MESA REDONDA INTERNACIONAL DA ABES DEBATE A REGULAMENTAÇÃO DA IA

Evento reunirá executivos do Facebook, IBM, EPG Advogados e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no dia 29 de setembro, às 9h

A ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software – realizará, por meio de iniciativa do seu Comitê de Inteligência Artificial, Mesa Redonda Internacional de regulação da IA: uma experiência em construção, no dia 29 de setembro, às 9h, para debater e mostrar as diferentes perspectivas de distintas regiões do mundo sobre o tema. As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui, o evento contará com tradução simultânea e também em libras, e caso não consiga acompanhar nesse dia, o debate ficará disponível no canal do Youtube da associação.

Para trazer perspectivas internacionais para a discussão, o encontro contará com a participação do português Norberto de Andrade, Global Policy Lead for Digital and AI Ethics do Facebook, “é importante abordar o tema da regulação da Inteligência Artificial pelos desafios que esta tecnologia coloca, tanto do ponto de vista técnico, como jurídico e social, e pela necessidade de reforçar um quadro normativo que possa maximizar os enormes benefícios que a IA pode proporcionar”.



O cenário dos Estados Unidos será apresentado por Roslyn Docktor, Technology Policy Director da IBM, “a IA é uma tecnologia incrivelmente poderosa e os stakeholders, governo e academia compartilham uma profunda responsabilidade de promover seu uso de maneiras que sejam transparentes, justas e confiáveis. A IBM impulsiona os governos em todo o mundo a adotar abordagens de regulamentação de precisão para IA, que coloquem um controle mais rígido sobre os seus usos finais que podem ter um maior risco à sociedade, e também que exijam testes de polarização e divulgação para que a IA não exacerbe a desigualdade existente. Recursos também devem ser fornecidos para que organizações de todos os tamanhos – não apenas grandes corporações – possam implantar IA de maneira responsável”.

Já o panorama brasileiro será levado ao debate por Loren Spíndola, Gerente de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM Brasil e Coordenadora do Comitê de Inteligência Artificial da ABES. “Acredito que o esforço regulatório que estamos vendo pelo mundo seja uma resposta à expansão da adoção da IA, em diferentes níveis e setores. Embora a IA tenha a promessa de fornecer percepções e conhecimentos valiosos em uma infinidade de aplicativos, uma ampla adoção de sistemas de IA dependerá fortemente da capacidade de confiar em seus resultados. Nesse sentido, é fundamental a criação de padrões e códigos de conduta, e definição de diretrizes claras para o desenvolvimento de uma IA ética e responsável”, explica a executiva.

Além disso, o debate contará com a presença de Eliana Emediato, Coordenadora Geral de Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ela acredita que a Inteligência Artificial oferece uma imensa oportunidade de beneficiar pessoas em todo o mundo, “mas, à medida em que a tecnologia da IA impacta cada vez mais a sociedade, é preciso também assegurar a utilização e desenvolvimento responsável de IA, assegurando que as pessoas sejam tratadas de maneira justa, com proteção de sua segurança e respeito a sua privacidade, por isso é importante acompanhar os debates sobre regulação”, afirma.

A Moderação da Mesa Redonda Internacional será realizada por Eduardo Paranhos, sócio fundador do EPG Advogados e Coordenador do Comitê de Inteligência Artificial da ABES. “O ambiente jurídico da IA está em plena evolução, não apenas no Brasil, como em vários países. Entender a experiência internacional é parte importante do debate para o avanço da agenda local sobre o tema”, salientou o executivo.

A associação está comprometida em proporcionar cada vez mais conteúdo e serviços para os seus associados e parceiros, com o propósito de contribuir para a construção de um Brasil digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos, de forma inclusiva e igualitária. Por isso, a ABES tem atuado para assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente.

EVENTO: Mesa Redonda Internacional de regulação da IA: uma experiência em construção

Data: 29 de Setembro

Hora: 9h

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA
Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias