spot_img
HomePrêmio Parque da Mobilidade UrbanaPROJETO READEQUAÇÃO DA VELOCIDADE É PREMIADO COMO MELHOR INICIATIVA EM FAVOR DA...

PROJETO READEQUAÇÃO DA VELOCIDADE É PREMIADO COMO MELHOR INICIATIVA EM FAVOR DA SEGURANÇA VIÁRIA

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, da consultoria Urucuia e do Mobilidade Estadão, e reconhece iniciativas e pessoas que promovem resultados positivos para o ecossistema de mobilidade do país.


O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia –  Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.

Premiados na segurança viária

Esta categoria reconhece e contempla iniciativas que favorecem deslocamentos mais eficientes e seguros de pessoas e veículos na malha urbana.

Neste ano, a iniciativa Readequação da Velocidade, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos  de Fortaleza (CE), foi a vencedora no quesito Segurança. O projeto foi realizado, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, com o objetivo de promover condições mais seguras para o deslocamento de pessoas nas vias mais movimentadas da cidade, através da aplicação de um sistema de gestão de velocidade. 

O sistema de fiscalização readequa a velocidade máxima permitida para os usuários que trafegam nesses ambientes urbanos, de acordo com as suas características operacionais, incluindo pedestres e ciclistas. 

Desde a implantação do projeto, em 2021, foram alcançados os seguintes valores percentuais aproximados: redução de 23,3% dos sinistros totais; 18,85% de redução de sinistros com vítimas feridas e 68,1% de redução de sinistros com vítimas fatais. Atualmente, a cidade conta com cerca de 157 quilômetros de vias arteriais com a velocidade readequada de 60km/h para 50km/h.

Vencedor

O Caio Assunção Torres, Consultor em Segurança no Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, recebeu o prêmio na categoria segurança viária pela iniciativa Readequação da Velocidade. 

CAIO ASSUNÇÃO TORRES, CONSULTOR EM SEGURANÇA NO TR NSITO DA AUTARQUIA MUNICIPAL DE TR NSITO E CIDADANIA

A “Notificação Cidadã”, apelidada carinhosamente pelos condutores como “Multa do Bem”, é o ato da Prefeitura Municipal, de elogiar formalmente, quem respeita a lei de trânsito. É um programa permanente de educação para o trânsito, com apuração em campo pelos Agentes de Trânsito e envios diários de notificações aos condutores que respeitam as normas viárias, como, por exemplo, o respeito à faixa de pedestres. O objetivo da ferramenta é aplicar o conceito de educação colaborativa aos motoristas, por meio do “reforço positivo”, abordagem que utiliza o reconhecimento e o elogio como forma de fixação do comportamento esperado, neste caso, o respeito à vida dos cidadãos em trânsito. Desde então, foram mais de 14.000 cidadãos parabenizados. Desde a implantação do Programa Notificação Cidadã, notou-se perceptível mudança de comportamento dos motoristas jacareienses, comprovados pela redução de 29,5% do cometimento das infrações de desrespeito à faixa de pedestres (PRODESP); redução de 23,6% do número de acidentes com vítimas e a importante diminuição de 42% do número de cidadãos mortos no trânsito das vias locais da cidade (INFOSIGA-SP).”

Menções honrosas

  • O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), de Campina Grande (PB), recebeu menção honrosa pelo sucesso das ações técnicas implementadas para identificação de prováveis causas de acidentes de trânsito nas vias urbanas do  município e pelo direcionamento de subsídios para o posicionamento efetivo de equipe qualificada para análise e encaminhamento de demandas para melhoria da qualidade das vias e do fluxo da cidade.
JEFERSON ARRUDA DE FARIAS, GENTE DE TR NSITO E COORDENADOR DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE ACIDENTES DE TR NSITO STTP – CAMPINA GRANDE
  • O projeto Rota Escolar Segura Jardim Nakamura (SP), realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), também recebeu menção honrosa pelo alcance de resultados positivos quanto à redução de risco de acidentes de trânsito com crianças e adolescentes, através das iniciativas redesenho urbano e de acalmamento de tráfego.
TELMA MARIA GORGULHO PEREIRA MICHELETTO, SUPERVISORA DO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DE SEGURANÇA DE MODOS ATIVOS DA COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO – CET

Houve redução de velocidade veicular, aumento da segurança das pessoas nos deslocamentos e  do respeito dos motoristas às sinalizações, após a implantação das intervenções viárias através de observações e pesquisas comportamentais.

1ª edição do PMU 2023

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.

O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.

Categorias de avaliação

  • Iniciativas em favor da mobilidade sustentável (Categoria Pública e Privada)
  • Iniciativas que inovam e transformam (Categoria Pública e Privada)
  • Iniciativas em favor da segurança viária
  • Iniciativas em favor da mobilidade ativa
  • Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana
  • Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana

A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos