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PROGRAMA REVIVACIDADE É PREMIADO COMO MELHOR INICIATIVA EM FAVOR DA MOBILIDADE ATIVA

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, da consultoria Urucuia e do Mobilidade Estadão, e reconhece iniciativas e pessoas que promovem resultados positivos para o ecossistema de mobilidade do país.


O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia –  Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.

Premiados na Mobilidade Ativa

Esta categoria reconhece iniciativas que tenham efetivamente contribuído para o incremento dos modos ativos de deslocamento, dedicando-lhes infraestrutura, comodidades, segurança e acolhimento.

Neste ano, o Programa Revivacidade, da Empresa Municipal de Campinas/Secretaria Municipal de Transportes (EMDEC/SETRANSP), que engloba o Projeto Delphino Cintra, foi premiado na categoria. O programa atua com ações para a readequação dos espaços, priorizando o bem-estar dos pedestres, embasadas nos conceitos: sistema seguro, visão zero, gestão de velocidade e desenho seguro.

O Plano de Requalificação da Área Central, que integra o programa, é um marco para a redução de velocidade e requalificação do espaço público na área central. Após a implantação do projeto, houve redução de 40% na exposição de pedestres a riscos.

Vencedor

O Vinicius Lima Riverete, Diretor-Presidente da Emdec/Setrans, recebeu o prêmio na categoria mobilidade ativa pelo Programa Revivacidade. 

VINICIUS LIMA RIVERETE, DIRETOR-PRESIDENTE EMDEC/SETRANSP

” Quem entra na mobilidade se apaixonar.. quem quiser fazer consegue revolucionar, melhorar a vida das pessoas. É possível fazer as coisas, mudar, mas exige resiliência. Prêmio é da cidade de Campinas, moradores e da equipe. Sem vocês não somos nada.”

Menções honrosas

  • A iniciativa Transformação da Rua da Palma, da Prefeitura de Recife (PE), recebeu menção honrosa pela implementação de medidas que ajudaram na transformação dos meios de transporte ativos. Foi utilizado um instrumento urbanismo tático, de intervenção e promoção de segurança viária, na Rua da Palma, tornando uma das principais vias comerciais da cidade, localizada na região central, mais acessível e segura para o deslocamento de pedestres, fomentando também a mobilidade sustentável e a democratização dos espaços públicos.
TACIANA MARIA FERREIRA, DIRETORA PRESIDENTE DA AUTARQUIA DE TR NSITO E TRANSPORTE URBANO DO RECIFE – CTTU

Com o projeto implantado, foram mais de 1.000 m² reapropriados para pedestres, que anteriormente disputavam espaço com os carros e motos que circulavam pela rua. O trecho da Rua da Palma, que antes destinava apenas 34,5% de sua extensão para pedestres, através do redesenho, garantiu 60% para este modo ativo de mobilidade. O projeto tornou-se referência no cenário nacional e internacional, consolidando a atuação do Recife promissora no quesito segurança viária.

  • O projeto Calçada Viva, de Fortaleza, (CE), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), foi agraciado com uma segunda menção honrosa pela promoção de ações de segurança viária na Rua Barão do Rio Branco,  uma das mais movimentadas da área central da cidade, tornando-a mais segura e transitável.
SAULO SANTIAGO DE OLIVEIRA, COORDENADOR DO NÚCLEO DE SEGURANÇA VIÁRIA DA AUTARQUIA MUNICIPAL DE TR NSITO E CIDADANIA DE FORTALEZA

A iniciativa realizou um processo de redesenho da rua, recuperando uma das faixas de tráfego e transformando-a em uma ampliação da calçada. O projeto contou com o apoio técnico da NACTO-GDCI, através da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, para estudo de campo, coleta de dados e geração de indicadores de desempenho com foco na dinâmica de movimentação de pedestres na via e na fluidez do trânsito.

O estreitamento das faixas de tráfego, o redesenho de cruzamentos e a implantação de novas faixas de pedestres contribuem para a redução de velocidade e, consequentemente, do risco de acidentes. Após a aplicação da iniciativa, dados de pesquisas indicam que a quantidade de carros e motos trafegando acima de 30 km/h e 40 km/h caiu 65% e 84%, respectivamente, e o número de pedestres caminhando entre os veículos diminuiu 92%. 

1ª edição do PMU 2023

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.

O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.

Categorias de avaliação

  • Iniciativas em favor da mobilidade sustentável (Categoria Pública e Privada)
  • Iniciativas que inovam e transformam (Categoria Pública e Privada)
  • Iniciativas em favor da segurança viária
  • Iniciativas em favor da mobilidade ativa
  • Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana
  • Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana

A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.

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