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ENEL X, EM PARCERIA COM A HERE TECHNOLOGIES, LANÇA NO BRASIL PLATAFORMA QUE MAPEIA FLUXOS DE MOBILIDADE

Ferramenta estará disponível gratuitamente para administrações públicas, instituições, empresas e cidadãos brasileiros até o dia 30 de junho

A Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, e a HERE Technologies, empresa de dados de localização e serviços de mapeamento digital, lançam hoje no Brasil o City Analytics – Mapa de Mobilidade, uma solução criada para facilitar o gerenciamento das medidas de contenção da epidemia da COVID-19 e que pode auxiliar na criação de estratégias de mobilidade urbana.

Por meio de tecnologia de Big Data, a ferramenta permite o acompanhamento da movimentação em 1.800 cidades brasileiras. A tecnologia, lançada recentemente também na Itália e na Espanha, estima variações na locomoção de pessoas e mapeia fluxos de movimentos entre municípios, macro regiões e Estados, com base em análises de dados anônimos e agregados de veículos, mapas e sistemas de navegação conectados – produzidos graças a conexões com dados de aplicativos móveis e informações públicas de agências governamentais.

A solução será disponibilizada gratuitamente para administrações públicas, instituições, empresas e cidadãos até o dia 30 de junho, considerando a atual situação de emergência do país.

“Essa ferramenta, em conformidade com a legislação vigente em termos de privacidade, analisa a mobilidade, disponibilizando aos órgãos interessados indicadores que permitem a análise de macrofluxos. Ela é capaz de fornecer estimativas dos movimentos, os quilômetros percorridos e os principais pontos de entrada e saída de uma área geográfica selecionada, de acordo com a região, estado e município”, explica Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil.

As informações disponibilizadas pela plataforma podem ser utilizadas para definição e criação de diversas estratégias pela administração pública, como monitoramento e planejamento do tráfego entre as cidades, por exemplo. No cenário de pandemia, podem auxiliar a entender melhor os impactos das medidas de isolamento social, identificar áreas que precisam de mais apoio na implementação dessas medidas e analisar o retorno gradual à normalidade de maneira orientada por dados, quando a pandemia terminar.

Os indicadores estão disponíveis para todos os usuários por meio de um painel da web, que pode ser acessado no site da Enel X em: https://www.enelx.com/br/pt/para-cidades/dashboard-covid-19. Os dados estão disponíveis em escala regional, estadual e municipal e são atualizados diariamente, às 12h.

“A HERE Technologies está determinada a alavancar seu serviço de inteligência de localização na luta contra a pandemia global do Coronavírus. Juntamente com a Enel X, esperamos ajudar o país a conter e controlar a disseminação da doença, sem deixar de proteger a privacidade dos cidadãos”, disse Edzard Overbeek, CEO da HERE Technologies.

Fonte: Enel X Brasil

PREFEITURA DE TERESINA É DESTAQUE NO BRASIL POR FAZER BUSCA ATIVA DE CASOS DE COVID-19

A iniciativa “APS Forte no SUS – no combate à pandemia” é uma estratégia que estimula o debate e a divulgação de boas práticas da APS durante a pandemia de Covid-19

A Prefeitura de Teresina é destaque no Brasil por fazer busca ativa de familiares que residem na mesma casa de pessoas com Covid-19. A experiência inovadora chamou a atenção dos órgãos de saúde e fez com que o Município fosse selecionado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial de Saúde, para um debate virtual, que ocorreu nesta sexta-feira (19).

A enfermeira Andréia Sena explicou que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) fortaleceu o rastreamento ao ampliar a oferta de teste rápido da Covid-19 em 23 Unidades Básicas de Saúde. Se o paciente testar positivo nesse local, a equipe de saúde fica responsável por agendar o teste dos seus familiares em domicílio. “Nós também ligamos para pessoas com Covid-19 que foram notificadas com a doença em outros estabelecimentos e fazemos esse agendamento da testagem em casa”.

A transmissão do debate aconteceu no Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://apsredes.org/) e no Facebook @inocacaoemsaude. Participaram também representantes de mais duas experiências oriundas de Socorocaba, em São Paulo, e de Crato, no Ceará, que se inscreveram na iniciativa “Atenção Primária em Saúde (APS) Forte no SUS – no combate à pandemia”.

A iniciativa “APS Forte no SUS – no combate à pandemia” é uma estratégia que estimula o debate e a divulgação de boas práticas da APS durante a pandemia de Covid-19. Foi proposta pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil para mobilizar os profissionais de saúde.

Fonte: Prefeitura de Teresina

#CONECTATALKS COM LEONARDO SERPA | COMO A ENGIE VEM TRABALHANDO PARA A CONSTRUÇÃO DE CIDADES?

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O diretor-presidente da ENGIE Soluções, Leonardo Serpa, destaca o papel da empresa na construção de cidades mais inteligents

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, especialista em mercados de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, PPPs e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar as iniciativas voltadas para o desenvolvimento das cidades e conduz o Conecta Talks. 

Na conversa com o diretor-presidente da ENGIE Soluções, Leonardo Serpa, ele fala sobre o setor de energia e infraestrutura, com papel fundamental para o desenvolvimento dos municípios, com ênfase ainda maior no contexto da pandemia de Covid-19. 

DESTAQUES DA ENTREVISTA:

1. Serpa enfatiza pontos relacionados ao mercado de parcerias púbico-privadas (PPPs) de iluminação pública, mencionado o contrato com a cidade de Uberlândia. 

2. A abordagem também trouxe experiências na atuação no contexto da Covid-19, por meio do exemplo do Rio de Janeiro, onde a Engie implementou tecnologia que permite identificar focos de aglomeração de pessoas, utilizando imagens de monitoramento.

3. O executivo destaca a atuação da companhia no país em setores como: mobilidade elétrica;  iluminação pública; mobilidade urbana e segurança inteligente; geração solar distribuída; prédios inteligentes com sensores e sistemas de automação.

O USO DE DADOS DURANTE A PANDEMIA

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O Connected Smart Cities entrevistou o Diretor de Negócios de IoT da Claro e a presidente do Brain da Algar Telecom para discutir as tendências que o coronavírus trouxe para conectividade no Brasil 

Com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar e estudar em casa- o que criou uma expectativa para que a demanda de internet crescesse: na Europa, durante os meses mais acentuados de contágio, o consumo de banda larga apresentou uma alta de 10% a 20% em países como Alemanha e Reino Unido, chegando a até 40% na Itália, país que teve o maior número de casos registrados na Europa. 

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, o uso da internet de fato cresceu durante a quarentena. O aumento foi de 40% a 50%, sendo que o perfil de utilização também mudou com as medidas de isolamento social: os horários de utilização se assemelham à um domingo, ou seja, existe pouca utilização pela manhã, com um aumento na parte da tarde e um pico durante a noite. 

Segundo a presidente do Brain da Algar Telecom, Zaima Milazzo, serviços e plataformas online tiveram que se adaptar a maior demanda imposta pela realidade do coronavírus: “Em função de todas estas mudanças, as prestadoras reforçaram o monitoramento constante de sua infraestrutura para manter a qualidade da conectividade oferecida aos clientes e estão mantendo equipes de plantão para atender aos pedidos de reparo de redes e serviços para novas ativações”

Empresas de telecomunicações, como a Algar Telecom e a Claro, passaram a exercer um papel fundamental durante a pandemia para garantir que empresas, instituições de ensino e outros setores pudessem continuar atuando, mesmo que ‘a distância’. Zaima Milazzo também ressaltou que, nesse momento, é fundamental que as autoridades possibilitem a instalação e manutenção de infraestrutura e antena para que as pessoas tenham acesso à internet.

A tendência de migrar para o ‘online’, apesar de ter sido intensificada durante a pandemia, já era um processo que estava ocorrendo no Brasil. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, 64% das escolas urbanas já contavam com um ambiente ou plataforma de ensino a distância (EAD), sendo que em 2018 esse número era de 47%. Essa tendência, conforme apontou o Diretor de Negócios de IoT da Claro, Eduardo Polidoro, deve se perpetuar em uma realidade pós coronavírus: “O tráfego além de aumentar, devidos às novas conexões e às conexões de vídeo, também se espalhou. Antes, os grandes links se concentravam nos centros empresariais e agora esse consumo está mais disperso. Isso deve permanecer no pós-pandemia, devido à quantidade de empresas que devem aderir ao Home Office”. 

A conectividade se tornou o principal pilar para garantir a funcionalidade das cidades durante esse período e é preciso aproveitar a aceleração dos processos de transformações digitais para aumentar a eficiência dos serviços. Segundo Zaima Milazzo, para isso é preciso que exista um ambiente regulatório e fiscal mais favorável para o desenvolvimento de um Brasil digital: “O Brasil precisa aproveitar essa oportunidade única para aumentar a produtividade e eficiência do setor público e privado e levar melhores serviços para nossos cidadãos, por meio da digitalização. Vivemos a “era” da banda larga de altíssima velocidade, das cidades conectadas, da internet das coisas e, em breve, da inteligência artificial e da tecnologia 5G. A tecnologia está disponível, as empresas privadas possuem competências, tecnologias e estão ávidas para aplicá-las. Mas, para isso precisamos conseguir que o governo insira nosso setor em sua agenda estratégica”. 

O governo federal publicou em uma edição extra do DIário da Oficial da União, que circulou na quarta-feira (17), dois decretos que regulamentam a lei de teles e detalham o ‘canal de rede’. Ambos foram assinados pelo novo ministro das Comunicações, Fábio Faria, sendo que o Decreto 10.402 trata das condições de renovação automática das frequências de telefonia celular e medidas de migração de regimes de concessões para autorização do serviço de telefonia fixa. 

O decreto atende as demandas da Anatel e operadoras de celular ao estabelecer condições para as autorizações de telecomunicações, permitindo a migração das concessões de telefonia fixa para um outro instrumento jurídico e estabelecendo regras para as empresas que decidirem fazer essa transição. Outro ponto do decreto detalha os procedimentos de prorrogação de autorizações de radiofrequência, sendo que ao fim deste ano a União deveria abrir novas licitações. Desse modo, a renovação acontecerá a partir de autorizações, sendo que a Anatel deverá avaliar esses pedidos e considerar aspectos como o cumprimento das obrigações assumidas, aspectos concorrenciais e atendimento ao interesse público. 

NOVA SÉRIE SERÁ LANÇADA EM 23/06: ABCON LANÇA ESTUDO INÉDITO SOBRE REGULAÇÃO DO SANEAMENTO EM WEBINARS DO CONNECTED SMART CITIES

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O estudo “Regras Padronizadas sobre Distribuição de Riscos, Equilíbrio Econômico-Financeiro e Modelos Regulatórios” traz propostas de padrões e modelos adequados para a regulação de saneamento

No próximo dia 23 de junho, às 10h, a ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto lança um estudo inédito sobre regulação do saneamento durante webinar do Connected Smart Cities, principal iniciativa do setor no Brasil. O evento faz parte das séries da plataforma sobre o tema e terá a participação de representantes de governos e companhias estaduais. As inscrições são gratuitas e  devem ser realizadas por meio do link: https://evento.connectedsmartcities.com.br/evento-online-abcon/

O estudo “Regras Padronizadas sobre Distribuição de Riscos, Equilíbrio Econômico-Financeiro e Modelos Regulatórios” foi realizado em parceria com a consultoria Pezco Economics e Portugal Ribeiro Advogados, e traz propostas de padrões e modelos adequados para a regulação de saneamento. O levantamento será apresentado nos blocos de 23 e 30 de junho. 

Nesse contexto, é importante destacar que o setor de saneamento deve ter em breve um novo marco legal, a partir da votação do PL 4.162, no Senado. Um dos principais avanços esperados com a nova lei é a regulação mais coordenada dos serviços, com diretrizes nacionais a serem estabelecidas pela ANA (Agência Nacional de Águas). Hoje, o Brasil conta com 52 agências reguladoras locais e regionais de saneamento. O país conta com aproximadamente um terço das agências reguladoras de saneamento do mundo e o estudo também pode atenuar os efeitos da pulverização da regulação, que gera incertezas em função dos diferentes níveis de qualidade regulatória.   

A ABCON avalia que, com o novo marco legal em vigor, o Brasil precisa avançar na qualidade da regulação, com regras que minimizem os riscos ao equilíbrio econômico-financeiro das operações de saneamento. 

“A qualidade na regulação vai permitir que as concessões possam cumprir suas metas sem sobressaltos ao longo de períodos que são longos, 20 anos ou mais. Minimizar os riscos de uma interrupção por questões regulatórias ou políticas que levem à judicialização da concessão é fundamental para que as metas de universalização do saneamento sejam alcançadas. A experiência de concessionárias públicas e privadas revela que essa continuidade e o amadurecimento da operação são um dos pilares do êxito na oferta de mais serviços de água, coleta e tratamento de esgoto à população”, explica Percy Soares Neto, diretor executivo da ABCON.

Além disso, a qualidade na regulação é mais um atrativo para investidores. A expectativa é que o saneamento possa ser um dos principais vetores da retomada econômica pós-Covid-19, com pelo menos R$ 1 bilhão de investimentos e geração de 60 mil novos empregos no esforço pela universalização.

O TEMA NO CONNECTED SMART CITIES

A pauta do saneamento básico está inserida no Tema Abordado Urbanismo Sustentável nas Cidades do Connected Smart Cities. Nesse sentido, considerando a importância do tema para o país já no contexto do novo marco legal e da pandemia da Covid-19, o CSC realizou- entre 31/03 a 16/06, a Série Especial: Investimentos no Setor de Saneamento – O Novo Marco Legal do Setor  e que contou com 11 blocos.

“Esse setor tem caráter fundamental e urgente no contexto de trabalho do Connected Smart Cities, visto que a questão do saneamento básico no Brasil ainda demanda grande preocupação e investimentos. A série para o lançamento do estudo junto à ABCON e demais parceiros vem ao encontro do trabalho realizado pela plataforma, considerando a nossa atuação com foco no desenvolvimento das cidades brasileiras. Sem dúvida, a série também será um sucesso e irá cumprir o seu papel de reunir os principais atores em um momento ímpar para esse tema”, argumenta Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities.


A iniciativa está no contexto do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience, com agenda confirmada para os dias 08 (divulgação exclusiva do Ranking Connected Smart Cities), 09 e 10 de setembro de 2020.

SOBRE O ESTUDO

O estudo da ABCON traz como proposta um conjunto de regras padronizadas para a distribuição contratual dos riscos, o equilíbrio econômico-financeiro dos  contratos e os modelos regulatórios, todos considerados críticos na formatação de projetos de concessão à iniciativa privada no saneamento. Um exemplo da importância do estudo para contratos futuros é que as propostas evitariam as mais de 230 medidas subnacionais pulverizadas que estão em vigor e que restringem a cobrança das tarifas e os reajustes tarifários previstos, afetando dessa forma o cumprimento dos contratos. 

Uma das propostas do estudo é a adoção de um modelo híbrido de regulação, que considere tanto as determinações do marco legal regulatório do setor quanto os desafios regionais. O levantamento defende, ainda, a adoção de reajustes contratuais em bases anuais, seguindo rigorosamente o previsto nos contratos, de forma a preservar o equilíbrio econômico-financeiro das concessões.

PROGRAMAÇÃO

23/06 – das 10 às 12: Lançamento do Estudo sobre Regulação da ABCON (parte 1)
Participantes:
Percy Soares Neto, diretor executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON); Frederico Turolla, sócio da Pezco; Marcelo Rangel Lennertz, sócio da Portugal Ribeiro Advogados; Bruno Vanuzzi, secretário Extraordinário de Parcerias do Governo do Rio Grande do Sul; Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Piauí; Maurício Quintella, secretário de Estado de Infraestrutura do Governo do Alagoas; Carlos Eduardo Tavares de Castro, diretor-presidente da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais); e Eliane Detoni, titular da Secretaria Especial de Parcerias Estratégicas (EPE) do governo do estado de MS.

A apresentação do estudo e a programação do segundo bloco do evento estão disponíveis no link: https://evento.connectedsmartcities.com.br/evento-online-abcon/

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES 2020: INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 29 DE JUNHO

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Podem participar da premiação pessoas jurídicas, com sede no Brasil, e que apresentem um negócio inovador, com foco em cidades inteligentes

As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Connected Smart Cities foram prorrogadas até o dia 29 de junho de 2020 e podem ser realizadas por meio do link: https://www.connectedsmartcities.com.br/o-que-e-o-premio-connected-smart-cities/

Iniciativa da Necta em parceria com a Neurônio, a premiação faz parte das ações da Plataforma Connected Smart Cities e tem o objetivo de reconhecer e destacar projetos que contribuam com o desenvolvimento dos municípios brasileiros. 

O Prêmio contempla as categorias negócios operacionais e pré-operacionais, sendo voltado para pessoas jurídicas, com sede no Brasil, e que apresentem um negócio inovador, com foco em cidades inteligentes. 

A etapa final do Prêmio acontece durante o Evento Nacional Connected Smart Cities Digital Xperience, que será realizado nos dias 08, 09 e 10 de setembro e que, em 2020, será 100% digital e alinhado ao cenário atual. Na ocasião, os vencedores do Prêmio nas duas categorias serão anunciados.

Como a sua startup contribui para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes, conectadas, humanas e sustentáveis?
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SOBRE O CONNECTED SMART CITIES E MOBILITY DIGITAL XPERIENCE 2020

A organização do evento desenvolveu sua própria plataforma digital dedicada ao novo formato, focada em proporcionar aos participantes uma experiência que se espelhará ao ambiente presencial, por meio de: trilhas simultâneas de conteúdo; Expo virtual que permite a interação entre expositores e participantes; Rodadas de Negócios virtuais; networking com os participantes, entre outros diferenciais. 

A edição 2020 tem o objetivo de garantir um ambiente onde seja possível a conexão e a interação entre os participantes, proporcionando o engajamento antes e durante a realização do evento, por meio de uma experiência digital simples e intuitiva. 

Nesse sentido, a edição deste ano do tradicional e mais importante evento de Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana do Brasil será histórica. O CSCM DX terá cerca de 70 painéis, aproximadamente 300 palestrantes e 140 horas de conteúdo.

APLICATIVO EXCLUSIVO

Além da plataforma CSCM DX, o evento contará com um aplicativo exclusivo que será disponibilizado para todos os inscritos a partir de julho de 2020, momento em que terá início uma série prévia de eventos e que serão disponibilizados somente para os inscritos na edição. 

O CSCM EM NÚMEROS

Na 6ª edição, o Connected Smart Cities e Mobility conta com um alcance de mais de 15 mil pessoas alcançadas mensalmente, 9 mil participantes, 9.300 participantes, 1.200 reuniões nas Rodadas de Negócios, 500 marcas participantes, 250 painéis de discussão, 750 palestrantes, além de mais de 230 Apoiadores. O evento se destaca, ainda, pela ampla participação de prefeituras que, apenas em 2019, contou com a participação de aproximadamente 300 municípios.

Fonte: Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities

Bloco #11 | Aperfeiçoamento no arranjo institucional e nos modelos regulatórios

Entrevistados: Oscar Cordeiro Netto, Diretor – ANA – Agência Nacional de Águas / Helio Luiz Castro, Diretor Presidente e Diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico – ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo / Marcos Thadeu Abicalil, Profissional Senior – New Development Bank / Marcel Sanches, Superintendente de Assuntos Regulatórios da SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Entrevistadores: Mauricio Portugal Ribeiro, Sócio – Portugal Ribeiro Advogados / Luiz Felipe Graziano, Sócio – Giamundo Neto Advogados / Sebastián Butto, Sócio – Siglasul

Este bloco é parte da SÉRIE ONLINE – Investimentos no setor de saneamento – O novo marco do setor da plataforma Connected Smart Cities.

Conheça a plataforma: https://www.connectedsmartcities.com.br/
Conheça nossas séries e eventos: https://evento.connectedsmartcities.com.br/
Conheça o Ranking das cidades inteligentes: https://www.connectedsmartcities.com.br/ranking-o-que-e/

ARTIGO: O CUSTO DA MOBILIDADE URBANA NA PANDEMIA

Dados da ANTP mostram que quase 90% da receita destinada ao transporte público brasileiro vêm das tarifas, enquanto os demais 10% se referem majoritariamente a subsídios governamentais

Por Joubert Fortes Flores Filho, presidente do Conselho Administrativo da ANPTRilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos

A pandemia vem mudando drasticamente o cotidiano das cidades, principalmente no tocante à circulação e mobilidade das pessoas. As recomendações das instituições sanitárias orientam evitar o contato social e aglomerações, o que impacta diretamente o transporte público. Com redução de aproximadamente 80% de passageiros e sem perspectiva de retomada da demanda, os modos de alta capacidade enfrentam um cenário de dificuldade financeira inimaginável, colocando em risco o equilíbrio econômico de seus operadores e a continuidade de um serviço essencial. O cenário demanda atuação governamental imediata, com criação de novas fontes de recursos para o sistema. O setor precisa de auxílio financeiro emergencial para a sua subsistência. Neste artigo, propomos a adoção de uma política pública de financiamento do transporte coletivo por meio de contribuições pequenas de toda a sociedade, nos moldes do que tem sido feito em diversos países do mundo  –  passa a ser uma prioridade para a mobilidade urbana.

Dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) mostram que quase 90% da receita destinada ao transporte público brasileiro vêm das tarifas, enquanto os demais 10% se referem majoritariamente a subsídios governamentais. É dever do governo equilibrar essa balança, oferecendo meios para que a conta seja dividida com toda a sociedade, buscando sempre a acessibilidade para os cidadãos e a viabilidade da operação. Alternativas de angariação de recursos já são aplicadas em grandes cidades. Na Carolina do Sul e no Oregon, nos EUA, e em Bogotá, na Colômbia, há taxações de combustíveis fósseis destinadas especificamente ao transporte coletivo. Em Iowa e Califórnia, nos EUA, e em Toronto e Montreal, no Canadá, uma taxa extra é cobrada no licenciamento de veículos (similar ao IPVA) e subsidia os serviços públicos de mobilidade. Barcelona e Nova York destinam parte dos impostos sobre propriedades para o financiamento do transporte público.

O déficit operacional e financeiro que será imposto aos operadores de transporte brasileiros durante e após a pandemia e a necessidade da manutenção da qualidade dos serviços devem acelerar a introdução de novas políticas de subsídio, a fim de garantir a subsistência dos sistemas de transporte público. Em abril, os transportes sobre trilhos do Rio de Janeiro (MetrôRio, SuperVia e VLT) apresentaram, conjuntamente, prejuízos de R$ 110 milhões. Com a continuidade das medidas de isolamento, essa perda tende a aumentar, possivelmente inviabilizando a sobrevivência do setor sem que haja outras fontes de receita.

Para efeito de comparação, caso fosse criado um imposto sobre a venda de gasolina de 2% do preço final ao consumidor (aproximadamente R$ 0,08 por litro) e, também, 2% dos montantes arrecadados com o IPTU e o IPVA fossem destinados ao transporte público, seriam arrecadados, por ano, cerca de R$ 308 milhões. Esse recurso poderia ajudar o setor a sobreviver, no curto prazo, e significaria a possibilidade de maior investimento num segundo momento. Logo, é de vital importância para a sustentabilidade dos sistemas de transportes que haja auxílio por parte do poder público. Fontes de financiamento alternativo serviriam não somente para equalizar as contas no curto prazo, mas também como mecanismos ad aeternum de incentivo à mobilidade eficiente, integrada e acessível nas cidades brasileiras.

Fonte: O Globo

TRANSPORTE COLETIVO RETORNA SEGUINDO NORMAS DE BIOSSEGURANÇA E RÍGIDO PROTOCOLO DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS

A preparação para o retorno do transporte público contou com a testagem para a Covid-19 de todos os colaboradores que vão trabalhar na operação

Após quase três meses de circulação interrompida como medida de segurança contra o avanço da pandemia do Coronavírus, o transporte coletivo de Florianópolis volta a operar nesta quarta-feira, 17. Uma série de normas de biossegurança foram exigidas para garantir a segurança dos usuários que necessitarem do serviço. A preparação para o retorno do transporte público contou com a testagem para a Covid-19 de todos os colaboradores que vão trabalhar na operação. 

O retorno da operação do serviço de transporte será em fase de teste para que o município vai avaliar o avanço do contágio e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. Caso sejam constatados riscos à saúde pública, uma nova suspensão do serviço poderá ocorrer. “Nosso planejamento prevê uma frota extra de veículos que vai operar de acordo com a demanda e caso seja necessário, esses veículos serão alocados de forma estratégica para atender a população”, explica o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.

O transporte coletivo não vai funcionar durante os finais de semana. O objetivo da medida é evitar deslocamentos desnecessários. O retorno da operação visa atender, principalmente, trabalhadores do comércio, da área da saúde, que até o momento vinham contando com linhas especiais, e a população que necessita de um meio de transporte para atividades essenciais como: consultas médicas, supermercado, farmácia e atendimento bancário.

Quem estiver com algum sintoma ou suspeita de Covid-19 não deve sair de casa e nem utilizar o transporte coletivo. A Prefeitura de Florianópolis orienta que o Alô Saúde seja acionado pelo 0800.333.3233 para mais informações e sobre como proceder.

“Estamos cientes de que qualquer flexibilização tem reflexo de duas a três semanas nos números do contágio. Com o retorno em uma quarta-feira,vamos avaliar esses três dias de retorno durante o final de semana, além de analisar os dados do contágio posteriormente em diversos períodos de tempo. Dessa forma, vamos entender se o nosso sistema de saúde está comportando o resultado da flexibilização”, explica o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

CHECK IN DO TRANSPORTE

Uma importante ferramenta de controle da pandemia do Coronavírus durante o retorno do transporte coletivo é o check in online que servirá para identificar, contatar e monitorar a saúde de todos os usuários que possam ter tido contato com algum caso positivo para a Covid-19 no ônibus em determinada linha, horário e veículo. É necessário realizar um breve cadastro apenas uma vez. São duas formas: pelo site www.covidometrofloripa.com.br ou no próprio ônibus, por meio de um QR Code em um painel que estará próximo do validador de cartões. Basta apontar a câmera para o código, aguardar o reconhecimento, passar a catraca e concluir o cadastro. Feito isso, basta apontar a cãmera no QR code sempre que utilizar o transporte coletivo. É opcional e é garantido o sigilo e anonimato dos dados.

NORMAS DE BIOSSEGURANÇA

Quem vai utilizar o transporte coletivo deve se atentar às normas de biossegurança antes mesmo do embarque, durante a viagem, e também nos terminais. A máscara deve ser utilizada em cada uma dessas situações. A administração municipal orienta os usuários a evitarem aglomerações nos pontos de paradas e se possível, a organizarem filas nesses locais. O contato com outras pessoas deve ser evitado, bem como conversar estando próximo à outra pessoa, já que o vírus circula facilmente pelo ar.

O ideal é que o usuário higienize suas mãos antes e depois de entrar no ônibus e deve evitar qualquer tipo de contato com as estruturas dos veículos. Já no interior do ônibus, recomenda-se que o usuário dê preferência aos locais próximos das janelas, deixando livre os corredores para passagem dos próximos usuários. Todas as janelas devem ser mantidas abertas mesmo em dias frios ou de chuva. Não é permitido se alimentar nos ônibus e nos terminais.

A etiqueta da tosse deve ser seguida. Ao tossir, mesmo de máscara, o usuário deve cobrir a boca e nariz com o antebraço, evitando usar as mãos. Se usar, deve se lembrar de higienizar em seguida. Caso lenços sejam utilizados, devem ser descartados imediatamente após o uso.

LOTAÇÃO MÁXIMA É DE 40%

A lotação máxima permitida, que é de 40% do espaço total de cada veículo, não deve ser excedido. O usuário não deve forçar a entrada caso seja informado sobre a lotação máxima atingida. Em casos extremos, a Polícia Militar pode ser acionada pelo 190, ou a Guarda Municipal pode ser chamada pelo 153.

COMO ADQUIRIR CRÉDITOS OU CARTÃO PRÉ-PAGO

Já está disponível
Quem utiliza o Cartão Cidadão e Cartão do Vale Transporte convencional já pode realizar a compra de novos créditos de forma online pelo www.consorciofenix/passerapido. O pagamento é via boleto e os créditos são disponibilizados em dois dias úteis devido à compensação do boleto.

A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, 15

A partir de segunda-feira, 15, o serviço de delivery de novos cartões pode ser solicitado. Basta acessar o site www.consorciofenix.com.br, seguir o passo a passo, gerar o boleto e realizar o pagamento. A entrega é feita em 48h após a confirmação do pagamento.

Na próxima segunda-feira, todos os serviços de Passe Rápido como emissão de novos cartões, novos créditos, segunda via, por exemplo, estarão disponíveis nos terminais de ônibus das 9h às 17h.

O guichê de atendimento da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano também retorna aos atendimentos presenciais no TICEN, das 7h às 19h. O atendimento também pode ser por telefone pelo número 3324.1517. 

A PARTIR DE QUARTA-FEIRA, 17

Na quarta-feira, 17, dia em que o transporte coletivo volta a operar na Capital, reabrem também, todas as bilheterias dos terminais de ônibus. Quem quiser adquirir o Cartão Cidadão já poderá realizar a solicitação nesses locais, das 11h às 17h. No Terminal de Integração do Centro (Ticen), esse tipo de serviço também estará disponível das 11h às 17h.

ESTUDANTES QUE REALIZAM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E RESIDENTES DE ÁREAS DA SAÚDE

Conforme já informado anteriormente, os cartões estudantis estão bloqueados em virtude da proibição de funcionamento das unidades de ensino como medida de controle da pandemia do Coronavírus. Entretanto, os estudantes que realizam algum tipo de estágio obrigatório e residentes da área da saúde, por exemplo, deverão fazer a troca por um outro cartão pré-pago específico. Essa solicitação pode ser presencial ou online. Para mais informações, acesse https://bit.ly/cartaoestudantecovid19 e clique em Cartão Estudante Covid-19.

NOVO QUADRO DE HORÁRIO

O novo quadro de horários do transporte coletivo pode ser acessado no site da Prefeitura de Florianópolis pelo link www.pmf.sc.gov.br/servicos/index.php?pagina=onibus ou pelo site do Consórcio Fênix www.consorciofenix.com.br.

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

SÃO CAETANO DO SUL LIDERA RANKING EM EDUCAÇÃO

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São Caetano do Sul foi a primeira colocada no Ranking Connected Smart Cities 2019 no eixo de educação e indicadores apontam evolução significativa das últimas edições do estudo

A cidade de São Caetano do Sul (SP) ganhou destaque no Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems, ficando na quinta colocação no Ranking Geral e assumindo o primeiro lugar no recorte de Educação. A cidade apresentou desempenho positivo e evoluiu significativamente nos indicadores das últimas edições do estudo.

Os principais indicadores de destaque para São Caetano do Sul são: 30,9 vagas em Universidades Públicas por mil habitantes em idade PEA; média no ENEM de 586 pontos; 98,8% de docentes no ensino médio com ensino superior; nota IDEB de 6,2 pontos; taxa de abandono de 1,8%; média de alunos de 27,1 por turma; e despesa paga com educação de R$2.792 por habitante.

A prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Educação, fez uma parceria com a empresa Google, através da plataforma Google Education, que possui ferramentas para criação de textos, planilhas, e-mails e websites com propósitos educacionais. São Caetano do Sul também foi pioneira em um modelo de avaliação 100% digital, com provas feitas inteiramente em tablets. 

Com a pandemia do coronavírus, a impossibilidade de garantir encontros escolares presenciais tornou o investimento em ferramentas digitais essencial: os alunos da rede pública de São Caetano do Sul encontram orientações sobre atividades educacionais em um site único da Prefeitura, sendo que pais de estudantes da educação infantil podem acessar indicações de brincadeiras e estudantes do ensino fundamental possuem acesso a estudos dirigidos e atividades. 

Além disso, foi criado um programa da Prefeitura em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul que promove cursos a distância e tem como objetivo a capacitação de jovens e adultos em diversos setores profissionais. O projeto Capacita São Caetano oferece mais de 30 opções de cursos gratuitos nas áreas de administração e atendimento, gestão, empreendedorismo, logística, entre outros. 

No recorte de educação, das 20 cidades mais bem posicionadas, 17 estão na região sudeste. Ainda, apenas 7 cidades entre as 100 melhores possuem mais de 500 mil habitantes, ou seja, a maior parte da população do país que reside nas grandes cidades tem acesso a um ensino sem qualidade- isso quando esse acesso existe.

 RANKING CONNECTED SMART CITIES

 De acordo com o Ranking, São Caetano do Sul (SP), Santa Maria (RS) e Gurupi (TO) estão entre as 20 melhores posicionadas no Recorte de Educação. Santa Maria é considerada a cidade Universitária da região sul do país, contando com 21,3 vagas em universidade pública por mil habitantes em idade PEA. Além disso, conta com uma média no ENEM de 558,7 pontos e 99,6% dos professores do ensino médio público com formação superior.

Já Gurupi apresenta um investimento em educação de R$ 1.417 por habitante e taxa de abandono do ensino médio público de 4,6%. Outra cidade que merece destaque é São José dos Campos, uma vez que é a cidade com mais de 500 mil habitantes melhor posicionada (17° posição). O município ganha distinção por possuir uma taxa de abandono no ensino médio público de 2% e média de horas aula no 9° ano do ensino público de 5,3 horas.

Entenda mais sobre o Ranking Connected Smart Cities e confira mais resultados aqui.

 RADAR CSC

Com as medidas de isolamento social impostas pelo coronavírus, o investimento em tecnologia e inovação nunca foi tão necessário. Pensando nisso, alunas da rede municipal de São Caetano participaram da maior competição de tecnologia do mundo destinada para meninas, a Technovations Girls, com o objetivo de inscrever soluções criativas e tecnológicas para problemas encontrados nas cidades, como o descarte correto de lixo, segurança pública, consumo consciente e até apoio psicológico em tempos de pandemia, etc.

O objetivo da Technovation é incentivar meninas a se interessarem por tecnologia, assim como desenvolver soluções sociais que possam auxiliar as cidades: São Caetano do Sul conta com 13 equipes inscritas na competição internacional, de 8 a 18 anos, que terão a oportunidade de apresentar seus projetos para uma banca avaliadora que conta com empresários, profissionais e TI e professores da área.