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SIEMENS NOMEADA LÍDER GLOBAL DE PLATAFORMA IOT INDUSTRIAL PELO IDC MARKETSCAPE

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A Siemens anunciou que foi nomeada líder global de plataformas e aplicativos de IoT industrial pelo IDC MarketScape (doc nº US47956021, julho de 2021). O relatório do IDC MarketScape fornece uma avaliação detalhada dos fornecedores de plataformas e aplicativos de IoT industrial. A Siemens foi um dos nove fornecedores avaliados em vários critérios, como robustez da oferta, incluindo aplicativos IoT, frameworks e tempos de execução de aplicativos de borda, além de análises avançadas, que abrangem aprendizagem de máquina (ML) e inteligência artificial (IA), e abordagem de lançamento no mercado da empresa.

O relatório destacou os pontos fortes da Siemens, afirmando que “a Siemens tem mais de 170 anos de experiência operacional que serviram de base para a construção de soluções de IoT industrial”. O relatório também elogiou a estratégia de gêmeo digital da empresa: “Os gêmeos digitais são uma área de inovação importante para os objetivos de P&D de longo prazo da Siemens. A Siemens oferece gêmeos digitais de produtos, produção e desempenho para otimizar a tomada de decisões ao longo do ciclo de vida do ativo.”



“Para fornecer às empresas industriais uma forma centralizada de acessar, gerenciar e visualizar dados de IoT, e desenvolver e implementar aplicativos de IoT, as plataformas de IoT industrial desempenham um papel fundamental pois apoiam os objetivos das organizações de manufatura”, diz Stacy Crook, vice-presidente de pesquisa de IoT do IDC. “A avaliação mostrou que, além da experiência com processos operacionais, a Siemens também possui um ecossistema significativo de clientes do setor de manufatura, que pode ser usado para troca de conhecimento, sem contar as referências que testemunharam como usam o ecossistema MindSphere para aprender e inovar de forma contínua.”

A plataforma MindSphere® para IoT industrial da Siemens foi desenvolvida para aplicações de Internet das Coisas (IoT). A plataforma armazena dados operacionais, que podem ser acessados por meio de aplicativos digitais, permitindo que os clientes industriais tomem decisões com base em informações valiosas.

“A IoT industrial com a plataforma MindSphere da Siemens tem sido fundamental na transformação das operações dos nossos clientes de manufatura, melhorando a estabilidade e a consistência da qualidade do produto e a redução de custos, evitando paradas não planejadas”, disse Ray Kok, vice-presidente sênior de serviços de aplicativos na nuvem da Siemens Digital Industries Software. “Empresas de pequeno, médio e grande porte podem usar nossa tecnologia abrangente, personalizada e flexível e o nosso extenso ecossistema de parceiros de inovação para atingir seus objetivos de negócios. Estamos muito satisfeitos com a posição da Siemens de líder no relatório de avaliação de fornecedores do IDC MarketScap; além disso, mantemos o nosso compromisso de fornecer soluções avançadas enquanto seguimos nesta jornada com nossos clientes.”

Para obter mais informações, consulte o relatório aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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A NECESSIDADE EM TER UM ANUÁRIO DAS CIDADES INTELIGENTES NO PAÍS

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Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility

No próximo ano, mais um capítulo importante para as cidades inteligentes no Brasil será construído. Trata-se da elaboração e do lançamento do primeiro Anuário Brasileiro das Cidades Inteligentes. De caráter estruturante, esse anuário irá organizar, processar e analisar o atual estágio de desenvolvimento dos municípios inteligentes no Brasil, ponderando as particularidades urbanas nacionais.

Ainda, será também uma vitrine de boas práticas ao caracterizar as principais ações já implementadas no território brasileiro. Sendo um trabalho inovador e único de seu tipo no Brasil, existem algumas motivações por trás da iniciativa. Enxerga-se, por exemplo, a lacuna existente de um documento que transmita os principais avanços e movimentos desse campo, que avança no País.


Ainda, eleva-se a motivação de fazer uma discussão de forma estruturada, ponderando os eixos temáticos de desenvolvimento para as cidades inteligentes, como economia local, educação, mobilidade, com critério e rigor metodológico analítico. Ora, publicar e disseminar as informações de uma forma estruturada é fundamental para divulgar o campo dos municípios inteligentes no Brasil, que se encontra permeado por indefinições e apresenta barreiras de ordens distintas.

TERRACYCLE FIRMA PARCERIA COM APP QUE LOCALIZA POSTOS DE COLETA SELETIVA

Postos cadastrados passam a coletar materiais de escrita e esponjas de uso doméstico

A TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, firmou mais uma parceria importante para sua missão de eliminar a ideia do lixo e “reciclar o não reciclável”. A empresa se juntou ao aplicativo Descarte Rápido.

Com base na geolocalização do usuário, o app indica os postos de coleta de materiais recicláveis mais próximos. A plataforma foi idealizada pela proprietária da página Boas Atitudes e Sustentabilidade, Roberta Pinheiro.

“Nós esperamos que a sociedade esteja cada vez mais informada de onde descartar os seus resíduos, demonstrando de forma indireta, que todos também têm sua responsabilidade. Estamos juntos em prol do meio ambiente e das pessoas, pois a TerraCycle executa um trabalho fantástico e o app Descarte Rápido, consolida todos os pontos para a destinação adequada dos resíduos, assim deixamos os cidadãos atualizados”, declarou Roberta Pinheiro, CEO do Boas Atitudes & Sustentabilidade .



Os pontos de coleta TerraCycle cadastrados no aplicativo recebem materiais de escrita sem condições de uso como lápis, canetas, canetinhas e lapiseiras e também esponjas de limpeza de uso doméstico. A gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, Renata Ross, comemora a parceria. “Para continuar fazendo a diferença e eliminando a ideia de lixo, parcerias como essa são essenciais. Com a divulgação dos nossos pontos de coleta no aplicativo, mais pessoas terão acesso a essas informações e poderão contribuir cada vez mais para um futuro mais sustentável. Estamos felizes com esse trabalho conjunto.”

O aplicativo está disponível para download na Play Store (Android) e na Apple Store (IOS); baixe gratuitamente.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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TELITE ANUNCIA PLANO DE RETIRAR 3.000 TONELADAS DE RESÍDUOS POR MÊS DO MEIO AMBIENTE

Meta da empresa é elevar a quantidade de resíduo coletado para 3.000 toneladas por mês. Objetivo da iniciativa é devolver à cadeia produtiva telhas produzidas a partir desses resíduos gerados por residências, comércios e indústrias

A Telite, fabricante de telhas plásticas com 100% de material reciclado, já retirou mais de 500 toneladas de resíduos plásticos do meio ambiente, por meio do seu programa de logística reversa. Agora, a empresa acaba de anunciar a meta de elevar esse número para 3.000 toneladas de resíduos/mês. Para isso, investiu no desenvolvimento de um aplicativo, com base na tecnologia blockchain, que conecta consumidores, estabelecimentos comerciais, condomínios e indústria.

“Somos um grande facilitador para todos, retiramos 500 toneladas por mês de resíduos, entre garrafas, plásticos, papelões, metais e alumínios e nossa meta é elevar esse número para 3.000 toneladas de resíduos/mês, número que acredito chegaremos em breve, pois nossa aceitação no mercado superou nossas melhores expectativas, celebra o fundador da Telite, Leonardo Retto.



Com o programa de logística reversa da Telite , o fornecedor se cadastra no aplicativo desenvolvido pela empresa e solicita a retirada dos resíduos destinados à coleta. A cada retirada ele acumula pontos que podem ser convertidos em dinheiro. Ao atingir 20.000 pontos, o resgate pode ser solicitado diretamente pelo aplicativo, que converte os pontos em dinheiro e realiza a transferência via Pix.

“É tudo feito de forma transparente e simples pelo aplicativo, o dinheiro cai diretamente na conta cadastrada, no tempo previsto, sem nenhum tipo de intermediário”, destaca Leonardo. Com a aceitação positiva do app, a meta da Telite é, em pouco tempo, ser reconhecida como a maior empresa privada de coleta seletiva do país.

Até o momento, por meio de empresas parceiras, a Telite ajudou a transformar 33 toneladas de papelão em outros produtos, como bobinas e caixas. Para dar o destino adequado a todo o material que recolhe, mas com o qual não trabalha diretamente, como garrafas, metal e alumínio, dentre outros, a Telite firmou parcerias e dá a esses itens os seguintes destinos/benefícios:

• 42 toneladas de vidros e garrafas fornecidos a parceiros de reciclagem desses itens;

• 60 toneladas de metal encaminhadas a siderúrgicas e transformados em novos produtos;

• 50 toneladas de outros plásticos transformados em mourão plástico ou dormente.

Como um dos principais desafios da logística reversa e a informação clara do reaproveitamento do material, a Telite usa a tecnologia blockchain para acompanhamento e rastreamento dos resíduos coletados em todo o processo. Os materiais recebidos são fotografados e têm os dados inseridos na plataforma, que gera um QR Code, com ele é possível rastrear todo o processo de transformação do resíduo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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PESQUISA MOSTRA QUE LOCADORAS TÊM MAIS DE 1,5 MIL VEÍCULOS ELÉTRICOS

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Levantamento sobre eletrificação da frota foi feito pela primeira vez pela ABLA,
associação que reúne as locadoras de automóveis

Conforme pesquisa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), no primeiro semestre de 2021 o setor de locação ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 1,5 mil veículos elétricos em sua frota total. O inédito levantamento mostrou que o setor atingiu exatas 1.507 unidades licenciadas em nome de empresas de aluguel de carros, conforme estatísticas obtidas pela associação junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Foram pesquisadas as quantidades de automóveis, de comerciais leves, caminhões, ciclomotores, ônibus e motos movidos à eletricidade e licenciados em nome de empresas de aluguel de veículos. Os resultados apontaram que os automóveis correspondem à maior parcela (769) de veículos elétricos nas locadoras, seguidos pelos ciclomotores (141) e pelas caminhonetes (116).



Há, também, 86 motonetas e 61 motocicletas elétricas no setor, além de 98 ônibus. O Nissan Leaf Tekna é o automóvel elétrico mais presente (246 unidades) na frota do setor de aluguel de carros, seguido pelo ciclomotor Dayang Ecooter E1S (138) e pelo CAOA Chery Arrizo 5E (126 veículos). O BYD E5 (100 unidades) é o caminhão mais emplacado pelas locadoras no Brasil.

Regionalmente, São Paulo é o estado que reúne a maior parte da frota eletrificada das empresas de locação, com 767 unidades licenciadas por empresas de locação. Em seguida vêm Minas Gerais e o Paraná, respectivamente com 378 e 119 unidades, completando o ranking dos três primeiros em quantidade de elétricos nas locadoras no país. Distrito Federal (65), Rio de Janeiro (51) e Santa Catarina (40) também já contam frotas representativas de elétricos no setor de aluguel.

O presidente da ABLA, Paulo Miguel Junior, diz que “para não perder o bonde da história, as locadoras precisam seguir atentas ao avanço da presença dos elétricos”, acrescentando que a eletrificação de frotas também será tema de uma masterclass durante o XVI Fórum Internacional do Setor de Locação, entre 19 e 21 de outubro deste ano.

Para Miguel Junior, é visível o desejo de um crescente número de pessoas, especialmente as mais jovens, por sustentabilidade e isso se aplica também ao transporte. “As locadoras estão sendo cada vez mais incluídas entre os principais players de mobilidade urbana e isso implica em necessidade de nos ajustarmos ainda mais rapidamente às novas tendências”, completa o dirigente da associação.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ABES DISCUTE OS IMPACTOS DO ESG NO SETOR TECNOLÓGICO DURANTE EVENTO NACIONAL DO CONNECTED SMART CITIES

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Painel acontece no dia 3 de setembro e contará com a presença de Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da associação

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, tem presença marcada no Evento Nacional, organizado pela Connected Smart Cities. A associação participará do painel “O impacto do ESG em tempos de crise no setor tecnológico”, que acontece no dia 3 de setembro, às 9h. O evento Connected Smart Cities, reúne especialistas, entidades, empresas e governos engajados que apresentam as melhoras práticas o desenvolvimento das cidades. A programação e as inscrições estão em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

O encontro tem como objetivo reunir especialistas, entidades, empresas e governos engajados que apresentam as melhoras práticas o desenvolvimento das cidades. E para esse painel contará com a presença de Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da associação; Tatiana Tucunduva Philippi Cortese, Pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais; Fellipe Silva Martins, Docente na Uninove e Instituto de Estudos Avançados da USP; e Tatiana Wittman, Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).



“Para se tem um bom desenvolvimento das cidades é muito importante que o ESG seja debatido. Dessa forma, estamos buscando alternativas e melhores práticas para um crescimento que traga benefícios para todos, empresas e população. E para a ABES, esse tema está diretamente ligado com o seu propósito de contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos, de forma inclusiva e igualitária”, afirma Jamile.

Recentemente, a ABES lançou a “Mobilização para a redução da desigualdade” com o objetivo de reduzir o impacto ao meio ambiente por meio do descarte apropriado de equipamentos de TI, e utilizar os recursos obtidos neste processo, para investir em projetos de inclusão sociodigital, alinhado as melhores práticas de ESG e a 8 Objetivos do Desenvolvimento Social do Pacto Global. A mobilização conta com a parceria da ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com apoio da Weber Shandwick.

As empresas podem escolher projetos socias no entorno de sua sede, e dependendo do volume, os equipamentos poderão ser retirados sem custo. Para participar desta mobilização ou saber mais detalhes, acesse: https://abessoftware.com.br/mobilizacao-para-a-reducao-da-desigualdade-no-brasil/ . Caso seja uma entidade social alinhada ao propósito da mobilização, e tenha interesse em participar, faça a sua inscrição através do site do Observatório do Terceiro Setor: contato@observatorio3setor.org.br

EVENTO: Evento Nacional do Connected Smart Cities – Painel: “O impacto do ESG em tempos de crise no setor tecnológico”

Data: 3 de Setembro

Hora: 9h

Com informações da Assessoria de Imprensa

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COM LEILÕES E NOVO MARCO LEGAL, NÚMERO DE MUNICÍPIOS ATENDIDOS POR OPERADORAS PRIVADAS NO SANEAMENTO SOBE 33% EM UM ANO

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Dados do Panorama da Participação Privada no Saneamento 2021 indicam evolução do investimento das operadoras privadas, que já estão presentes em quase 300 cidades no país.

Em plena pandemia, com a necessidade de se investir em saúde pública, o número de cidades atendidas total ou parcialmente por operadoras privadas de saneamento cresceu 33,67% no período 2020/2021 (entre o final do primeiro semestre de 2020 e o final do primeiro semestre deste ano). Os dados são do Panorama da Participação Privada no Saneamento 2021, anuário da ABCON SINDCON, associação que reúne as operadoras privadas de saneamento no país.

Segundo a publicação, as concessionárias privadas possuem 191 contratos firmados, que vão desde a modalidade de concessões plenas e parciais até PPPs e subdelegações. Juntas elas atingem 389 cidades, das quais 42% são consideradas pequenos municípios, com até 20 mil habitantes. Outros 22% são formados por municípios na faixa de 20 mil a 50 mil habitantes.

Até o ano passado, as operadoras privadas representavam 7% do mercado (em população atendida); em meados deste ano, após a realização de uma série de grandes leilões de saneamento – no Rio de Janeiro, Alagoas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul -, esse índice atingiu 17%.A expectativa da ABCON SINDCON é que, com o fortalecimento do entorno regulatório do novo marco legal, do saneamento – a Lei 14.026/20, aprovada no ano passado -, a participação das operadoras privadas deve atingir ao menos 40% até 2030.

Um ano após a publicação do novo marco, as operadoras privadas já respondem por um terço dos investimentos do saneamento. Porém, há desafios a serem superados para que o setor possa deslanchar e atingir a meta de universalização dos serviços de água e esgoto, prevista por lei para ser cumprida até 2033.

Com segurança jurídica e competição, o saneamento deverá ser um dos setores mais importantes na recuperação do pós-pandemia, com R$ 1,4 trilhão de impacto na economia nos próximos 12 anos.
“É fundamental proporcionar segurança jurídica, estabilidade institucional para garantir qualidade na prestação dos serviços à população e confiança dos investidores. Esse é um desafio de todos os entes federativos, bem como dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Não podemos nos perder do foco da universalização do saneamento”, afirma o diretor executivo da ABCON SINDCON, Percy Soares Neto.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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TECBAN ANUNCIA PARCERIA COM ABO2O PARA PROMOVER INCLUSÃO FINANCEIRA E A ECONOMIA DIGITAL

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Associação entre TeCBaN e ABO2O tem como objetivo conectar pessoas a produtos e serviços, colaborando para a acessibilidade às plataformas digitais e para o fomento da economia colaborativa

A TecBan, empresa de soluções tecnológicas que tornam o sistema financeiro cada vez mais eficiente e promovem a inclusão financeira, é a nova associada da A ssociação B rasileira Online to Offline (ABO2O) , entidade que reúne as maiores plataformas digitais em operação no país. A instituição tem como objetivo representar e defender os interesses coletivos da Economia Digital, procurando estimular iniciativas na esfera pública e privada que contribuam para o desenvolvimento e fomento de novas tecnologias.

Há mais de 39 anos, a TecBan investe e cria continuamente soluções tecnológicas e inovadoras que conectam os meios físico e digital, impulsionando e tornando o ecossistema econômico do Brasil mais eficiente. O portfólio de Novas Plataformas conta com o HubDigital, criado em 2019 para conectar bancos digitais e fintechs (empresas de tecnologia financeira que desenvolvem serviços e produtos financeiros digitais) ao Banco24Horas. O sistema conta com 61 contratos assinados e já registra mais de 13 milhões de transações e 7,3 milhões saques, que movimentaram R﹩ 3,81 bilhões.



“A parceria da TecBan com a associação tem como objetivo promover a inclusão financeira da população e a criação de novos negócios. O desenvolvimento das plataformas digitais é de fundamental importância para a inclusão, aprimoramento do sistema financeiro e a identificação de novos mercados. O futuro está na integração com o digital, e nós somos parte disso”, observa Marcos Aurélio Pedroso, Gerente de Parcerias e Novas Plataformas da TecBan.

Para Marcos Carvalho, Diretor Geral da ABO2O, esse é um momento de extrema relevância para o mercado. “Observamos o estabelecimento dos SuperApps, em que as empresas da Economia Digital convergem ofertas de varejo e serviços financeiros em seu aplicativo, agregando valor, variedade de opções e facilidades ao consumidor. A parceria com a TecBan, sem dúvida, trará oportunidades diversas para os marketplaces e varejistas associados”, afirma o executivo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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SEBRAE E ABSTARTUPS SE UNEM PARA DESENVOLVER STARTUPS PAULISTAS

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A parceria entre Abstartups e o Sebrae- SP tem previsão inicial de três anos e vai impactar mais de mil empreendedores de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo

A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e o Sebrae- SP fecharam uma parceria inédita para fomentar ainda mais o ecossistema de inovação no Estado de São Paulo. A união das duas forças atuará no desenvolvimento de startups paulistas até julho de 2024, e a previsão é de que a parceria possa impactar mais de mil startups com programas diversos.

As startups participantes terão acesso a uma rede de mais de 200 mentores, além de conteúdo exclusivo e programas temáticos para acompanhar seu crescimento, com foco em gestão e acesso a mercado. O tradicional StartupON também trabalhará junto à parceria, com programas de ativação de comunidades em diversas cidades, começando por Barretos e São Carlos. Além disso, os empreendedores poderão participar de rodadas de aproximação com grandes empresas durante a 8ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE 2021 ), que acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro de maneira 100% online e gratuita.



No evento de lançamento da parceria, realizado na quinta-feira (26), também foi revelado o Programa Start, iniciativa voltada para a formação de novas startups e promoção do empreendedorismo digital, especialmente no interior de São Paulo, além do Report Comunidade SP, que irá destacar as principais comunidades de startups do Estado. A iniciativa deve impactar mais de 250 startups ainda neste ano.

Um dos objetivos com a parceria é fazer com que o desenvolvimento de empresas inovadoras chegue às cidades do interior, possibilitando a criação de novos polos de startups e descentralizando o ecossistema da capital. Para que isso aconteça, será feito um mapeamento das startups e comunidades do Estado, possibilitando ações mais assertivas.

Danilo Picucci, diretor de Ecossistemas e Comunidades da Abstartups, aponta que a parceria com o Sebrae-SP é um passo importante para melhorar as ações de incentivo ao empreendedorismo local. “Isso é o início de algo muito maior e estamos muito animados em divulgar para nossa comunidade. Queremos que o interior do Estado de São Paulo continue crescendo e se destaque como polo de desenvolvimento das startups”, diz.

Essa parceria marca uma nova diretriz do Sebrae-SP, que aprovou um novo Plano de Apoio a Startups e Ambientes de inovação, voltado para implementação de programas de apoio a startups e promoção de ecossistemas nos próximos quatro anos.

Para o presidente do Conselho do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, essa parceria reforça o novo momento do Sebrae-SP, com esforços integrados para impulsionar o empreendedorismo inovador. “Temos aqui em São Paulo um dos melhores ambientes de inovação do mundo e estamos animados em poder contribuir para conectar todo esse ecossistema, assim como levar, numa escala nunca antes obtida, aceleração e conteúdo de qualidade para startups, fortalecendo setores como agro, saúde e cidades inteligentes”, afirma.

As primeiras iniciativas da parceria já foram lançadas e devem impactar empreendedores de mais de 15 municípios de SP ainda em 2021. O mapeamento para elaboração do Report Raio X Startups SP já teve início e as inscrições para o Programa Start já foram lançadas e podem ser acessadas nos links abaixo, juntamente com as inscrições do CASE e os próximos StartupON.

Programa Start – bit.ly/StartSebrae
CASE 2021 – case.abstartups.com.br
StartupON SP – sympla.com.br/abstartups
Captação Mapeamento de Startups – bit.ly/mapastartups2021

Com informações da Assessoria de Imprensa

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MERCADO DE CIÊNCIA DE DADOS CRESCE E BUSCA POR PROFISSIONAIS DO SETOR AUMENTA QUASE 500% EM UM ANO

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Especialista do Centro Universitário Facens destaca oportunidades internacionais na área

O mundo está mais tecnológico e virtual a cada dia e, com isso, a procura por profissionais do setor virtual, tecnológico e de desenvolvimento não para de crescer. De acordo com uma pesquisa recente da hrtech de recrutamento digital Intera, no primeiro semestre deste ano, houve um crescimento de 485% na abertura de vagas para cargos na área de inteligência de dados, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os analistas, engenheiros e especialistas de dados têm ganhado cada vez mais espaço nas empresas com a ampliação de tecnologias de gestão e armazenamentos de enormes volumes de informação – a big data. “Com o início da pandemia, a migração em massa de empresas para o universo online e a necessidade cada vez maior e mais rápida de informações precisas sobre custos, comportamento do consumidor, logística e mercado para tomada de decisões estratégicas, passou a ser imprescindível”, comenta Johannes Von Lochter, coordenador do curso de Especialização em Ciência de Dados do Centro Universitário Facens .



Apesar de os salários no setor de inteligência de dados serem altos – em média vão de R﹩ 7.000,00 a R﹩ 18.000,00 – e as vagas estarem abundantes, o que falta no mercado é a mão de obra qualificada. De acordo com Johannes, a abertura global de vagas remotas fez com que os profissionais do Brasil migrassem para empresas estrangeiras, dificultando ainda mais o cenário nacional para as empresas contratantes.

“Além de termos um volume alto de oportunidades no Brasil, os profissionais devem estar atentos às possibilidades no exterior, e ter um certificado que facilite este ingresso no mercado internacional é um grande diferencial. Na Facens, por exemplo, além do diploma da Especialização em Ciência de Dados, o aluno pode adquirir também um certificado internacional em big data”, destaca Johannes.

“O mercado de ciência de dados é uma ótima oportunidade não apenas para quem iniciará uma formação acadêmica, mas também para aqueles que pensam em realizar uma transição de carreira, já que o crescimento do setor não deve estagnar tão cedo. O mais importante é ter em mente que as atualizações e capacitações devem ser constantes, pois a tecnologia evolui e se modifica dia após dia”, conclui Von Lochter da Facens .

Com informações da Assessoria de Imprensa

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