painel de atividades do aluno, o recurso para agendamento de tarefas em múltiplas turmas e as melhorias na integração entre o Meet e o Classroom tornarão muito mais fácil interagir com os alunos. Veja mais em nosso blog (conteúdo em inglês).

Mais segurança no Google Workspace for Education

O Google está reforçando a segurança de todos os clientes do Google Workspace for Education, com melhorias de segurança do Drive e segurança avançada adicional para clientes Education Plus e Education Standard.

As proteções aprimoradas ao Drive permitirão que todos os administradores do Google Workspace for Education ativem esse recurso de segurança no Drive interno de suas organizações, oferecendo maior defesa contra ameaças internas e compartilhamento acidental de malware.

Além disso, as novas regras de confiança do Drive darão aos administradores controles mais avançados sobre compartilhamento de arquivos dentro e fora da organização (ver imagem abaixo).

Por exemplo, um administrador poderá permitir que um subconjunto de professores compartilhe documentos com qualquer pessoa em seu distrito, porém, ao mesmo tempo, permitir que os alunos compartilhem arquivos apenas com pessoas em sua escola específica. As regras para impulsionar a confiança serão lançadas na versão beta para clientes Education Standard e Education Plus nos próximos meses. Veja mais em nosso blog (conteúdo em inglês).

Google Meet mais seguro, prático e inclusivo

Moderadores e administradores terão novos controles, como trazer os participantes da sala de sessão de grupo de volta à reunião principal, ou encerrar qualquer reunião a partir da ferramenta de investigação. O Meet também será mais fácil de usar, oferecendo suporte a vários moderadores e a capacidade de fixar múltiplos apresentadores simultaneamente. As videochamadas serão ainda mais inclusivas, com transmissão pública para o YouTube, melhorias para levantar as mãos e legendas traduzidas ao vivo. Veja as novidades:

Seguro desde a concepção

• Todos os professores e auxiliares em uma turma do Google Classroom serão os organizadores das reuniões no Meet por padrão, melhorando o gerenciamento de cada turma.

• Assim que um professor estiver presente, os alunos que estão na lista do Classroom serão automaticamente admitidos na reunião. Os alunos serão colocados em uma “sala de espera” e não poderão ver ou se comunicar com outros participantes até que um professor esteja presente.

• Qualquer pessoa que não esteja na lista do Classroom terá que “pedir para entrar” e apenas o (s) professor (es) podem permitir que eles participem da reunião.

• Todas as reuniões, incluindo aquelas iniciadas no Meet ou no Agenda, receberão as seguintes atualizações de segurança adicionais nos próximos meses.

• Quando um organizador encerrar as salas de sessão de grupo, os participantes receberão um aviso e serão forçados a voltar para a reunião principal.

• Os hosts podem combinar as configurações de segurança da sala de sessão de grupo com as configurações de segurança da reunião principal.

• Para evitar distrações rapidamente, os hosts serão capazes de desligar o vídeo de todos de uma vez com “bloqueio de vídeo”.

• Para hosts que usam tablets e celulares, adicionamos controles de segurança de reunião importantes, como a capacidade de encerrar reuniões para todos na chamada e silenciar todos de uma vez. Eles estão no ar agora no iOS e chegando ao Android em alguns meses.

Mais inclusivo para todos alunos

• Nas próximas semanas, traremos melhorias no ícone e no som de ‘levantar as mãos’ para que os alunos possam participar com ainda mais confiança e os professores possam observar esses recursos com mais facilidade. Pessoas que levantam as mãos aparecerão na grade e haverá uma notificação persistente para que você possa ver quantas pessoas acionaram o recurso, e em que ordem. Assim que um aluno com a mão levantada terminar de falar, sua mão baixará automaticamente.

• O Meet agora suporta legendas em cinco idiomas para que as pessoas possam acompanhar com mais facilidade e se manter engajadas. E, nos próximos meses, você poderá fixar vários blocos para personalizar o que deseja focar. Por exemplo, os alunos podem facilmente fixar um intérprete de língua de sinais e o professor para que possam ver os dois ao mesmo tempo.

• Para educadores com a atualização de Teaching & Learning ou Education Plus, estamos introduzindo ainda este ano, legendas traduzidas ao vivo no Meet. O recurso poderá ser especialmente útil em salas de aula multilíngues ou ao se reunir com pais que falam um idioma diferente.

• Nos próximos meses, estarão disponíveis legendas ocultas durante as transmissões ao vivo. E ainda este ano, será possível hospedar transmissões públicas ao vivo diretamente no YouTube para que qualquer pessoa fora de sua instituição possa participar, o que será ideal para reuniões do conselho ou eventos escolares.Torne as aulas e conversas mais acessíveis com legendas traduzidas ao vivo

Chromebooks mais personalizados

À medida que as escolas fazem a transição de Chromebooks compartilhados para dispositivos individuais para cada aluno, estamos adicionando novos recursos, como logins com PIN para ajudar a tornar a assinatura mais fácil. Ao mesmo tempo, estamos fazendo mudanças para apoiar as instituições no envio de Chromebooks para a casa dos alunos. Essas mudanças também ajudarão os alunos a se conectar e participar de salas de aula híbridas, enquanto criam e compartilham suas ideias com uma ampla gama de ferramentas de aprendizagem.

Os Chromebooks também estão cada vez mais inclusivos com os novos recursos de acessibilidade integrados , como as legendas ao vivo e a alternativa de acesso por interruptor , que é a capacidade de usar o teclado embutido ou um dispositivo externo via USB ou Bluetooth para controlar o cursor. Com essas atualizações, esperamos que os Chromebooks possam ser usados de muitas maneiras, desde salas de aula virtuais até centros de entretenimento, abrindo cada vez mais possibilidades para todos os alunos e professores, estejam eles na escola, em casa ou em qualquer lugar.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ENERGIA SOLAR: CONFIRA QUATRO VANTAGENS PARA PRODUZIR EM CASA

Em 2021, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 8 gigawatts de capacidade instalada
da fonte de energia, que alia a sustentabilidade à economia na conta de luz.

Cada vez mais consumidores têm aproveitado a incidência dos raios solares para produzir energia elétrica em busca de economia e sustentabilidade. Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Brasil ultrapassou em 2021 a marca histórica de 8 gigawatts de capacidade instalada, sendo 5 gigawatts só na geração distribuída, aquela em que a energia é produzida pelo próprio consumidor.

Nesta modalidade, o telhado capta a luz solar e gera energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. A eletricidade é direcionada ao inversor solar, responsável pela conversão do tipo de corrente, de contínua para alternada, e então a energia é distribuída ao imóvel. Quatro vantagens de produzir energia solar em casa foram elencadas pelo especialista Leonardo Retto, fundador da Telite, fabricante de telhas que possuem cápsulas fotovoltaicas compostas de grafeno acopladas para a captação da energia solar. Confira:



1 – Gera economia na conta de energia elétrica

Com o sistema fotovoltaico, é possível cobrir até 100% do consumo de energia e reduzir em até 95% o valor da conta convencional de luz, segundo a estimativa da Absolar. “Mesmo durante a noite, o consumidor pode usufruir da própria energia, uma vez que a produção excedente segue para a rede elétrica e retorna em créditos, que podem ser utilizados no imóvel ou distribuídos em até 10 imóveis, desde que pertençam ao mesmo CPF ou CNPJ”, explica.

Vale frisar que a economia não alcança 100% porque é preciso pagar à concessionária local duas tarifas, uma taxa mínima de conexão com a rede e o ICMS da TUSD (Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição) sobre a energia que retorna como crédito.

2 – Reduz o impacto dos reajustes tarifários

Hoje a energia elétrica é produzida, basicamente, em hidrelétricas, que utilizam a água como recurso. Em face dos níveis dos reservatórios, há reajustes nas tarifas para os consumidores; especialistas estimam que a conta de luz do brasileiro seguirá na bandeira vermelha 2 (a mais alta do sistema) até o fim de 2021, com as térmicas em funcionamento para poupar água até a chegada da estação chuvosa. “Com o uso do sistema fotovoltaico, o consumo da energia fornecida pela concessionária reduz de forma significativa e o impacto dos reajustes tarifários diminui na mesma proporção”, afirma o especialista.

3 – Ajuda a preservar o meio ambiente

Enquanto algumas fontes de energia tradicionais são dependentes de combustíveis fósseis e emitem gases que provocam o aquecimento global, o sol é uma matriz de energia limpa e renovável. “Reduzir a dependência de recursos finitos e tirar proveito de uma matriz energética sustentável ajuda a preservar o meio ambiente”, afirma o fundador da Telite, que destaca o impacto positivo do uso da energia solar para o meio ambiente. “Uma vez instalado, o sistema fotovoltaico é capaz de produzir energia sem emitir CO2”, argumenta.

4 – Proporciona a valorização do imóvel para venda

Na avaliação de Retto, o sistema fotovoltaico ainda pode ser considerado um investimento com retorno financeiro em função da valorização do imóvel para venda, por oferecer uma redução significativa da despesa com energia elétrica, na comparação com outros imóveis. “Essa economia é refletida no valor do imóvel. O comprador tende a reconhecer o sistema de energia solar como valor agregado e estar disposto a pagar mais por esse imóvel”, avalia.

Com a tecnologia desenvolvida pela Telite, o consumidor não precisa ter estrutura de telhado para instalar o sistema fotovoltaico porque a própria telha, que pesa cinco quilos e meio e mede 1,90m por 1,10m, já conta com cápsulas de grafeno acopladas e faz a geração da energia solar. “A nossa telha tem vários padrões de geração porque o que produz a energia é a cápsula de grafeno, então posso espalhar cápsulas em 2,07m² de telha e atingir de 30 a 105 quilowatts hora/mês por telha, conforme a necessidade de cada cliente”, conta Retto.

Sobre a Telite

Com sede em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro, a Telite atua na indústria plástica, na produção de telhas com 100% de material reciclado. A fabricante oferece às empresas um programa de logística reversa; por meio de sua plataforma blockchain, possui um sistema completo de rastreabilidade e confiabilidade aos resíduos coletados. A companhia também investe na geração de energia limpa com a produção de telhas acopladas com grafeno, material composto de átomos de carbono que gera energia elétrica produzida a partir de luz solar. Mais informações no site: telite.com.br

Com informações da Assessoria de Imprensa

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SECRETARIA DA FAZENDA AVANÇA NA DESBUROCRATIZAÇÃO DE PROCESSOS

Trabalho contínuo das equipes para oferecer processos mais simples e automatizados ao cidadão.

 

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz) trabalha continuamente para desburocratizar seus processos, desenvolvendo procedimentos cada vez mais simples, automatizados e que exijam menos providências por parte dos contribuintes.

Para que as modernizações sejam implementadas, vários setores da Sefaz se integraram, como o que aconteceu com as equipes das diretorias de Arrecadação, Cobrança e Recuperação da Dívida (Dicar); a de Atendimento, Gestão e Conformidade (Diges); e a de Inteligência de Dados (Dintel).

“O aperfeiçoamento contínuo dos sistemas permite oferecer mais facilidade ao cidadão, em alguns casos reduzir custos e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos serviços e das informações”, comenta Janaína Amaral Rizzi, assistente Fiscal Chefe, da Dicar.

Entre os procedimentos criados recentemente com esses objetivos, é possível citar a inclusão de novos serviços no Sistema de Peticionamento Eletrônico, a ampliação de casos de retificação de ofício, a liberação de pendências relativas ao Programa de Parcelamento Incentivado, e o cancelamento automático de Certidão de Dívida Ativa.

Todos os serviços virtuais ao cidadão estão disponíveis no portal.fazenda.sp.gov.br. Confira os detalhes dos principais avanços.

Sistema de Peticionamento Eletrônico (SIPET)

+Inclusão de novos serviços
Por meio do SIPET, o contribuinte agora tem a possibilidade de cadastrar algumas solicitações via internet, que antes só eram possíveis comparecendo pessoalmente a um dos Postos Fiscais para a entrega dos documentos. Remotamente – mas de modo análogo ao atendimento de balcão – o contribuinte preenche as informações referentes a sua solicitação, anexa eventual documentação comprobatória e submete sua demanda a uma triagem do Posto Fiscal. Em caso de aprovação, será direcionada para análise – cujo trâmite pode ser acompanhado pela plataforma “SP Sem Papel”.Entre os atuais 50 serviços disponíveis, foram incluídos recentemente o pedido de parcelamento e reparcelamento de débitos não inscritos em Dívida Ativa, os pedidos de retificação e restituição de guias de arrecadação (do tipo GAREs, DAREs e GNREs) e os pedidos de confissão de débitos de Autos de Infração e Imposição de Multa (em casos de indisponibilidade via sistema).Além de contribuintes, os servidores de outros órgãos também podem fazer uso do SIPET para requisitar serviços à Sefaz. Aos servidores de Prefeituras, foram disponibilizados no SIPET os serviços de impugnação ao índice de participação dos municípios (IPM) e requerimento de acesso ao sistema e-DIPAM.

Retificação de Ofício

+Ampliação de casos
Contribuintes que realizavam pagamento com algum erro na guia de arrecadação, os sistemas não reconheciam esse pagamento, e isso trazia uma série de implicações. O erro só poderia ser corrigido após a solicitação do próprio contribuinte, que tinha de apresentar documentos e pagar taxas de retificação. Atualmente, a Secretaria da Fazenda vem modernizando seus sistemas a fim de, cada vez mais, detectar e corrigir esses erros automaticamente. Assim, pagamentos no valor exato do débito declarado, mas com o código de receita diverso do determinado na legislação, a correção para o código de receita correto agora é feita pelo sistema, evitando, inclusive, oneração do serviço.

Programa de Parcelamento Incentivado (PPI)

+Liberação de pendências
Alguns PPIs antigos que ainda constavam como pendência para alguns contribuintes, que consequentemente não conseguiam emitir eletronicamente sua Certidão Negativa de Débitos, o que gerava a necessidade de comparecimento ao Posto Fiscal e pagamento de taxas para emissão de certidão manual. A Sefaz atualizou os sistemas para que as pendências de PPIs deixassem de constar como um obstáculo à liberação de certidões eletrônicas, que agora podem ser emitidas por meio da internet, evitando assim transtornos e poupando tempo e trabalho dos contribuintes.

Certidão de Dívida Ativa (CDA)

+Cancelamento automático
Para os casos em que havia a inscrição indevida de um débito em dívida ativa, o contribuinte tinha que fazer a solicitação de cancelamento da CDA, a Secretaria da Fazenda analisava o pedido e posteriormente encaminhava para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que também fizesse uma análise, até concluírem pelo cancelamento da Certidão. Os sistemas da Sefaz foram modernizados para que façam a detecção e análise automática de diversos casos de cancelamento de CDAs, com envio e retorno automático de informações para a PGE, poupando trabalho e tempo, tanto do contribuinte como dos órgãos envolvidos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ANP ORGANIZA WORKSHOP SOBRE FINANCIAMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO REGIONAL

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A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais (DPLAN) da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (SNTT), realizará o workshop Financiamento do Transporte Ferroviário Regional, nos dias 29/06 e 01/07, das 9h às 12h. O evento é gratuito e será realizado no formato on-line.

O workshop tem a finalidade de fomentar uma política nacional para o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, sendo o financiamento um dos aspectos mais importantes desta política.



O evento é destinado aos representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal; profissionais de transporte e mobilidade urbana; instituições setoriais; instituições de ensino; estudantes.

Programação

29 DE JUNHO DE 2021 – 3ª FEIRA

9h – Abertura e Lançamento do Relatório das Consultas Estruturadas e BI
Joubert Flores, Presidente da ANPTrilhos
Marcelo Sampaio, Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura
Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos
Conrado Grava de Souza, ANPTrilhos

09h30 – O projeto do TIC – Eixo Norte e sua modelagem financeira
José Augusto Rodrigues Bissacot, Chefe da Assessoria de Concessões e Parcerias da CPTM
Sessão de perguntas e respostas: Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, Assessor Executivo Concessões e Parcerias da CPTM

10h10 –Experiências mundiais de financiamento de transportes ferroviários
Flávio Chevis, Vice-Chairman do Transport Economic Comission da UITP

10h50 –Mecanismos internacionais de financiamento da infraestrutura
Bianca Bianchi Alves, Senior Urban Transport Specialist do Banco Mundial

01 DE JULHO DE 2021 – 5ª FEIRA

09h00 – Leasing de frotas e sua importância para a viabilidade de projetos
Marcos Camelo, Gerente Regional de Ferrovias para a América Latina da TÜV Rheinland Group
Sessão de perguntas e respostas: Lars Walther, Gerente Global da TÜV para Ferrovias & Christian Trescher e Especialista do Escritório Global da TÜV para Ferrovias.

09h40 – Receitas acessórias: naming rights, shoppings, lojas, publicidade e telecomunicações
Claudio Ferreira, Diretor Comercial do Metrô de São Paulo

10h20 –O papel do BNDES como estruturador de parcerias e concessões
Anie Gracie Noda Amicci, Gerente do Departamento de Estruturação de Empresas do BNDES

11h00 –Receitas acessórias para trens regionais
Peter Mirow, Diretor Executivo da DB Engineering & Consulting do Brasil

INSCRIÇÕES ATÉ 6ª FEIRA (25/06)

Informações e Inscrição
www.anptrilhos.org.br/workshop-financiamento

 

Serviço
Workshop Financiamento do Transporte Ferroviário Regional
29/06 e 01/07
9h às 12h
Evento On-line e gratuito
www.anptrilhos.org.br/workshop-financiamento

Com informações da Assessoria de Imprensa

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SEXTA-FEIRA (25): PREFEITO DE SÃO PAULO E PRESIDENTE DA ANATEL PARTICIPAM DE WEBINAR DA FENINFRA SOBRE 5G

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Evento contará também com participação de parlamentares e representantes das empresas que farão parte do leilão da nova tecnologia

A Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra) promoverá, dia 25 de junho, das 9 às 16h45, o seminário digital “5G: tecnologia para gerar investimento, emprego e renda”. Evento terá a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Leonardo Euler de Morais, parlamentares ligados ao tema, representantes de empresas do setor e especialistas.A presidente da Feninfra, engenheira Vivien Mello Suruagy, salienta que o 5G deverá gerar negócios de US$ 11 trilhões em 2025, conforme estimativas da consultoria Mckinsey & Company. “Cidades e eletrodomésticos inteligentes, entregas de encomendas por drones, carros autônomos, identificação facial de criminosos por meio de sensores em postes, cirurgias a distância, automatização do agronegócio e vídeos-chamadas em 3D são alguns dos avanços proporcionados pela nova tecnologia, além de a navegação na Web ser até 100 vezes mais rápida do que atualmente”, ressalta.



Programação

Abertura do seminário, às 9 horas, contará com a participação de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e ex-ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), e Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra. Na sequência, serão realizados quatro painéis:

9h30 – 10h45 – “Oportunidades para Geração de Negócios e Investimentos”

– Deputado Luís Miranda (DEM/DF)
– Vivien M. Suruagy
– Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)

11h – 12:30 – “Geração de Empregos, Segurança da Rede, Qualificação de Empresas e de Mão de Obra”

– Deputado Fernando Coelho (PL/AM)
– Vivien M. Suruagy
– Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei do Brasil
– Gilberto Dourado, presidente da FENATTEL

14h – 15h15 – “Leilão de 5G e ampliação das redes de telecomunicações”

– Deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC)
– Carlos Baigorri, conselheiro da ANATEL
– Vivien M. Suruagy
– João de Moura Neto, presidente da FITRATELP
– Jacqueline Lopes, diretora de Relações Institucionais da Ericsson Latin America South

15h30 – 16h45 – “Lei de Antenas e a ampliação da infraestrutura urbana”

– Vivien M. Suruagy
– Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital
– Luciano Stutz, presidente da Abrintel
– Wilson Cardoso, CTO da Nokia para América Latina
– Luís Antonio Souza da Silva, presidente da LIVRE

Com informações da Assessoria de Imprensa

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SONNER E CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY FAZEM PARCERIA EM SÉRIE TEMÁTICA

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Evento online compartilha experiências para sua prefeitura se tornar uma cidade digital, conectada e inteligente  

A partir do próximo dia 30, começa uma nova série temática, parceria da Sonner – Sistemas Integrados / Governos Inteligentes com a plataforma Connected Smart Cities & Mobility. Os 3 blocos da Série Prefeitura Digital: Tudo O Que Seu Governo Precisa Para uma Cidade Conectada e Inteligente vai contextualizar o avanço digital no Brasil, e as diversas alternativas de simplificar o processo de desburocratização dos serviços públicos.

O evento será no formato digital, transmitido ao vivo. A participação é gratuita, e os interessados devem fazer inscrição prévia no endereço eletrônico https://evento.connectedsmartcities.com.br para receber o link de acesso por e-mail.



A Sonner possui mais de 25 anos de atuação no mercado de softwares para gestão pública e possui mais de 30 módulos integrados, abrangendo todas as áreas do governo. A missão é fornecer soluções inovadoras, para cidades realmente conectadas e inteligentes. A plataforma contempla análises estratégicas relevantes para facilitar a gestão e tomada de decisão através de um banco de dados único e é customizável para atender as particularidades de cada cidade, com pacotes de soluções de acordo com a demanda de cada governo. 

Plataforma Integrada

Na vertical de Documentos, o SonnerDocs permite a geração automática de documentos eletrônicos bem como a tramitação e gestão, possibilitando anexar e movimentar documentos e pastas 100% digitais, contribuindo com a otimização de recursos e mais agilidade. No Atendimento ao cidadão, as ferramentas evitam o deslocamento desnecessário, com agendamentos e mapeamento de trâmites, fomentando o desenvolvimento econômico a partir de medidas de desburocratização.

A Plataforma Educacional da Sonner contempla um sistema web integrado online, com aplicativos para o professor e aluno. Já na Arrecadação é apresentado o núcleo de sistemas tributários integrados na web. Na Gestão Estratégica, dados são transformados em informação estratégica para o gestor, apresentando análises em forma de gráficos e comparativos variados, no sistema web ou no aplicativo.

Com Transparência, processos digitais garantem que a entrega dos dados seja validada, automaticamente, de forma segura. E com os Aplicativos Mobile, o gestor público acessa as informações que precisa na palma da mão no GRP MOBILE, enquanto o cidadão se aproxima da gestão com uma comunicação eficaz através do Cidadão Online. São diversas soluções para propiciar uma gestão digital, eficaz e sustentável!

Webinars

Os temas que serão discutidos nos três encontros da série temática abordam a Digitalização para o Poder Público; O que Considerar nos Processos de Digitalização das Cidades, e um workshop prático deve trazer Os Desafios para a Digitalização com Resultados de Cases nas cidades de Várzea Paulista, São Roque, Divinópolis e Araguari.

“A transformação digital está entre as megatendências que impactarão as cidades nas próximas décadas e acreditamos que o debate sobre a digitalização é fundamental para fomentar a inovação, e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas com seus cidadãos, sejam elas pequenas ou megacidades”, comenta Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

 Mais informações no Portal do evento.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities & Mobility

Patrícia Esteves (Mtb 49995)

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imprensa@nectainova.com.br    

PLATAFORMA NACIONAL DE MOBILIDADE ELÉTRICA PUBLICA A 3ª EDIÇÃO DA ‘REVISTA ELETRÔNICA PNME’

 Ilan Cuperstein aborda a importância do transporte público por meio de ônibus na América Latina, as vantagens na troca da matriz energética dos ônibus por energia  e a necessidade em atender as demandas globais por inovação e sustentabilidade.

 

A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) lança a 3ª edição da ‘Revista Eletrônica PNME’, vídeo mensal publicado no canal da organização no YouTube. Nesta edição, o vice-diretor regional para a América Latina da Rede C40 Cities Climate Leadership Group, Ilan Cuperstein, debate a importância da eletrificação de ônibus.

 A ‘Revista Eletrônica PNME’ é uma das iniciativas da PNME, junto a publicação do Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica, com o objetivo de aumentar o alcance dos temas relacionados à eletrificação da mobilidade e fomentar o avanço dessa pauta junto aos diversos públicos.



 Cuperstein exalta a discussão da eletromobilidade, “A eletrificação, é um tema discutido no mundo inteiro e é a tecnologia mais madura para um transporte de baixo carbono e também não poluidor. No entanto, quando falamos de ônibus as vantagens são ainda maiores”.

Destaques da 3ª edição da ‘‘Revista Eletrônica PNME’.

 1.Ilan Cuperstein fala como a maior parte dos deslocamentos por meio de transporte público, na América Latina, são feitos em ônibus. Chile, Colômbia e México são exemplos de transição energética onde o custo tem caído, o que reflete na economia para empresas, municípios e inclusive para o usuário.

  1. Também foi destaque: Muitas cidades brasileiras têm compromissos em diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Sabendo que o transporte público está sob coordenação das prefeituras, elas têm autonomia para mudar a matriz energética dos veículos.
  2. E para concluir: O Brasil é um polo industrial de ônibus para o mercado nacional e internacional. É importante que nossa indústria acompanhe as mudanças tecnologias, e compromissos de diminuir a poluição global, a fim de permanecer competitiva, manter sua produção e investir em futuras inovações.

 

A 3ª edição da ‘Revista Eletrônica PNME’ está em paralelo com os eventos digitais realizados pela PNME. Começou ontem, (24/06), a série temática ‘Como a Iniciativa privada pode acelerar a transição para a mobilidade elétrica’. Com duração de sete blocos, a série temática busca contribuir para a implementação de práticas para o desenvolvimento sustentável da mobilidade elétrica no Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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