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PELA 1ª VEZ NA HISTÓRIA, FOI REALIZADO ONTEM UM VOO TRANSATLÂNTICO COM 100% DE COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL

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A fabricante norte-americana de jatos executivos Gulfstream Aerospace anunciou hoje, 20 de novembro, que concluiu com sucesso o primeiro voo transatlântico da história usando 100% de combustível de aviação sustentável (SAF).

Realizado no domingo, dia 19 de novembro, o voo foi feito com uma aeronave Gulfstream G600, que saiu da sede da empresa em Savannah, nos Estados Unidos, e pousou 6 horas e 56 minutos depois no aeroporto de Farnborough, na Inglaterra.

Imagem: Gulfstream

Equipada com motores Pratt & Whitney PW815GA, ambos alimentados com 100% de SAF, esta missão mostra o potencial para o uso futuro de combustíveis renováveis ​​na aviação, que apresentam menor teor de carbono, enxofre e aromáticos.

Os dados coletados deste voo ajudarão a Gulfstream e seus principais fornecedores a avaliar a compatibilidade das aeronaves com futuros combustíveis renováveis ​​de baixo teor de aromáticos, especialmente sob temperaturas frias para voos de longa duração.

O SAF utilizado no voo foi produzido pela World Energy e entregue pela World Fuel Services. Era composto 100% de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados ​​(HEFA puro), que tem pelo menos 70% menos emissões de CO2 no ciclo de vida do que o combustível de aviação de base fóssil, ajudando a reduzir o impacto da aviação no clima.

Além disso, este combustível com zero adição de aromáticos tem um impacto reduzido na qualidade do ar local e um teor de enxofre muito baixo, o que pode reduzir os impactos ambientais não relacionados com o CO2.

Mark Burns, presidente da Gulfstream, disse: “Uma das chaves para alcançar as metas de descarbonização de longo prazo da aviação executiva é o amplo uso de SAF em vez de combustível de aviação de base fóssil. A conclusão deste voo de classe mundial ajuda a avançar a missão abrangente de sustentabilidade da aviação executiva e a criar impactos ambientais positivos para as gerações futuras.”

A Gulfstream ressalta que foi o primeiro fabricante de equipamento original do segmento de jatos executivos a voar 100% SAF. Outros parceiros importantes que apoiam este marco incluem Honeywell, Safran e Eaton.

“Gostaríamos de agradecer a todos os nossos parceiros pela ajuda na concretização deste voo marcante e pela parceria contínua na colaboração para defender o caminho da indústria da aviação para o uso 100% do SAF”, disse Burns.

Fonte: Aeroin

PRÊMIO P3C: CALL FOR PAPERS

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Prêmio P3C Reconhece Líderes e Inovações na Mobilidade Urbana

O Prêmio P3C destaca-se como uma iniciativa pioneira no cenário brasileiro, consolidando-se como um catalisador para tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para investidores. Organizado pela Necta e co-realizado pelo Estadão, o P3C tem apoio da B3 e do Portugal Ribeiro Advogados, sendo o principal evento multissetorial sobre infraestrutura especializado no mercado de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões, reunindo empresas, entidades e governos com a missão fundamental de encontrar alternativas que promovam critérios ambientais, sociais e de governança. Este evento é direcionado a profissionais do setor de infraestrutura e serviços, congregando executivos de empresas privadas e estatais, investidores, concessionárias, operadoras, consultores, financiadores, agentes públicos, seguradoras, procuradores e demais interessados nos desafios e oportunidades que permeiam os setores de infraestrutura.

Call for Papers

Em paralelo ao Prêmio P3C, lançamos o Call for Papers, uma oportunidade única para pesquisadores, estudiosos, empreendedores e organizações compartilharem propostas inovadoras que impulsionam o avanço e desenvolvimento do setor de infraestrutura. O objetivo é valorizar a diversidade de perspectivas e experiências, buscando contribuições que promovam a solidez do ambiente de negócios no Brasil. Os trabalhos selecionados serão apresentados em formato de mesa redonda durante a 3ª edição do P3C, agendada para fevereiro de 2024, em São Paulo.

O Call for Papers está aberto a pesquisadores, estudiosos, empreendedores e organizações dedicados a projetos e estudos inovadores, focados em soluções para tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil.

Prêmio

A terceira edição do Prêmio P3C está agendada para o dia 26 de fevereiro de 2024, na B3, e promete ser um evento notável destinado a reconhecer destacados profissionais, empresas e órgãos públicos que se destacaram na atuação em infraestrutura econômica, social e ativos ambientais no Brasil. Com o propósito de celebrar aqueles que contribuíram significativamente para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável do setor, o Prêmio P3C destaca-se como uma plataforma anual de reconhecimento.

O distinto corpo de jurados inclui Felipe Sande, Especialista em modelagem econômico-financeira de concessões e reequilíbrio de contratos, também Coordenador do curso de Modelagem Econômico-Financeira de Concessão e PPPs na Fipe/Radar PPP. Renata Perez Dantas, Mestre e Investment Officer da IFC, do Grupo Banco Mundial, que atua como advogada e Investment Officer na Unidade de PPP da International Finance Corporation-IFC, e Marcelo Lennertz, sócio da Lobo de Rizzo Advogados, especialista em questões relacionadas à estruturação e regulação de projetos de infraestrutura. Este evento anual pretende destacar e celebrar o compromisso excepcional desses profissionais e organizações na construção de um ambiente de negócios mais robusto e sustentável no Brasil. Mais informações sobre o Prêmio P3C podem ser encontradas no site do evento

Prazos Importantes:

  • Envio de propostas Call for Papers: 06 a 27 de Novembro de 2023
  • Período de Inscrições para o Prêmio: de 13 de novembro a 08 de dezembro de 2023
  • Análise das propostas Call for Papers: 02 a 12 de Janeiro de 2024
  • Julgamento do Prêmio: 08 a 19 de janeiro de 2024
  • Confirmação de Call for Papers: 15 de Janeiro de 2024
  • Divulgação da programação: 22 de Janeiro de 2024
  • Apresentação dos ganhadores: 26 de fevereiro de 2024

Estamos entusiasmados em receber propostas inovadoras e participantes engajados para juntos construirmos um ambiente de negócios mais robusto e promissor para o Brasil. Para mais informações e submissões, acesse site do evento.

Agradecemos antecipadamente pela sua contribuição para o sucesso do Prêmio P3C e do Call for Papers.

Sobre a Necta

A Necta desenvolve plataformas que conectam pessoas, criando ecossistemas de negócios nos segmentos de aeroportos, aviação, PPPs, infraestrutura, cidades, mobilidade, segurança pública e inovação social. A equipe é formada por profissionais das áreas de marketing, comercial, comunicação, designer, web, mídia social, pesquisa e estratégia. A Necta cria plataformas de conteúdo para clientes e parceiros, e também desenvolve projetos próprios, como o Connected Smart Cities & Mobility; AirConnected & Connected Urban Air Mobility, PMU – Parque da Mobilidade Urbana. 

Assessoria de Imprensa:
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA MOBILIDADE: PARQUE DA MOBILIDADE URBANA DESTACA TENDÊNCIAS NA EDIÇÃO REGIONAL CENTRO-OESTE

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O Parque da Mobilidade Urbana Regional Centro-Oeste acontecerá no dia 14 de dezembro de 2023 e terá o Distrito Federal como anfitrião.


O Parque da Mobilidade Urbana emerge como uma iniciativa comprometida em promover a mobilidade urbana sustentável, inclusiva e disruptiva. O crescimento acelerado das cidades, a partir da expansão da urbanização, desafia cada vez mais o poder público e gestores de negócios a buscarem soluções estratégicas para o aperfeiçoamento da dinâmica do ecossistema de mobilidade em prol da maior integração e do incentivo à sustentabilidade no funcionamento de espaços compartilhados.

O PMU, realizado pelo Connected Smart Cities, em conjunto com o Mobilidade Estadão, visa proporcionar experiências enriquecedoras e reflexões profundas para o avanço da mobilidade nas cidades. Com atividades que abrangem exposições de produtos, serviços e tecnologias, demonstrações interativas, test drives e test rides, atividades recreativas, espaços de convivência e conteúdo relevante, o Parque da Mobilidade Urbana é o maior evento do gênero na América Latina. 

Parque da Mobilidade Urbana Regional Centro-Oeste: 

O ecossistema da mobilidade urbana é multifacetado, conectando pessoas, bens e serviços nas cidades com impactos socioeconômicos, logísticos e ambientais. O Parque da Mobilidade Urbana Regional Centro-Oeste, que acontecerá no dia 14 de dezembro de 2023, com o Distrito Federal como anfitrião, busca aprofundar discussões regionais, considerando questões locais e destacando desafios e oportunidades na região Centro-Oeste: “nesse contexto, investimentos significativos no Distrito Federal, como o programa Brasília Vida Segura e a expansão de ciclovias, refletem o compromisso com a mobilidade urbana sustentável“, ressalta Paula Faria, idealizadora do evento e da Plataforma Connected Smart Cities.

Temas em Destaque no Parque da Mobilidade Urbana Regional Centro-Oeste

Mobilidade Ativa e Compartilhada

O Distrito Federal conta com Plano de Mobilidade Ativa, que visa orientar e coordenar as ações voltadas à mobilidade a pé e à ciclomobilidade. Além dos 664,7 km de ciclovias, o governo irá publicar edital de mais 105 km de ciclovias e prevê para os próximos anos a existência de 1.000 paraciclos para bicicletas compartilhadas.

Eletrificação do Transporte Coletivo

Em circulação desde 2018 em Brasília, ônibus elétricos já deixaram de emitir cerca de três mil toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale ao plantio de mais de 21 mil árvores. No mesmo período foram economizados mais de 150 mil litros de óleo diesel.

Já em Goiás, o Governo do Estado prevê a modernização e aquisição de 65 ônibus elétricos para circular no Eixo Anhanguera, principal corredor de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Goiânia.

Tendências

Entre os temas e tendências para a mobilidade urbana no Centro-Oeste, estão: aplicativos públicos para o sistema de caronas compartilhadas; o uso de informações e dados para a gestão da mobilidade urbana e o transporte coletivo; a expansão dos centros de operação e controle para outras cidades, assim como já existente no Distrito Federal; o sistema de pagamento digital ampliado para novos formatos; a integração modal; a eletrificação da frota de veículos e muito mais.

—Patrocinador Apresentador – FAP

Serviço:

Parque da Mobilidade Urbana  – Regional Centro-Oeste 2023

Local: PMURC-  Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Brasília – DF

Quando: 14 de dezembro de 2023

Site: https://parquedamobilidadeurbana.com.br/pmu-regional-centro-oeste/

Sobre a Necta

A Necta desenvolve plataformas que conectam pessoas, criando ecossistemas de negócios nos segmentos de aeroportos, aviação, PPPs, infraestrutura, cidades, mobilidade, segurança pública e inovação social. A equipe é formada por profissionais das áreas de marketing, comercial, comunicação, designer, web, mídia social, pesquisa e estratégia. A Necta cria plataformas de conteúdo para clientes e parceiros, e também desenvolve projetos próprios, como o Connected Smart Cities & Mobility; AirConnected & Connected Urban Air Mobility, PMU – Parque da Mobilidade Urbana. 

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INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DIVERSIFICAM RECURSOS PARA TRANSPORTE COLETIVO MUNDIAL

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Avanços da engenharia automotiva ampliam a participação de empresas brasileiras entre os grandes players do segmento de mobilidade

Em outubro deste ano, estive no maior evento direcionado ao transporte coletivo da Europa – a Busworld 2023, realizada na Bélgica. Por lá, pude acompanhar os investimentos de diferentes empresas para o desenvolvimento de ônibus que atendam às exigências e anseios mundiais por veículos mais sustentáveis e que contribuam com a descarbonização, além de produtos movidos à combustão com recursos que aliam conforto, segurança e sustentabilidade em sua composição.

O Brasil, que tem grande expertise no setor, também marcou presença no evento. A indústria nacional mostrou seu potencial de inovação e apresentou soluções como um ônibus rodoviário que representa um avanço em inovação, com diferenciais de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia, para passageiros e motoristas, bem como um veículo movido a célula de combustível de hidrogênio. A presença brasileira no mercado europeu é um resultado do interesse mundial e a preocupação com um transporte coletivo mais seguro, confortável e aliado às expectativas de sustentabilidade ambiental.  

Diante deste cenário, a tecnologia aproxima os mercados e os clientes. Neste sentido, o que vimos é que os fabricantes brasileiros estão habilitados a fornecer ônibus equipados com acessórios que transformam as viagens em experiências mais prazerosas e conectadas, equiparados aos grandes líderes mundiais do segmento.

Os avanços tecnológicos aproximam pessoas, criam laços de afetividade com as marcas e ajudam a globalizar veículos que podem ser adaptados para diferentes públicos, países e necessidades. Por esses recursos inovadores, projetos brasileiros como um micro-ônibus autônomo, ônibus elétricos ou movidos a hidrogênio podem ser amplamente reproduzidos no cenário internacional, aumentando a competitividade e trazendo maior visibilidade para a indústria automotiva nacional.

A inovação é um motivo de orgulho para o Brasil, uma vez que, por meio dela, conquistamos mercados e construímos projetos diferenciados e posicionamos o país entre os grandes players mundiais no segmento do transporte coletivo.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities.

RAÍZEN POWER E INDIGO SE UNEM PARA IMPULSIONAR RECARGA ELÉTRICA NO BRASIL

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Por meio da rede Shell Recharge, empresas querem alavancar a mobilidade sustentável e o desenvolvimento de smart cities no país

Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen, acaba de fechar uma parceria estratégica com a Indigo, líder mundial em gestão de estacionamentos, para expansão da rede pública e semi-pública de carregamento de veículos elétricos no Brasil.

Por meio do programa Shell Recharge, referência global em infraestrutura de recarga rápida, o acordo entre as empresas busca alavancar a rede de carregadores e outras soluções de mobilidade sustentável em estacionamentos de diversos locais no país, proporcionando desde recargas de conveniência até carregamentos ultrarrápidos para impulsionar o ecossistema de mobilidade elétrica nacional e o desenvolvimento de smart cities.

A parceria entre esses dois grandes players de mobilidade traz um avanço significativo tanto para o setor de veículos elétricos como para o país, proporcionando maiores investimentos, tecnologias e sustentabilidade.

“Nosso propósito é democratizar a mobilidade sustentável em todo o Brasil, o que significa expandir em locais estratégicos e isso inclui os locais nos quais a Indigo está presente. Junto à Indigo, estamos entusiasmados em dar mais um passo rumo ao avanço da eletromobilidade, somando sinergias para a conexão de pessoas, locais, negócios sustentáveis e serviços de forma responsável e eficiente”, comenta Frederico Saliba, CEO da Raízen Power.

Parte importante do portfólio de Raízen Power, uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil, com mais de 40 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções, o programa Shell Recharge tem a meta de alcançar mil estações de recarga em âmbito nacional em 2024.

O objetivo da solução é facilitar o carregamento dos veículos elétricos e oferecer um serviço que atenda às necessidades dos motoristas em todos os momentos da sua jornada, de forma a trazer a melhor experiência, com estações localizadas em corredores estratégicos e destinos de conveniência.

Além do programa Shell Recharge, a marca Raízen Power oferece serviços de geração e comercialização de energia renovável para consumidores residenciais até grandes negócios e tem intensificado sua estratégia de conectar novos clientes para democratizar o acesso à energia limpa.

Já a Indigo, multinacional francesa do Grupo Indigo, possui um plano estratégico baseado em ações ESG, incluindo a instalação de painéis solares para fornecer e suprir parte da demanda de energia da operação, soluções para mobilidade individual (cadeiras de rodas motorizadas, patinetes e bicicletas elétricas) e carros elétricos compartilhados.

Atualmente, a Indigo está presente em mais de 99 cidades e 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com presença em 369 estacionamentos, que somam mais de 295 mil vagas nos principais shoppings, avenidas de grande fluxo e grandes aeroportos. O objetivo da empresa é ampliar a rentabilidade dos estacionamentos por meio da oferta de diferentes serviços.

“Com essa parceria com a Raízen, a Indigo reforça seu compromisso de buscar soluções inteligentes e sustentáveis para as cidades e de contribuir com a expansão da mobilidade elétrica no país. Além disso, seguindo as diretrizes do Grupo Indigo, companhia francesa com atuação em diversos países, temos várias iniciativas que visam o equilíbrio ambiental, como a compensação de carbono de nossas operações, e a garantia de um serviço de excelência”, comenta Thiago Piovesan, CEO da Indigo Brasil.

Fonte: Jornal Cana

CAMINHOS PARA REDUZIR DESIGUALDADES SOCIAIS EM FORTALEZA

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Milhares de ruas e avenidas desenham os 121 bairros de Fortaleza. Ao longo de seus 297 anos, a vila expandiu seguindo um padrão xadrez de vias paralelas, esparramou-se. Vista de cima, o formato é de mão espalmada, como quem tece vidas. Virou morada de 2,4 milhões de pessoas, com mais de 7 mil habitantes por quilômetro quadrado. É a quarta cidade mais populosa do Brasil e a primeira do Nordeste. O desafio é proporcional, fazer com que essa densidade demográfica não seja um indutor de desigualdades sociais.

Nesse contexto, surge a necessidade de criar mecanismos para integrar uma parcela significativa da população que enfrenta dificuldades de inserção no mercado de trabalho, avalia o professor universitário e membro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Ricardo Coimbra.

“É essencial desenvolver, ao longo do tempo, políticas públicas específicas que identifiquem as múltiplas características da população e suas demandas. A implementação dessas políticas requer órgãos municipais especializados, capazes de criar um planejamento de médio a longo prazo para atender às crescentes necessidades e carências decorrentes do desenvolvimento populacional”, analisa.

Por isso, investir em capacitação profissional e empreendedorismo é como costurar um novo padrão no tecido social. Em setembro deste ano, Fortaleza alcançou, pela primeira vez, o topo nacional do Ranking Connected Smart Cities, no eixo empreendedorismo. O estudo é publicado anualmente, desde 2015, quando a capital cearense não integrou a lista. Em seguida, as colocações da capital cearense foram 2016 (10ª), 2017 (9ª), 2018 (30ª), 2019 e 2020 (22ª), 2021 e 2022 (4ª).

O indicador, desenvolvido pela consultoria Urban Systems, qualifica as cidades mais inteligentes e conectadas do País. O estudo considera o conceito de conectividade como a relação entre os diversos segmentos da sociedade, compreendendo que investir em saneamento pode ajudar também na economia, por exemplo. Quanto ao termo smart cities, o ranking leva em conta as cidades em que seus agentes de desenvolvimento da cidade entendem a importância da conectividade entre esses setores.

Ações

A Secretaria de Desenvolvimento do Município (SDE) vem adotando uma abordagem centrada no pequeno empreendedor, visando gerar empregos e fortalecer a economia local. “Mais de 60 mil capacitações foram oferecidas em todos os 121 bairros, priorizando empreendedores na periferia, como proprietários de pequenos comércios. Nosso foco está na capacitação técnica e gerencial, e isso vem mudando a vida das pessoas da cidade, porque o que eles ganham gira no próprio bairro. É um ciclo virtuoso”, afirma o titular da pasta, Rodrigo Nogueira.

À medida que indivíduos aprendem e se aprimoram, o tecido social se fortalece, reflete diversidade de talentos e experiências. A sociedade se beneficia da riqueza gerada pela multiplicidade de habilidades. De acordo com a secretária da Coordenadoria Especial de Programas Integrados (COPIFor), Manuela Nogueira, os programas municipais de capacitação e empreendedorismo buscam justamente costurar essa colcha social.

“É preciso olhar para a desigualdade da cidade, não como dois contrapontos, mas buscando formar conexões. É isso que as políticas públicas de Fortaleza estão fazendo. Não olhamos somente para um território específico, mas trabalhamos de modo a encontrar formas de conectar as pessoas e os segmentos”, observa.

Na trama da capacitação, cada linha representa uma habilidade adquirida, um conhecimento absorvido. O empreendedorismo, por sua vez, assemelha-se a um ato de criar a própria tapeçaria. Nesse sentido, Fortaleza conta hoje com 11 programas e ações de incentivo econômico e social, voltados para o pequeno empreendedor.

Projetos que tecem histórias de superação

Erbene Nogueira, pedagoga e artesã de brinquedos de pano, participa do programa municipal Costurando o Futuro (Foto: Nicolás Leiva)

Era uma vez uma menina muito amada pelo pai, mas quis a morte que ele partisse, deixando a filha em necessidade com uma família que não tinha aprendido a amá-la. “Sabe a história da Cinderela, a gata borralheira? Pronto, sou eu todinha”, conta Erbene Nogueira, 55 anos, pedagoga e artesã de brinquedos de pano, sem hesitar e com um sorriso de superação que impressiona. A história dela é forte, traça semelhanças com a personagem do conto de fadas. Mas, mas ao invés de sapatinhos de cristal, nossa heroína foi salva por agulha e linha.

Seus calçados eram compartilhados com a irmã mais velha, que estudava em turno diferente para que pudessem alternar o uso. Se à primogênita e aos irmãos havia palavras de estímulo, para Erbene não sobrava afeto da matriarca. Ainda em gestação, houve tentativa de interromper a gravidez. Após nascida, pele mais escura que os irmãos, conheceu a rejeição.

Aos 17 anos, após o falecimento do pai, ela e os irmãos precisaram aprender a costurar para ajudar a suprir as necessidades básicas da família. “A gente passou dificuldade, mas foi através da costura que minha mãe sustentou todos os filhos”, relata. Essa foi a primeira vez que agulha e linha salvaram sua vida e realizaram um sonho. Erbene nunca pôde ter bonecas, passou a costurar as suas.

Em 2011, casada e com três filhos, viu o marido abandonar a família. Sem trabalhar a pedido dele, caiu em depressão. “Foi aí que minha mãe realmente foi mãe. Ela me pediu perdão, me incentivou a fazer faculdade, a voltar a costurar e a vender minhas bonecas de pano nas escolas dos meus filhos. Hoje eu vejo tudo que passei com a minha mãe, a luta dela com a perda do meu pai. Sinto que estava me preparando para passar pelo mesmo processo”, avalia.

A vida retalhada por necessidade e rejeição encontrava remendo, mas as linhas nem sempre seguiram retas. No início de 2023, costurando à mão, sem dinheiro para comprar máquina, com poucos clientes e volume de vendas concentrado nas festas de fim de ano, Erbene quase desistiu.

“Eu estava muito sobrecarregada, peguei as coisas, amarrei tudinho. Mas uma vizinha que eu não via há muito tempo apareceu e me falou do Costurando o Futuro, projeto da Prefeitura de Fortaleza. Disse que lá tinha um ateliê, máquina de graça para costurar, não pagava energia nem conserto, tinha material de doação, linha, e eles ainda direcionam para vender nas feiras. Eu nem acreditei”.

No dia seguinte, Erbene estava inscrita. O que antes ela levava oito dias para produzir, hoje é feio em um dia e meio. As vendas ocorrem com muito mais frequência, com participação dela nas feirinhas organizadas pela gestão municipal, ou por outras integrantes do projeto, que levam suas bonecas de pano e as vendem em troca de uma porcentagem por peça comercializada.

O Costurando o Futuro existe desde 13 de dezembro de 2021 e segue a lógica de coworking. É um espaço compartilhado, colaborativo e gratuito, voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os 12 equipamentos estão localizados nos bairros Bom Jardim, Vila União, Ancuri, Jangurussu, Vila Velha, Cristo Redentor, José Walter, Conjunto Ceará, Barra do Ceará, Vicente Pinzón, Canindezinho e Mondubim.

A Prefeitura ainda deve instalar novos ateliês no Cuca Pici e uma unidade referencial próximo à antiga Fábrica Guararapes. “Eu digo que o ateliê é uma colcha de retalhos. Cada um chega com seu pedacinho de conhecimento e vai passando para as outras. Depois a gente junta tudo e faz uma colcha enorme de tudo aquilo”, reforça Erbene.

Karina Soriano, fundadora da Curando a Pele, empresa de cosméticos naturais, participou do programa Nossas Guerreiras (Foto: Divulgação)

Nossas Guerreiras

Para o professor universitário e membro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Ricardo Coimbra, há uma mão de obra, principalmente a feminina, que muitas vezes fica excluída e precisa de incentivo. “A criação de programas específicos potencializa a reinserção dessa força de trabalho no mercado e, ao longo do tempo, torna-se possível realocar essa parcela da população dentro de toda a cadeia produtiva”, observa.

Lançado em 21 de outubro de 2021, o programa Nossas Guerreiras também vem ajudando a estimular o empreendedorismo feminino na Capital. A iniciativa já beneficiou 8.498 mulheres com crédito orientado de R$ 3 mil, tendo investido R$ 25 milhões na economia local. A meta é ofertar crédito para até 17 mil empreendedoras locais.

A fisioterapeuta Karina Soriano, 39 anos, é fundadora da Curando a Pele, empresa de cosméticos naturais. Surgiu durante a pandemia de covid-19, quando ela iniciou seus estudos sobre clareamento natural. “Os cosméticos são todos feitos por mim, meus primeiros produtos foram os séruns clareadores. Em 2022, comecei a fazer os sabonetes clareadores, e a empresa começou a crescer”, lembra.

Karina soube do Nossas Guerreiras por meio de uma notícia de jornal. “Consegui fazer todo o processo pela internet, desde a inscrição até o momento de assinar a documentação para receber o crédito. O programa foi um divisor de águas no meu empreendimento, pois, além do crédito para investir em produtos e cursos, tive oportunidades de participar de várias feiras organizadas pelo Município”, conta.

Por meio do Nossas Guerreiras, Karina também teve acesso aos cursos de outro programa de formação, o Fortaleza Capacita. “Os cursos ajudam muito na profissionalização do empreendimento, permitem que a gente cresça profissionalmente. Antes dos programas, eu praticamente não vendia. Hoje, todos os meus rendimentos são da Curando a Pele. Já consegui terminar minha pós em dermatologia funcional e pago plano de saúde pra mim, tudo com o que ganho”, comemora.

Fonte: O Otimista

MOBILIDADE URBANA É O PIOR ÍNDICE DE SERVIÇO PÚBLICO, APONTA PESQUISA

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O principal motivo de insatisfação é o trânsito, que chega a 73% de avaliações negativas

Uma pesquisa realizada entre as capitais brasileiras revelou que a mobilidade urbana é o maior descontentamento entre os entrevistados. Porto Velho é a capital com a pior nota de mobilidade urbana (2,67), seguido por Rio de Janeiro (2,83) e São Luís (2,83). Além do trânsito, o número de mortos em acidentes de trânsito também pesa na avaliação dos cidadãos.

Tempo gasto no deslocamento para o trabalho, custo médio do transporte na renda média, e a emissão de gases de efeito estufa per capita foram outros pontos negativos que contribuíram para o mau desempenho do serviço. No topo do ranking, com as melhores notas, ficam as capitais Florianópolis (5,66), Curitiba (5,66) e Vitória (4,83).

Para realizar a pesquisa, seis dimensões de serviços públicos prestados à população na esfera municipal foram analisados: educação, saúde, proteção social, desenvolvimento econômico, mobilidade e gestão de qualidade. A soma das notas gerou uma média para as capitais analisadas.

Curitiba tem nota 6,72 e lidera o ranking geral. Segundo Sergio Andrade, cientista político e diretor executivo da Agenda Pública, culturalmente a cidade mantém um diálogo contínuo com os moradores, o que facilita uma nota mais positiva nos quesitos avaliados.

Palmas, no Tocantins, aparece em segundo lugar na lista geral (6,54) e destoa do resto da região Norte, que só reaparece na 12º posição, com a capital Boa Vista (4,78). Andrade destaca ações isoladas da cidade e bons indicadores de proteção social, como o número de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) disponíveis na cidade, que ajuda a explicar a disparidade da nota da cidade.

Na outra ponta, Belém ficou com a menor média analisada (3,04) entre as cidades. Na capital paraense, o pior índice analisado foi desenvolvimento econômico, que ficou em 1,83.

Na saúde, em todas as capitais pesquisadas, o tempo de espera para realização de consultas e exames é o fator que mais gera avaliações negativas. Contudo, Andrade chama a atenção para a boa avaliação dos profissionais de serviços públicos, que melhorou o desempenho da nota, “o atendimento dos profissionais de saúde foi reconhecido pelos usuários e essa valorização puxou a nota para cima”, reconhece.

São Paulo lidera o ranking em desenvolvimento econômico, mas não é intermediária nas outras categorias. Ou seja, mesmo sendo a capital mais rica e que mais cresce economicamente, não reverte esses índices em bem-estar para a população. A capital paulista tem o pior indicador de vulnerabilidade social entre o Sudeste. “Os serviços públicos oferecidos especialmente para a população vulnerável contribuem para o pior desempenho da cidade”, ressalta o diretor.

A Pesquisa de Qualidade dos Serviços Públicos nas Capitais Brasileiras mediu a performance da gestão pública nas capitais brasileiras, fazendo um diagnóstico para oferecer a oportunidade de propor soluções para os desafios enfrentados. “Os dados obtidos com essa avaliação devem ser utilizados para estudar e melhorar os serviços oferecidos à população, aumentando o bem-estar de todos”, diz Andrade.

A qualidade dos serviços públicos foi analisada nas 26 capitais, menos o Distrito Federal. A pesquisa utilizou dados oficiais disponíveis em bancos de dados públicos para avaliar as seis dimensões de serviços públicos e os normatizou para gerar notas entre zero e dez.

Fonte: Valor 

COM POTENCIAL DE R$ 8,8 BI, INICIATIVAS DE PPPS DE ÁGUA E ESGOTO CHEGAM AO MELHOR PATAMAR DO ANO

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Destaque do levantamento, o setor teve sete novas licitações abertas em setembro, juntando-se a outras oito iniciativas que já estavam com seus editais publicados

Os investimentos estimados em concessões e parcerias público-privadas no setor de Água e Esgoto em setembro chegaram em seu maior patamar de 2023, com valor de R$ 8,8 bilhões, segundo cálculos da consultoria Radar PPP, que criou o índice iRadarPPP para monitorar diariamente mais de 4.600 projetos no país. Os dados correspondem ao estoque de investimento, que estima os valores de aportes relacionados ao estágio de desenvolvimento dos projetos. Mensalmente, a EXAME divulga, com exclusividade, o número atualizado do valor investido em PPPs e concessões no Brasil.

Destaque do levantamento, o setor teve sete novas licitações abertas em setembro, juntando-se a outras oito iniciativas que já estavam com seus editais publicados. No total, são 619 iniciativas de água e esgoto em diferentes estágios de maturidade. Frederico Ribeiro, sócio da Radar PPP, avalia que o índice foi sustentado pelo lançamento de diversos projetos em municípios, que podem ter avançado por causa dos decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o marco do saneamento.

“Esse avanço não tem uma relação imediata, até porque esses sete projetos em fase de licitação não começaram a ser estruturados em julho ou no começo do ano. Mas os decretos aumentaram a segurança jurídica para que esses projetos conseguissem avançar”, diz Ribeiro.

Entre os 15 projetos mapeados, destaque para as iniciativas de Campinas e Marília, em São Paulo, Governador Valadares, Minas Gerais, e Imperatriz, no Maranhão, municípios com população superior a 230.000 habitantes.

O decreto alterou a regra que condicionava o apoio técnico e financeiro da União à adesão do município em um consórcio regional de prestação dos serviços de água e esgoto.

Além disso, o governo retirou a possibilidade de empresas públicas pudessem realizar a prestação de serviços de saneamento básico sem licitação em municípios integrantes de estruturas regionalizadas.

As mudanças também excluíram a flexibilização dos critérios necessários à demonstração da capacidade econômico-financeira pelas companhias de saneamento básico ao admitir a inclusão de contratos provisórios não formalizados e outras situações de natureza precária no processo de comprovação. As companhias, porém, têm de atestar sua capacidade às agências reguladoras competentes até 31 de dezembro de 2023.

“A expectativa é de que outros municípios, não pertencentes a estruturas regionalizadas, encorajem-se a estruturar projetos neste segmento, gerando um importante mercado para médias empresas e caminhando rumo à tão desejada universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, escreve Angélica Petian, Sócia da área de infraestrutura e projetos do Vernalha Pereira, no iRadar de setembro.

Outros destaques do iRadar de setembro

Outros destaques do iRadar em setembro vieram de diferentes setores, como Sistema Prisional, Habitação e Urbanização e Educação. Eles são considerados pelo levantamento como iniciativas potenciais para atração de novos investimentos privados.

Considerando as movimentações capturadas no levantamento em setembro, o saldo do índice foi positivo em R$ 6,6 bilhões. Na prática, o iRadar mostrou um aumento das expectativas de mais investimentos privados em infraestrutura no Brasil, em comparação com os cancelamentos ou paralisações de projetos.

Apesar do resultado, o iRadarPPP fechou o mês de setembro em queda de 5,58%, aos 96,510679 pontos – isso ocorreu, pois os contratos já assinados consomem o estoque de investimentos, à medida que o tempo passa e se aproximam do seu fim.

Como o iRadarPPP é construído

Elaborado pela consultoria Radar PPP, o índice iRadarPPP soma todos os valores de PPPs e concessões que estão com contratos assinados e uma série de outras estimativas que são decorrentes de iniciativas que estão em fase de desenvolvimento em diversos estágios. Entra nessa conta uma intenção pública anunciada, ainda sendo modelada, por exemplo. Quando não há estimativa de valor de investimento, é feito um cálculo médio com base em todas as outras iniciativas existentes dentro do banco de dados da consultoria.

O objetivo do iRadarPPP é mostrar o total de investimentos estimados em contratos em execução, ou que ainda estão em fase inicial, por todos os entes federativos (municípios, estados, União e empresas públicas). Mensalmente, a EXAME divulga, com exclusividade, o número atualizado do valor investido em PPPs e concessões no Brasil. O iRadarPP conta ainda com parceiros jurídicos do Azevedo Sette Advogados e do Vernalha Pereira Advogados.

Qual diferença entre PPP e concessão?

Nas PPPs, o poder público banca uma parte dos custos de operação de um serviço concedido à iniciativa privada. O modelo é feito quando não há cobrança de tarifa ou o valor é insuficiente para remunerar a empresa que presta o serviço. Nas concessões, a empresa concessionária tem sua fonte de receita totalmente oriunda da tarifa cobrada do usuário ou outras formas de receita, sem que haja uma compensação de governos ou empresas públicas. Nas duas modalidades, o Estado continua a ser dono dos bens públicos.

Fonte: Exame

DRONE DE TRANSPORTE DE CARGA FEITO POR EMPRESA BRASILEIRA CHEGA EM 2026

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O Moya eVTOL pode transportar até 200 kg ou 160 litros para fins agroindustriais

A Moya Aero, empresa de São José dos Campos (SP), está desenvolvendo um eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical) de carga pioneiro que deve entrar em serviço comercial até 2026. O próximo passo é realizar o primeiro voo, marcado para o final deste ano.

O eVTOL chamado de Moya foi projetado para operações de carga principalmente agrícolas, e será o primeiro do gênero na América Latina. A fabricante promete uma autonomia de 100 km e capacidade de carga útil de 200 kg, tornando-o uma alternativa de alta capacidade aos drones existentes.

A aeronave em si tem pouco mais de cinco metros de comprimento, com uma envergadura de sete metros. O Moya foi projetado principalmente para pulverização, mas também é versátil para levar outros tipos de carga.

Em termos de custos operacionais, o drone Moya também promete benefícios significativos, afirmando ser muito mais acessível do que os helicópteros convencionais usados na agricultura.

A Moya Aero também está recebendo apoio do governo brasileiro para desenvolver ainda mais esta aeronave autônoma. Mais recentemente, isso se traduziu em um aporte de US$ 2 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

Contratos comerciais

A organização civil brasileira MineToo é a mais recente cliente da Moya Aero. A empresa vai comprar 50 drones autônomos que serão usados em operações agrícolas.

No início deste ano, outro grande operador de aviação no Brasil, a Helisul Aviation, também assinou um contrato de 50 unidades com a Moya. Nesse caso, o drone pioneiro foi adquirido para futuras operações de carga.

A Moya Aero também assinou acordos com a Fototerra, uma empresa internacional com escritórios no Texas, Brasil e Chile, e com a startup de carga aérea baseada no Canadá, N2 Infrastructure.

Font: Mobilidade Estadão

O QUE É UM SMARTPHONE

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Como todo computador, o smartphone é um “camaleão funcional”: capaz de absorver as funções de outros dispositivos e assumir seus lugares

O companheiro mais constante

Neste artigo, falo de um artefato que transformou completamente nossa relação com a cidade, os modos de fazer relações sociais, a economia, afetos e nossa própria identidade. O smartphone se tornou onipresente em menos de 10 anos. E, depois, se tornou invisível. É crucial voltar a olhá-lo como algo novo, de modo crítico e criativo. O futuro das cidades e da sociedade pode depender disso.

Tamagotchi

Há pouco tempo, circulou uma imagem curiosa: um anúncio do início da década de 1990, dezenas de produtos com as mais variadas funções – relógio despertador, câmera de vídeo, TV, computador pessoal, GPS, walkman, etc. Hoje, todos estão integrados em um único dispositivo: o smartphone.

Como todo computador, o smartphone é um “camaleão funcional”: capaz de absorver as funções de outros dispositivos e assumir seus lugares. Aparentemente, da noite para o dia, surge esse pequeno computador portátil que articula uma rede pessoal de dispositivos eletrônicos, uma nuvem de objetos e aparelhos que fazem a interface entre nós e o mundo de hoje.

É a janela por meio da qual temos acesso a um mosaico de serviços complexos, um ecossistema em constante crescimento e transformação, que engole um espaço cada vez maior de nossas vidas. Nossa paisagem pessoal, urbana, doméstica, profissional, familiar e afetiva foi completamente transformada pelo smartphone.

Quando surgiram na década de 1990, os Tamagotchi pareciam algo absurdo: dar atenção constante a um dispositivo eletrônico (alimentar o “bicho virtual”), tê-lo atado ao corpo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Passados 25 anos, cá estamos “alimentando” outro aparelho que nos exige atenção e afeto. No entanto, quando acariciamos a superfície de vidro de nossos “tabletes”, estamos interagindo com um mundo que se encontra além daquela telinha. A diferença: existem seres vivos reais por trás dela.

“Mundo digital” ou “smartphone”?

Usa-se um termo “mundo digital” para descrever o conjunto de plataformas digitais altamente integradas. Esse termo vago oculta o papel sócio-urbano do smartphone: as redes sociais, plataformas governamentais, e-commerce, credenciais digitais, e outros serviços não são acessados de qualquer dispositivo (laptops, desktops, totens, terminais corporativos, etc.), e sim por intermédio de um único dispositivo, o smartphone. Os outros estão relegados a um segundo plano da paisagem social e urbana dominada por essa janela principal, que delega funções secundárias às outras.

Talvez, o que mais chama a atenção na cena urbana de multidões usando smartphones é seu tamanho diminuto: como um radinho de pilha de antigamente, cabe no bolso, mas, colado no rosto, domina nossa visão, audição e tato. Mesmo pequeno, se tornou o meio pelo qual construímos quase a totalidade de nossa presença social nas cidades – de transporte e encontros sociais, alimentação e contatos profissionais, transações bancárias e de ativos financeiros, credenciais institucionais e de governo.

Nas décadas de 1990 e 2000, imaginava-se que a inclusão digital viria pelo computador desktop conectado à Internet – ela se realizou no smartphone. Mas, trata-se de uma inclusão igualitária? Todos veem o mesmo “mundo digital” na telinha do aparelho? Ou estamos reproduzindo a mesma segregação social que vemos no mundo “não digital”?

A imagem de uma época

Não é estranho ver um filme do século passado? As pessoas andavam pelas ruas olhando para a cidade! Caso se perdessem, ficariam assim até encontrar alguém para pedir orientações. Em uma festa, interagíamos uns com os outros, com os objetos da casa e os anfitriões, os animais e as plantas do jardim.

Interagíamos intensamente com outro “retângulo”, os livros: pilhas de papel impresso que dominavam a comunicação social. Da Idade Média à década de 2000, as pessoas liam livros e suas variações, revistas, jornais e folhetos, em todos os lugares: nas ruas, metrô, ônibus ou aviões, em casa, na cama, no banheiro. Hoje, todos esses momentos “retangulares” foram sequestrados pelo smartphone.

Fato histórico, antes e depois do smartphone.

O Smartphone se tornou um “marcador de época”: sabemos que estamos vendo uma cena atual quando todos estão com a cara enfiada no celular. Um fato histórico para o qual não estávamos preparados.

Certamente, o smartphone é nosso companheiro mais constante: interagimos mais com ele do que com qualquer pessoa. Nele, depositamos nossa autoimagem, nossas coisas mais privadas, a intimidade mais profunda, até aquilo que não admitimos para ninguém. Por seu intermédio, falamos de nós mesmos e nossas múltiplas personalidades, nossas várias vidas e facetas.

Registramos todos os dados institucionais – contas de banco, cartões de crédito, documentos pessoais e profissionais, credenciais e passagens de avião. Nossa vida pessoal, bancária, produtiva, emocional e até sexual está registrada no smartphone. Também é biblioteca, sala de cinema, guichê do correio, supermercado, lanchonete e bandejão.

Seria um objeto de adoração? É espelho, pois, não apenas nos vemos por intermédio dele, como também vemos a imagem dos outros, do mundo e do sentido da vida provido pelo contato social. Cada vez mais, especialmente os jovens, compreendem o mundo por meio da janelinha digital, e pouco por intermédio das interações cara-a-cara. O que é interação social, hoje e no futuro? Será que veremos uma geração inteira que nos parece isolada, mas que, no celular, vive em uma sociedade frenética?

Crítica ao smartphone 

Ao mesmo tempo que “moramos” no smartphone, também achamos um pouco ridícula a situação de não conseguirmos nos desgarrar do aparelho.

Será que estamos passando “tempo demais” no smartphone? Será que estamos perdendo algo importante da vida social e urbana? Será que estamos nos isolando, de fato, quando enfiamos a cara no dispositivo?

Seria interessante investigar o que, de fato, fazemos quando interagimos com o aparelho. Pois, se estamos “viciados”, estamos viciados em nossos próprios afazeres, em interagir com nossos amigos, familiares e cônjuges, em trabalho e na comunicação profissional, em comer, em ver o mundo, interagir – ter acesso a informação.

Todos ligam o aparelho logo após o pouso do avião. Antigamente, nossos entes queridos saberiam que chegamos bem apenas quando estivéssemos na porta de casa. Hoje, ficamos vigiando os “pauzinhos” do WhatsApp, medindo o tempo que demoram para nos responder, monitoramos em nossa própria imaginação o afeto que os outros têm por nós.

Estamos vivendo o fim da privacidade? Já que publicamos nossa vida pessoal em um frenesi de compartilhamento e autopromoção, contando detalhes íntimos de suas vidas. Mas, se observarmos o conteúdo e a forma desse compartilhamento, veremos que estamos construindo uma imagem pública cuidadosamente arrumada, promovendo uma face de nossa personalidade, e não a inteireza de nossa complexidade pessoal. Sufocamos nossa intimidade sob uma massa de autoimagem delirante. Procurando nos encaixar, cada vez mais, em padrões estabelecidos por um coletivo que pouca importância dá ao nosso bem-estar.

Talvez, um psicólogo diria que se trata de um exagero de nosso ego: o smartphone seria um espelho distorcido que nos ajuda a inflacionar nossos delírios psicoemocionais, nossa autoimagem distorcida e incompleta. É possível ter saúde mental nesse contexto?

Por outro lado, o smartphone é um ponto de coleta de informações pessoais, metabólicas, geográficas, sociológicas: ofertamos enciclopédias sobre nós mesmos. Mas, essa riqueza de informação é utilizada apenas por uma pequena classe de corporações e empresas, as únicas capazes de consolidar massas enormes de dados com alta precisão: sabem mais sobre nós, do que nós mesmos.

A privacidade, longe de estar no fim, foi reconfigurada de uma maneira para o qual a sociedade, a política e a justiça social não estão nem remotamente preparadas: não sabemos avaliar, nos posicionar e compreender as consequências socioeconômicas, políticas e culturais dessa revolução informacional que carregamos no bolso.

O que vem pela frente?

Mas, quem critica o smartphone quer, de fato, seu fim? Esse fim é possível? Ou simplesmente iríamos desmembrar as funções do smartphone em um monte de dispositivos diferentes?

Ou será que precisamos de uma nova “etiqueta”, aprender “bons modos” ao smartphone? Como são comuns reuniões arruinadas pelo “pseudo-multitasking”, pessoas avoadas pensando em milhares de coisas ao mesmo tempo. A naturalização da perda da qualidade de presença e atenção: reuniões difusas, sem atenção e decisão clara. Casais que mal se olham. Filhos perdidos em locais públicos, seus pais perdidos no ciberespaço.

Um exemplo diretamente relacionado às Cidades Inteligentes: faz sentido termos uma “Central de Monitoramento e Controle”, quando todo servidor público pode ser notificado em tempo real e participar de uma ação emergencial por meio do smartphone? Em outras palavras: ainda faz sentido falar de “local de trabalho”, quando todo mundo trabalha de qualquer lugar? Todo o arranjo territorial das cidades é transformado pela onipresença do smartphone, capaz de desempenhar todas as funções que estavam, antes, fixas no território.

O mesmo vale para a cultura, a identidade, a autoimagem, o afeto, a sexualidade, a educação, a construção de sociedade e da paisagem urbana e regional.

O celular nos arremessou em uma “geleia geral”, cravejada de novos critérios de convívio, percepção do ambiente (ou isolamento dele), e criação de identidade e presença, relações profissionais e comunitárias. Alguns acreditam que esse contexto não apenas impossibilita a vida psicossocial que tínhamos até 15 anos atrás, como também implode o Contrato Social (aquele que fundou o mundo moderno, no século XVIII).

Novas necessidades de uma nova realidade – um novo ethos para um novo oikos.

O smartphone, ou aquilo que irá substituí-lo, se tornaria parte integrada de nossa realidade, como outros artefatos que são extensão de nossos corpos: habitações e veículos, mobiliário e vestuário, utensílios domésticos e ícones religiosos. Assim como acordamos e nos vestimos, escovamos os dentes e olhamos no espelho, também verificamos as mensagens, tarefas do dia, anotamos lembretes no smartphone.

O próximo passo seria a realidade aumentada? Essa tecnologia que tenta tornar-se relevante, sem sucesso, há 20 anos: um cenário futuro em que esse “assistente pessoal” se tornaria inseparável de nossos corpos, intermediando nossos sentidos 24 horas por dia.

Já que acordamos e vamos dormir conectados, não faria sentido ter o smartphone implantado no corpo? Um dispositivo que, intermediando todas as relações sociais, é a presença mais constante em nossas vidas? Ele se tornaria uma espécie de “anjo da guarda”? Um posicionador global que salvaria vidas: desaparecimentos seriam impossíveis. Ou essa seria a invasão máxima de nossa intimidade e privacidade?

Mas, nesse cenário futuro de onipresença total, torna-se necessário questionar: qual o estatuto de algo tão íntimo, inevitável, fundamental? Ainda consideramos o smartphone como algo privado? Ou estamos falando de uma infraestrutura pública, cujo estatuto é pessoal e privado, como nossas casas, mas é um dado da vida coletiva e pública, como o direito à moradia? Quase todas as coisas que têm essa onipresença (como a higiene pessoal e o transporte) oscilam entre o público e o privado, e consideramos que todas as pessoas têm igual direito a esses bens e serviços.

Prover smartphones seria uma obrigação do Estado, no sentido de prover um meio universal de acesso a serviços públicos e privados?

Por outro lado, lembremos que a mera existência do smartphone foi possível pelo dinamismo da iniciativa privada, sempre capaz de inovar mais do que os entes governamentais, famosos por sua morosidade. Mas, as empresas privadas não têm nenhuma obrigação quanto à igualdade e universalidade de acesso a serviços. No entanto, sem estes, não podemos participar da sociedade. Assim, o acesso ao dispositivo não seria parte dos direitos básicos do cidadão, como educação e saúde?

Questionar o estatuto sócio-político do smartphone é questionar o próprio sistema social em que vivemos. Indo além do capitalismo e do socialismo, e ainda da social-democracia e o medo de uma ditadura da vigilância constante, alguns questionam que uma democracia digital que preserva os direitos humanos, a privacidade e a liberdade individual só será possível se as pessoas se tornarem “simbiontes” da cibercultura: assim como ninguém anda nu na rua, ninguém ficaria sem estar assessorado por um dispositivo digital mediador de todas as relações sociais, pessoais, profissionais, políticas e econômicas.

Claramente, não estamos preparados para essa realidade, ela não cabe nos rótulos dos sistemas políticos existentes. Nossa casa urbana, o oikos que habitamos, precisa ser reconfigurada. E esse novo oikos exige que criemos um novo ethos. Precisamos agir rápido, antes que a gente pire de vez.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities